Blog

Turismo em Alta Floresta, planeje sua viagem para o Cristalino Lodge

 

A cidade de Alta Floresta está localizada no Mato Grosso, a 830 km da capital Cuiabá no extremo norte do estado. Coração da Amazônia mato-grossense é conhecido como um Portal da Amazônia. O município estende-se por 9 212,5 km² e está a 264 metros de altitude. 

A cidade é particularmente recente, com origem no projeto de ocupação da Amazônia pelo governo brasileiro na década de 70. O nome foi escolhido em um concurso promovido na rádio, que remete a estar no meio da floresta e bem ao norte do estado.

 

Aeroporto em Alta Floresta - Como chegar?

 

Apesar de ser uma cidade de pouco mais de 50 mil habitantes, é uma das mais importantes do estado do Mato Grosso, especialmente por ser atualmente um polo de ecoturismo.

Por isso, o município conta com o aeroporto de Alta Floresta, que faz voos diários de Cuiabá, realizados pela Azul Linhas Aéreas. 

Vale lembrar que o aeroporto recebe voos de aviões particulares de qualquer porte. E para quem vem de carro para Cuiabá, há uma longa viagem para percorrer. O trajeto também pode ser feito de ônibus. Avalie o melhor custo-benefício para a sua viagem.

 

O Parque Estadual do Cristalino

 

O Parque Estadual do Cristalino, conta com 184 mil hectares e é uma das maiores diversidades do bioma amazônico. São mais de 500 espécies de aves, 43 de répteis, 16 de peixes, 29 de anfíbios e 36 mamíferos.

O parque foi criado em 2001, porém ainda não é aberto para visitação turística. O nome se dá pelo rio Cristalino, que percorre uma grande extensão da reserva.

A área sofre pressão por diversos grupos com interesses exploratórios e centra seus esforços em garantir a integridade da sua natureza.

 

 

A RPPN do Cristalino

 

Por outro lado, há também a maravilhosa RPPN do Cristalino,  como uma reserva de 11.399 hectares, que recebe visitas de ecoturismo e forma ao lado do parque estadual, um belo refúgio para a vida selvagem. 

O Cristalino é reflexo da dedicação de uma família que há décadas se dedica à preservação da floresta. Com projetos educacionais, sociais, além dos lodges que recebem turistas para uma imersão na natureza, com conforto e gastronomia de ponta.

 

Trilhas



 

A região é cercada por uma vasta área de floresta tropical, oferecendo oportunidades para exploração da natureza e ecoturismo. As trilhas podem variar em dificuldade e duração, proporcionando aos visitantes a chance de vivenciar a diversidade da flora e fauna da Amazônia.

 

Algumas das trilhas podem incluir passeios pela Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, que é uma área de conservação com uma rica biodiversidade. Os visitantes podem ter a oportunidade de observar diversas espécies de plantas, animais e aves, além de aprender sobre a importância da preservação da Amazônia.



 




 

Canoagem




 

A prática da canoagem pode ser uma experiência emocionante, permitindo aos visitantes explorar rios e áreas aquáticas cercadas pela exuberante Floresta Amazônica. A região oferece uma série de rios e afluentes que proporcionam oportunidades únicas para a canoagem em meio a um ambiente natural diversificado.

 

Alguns rios na região podem ser adequados para diferentes níveis de habilidade, desde iniciantes até aqueles mais experientes. A canoagem permite observar a fauna e a flora ao longo das margens dos rios e experimentar a serenidade das águas cercadas pela natureza intocada.



 



 

Ilha Teles Pires




 

A Ilha de Teles Pires, é localizada no rio Teles Pires, que atravessa vários estados brasileiros, incluindo o Mato Grosso, onde se encontra Alta Floresta.

 

A região ao redor da Ilha Teles Pires é caracterizada por uma paisagem de rios, florestas e ambientes naturais preservados, oferecendo oportunidades para explorar a natureza e se engajar em atividades ao ar livre. Muitos visitantes procuram a ilha para desfrutar da pesca esportiva, pois o rio é conhecido por suas muitas espécies de peixes, como tucunarés, cachorras, pirararas, entre outros.



 



 

 

O hotel Cristalino Lodge

 

Cercado pela floresta e às margens do Rio Cristalino, foi criado com arquitetura e design cuidadosamente elaborado, o hotel em meio a RPPN do Cristalino.

São várias acomodações revigorantes, com infra-estrutura incrível para viajar com a família, lua-de-mel, curtir fogueira, bar e se integrar com a natureza local.

O Cristalino Lodge oferece diversos passeios de ecoturismo no parque, com guias excelentes. Um local que pratica o ecoturismo de forma integral, além de ser uma das hospedagens mais únicas que você pode vivenciar no Brasil.

Clima de Alta Floresta - Qual a melhor época para visitar o Cristalino Lodge?

 

O clima é quente durante todo o ano. Devido à localização, noites frias são comuns, especialmente durante os meses mais secos de junho a outubro. 

Como em qualquer floresta tropical, pode haver tempestades ocasionais, geralmente seguidas pelo céu ensolarado e brilhante. As máximas ficam entre os 35ºC e as mínimas por volta dos 15ºC. 

É possível curtir e aproveitar a natureza ao longo de todo o ano. Mas como toda região amazônica, tem a época das cheias dos rios e das secas. Ambas com singularidades diferentes, mas igualmente belas. 

 

 

O que comer?

 



 

Dada a proximidade com a bacia amazônica, a região oferece uma variedade de peixes de água doce. Tucunaré, pirarucu e tambaqui são exemplos de peixes locais que podem ser apreciados em diversos pratos.

 

Muitos restaurantes locais oferecem pratos típicos da região, como o "arroz de tambaqui" (arroz preparado com o peixe tambaqui), "caldeirada de peixe" e outros pratos à base de ingredientes locais.

 

Algumas comunidades locais podem oferecer pratos preparados com ingredientes colhidos na floresta, como castanhas, palmito e ervas regionais.

 

Viaje com a Freeway para Alta Floresta

 



 

Embarque em uma jornada inesquecível pelos rios sinuosos, florestas exuberantes e ecossistemas incríveis. Nossos pacotes oferecem excursões guiadas por especialistas locais, permitindo que você mergulhe na rica biodiversidade da região, desde os pássaros coloridos até os majestosos peixes de água doce.

 

Comprometidos com a preservação, operamos de maneira sustentável para garantir que as futuras gerações também possam desfrutar das maravilhas da Amazônia. Ao escolher a Freeway, você participa ativamente da conservação desse tesouro natural.

 

Não perca a chance de vivenciar a Amazônia de uma maneira única. Reserve seu pacote agora e prepare-se para descobrir a magia da Alta Floresta com a Freeway. Conecte-se com a natureza, explore o desconhecido e crie memórias que durarão para sempre!