SAÍDAS AS SEXTAS:
*Legenda: C=café da manhã; A=almoço
1º Dia – BELÉM
Chegada, recepção no Aeroporto Internacional de Belém e traslado para os hotéis. Restante do dia livre.
DICA: Ideal chegar em um voo até as 15h00, para poder aproveitar o fim de tarde na Estação das Docas, complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará. A sugestão é degustar cervejas artesanais com sabores regionais, na Amazon Beer.
2º Dia – DESCOBRINDO BELÉM – City Tour - (C)
Após o café da manhã, sairemos por volta das 8h30 para conhecer um pouco dos Encantos do Pará, iniciaremos com uma leve caminhada pelo o parque naturalístico Mangal das Garças. Depois seguiremos para o Mercado do Ver-o-Peso, síntese histórica, econômica e cultural do Estado do Pará,, conhecendo um pouco das nossas frutas, ervas amazônicas, Solar da Beira e Mercado de Peixe. Em seguida iremos para o centro histórico - Complexo Feliz Lusitânia - marco inicial da cidade de Belém, com o Forte do Presépio e Casa das Onze Janelas e em seu entorno temos a Catedral da Sé e Igreja de Santo Alexandre.
Parada para almoço (não incluso).
À tarde, continuaremos a programação conhecendo o suntuoso Teatro da Paz, símbolo do período áureo da borracha na Amazônia. Em seguida faremos uma visita no Espaço São José Liberto. Finalizaremos a programação na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, de estilo neoclássico e eclético. Retorno ao hotel no final da tarde.
3º Dia – BELÉM - River Tour Combú Expresso (C)
Passeio de barco até a Ilha do Combú, considerada a primeira Galeria Fluvial da Amazônia, A ilha do Combu é a quarta maior de Belém, entre as 39 que circundam a capital paraense, e um dos destinos turísticos mais procurados. É um paraíso de mata virgem que fica a pouco mais de um quilômetro da capital paraense, em uma viagem de 15 minutos pelas águas do rio Guamá. Após esse trajeto, conheceremos o processo de produção do chocolate orgânico artesanal e degustaremos suas delícias às margens do rio.
4º Dia – BELÉM / SANTARÉM - ALTER DO CHÃO – ILHA DO AMOR - LAGO VERDE/PONTA DO CURURÚ (C)
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Belém, para embarque a Santarém. Chegada e traslado ao hotel em Alter do Chão. O tempo de deslocamento aproximado até Alter do Chão é de 1 hora. Check in no hotel.
Às 16h30, saímos para visitar o pequeno centro de Alter do Chão e o artesanato indígena. Em seguida atravessamos de barco o lago Verde, em direção à Ilha do Amor. Aqui poderemos alternar entre as barracas de praia e nos refrescarmos nas deliciosas águas do rio. No final da tarde seguimos com nosso barco até a Ponta do Cururu, para, com sorte, contemplar um belíssimo pôr do sol. Retorno ao hotel.
5º Dia – COMUNIDADE DO JAMARAQUÁ – FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS – (C,A)
Após o café da manhã, saímos para visitar a comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional do Tapajós (ICMBIO). A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia. O passeio nos permite conhecer sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas tradicionais. A comunidade, que antes vivia da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz, vive hoje da produção do couro ecológico (artesanal) e do turismo. Durante a visita, veremos como se retira o látex da seringueira e aprenderemos sobre a história de como se descobriu a borracha. A partir da comunidade de Jamaraquá, uma das menores da Floresta Nacional do Tapajós, iniciaremos a caminhada pela Selva Amazônica, que nos apresenta duas opções de trilhas: uma mais curta, de aproximadamente 1h30, e outra, mais longa, que dura em torno de 4h30. Árvores frondosas com mais de 30 metros de altura permeiam nosso passeio. No retorno, almoçaremos em uma casa comunitária, e, após um breve descanso, poderemos fazer um passeio de canoa pelo Igapó ou Igarapé, dependendo da época do ano. Voltaremos para Alter do Chão, com parada na Ponta do Muretá para um refrescante banho e para apreciarmos o por do sol. Retorno ao hotel.
6º Dia – LAGO VERDE – PONTA DO JARI – LAGO PRETO - (C,A)
Após, o café da manhã, início da travessia do Lago Verde. Navegaremos pelo rio Tapajós e pelo Canal do Jari por aproximadamente 2 horas. Chegaremos à ponta do Jarí, canal natural de ligação entre o rio Tapajós, de águas claras e o rio Amazonas, de águas barrentas. A ponta do Jarí é uma várzea, que na época da cheia se torna alagada. Vamos avistar preguiças, macacos, iguanas, botos e várias espécies de pássaros. Antes de partir para o nosso almoço, vamos contemplar as Vitórias Régias. Chegaremos então ao Restaurante Casa do Saulo, âs margens do Rio Tapajós. No final da tarde, rumamos para o Lago Preto, que, ao contrário do seu nome, é formado por águas cristalinas. Mais um delicioso banho de rio. Na volta, faremos uma parada no Cururu, para com sorte, apreciar um belíssimo por do sol. Retorno para o hotel.
Obs: Nas épocas de seca o passeio à ponta do Jari poderá ser substituído, nosso parceiro local informará localmente as possibilidades.
7º Dia – ALTER DO CHÃO (C)
Dia livre.
8º Dia – ALTER DO CHÃO - SANTARÉM - (C)
Café da manhã. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto de Santarém.