Blog

Viajar na África do Sul - O que fazer e o que saber!

Você sabia que a África do Sul é o país com mais línguas oficiais do mundo? Somando 11 idiomas diferentes... O português mesmo não sendo um dos oficiais ainda é muito usada também.

Só por essa informação já é possível perceber como este país é extremamente rico culturalmente, né?!

Você com certeza já ouviu falar sobre a África do Sul, o principal país do mundo quando o assunto é safári, com uma enorme variedade de espécies em seu habitat natural.

Mas a África do Sul não nos presenteou apenas com belos safáris, a região africana também é o berço da humanidade, por abrigar os primeiros Homo Sapiens, nossos ancestrais.

São diferentes belezas naturais, culturais, lugares para nos encantarmos e inclusive degustarmos. Como a maior rota de vinho do mundo, com vinícolas premiadas e vinhos reconhecidos internacionalmente.

Sem contar os incríveis resorts temáticos e opções de passeios para a família toda, desde os mais radicais e com muita adrenalina, como o “bungee jump” de ponte mais alto do mundo, aos incríveis museus e praias que te deixarão boquiaberto.

E mais! Todas essas informações são apenas uma pontinha de tudo que a África do Sul pode nos proporcionar!

Fique aqui que vamos trazer mais curiosidades culturais, lugares que você precisa visitar e tudo o que você precisa saber antes de embarcar em uma aventura de viagem para a África do Sul!

 

Onde fica a África do Sul?

Antes de mergulharmos nas informações deste incrível país, precisamos entender onde ele se localiza e como se divide.

África do Sul é um daqueles países nomeados de acordo com a sua localização. Por isso não precisamos nem dizer que a África do Sul fica bem na ponta sul do continente africano, né?!

Banhada por dois oceanos, o Atlântico e o Índico, localiza-se no extremo sul do continente africano com cerca de 1.219.000 km2.

Possui uma população de aproximadamente 59 milhões de pessoas espalhadas entre suas nove províncias, o país é conhecido como “Nação Arco-íris” por possuir uma grande diversidade de etnias.

E se você achou interessante saber que o país é o que possui mais línguas oficiais do mundo, espere até descobrir que ele também é o país com mais capitais do mundo, totalizando três.

Mas para que tanta capital? Elas foram estrategicamente categorizadas após conflitos políticos e sociais, divididas entre os três poderes democráticos...

O poder judiciário, em Bloemfontein; o legislativo, na Cidade do Cabo; e o executivo, em Pretória.

E não... Joanesburgo não é uma das capitais da África do Sul, apesar de ser a maior cidade do país. É também uma importante cidade para a história e capital sim, da província de Gauteng, a mais desenvolvida do país.

 

A cultura Sul-Africana

Por localizar-se ao extremo sul-africano, o país possuiu fácil acesso no período das grandes navegações europeias, o que gerou uma grande mistura de povos na região, ocasionando uma riqueza cultural incomparável.

Como grande parte da cultura sul-africana, a culinária também foi influenciada por países que a colonizaram, como a Inglaterra, Alemanha, Holanda e Índia, que ao se juntar a culinária dos povos do período pré-colonial, formaram o que conhecemos hoje de culinária sul-africana.

É perceptível com essa mistura toda que, a variedade de ingredientes, carnes e temperos usados, são enormes, com elementos que inclusive as vezes fogem do que nós brasileiros estamos acostumados, como o grilo frito.

Mas nem tudo da culinária do país difere do que conhecemos, sendo a carne, um dos principais ingredientes usados, principalmente a de vaca, porco ou frango.

Eles ainda realizam o “Braai”, que é extramente popular na África do Sul, sendo uma espécie de churrasco em locais públicos, onde o fogo no preparo é de extrema importância.

A música e dança são outros elementos culturais muito presentes na África do Sul, apresentando passos e batidas musicais marcantes, como a capoeira, que mistura música, dança e esporte em uma só atividade.

Os ritmos musicais mais conhecidos são o folclórico, o jazz e regionalmente o Kwaito, esse último apresentando batidas mais lentas e com estilo house.

O catolicismo hoje é predominante na África do Sul, com 70% da população seguindo a religião, isso ocorreu como consequência da dominação europeia.

Porém, ainda é comum no país outras religiões diversas de matriz africana, mantida por cerca de 20% dos sul africanos.

 

O que fazer na África do Sul?

Como já vimos até agora, a África do Sul é repleta de cultura e curiosidades incríveis que encantam qualquer um... agora vamos falar sobre a parte mais gostosa de tudo? Os passeios!

Com safáris, praias, vinícolas, locais históricos e aventuras, a África do Sul é realmente completa para quem gosta de aproveitar ao máximo a viagem!

Ficou com medo de não aproveitar tudo na sua viagem? Acalme-se, pois nós separamos aqui uma lista de algumas atividades imperdíveis neste extraordinário país.

Você busca descomplicar sua viagem? Conheça os pacotes da Freeway, temos diversas opções com roteiros já montados para você aproveitar a África do Sul sem perder nada! 

Procurando pacotes de viagem?

 

Safáris – Parque Nacional Kruger, Parque Nacional de Pilanesberg e Reserva Sabi Sands

Impossível não começar essa lista falando sobre os safáris, mas antes de apresentar os melhores da região, vamos entender como eles funcionam?

A ideia é basicamente uma imersão no mundo animal, onde através de um automóvel com um grupo podemos procurar e apreciar a beleza dos animais e seu habitat.

O que torna essa “caça” mais emocionante é justamente a procura pelos “Big Five”, termo usado para se referir aos queridinhos do público, pois são os animais de grande porte e com uma dificuldade maior para achá-los, sendo eles: o elefante, o búfalo, o leopardo, o rinoceronte e o mais procurado, o leão.

Obviamente a aventura não se resume em procurar apenas estes animais, com reservas tão grandes, também será possível conhecer girafas, hipopótamos, zebras, entre outros.

Na África do Sul, além dos outros animais, é onde você terá a maior chance de encontrar os famosos “Big Five”, justamente por possuir uma variedade enorme de parques nacionais e abundância em número de animais. Não é à toa que a África do Sul é o melhor país do mundo para realizar os safáris...

O Parque Nacional Kruger é o mais conhecido do país, pois possui quase 20.000 km2 e sua diversidade e quantidade de animais é enorme!

Se você só puder visitar um safári, vá neste, pois está será sua chance de encontrar os cinco “Big Five” em um só passeio.

O Parque Nacional de Pilanesberg também é um dos mais conhecidos da África do Sul, sua vantagem é a localização, que é consideravelmente próxima do aeroporto de Johannesburgo.

Este parque é situado entre dois ecossistemas, possibilitando uma imersão ainda maior na natureza, permitindo conhecer os animais de ambos. Além de possuir todos os “Big Five”.

A Reserva Sabi Sands é outra ótima opção de safári, principalmente se seu “Big Five” favorito for o leopardo, mesmo sendo um dos animais mais difíceis de encontrar, neste parque você o verá em abundância. Todos os cinco “Big Five” estão presentes no parque também.

Vale ressaltar que alguns parques o passeio pode ser feito de forma autônoma, alugando um carro, porem passear com um guia nos parques compensa muito, pois ele terá as melhores informações e dicas para deixar seu passeio mais especial.

 

Bungee Jump na Ponte Bloukrans

Você é do tipo que gosta de uma aventura? Então se prepare porque essa é uma das grandes!

E quando digo grande, quero dizer especificamente 216 metros de queda do maior Bungee Jump de ponte do mundo!

Localizado na cidade de Storms River, o passeio é o frio na barriga que você precisa para tornar esta viagem inesquecível.

Na ponte você passará por uma pequena trilha até chegar ao local do salto, e apesar de parecer perigoso, em 25 anos de operação, nunca houve sequer um caso de acidade.

Existe ainda uma placa no local para incentivar os turistas, que diz “medo é temporário, arrependimento é permanente”, eai, vai encarar?

 

Cidade do Cabo – Table Mountain, Cabo da Boa Esperança, Camps Bay, Boulders, District Six Museum e Bairro Bo Kaap

Sua viagem para a África do Sul não será a mesma se não passar pela Cidade do Cabo, uma das três capitais do país.

A cidade inteira possui vista para a famosa “Table Mountain”, sendo possível também ter a visão contrária, da montanha para a cidade toda, pois é possível chegar ao topo da mesma.

Para os aventureiros, existe uma longa trilha de tirar o folego, onde é possível subir a montanha e apreciar a vista tranquilamente após o esforço.

Mas caso esse não seja seu tipo passeio, existe a opção de subir em um bondinho, que ainda faz um giro em 360º para você ter uma visão panorâmica da cidade. Contemplar o pôr-do-sol nesta montanha será uma experiência inesquecível.

Ainda sobre paisagens deslumbrantes, o Cabo da Boa Esperança é um dos pontos turísticos mais queridinhos dessa incrível cidade.

Nesta península você estará no segundo ponto mais extremo da costa africana, conectando-se ao mar e observando sua beleza.

Além da vista esplêndida, o passeio conta com uma incrível fauna e flora, podendo estar bem próximo de animais como avestruzes, babuínos, entre outros.

As belas praias da Cidade do Cabo também encantam qualquer viajante, como a Camps Bay, com diversos bares e restaurantes ao seu redor, a vista para esta praia renderá diversas fotos em seu álbum da viagem.

Outra praia muito procurada por turistas é a Boulders, o motivo? Você não vai acreditar... ela é repleta de pinguins! Na África do Sul, além de leões e elefantes também é possível conhecer pinguins africanos para aquecer o coração e encantar-se com essas belezuras.

A cidade também é recheada de história para contar, sendo possível conhecer de perto uma delas, no District Six Museum, que detalha sobre como o Apartheid afetou diversos negros, retirados a força de suas origens.

Podendo essa história ser contada nas ruas também, como se fosse uma continuação do museu, porem ao ar livre, com o bairro Bo Kaap.

Este bairro foi o local determinado para a moradia de negros durante o Apartheid, que com o fim do regime, decidiram pintar todas as casas com as cores mais vibrantes possíveis como símbolo de alegria e diversidade racial.

O bairro colorido é atualmente considerado como patrimônio nacional da África do Sul, e é um dos lugares mais fotogênicos da cidade. 

 

Vinícolas – Groot Constantina e Nederbug

O próximo destino imperdível é um dos mais esperados da viagem por um “simples” motivo: degustação de vinhos de altíssima qualidade!

Prepare-se, pois esse passeio pode te deixar alegre até demais...

As vinícolas da África do Sul produzem vários dos melhores vinhos do mundo, isso, pois a qualidade das uvas é inigualável, possuindo inclusive uma uva exclusiva da África do Sul.

A Pinotage é uma variedade de uva que é símbolo da África do Sul, a uva deixa um sabor marcante, estando presente em vários de seus vinhos que apenas este país pode proporcionar.

Saindo da Cidade do Cabo, é possível seguir a rota vinícola mais extensa do mundo, a Rota 62, com diversas opções de vinícolas, algumas delas possuindo ótimos restaurantes.

A Groot Constantia é a vinícola mais antiga da África do Sul, fundada em 1685, possui um tour onde é explicado processos inimagináveis na fabricação dos vinhos.

Será possível conhecer a produção de seus reconhecidos vinhos, terminando em uma deliciosa degustação acompanhada de chocolates, um de seus diferenciais.

A vantagem dessa vinícola, além de ser pioneira, é também sua localização! Sendo próxima da Cidade do Cabo, aproximadamente 20 minutos de carro.

Outra vinícola imperdível é a Nederbug, localizada na região de Paarl, ela sendo a mais premiada de toda a África do Sul.

Além de seus esplendidos vinhos, a vinícola apresenta todo o processo de fabricação do vinho em seu passeio guiado, desde a uva pura ao engarrafamento da bebida.

O local também é conhecido por sua beleza, sendo possível observar as Montanhas Drakenstein, com incríveis plantações de uvas que completam o visual.

Sua degustação ainda pode ser acompanhada de queijos, que harmonizam perfeitamente com os aromáticos vinhos.

 

Como chegar e quando ir para a África do Sul?

Agora que você já descobriu tudo que a África do Sul pode te apresentar de mais interessante, você precisa de algumas informações cruciais para saber a melhor forma e a melhor época para viajar para a África do Sul.

Chegar na África do Sul é extremamente fácil, graças a South African Airways, que realiza voos diretos de São Paulo para Johannesburgo.

De Johannesburgo, a companhia aérea conecta-se com as principais cidades turísticas do país, como a Cidade do Cabo.

Outro assunto importante é o clima, ninguém gosta de viajar e perder passeios por condições climáticas desfavoráveis, então atente-se a estas dicas...

A África do Sul possui diversos climas, o que faz com que cada cidade possa apresentar temperaturas diferentes na mesma época do ano.

Como, por exemplo, os safáris são ideais para serem realizados no inverno, entre julho e agosto, quando as temperaturas estão mais amenas.

Porém, no inverno chove na cidade do cabo. Sendo a estação ideal para visitar suas praias, o verão, entre dezembro e março.

Por possuir variedade turística, o país pode ser visitado o ano inteiro, só é preciso atentar-se aos passeios que você pretende fazer e as condições climáticas necessárias para realizá-los.

Mas não se preocupe, achar a época ideal para sua viagem é mais fácil do que parece, pois, as datas de cada estação se assemelham as do Brasil. Sendo, o verão de dezembro a março, o outono de março a junho, o inverno de junho a setembro, e a primavera de setembro a dezembro.

Dito isso, a alta temporada do país vai de novembro a março, sendo, dezembro e janeiro os meses mais procurados.

 

Bora viajar para a África do Sul?

Já deu para perceber que viajar para a África do Sul é conhecer diversos destinos em um só lugar, né?!

A África do Sul é um país que proporciona experiências únicas que reúnem beleza, adrenalina, natureza e muito contato animal. Você está preparado para viver essa aventura?

Na Freeway temos diversas opções com roteiros já montados para você aproveitar a África do Sul sem perder nada!