2º Dia – PALMAS // PEDRA DA CATEDRAL // FERVEDOUROS // SÃO FÉLIX (C, A)
(115 km em asfalto + 148 km em estrada de terra)
Atrativos do dia:
- Cachoeira do Champanhe (Caminhada e Banho);
- Comunidade Taboca (Almoço);
- Serra da Catedral (Fotos);
- Fervedouro Bela Vista (Banho);
- Fervedouro Capão Grande (Banho);
- Fervedouro Por Enquanto (banho noturno).
Saída de Palmas por volta das 7h00 com destino ao parque do Jalapão passando pela Cachoeira do Champanhe com sua tonalidade de esmeralda, em seguida, almoço na Comunidade da Taboca em um restaurante local.
Na parte da tarde, seguiremos para a Serra da Catedral (visita panorâmica), um dos cartões postais do Jalapão, sendo uma formação rochosa muito curiosa no meio da Savana do Cerrado, às margens da estrada onde se tem o visual de uma catedral de pedra vista de frente.
Chegada na cidade de São Félix do Tocantins, para visitar os Fervedouros Bela Vista e Capão Grande, onde teremos tempo para um banho maravilhoso e para começarmos a conhecer o Parque do Jalapão e suas águas cristalinas.
No início da noite, chegada à Pousada. Acomodação.
À noite Banho Noturno no Fervedouro Por Enquanto (ATRATIVO EXCLUSIVO para hóspedes)
3º Dia – SÃO FÉLIX // COMUNIDADE MUMBUCA // MATEIROS (C, A)
(85 km em estrada de terra)
Atrativos do dia:
- Fervedouro Macaúbas (Banho);
- Fervedouro Encontro das águas (Banho);
- Encontro das Águas (Rio Soninho e Formiga - banho);
- Comunidade do Mumbuca (Compras);
- Fervedouro Ceiça (Banho);
Após o café da manhã em horário definido pelo guia, sairemos rumo ao Fervedouro Macaúbas, com água azul turquesa, um dos com maior pressão. Continuaremos ao Fervedouro Encontro das Águas, em seguida desfrutaremos do banho no Encontro dos Rios Soninho e Formiga, onde poderemos notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. Este fervedouro é especial, pois é o menor olho d ́água e com a maior pressão proporcionando assim uma plena flutuação.
Almoço na Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado (vivência).
Após o almoço, partida para o Fervedouro do Ceiça, o primeiro a ser aberto para visitação, famoso pelas bananeiras (trilha de 300mts).
Retorno a pousada.
4º Dia – MATEIROS // CACHOEIRA DO FORMIGA // FERVEDOUROS (C, A)
(45 km em estrada de terra)
Atrativos do dia:
- Cachoeira do Formiga (Banho);
- Fervedouro Rio Sono (Banho);
- Fervedouro do Buriti (Banho);
- Lojinhas quilombolas da cidade (Compras).
Após o café da manhã em horário definido pelo guia, saída à pérola do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, uma das mais bonitas do Estado do Tocantins, com suas águas de cor verde esmeralda, proporcionando um banho relaxante e renovador para o corpo.
Continuaremos ao Fervedouro Rio Sono (trilha de 50 mts), bem no local de nosso almoço. E para completar ainda tem um redário.
Fervedouro do Buriti (trilha de 300 mts), cujo formato encanta os visitantes, bem redondinho no meio das bananeiras e buritis centenários do Cerrado.
Chegando em Mateiros, teremos a opção de visitar algumas lojinhas de capim dourado das comunidades quilombolas da região.
Retorno a pousada. Acomodação.
5º Dia – MATEIROS // COMUNIDADE RIO NOVO // PINDORAMA (C, A)
(210 km em estrada de terra + 45 km de asfalto)
Atrativos do dia:
- Dunas do Jalapão (Caminhada e fotos);
- Lagoa das Dunas (Fotos);
- Prainha do Rio Novo (Banho);
- Comunidade Quilombola Rio Novo (Almoço);
- Cânion Sussuapara (Caminhada).
Saída às 7h de Mateiros rumo às Dunas do Jalapão. No caminho avistaremos o Morro do Saca Trapo, a Serra do Espírito Santo e a Lagoa das Dunas, onde faremos paradas para fotos, se houver tempo livre. Um oásis no meio do Brasil. Estas são as maiores dunas do Cerrado Brasileiro. De cor laranja entre as serras de chapada e buritizais, o lugar é fantástico para contemplar e conhecer um pouco mais da geologia local e apreciar essa paisagem autêntica da região jalapoeira.
Seguindo a viagem, antes do almoço, um banho refrescante na Prainha do Rio Novo (trilha de 100 mts). Depois Comunidade Quilombola Rio Novo para almoço (comida fogão a lenha).
No caminho, avistaremos do carro a Serra da Muriçoca e nos dirigiremos rumo ao Cânion Sussuapara (trilha de 200 mts), uma fenda na qual caminhamos por dentro dela, podendo sentir que estamos abaixo do lençol freático, proporcionando assim lindas nascentes nas rochas e nas raízes aéreas das grandes árvores que estão acima de nós.
No início da noite, chegada à Pousada na cidade de Ponte Alta ou Pindorama. Acomodação.
6º Dia – PINDORAMA // CÂNION ENCANTADO // CIDADE DE PEDRAS (C, A)
(85 km em estrada de terra)
Atrativos do dia:
- Cânion Encantado (Caminhada e fotos);
- Visita aos Mirantes
Após o café da manhã em horário definido pelo guia, saída para visitar o imponente Cânion Encantado, além do Mirante e Trilha do Cânion, com intervalo de 1h para almoço (incluso) entre as atividades.
5.200 mts total de trilhas à pé em terreno plano, e 500 mts em aclive moderado, para acessar o Cânion e mirantes e trilhas suspensas.
Não permitido para grávidas ou crianças abaixo de 5 anos) No interior do Cânion, dependendo da época do ano (janeiro a maio), se formam até 5 CACHOEIRAS !!! É um dos lugares mais espetaculares da região. Esta atividade, embora não demande de um preparo específico, é bastante cansativa para pessoas sedentárias.
No início da noite, chegada à Pousada na cidade de Ponte Alta ou Pindorama.
7º Dia – PINDORAMA // LAGOA DO JAPONÊS // PEDRA FURADA // PALMAS (C, A)
(30 km em estrada de terra + 185 km de asfalto)
Atrativos do dia:
- Lagoa do Japonês (Banho e fotos);
- Pedra Furada (Fotos);
Check-out da pousada, partiremos em direção à Lagoa do Japonês, um lugar de beleza rara e única, com suas águas cristalinas e em tons ora azuis e ora esverdeados, com suas curiosas formações rochosas calcárias. Aqui teremos tempo para desfrutar desse atrativo tão visitado na região. Almoço.
Após o almoço na casa da vovó Almerinda, saída a Pedra Furada, um gigantesco conjunto de blocos areníticos esculpidos pelos ventos há milhões de anos. Atravessaremos por dentro desta rocha destacada no cerrado de várias cores, mostrando assim as eras descritas nas suas camadas multicoloridas.
Obs: A Pedra Furada poderá ser substituída por outro atrativo durante o trajeto. Temos identificado em certas épocas do ano a presença de abelhas.
Retorno a Palmas. Acomodação no hotel.