Blog

Indochina: O que você precisa conhecer no belíssimo Sudeste Asiático

 

A Indochina é uma importante região entre duas grandes culturas asiáticas: a indiana e a chinesa. É composta pelos países do Vietnã, Laos, Camboja, e, dependendo do critério, pela Tailândia e Myanmar.

A região reserva muita espiritualidade nos templos budistas, belezas naturais em seu litoral e pelos lagos e bosques e uma cultura que valoriza os produtos locais em sua produção artesanal. 

 

Por que o nome Indochina?

 

Vamos desvendar a curiosidade sobre o nome deste lugar que tem atraído turistas do mundo todo.

 

Esse nome é proveniente de dois grandes países asiáticos, a Índia localizada no oeste e a China ao Norte. Duas potências culturais milenares que têm grande influência no continente asiático.

 

Por tanto, o nome Indochina é a junção dos nomes da Índia com a China, visto que a região fica entre os dois países.



 

Como chegar partindo do Brasil até a Indochina?

 

Para chegar até a Indochina, que não é um único páis, é preciso pegar voos com alguns destinos próximos geralmente com conexão, seja para a Indonésia, Singapura, Tailândia, geralmente com conexão nos Emirados Árabes, Quatar, entre outros... É importante lembrar que cada companhia aérea tem suas cidades para fazer as conexões que levam até o destino final.

 

Como é o clima em Indochina?

 

O clima depende da região em que você viajará, mesmo com as estações do ano, o clima pode ser dividido por um período seco que acontece entre os meses de novembro a abril  e o úmido entre maio e outubro devido às chuvas. Nos meses de agosto a setembro são os períodos que acontecem as monções em determinados lugares, então se for visitar a região neste período, cuidado, veja os lugares que são propícios a inundações.

 

No período seco as temperaturas têm média de 25 °C e 35 °C, no período das chuvas e frio fica entre 20°C e 30°C, vale ressaltar que o clima nas montanhas sempre é mais fresco que na planície, então mesmo que você viaje no período do verão, caso for conhecer as montanhas da Indochina não deixe de levar seu casaco.





 

Agora vamos saber o que não pode faltar no seu roteiro?

 



 

1. Vietnã

O Vietnã é um dos países mais bonitos do Sudeste Asiático. Além da capital Hanói, a única cidade asiática com avenidas arborizadas, arquitetura colonial francesa e lagos pacífico ainda tem belíssimos templos orientais e a Baía de Halong.

 

> Templos: A riqueza do budismo

O Templo da Literatura, por exemplo, é a primeira universidade do país, fundada em 1070 e é considerada o símbolo de Hanói.  O Museu de Etnologia aprofunda nossos conhecimentos na cultura vietnamita com seu vasto acervo.

O Mausoléu de Ho Chi Minh na praça Ba Dinh é uma boa oportunidade para conhecer a arquitetura dessas obras. Construído para resguardar o corpo do líder vietnamita Hồ Chí Minh, que está preservado em um caixão de vidro no salão central do mausoléu.

 

 

> Natureza: As belezas e a vida simples rural

O Templo Ngoc Son, ou Templo da Montanha de Jade, fica localizado em uma ilha no meio do Lago Hoàn Kiếm que garante um cenário cinematográfico ao entardecer quando o lago fica iluminado pelo sol. Ainda ativo, é possível encontrar monges que praticam suas orações e sentir o aroma dos incensos.

A Baía de Halong é uma viagem pelas terras agrícolas ricas do delta do Rio Vermelho com sua paisagem de campos de arroz e búfalo. Pela Baía, navegue nos barcos de madeira, os "juncos”, pelas numerosas ilhas da Baía, como a Tartaruga, o Cachorro e o Chefe do Homem. Que tal uma experiência extra? Algumas embarcações oferecem aula de Tai Chi a bordo no terraço ao nascer do sol.

 

> Comércio: Mercados e Portos

Já ouviu falar de Hoi An? Esse importante porto comercial da Ásia nos séculos 17 e 18 abriga Phung Hung, uma antiga casa de comerciantes, a ponte coberta japonesa com mais de 400 anos, oficina de seda e o museu de história da cidade "Sa Huynh". Visita imperdível!

 

> Memória: Guerra do Vietnã

A cidade de Ho Chi Minh tem este nome em homenagem a Ho Chi Minh, um líder da resistência vietnamita durante a Guerra do Vietnã (1955 - 1975). Foi um local importante de batalhas e é esta memória seu destaque como os túneis subterrâneos usados durante a Guerra e o Palácio da Reunificação, o antigo Correio Central e o Museu da Guerra.

 

2. Camboja

Camboja tem em seus destaques as esculturas de adoração e os vilarejos à beira dos lagos.

 

> Esculturas: Arte e Espiritualidade

A cidade de Siem Reap é a mais turística do país. Por lá você não deve deixar de visitar as estátuas que representam o movimento do oceano, a antiga capital de Angkor Thom (século XII), o templo Bayon com suas 54 torres decoradas com 200 rostos sorridentes de Avolokitesvara, os Phimeanakas, o templo de Ta Prohm, um dos mais espetaculares e intactos da região.

 

> Templos: Relíquias do Budismo

Merece especial atenção o templo de Angkor Wat, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com 81 hectares, o templo é representado nas cinco torres que fazem parte da bandeira do Camboja.

As torres simbolizam a paisagem: os 5 picos de Meru, as muralhas que os rodeiam, as montanhas, o vale e o oceano. Esta obra de arte do século XII é considerada entre os historiadores da arte como o primeiro exemplo da arquitetura e arte clássica do Khmer.

 

> Natureza: Vilarejos às margens do lago

O maior lago no sudeste da Ásia, o Tonle Sap Lake, é parte da vida de muitos cambojanos. No vilarejo ainda pode-se conhecer o hospital, a igreja, a escola e o mercado se aproximando da cultura local. Outro símbolo cultural do país são os artesãos de D'Angkor tem a missão de apoiar os jovens cambojanos a manter o artesanato tradicional.

 

3. Myanmar

Myanmar, também conhecida por Birmânia, foi uma colônia britânica até 1948. Se achar Myanmar dourada...saiba que é ouro mesmo! Uma atividade local é colocar folhinhas de ouro nos Budas dos templos, em telhados e colunas nos Pagodas e até na decoração e “maquiagem” das mulheres.

 

> Templos: Lazer e Política

A pagoda (pagode, em português) de Shwedagon tem algumas curiosidades. sua configuração atual é uma sobreposição de diversas construções após terremotos na região e saques das peças de ouro.  

Sua estupa dourada tem 325 pés de altura (cerca de 98 metros)! É um local de encontro dos birmaneses para meditar, orar, fazer oferendas e contemplar o silêncio. Ao mesmo tempo, tem pessoas caminhando com amigos, conversando e festejando.

Também é um local político para os birmaneses. Foi o palco do famoso discurso de Aung San Suu Kyi em 1988 na crise entre muçulmanos e budistas do país, foi cenário da revolta dos monges em 2007 e estão enterrados a última rainha da Birmânia, um ex-Secretário Geral da ONU e a mãe de Aung San Suu Kyi, Daw Khin Kyi.

 

> Natureza: Produção agrícola

Myanmar é um dos mais importantes produtores da Laca, matéria-prima para os mais diversos produtos artesanais como caixinhas para jóias, mesas com cadeiras, biombos e armários. O material inicial para se produzir a laca é uma árvore, o Thitsee, cortado em tiras muito finas.

 

> Templos: Preservação e Tradição

Os templos de Myazedi e de Myingaba Gubyaukgyi são reconhecidos pela preservação dos murais, com destaque para a representação das reencarnações de Buda conhecidas como Jataka.

Já os pagodes de Inndein nos transportam a um portal esquecido no tempo. Cercado por bosques de bambu verde em um campo coberto de antigos pagodes construídos há mais de mil anos.

 

> Natureza: Produção de Arroz

No famoso Lago Inle, entre o vale e as montanhas verdes, é produzido arroz em um amplo campo. Perto dali, a vila de tecelagem de Inpawkhon prepara sedas locais, roupas de cama e tecidos de lótus feitos artesanalmente.

 

 Fauna e Flora da Indochina

 

 

Por envolver a Ásia Oriental e o Sudeste Asiático, existe uma variedade de florestas na Indochina, como mangues, florestas tropicais, pinheiros enormes, e paredões de bambus. É lá que se concentra uma das maiores coberturas florestais.

 

De acordo com a Global Forest Watch, órgão responsável pelo controle das florestas do mundo, em 2020 estima-se que a região da Indochina tenha cerca de 331 milhões de hectares de floresta.

 

As orquídeas, lírios do amanhã, pau rosa, flor de lótus,  teca, begônia e magnólia são plantas características da da Indochina.

 

Sua biodiversidade encanta com lindos animais, alguns deles endêmicos, ou seja, são encontrados somente na região, como o tigre indochinês, o tigre de bengala e o malaio. O leopardo nebuloso, Gibão um primata com canto peculiar, Kuprey da família dos bovinos e ameaçado de extinção, pangolim que lembra o tatu, águia pescadora, macacos, ursos, aves e peixes.

 

Como é a culinária na Indochina? 
 

 

A culinária é peculiar e saudável, pratos com peixes, frangos e porcos, acompanhado de legumes, verduras, ervas aromáticas e molhos.

 

A começar pela salada de carne com ervas e legumes, mas para você que quer experimentar algo diferente você irá para o lugar certo, que tal provar uma sopa de coco com frango? O sabor agridoce marca presença nos pratos típicos da culinária indochina, como a salada de mamão ralado com tomate, cenoura e amendoim, caso não goste, tem a salada de pato com molho de peixe.

 

Macarrão com molho de tamarindo, caldo de frutos do mar com pimentão e alho, estão também entre o menu da região. Opções de pratos exóticos é o que não falta, algum sabor você irá gostar. Os pratos asiáticos sempre acompanham muito arroz e muita pimenta.



 

Onde se hospedar na Indochina?

 

Os hotéis na Indochina tem custo benefício e estrutura de acomodação de qualidade na maior parte dos países, em outros o padrão de qualidade não é tão bom.

 

Mas hotéis 3 estrelas já oferecem um bom conforto, alguns com piscina, spa, restaurantes e alguns oferecem vista panorâmica da cidade, além de claro o básico de todo hotel que é Wi-fi, chuveiro elétrico e banheiros privativos.  


Vale a pena pesquisar bem para encontrar a melhor hospedagem.

 

 

O que levar na mala para a sua viagem para Indochina?

 

 

Sempre que for fazer as malas para viajar é importante se atentar para o clima e as atividades que irá realizar:

 

  • Roupas leves: O clima na Indochina é quente a maior parte do ano.
  • Roupas de frio: Se você for subir montanhas, leve casaco, gorro, luvas, e cachecol, dependo da região que você for estará fazendo frio, então para não passar aperto, previna-se levando roupas de frio.
  • Calçados de trekking: Recomendamos botas fechadas para trilhas ou tênis.
  •  Protetor solar
  • Adaptador de tomadas
  • Mochila adequada para levar água, barra de cereal, óculos escuro e etc.
  • Kit de medicamentos e primeiros socorros

 

 Qual a melhor época para viajar para a Indochina?

A melhor época para viajar para o sudeste asiático é entre novembro e março, sendo uma ótima alternativa de viagem durante o Natal, Réveillon e Carnaval.

Se você quer uma viagem incrível até os países da Indochina, sem maiores preocupações, feche o seu pacote de viagem com a Freeway. Consulte nossos roteiros e tenha tudo planejado.