CARNAVAL - 01 a 05 de Março
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar;
1º Dia - SÃO PAULO / MANAUS // AMAZON ECOPARK
Apresentação no aeroporto de Guarulhos para embarque com destino a Manaus. Chegada, recepção e traslado ao hotel Amazon Ecopark.
2º Dia ao 4º Dia - AMAZON ECOPARK - (C,A,J)
Dias dedicados aos seguintes passeios:
FLORESTA DOS MACACOS:
O Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, conhecido como "Floresta dos Macacos", foi criado em 1991 com o intuito de receber animais confiscados do comércio ilegal e conta com a ajuda dos órgãos Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade da região. Neste local, os animais são inicialmente colocados em quarentena para serem avaliados e tratados por veterinários e biólogos. O Amazon Ecopark é o único mantenedor da Fundação Floresta Viva ("FFV”), instituição sem fins lucrativos, que tem como um dos projetos de base proteger os primatas ameaçados de caça predatória, comercialização e cárcere ilegais. Alimentamos corretamente sob orientação de veterinários e biólogos que atendem, sob nossos custos, todo este projeto de reintrodução dos macacos à selva. Os lucros do hotel ajudam a manter este projeto VIVO por cerca de aproximadamente 25 anos. Neste momento, o local é aberto à visitação, sempre acompanhado por profissionais habilitados, permitindo aos turistas filmar e fotografar estes animais em ambiente totalmente natural e seguro.
Duração: 1 hora aproximadamente.
OBS: por questões fora de nosso controle , eventualmente os macacos da região do local denominado “Floresta dos Macacos” podem não aparecer no horário reservado à visitação e alimentação (2 vezes ao dia: 10h30 e 15h30). Existem fatores na natureza (período de reprodução, chuva forte, muito fruto na floresta) ou mesmo de órgãos governamentais (este local é supervisionado pelo IBAMA) que podem interferir na presença ou não dos macacos. Neste caso, o hotel reserva-se ao direito de não fazer nenhum tipo de reembolso pelo cancelamento deste passeio.
FOCAGEM NOTURNA:
Saída do hotel em canoas (motorizadas ou não) para apreciar os sons da noite na selva, com possibilidade de focar pequenos jacarés (ou outros animais de hábitos noturnos) . Uma vez que o jacaré esteja paralisado pela luz forte da lanterna dos guia, os olhos do animal brilham como pequenas luzes vermelhas, permitindo assim localizá-lo . O guia então tentará pegar cuidadosamente o jacaré com suas próprias mãos e trazê-lo a bordo, para explicar aos clientes sobre este réptil. Em seguida, o pequeno animal é devolvido com cautela ao rio.
Duração: 1 hora aproximadamente.
Nota: na estação da cheia dos rios (maio, junho, julho) e durante as noites de LUA, torna-se mais difícil a localização de jacarés. Dessa forma, a focagem de jacarés foi adaptada para uma caminhada nas margens dos córregos devido à seca. Esses são os únicos locais com água onde os jacarés conseguem sobreviver nessa época.
CAMINHADA ECOLÓGICA:
O AMAZON ECOPARK inclui incalculáveis espécies de plantas no meio da floresta virgem, córregos de águas cristalinas e savanas naturais. Inúmeras trilhas permitem aos clientes explorar a selva visitando orquídeas exóticas e árvores gigantescas. Durante a caminhada, sempre acompanhados de experientes guias, os clientes aprenderão sobre como e onde obter frutas comestíveis e água potável, como localizar-se entre as árvores e arbustos, aprenderão sobre plantas medicinais, sobre os animais, insetos e muito mais.
Duração: dependendo das condições de saúde (ou idade) dos clientes, de 1h a 3h.
VISITA A CASA DO CABOCLO:
Saída do hotel em canoa (motorizadas ou não), para aprender sobre os costumes e tradições dos habitantes ribeirinhos, chamados de "caboclos" (miscigenação entre branco e índios amazônicos). No local explica-se a história da população amazônica, do ciclo da borracha, etc. Na casa do caboclo, poderá ser apreciado o processo de produção da farinha de mandioca e da defumação do látex da borracha.
Duração: 1 hora aproximadamente.
Nota: no período da seca não temos como chegar no local, por isso, nessa época será substituído pela visita a comunidade indígena que é realizada no mesmo dia do encontro das águas.
ENCONTRO DAS ÁGUAS:
Saída do AMAZON ECOPARK às 08h30 a bordo de um barco (exclusivo do hotel) regional de dois andares.
Navegação descendo o Rio Negro com vista para a cidade de Manaus: cúpula do Teatro Amazonas, o porto, alfândega e os aspectos interessantes da vida local incluindo as casas sobre palafitas. Chegada no "Encontro das Águas" às 11h aproximadamente. Neste local as águas escuras do Rio Negro encontram-se com as águas marrons do Rio Solimões. A partir deste ponto ambos os rios formam o famoso Rio Amazonas que segue até o Oceano Atlântico. As águas dos dois rios correm juntas por aproximadamente 12 km, lado a lado, sem misturar-se. Este fenômeno ocorre devido a diferença de temperaturas, densidade e velocidade destes rios. O almoço será servido num típico restaurante no Lago Janauary (estilo “buffet” com comidas regionais e internacionais) onde também artesanato indígena e/ou típico pode ser comprado. Após o almoço, dependendo da estação, sobre as passarelas pode-se caminhar para apreciar as famosas plantas aquáticas “Vitória Régia“ .
O horário de chegada ao hotel será aproximadamente 16h30 (retorno igualmente em barco regional ou voadeiras, exclusivo do hotel).
*Durante o passeio de barco, eventualmente os clientes poderão ser agraciados com a visão de botos (cinzas e/ou cor de rosa).
Duração aproximada: 8h às 8h30.
PESCARIA:
Saída do hotel em canoas (motorizadas ou não) para ”tentar” pescar peixes locais, tais como piranhas ou outras espécies. Trata-se de uma pescaria amadora e o material utilizado é composto de simples varinhas, linhas e anzóis comuns. Este “tour” é realizado nas imediações do hotel.
Duração: 1 hora aproximadamente.
COMUNIDADES INDÍGENAS da REGIÃO do RIO TARUMÃ: (PASSEIO OPCIONAL, NÃO INCLUÍDO)
Comunidade entende-se por índios de diversas etnias que se desligaram de suas tribos de origem indo buscar interação c/ a vida na cidade. Em não conseguindo a adaptação nos centros urbanos, criam um tipo de “Nova Aldeia” , um pouco distantes das cidades grandes, mas com possibilidade de acesso para que as crianças estudem , para alguns tentarem trabalho. Uma destas comunidades indígenas localizada no RIO TARUMÃ, rio este que banha nosso lodge e é visitada por nossos turistas com alguma frequência . Passamos então a ser uma das poucas alternativas de subsistência destes índios. Remuneramos os mesmos com os proventos oriundos deste “ tour” sociocultural e assim podem comprar alimentos, remédios e roupas . A FUNAI nada faz por este tipo de comunidade , vivem exclusivamente da visita de turistas que levamos até eles.
(Passeio cotado à parte, dependendo do número de hóspedes)
INTERAÇÃO COM BOTOS COR DE ROSA NO RIO NEGRO: (PASSEIO OPCIONAL, NÃO INCLUÍDO)
Saída do hotel em lancha (voadeiras) na direção (subindo) do alto “Rio Negro“. Após 1h30 aproximadamente de deslumbrante visual chega-se ao local com plataformas flutuantes aonde experientes “ caboclos “ darão instruções de como interagir com os botos.
Duração: 3h30 a 4 horas aproximadamente (1h30 subindo o rio de lancha, 1 hora com os botos e 1 hora descendo o rio de lancha até o ECOPARK)
5º Dia - AMAZON ECOPARK // MANAUS / SÃO PAULO - (C)
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Manaus para embarque com destino ao aeroporto de Guarulhos.
IMPORTANTE:
Educação ambiental para comunidades próximas:
Boa parte de nossa mão de obra é da região do Rio Tarumã , aonde estamos localizados. Antes estes moradores chamados de “caboclos” , viviam da pesca predatória e lançavam ao rio seus detritos. HOJE, sob nossa orientação , não mais causam danos ao meio ambiente com a pescaria errônea e aprenderam sobre fossas sépticas ( unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto). Também, através de nosso projeto com a Fundação Floresta Viva ( “FFV”) , realizamos regularmente limpeza da bacia do Rio Tarumã (retirada de latas, plásticos, vidros etc) e replantio de mudas nativas (custeadas pelo Ecopark) em áreas do entorno devastadas > eventualmente hóspedes do hotel participam deste projeto ou colégios de Manaus apresentam-se para este trabalho sob nossa orientação e apoio financeiro.
VOOS PREVISTOS:
LA3560 01MAR GRUMAO 0750 1040
LA3567 05MAR MAOGRU 1735 2240