Blog

5 ideias para tornar o seu trabalho mais sustentável

Para tornar o ambiente de trabalho mais sustentável não é necessário adquirir grandes inovações tecnológicas. É possível reduzir gastos de energia simplesmente com portas e janelas abertas e diminuir a geração de lixo com atitudes simples.
Também vale incentivar o trabalho voluntário e o associativismo entre os colegas, buscando atitudes e decisões mais conscientes de seu impacto.
Veja algumas dicas do que mudar no trabalho para um dia a dia mais sustentável:

Café e reunião sustentáveis!  Não use copos descartáveis no escritório. Leve a sua caneca (ou garrafa paracaneca sos água) para sua mesa de trabalho. Estimule sua empresa a disponibilizar xícaras e copos não descartáveis para café e água. Também dá para causar menos impacto na hora da reunião: se for possível, faça reuniões pela internet, usando áudio e vídeo. Você poupa tempo, evita trânsito e o meio ambiente agradece.

Economize energia. O consumo de energia nos escritórios afeta diretamente a natureza. Vilão da eletricidade, o ar condicionado responde por um terço do consumo nesses ambientes, podendo ser desligado em locais vazios. Quando for usado, deve ser sempre com portas e janelas fechadas. Sempre que possível, opte pela luz natural nos ambientes. E use o modo econômico no computador, desligando quando for se afastar por mais tempo.
lixeira verdeEvite o desperdício.  Opte por recargas e refis de cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis. Pense antes de imprimir e, quando necessário, use os dois lados da folha.

Quer ir mais além? Estimule a implantação da coleta seletiva! Não é complicado montar um sistema desses no trabalho: é preciso mobilizar os colegas, definir para onde irá o material reciclável e comprar os equipamentos necessários para a separação. Vale inaugurar a coleta seletiva com um evento, fazendo sempre um balanço e divulgando os resultados para o grupo!

Carros x bicicletas e carona:  a ida ao trabalho e a mobilidade nas cidades se orienta cada vez mais para meios de transporte ambientalmente saudáveis: bicicleta, locomoção à pé e transporte coletivo como metrô e ôgravata verdenibus. A poluição emitida pela frota de carros torna a situação atual insustentável.

Além disso, há os gastos com acidentes de trânsito e com problemas de saúde.
- Se possível, troque o carro pela bike na hora de ir ao trabalho!
- Carona solidária também pode ser praticada entre colegas de trabalho. O projeto Caronetas integra funcionários que trabalham em empresas próximas. Você pode incentivar a sua organização a se cadastrar – o serviço é gratuito.

Participe! Incentive seus colegas a adotarem esses hábitos e a usar tempo e habilidades individuais em causas de interesse coletivo. Além de satisfação pessoal, essa forma de atuação traz valorização e reconhecimento profissional. Exemplos do que você e seus colegas podem fazer: apoiar a entidades do terceiro setor, por meio de filiação e participação em ações; trabalho voluntário; “mão na massa” em projetos socioambientais; criação de associações locais; plantio de árvores; inserção em comitês de bacia e várias outras ações de participação social.

Fonte: SOS Mata Atlântica