Blog

A lenda do Pai Inácio na Chapada Diamantina

O Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, é uma das grandes atrações. E não estou dizendo apenas do maravilhoso e encantador por do sol, mas também de toda a história que percorre por cada pedaço do morro mais conhecido de todas as chapadas.

Para quem não conhece a Chapada, já pode colocar o destino na lista de lugares a conhecer. Aqui, o morro não é o único a ser presenteado com o nome de Pai Inácio, existe a Cachoeira do Pai Inácio, com águas de cor avermelhada, escondida atrás de árvores e pedras. Para quem tiver coragem de enfrentar um banho gelado, é bom saber que mergulhará em uma cachoeira com águas de apenas 18 graus.

Mas, quem é esse tal Pai Inácio? Essa história não epenas me encantou, me deixou totalmente intrigado. Não pude deixar de perguntar a cada segundo quem era esse cara e porque o morro e a cachoeira carregavam o seu nome. Pois bem, a cachoeira e o morro foram marcados pelo amor da sinhazinha, filha do coronel, e do escravo, chamado de Inácio.

A cachoeira era o local de encontro dos dois apaixonados, e o morro o local de esconderijo de Inácio. Mas, a história completa e encenada vocês só saberão quando forem a Chapada Diamantina, e ouvirem lá de cima do Morro a incrível lenda que mantém a viva até hoje o amor impossível da sinhá e seu escravo.

Que tal agendar a sua viagem?