Blog

Alter do Chão - Dicas e atrativos para a sua viagem

Alter do Chão é a melhor praia do Brasi! Quem afirma isso é o respeitado jornal inglês The Guardian. E o mais incrível é que Alter do Chão nem fica perto do mar... 

Imagina só, desbancou todas as praias brasileiras de norte a sul. Porque o diferencial de Alter está na sua peculiaridade, nada se compara ao que encontramos por lá...

É uma autêntica e verdadeira praia de água doce! Alter do Chão nos brinda com praias que assombram pela beleza, nos oferece a Ilha do Amor, o  Lago Verde, a Floresta Amazônica, o rio Tapajós com sua cor verde-azulada, muito cristalina. 

Alter do Chão são transparências  em um contínuo degradê de cores, do verde denso das florestas que encantam, ao azul mais vivo do céu e da água.

Uma verdadeira experiência de ecoturismo, que se soma às vivências com os moradores locais, povos indígenas e a navegação por suas águas.

Localizado no Pará, Alter é a essência da Amazônia com tudo aquilo que você espera: artesanato com látex de seringueira, ribeirinhos, maior bacia hidrográfica do mundo, sabedoria indígena

Onde fica Alter do Chão

Uma pequena vila, localizada na imensidão amazônica, especificamente no estado do Pará.  Alter fica próximo de Santarém, cerca de 38 km do aeroporto. 

A capital do estado, Belém, está localizada a 1350 km da vila.  Alter do Chão é um paraíso, repleto de diversidades

Como chegar em Alter?

O mais indicado para chegar é pegar um voo até Santarém e de lá pegar um transfer até a vila, que leva cerca de 40 minutos. 

Na Freeway, nós já temos uma equipe preparada para te recepcionar. Esse percurso até a vila de Alter do Chão é uma oportunidade para já ir se inteirando da região, com toda introdução do guia e atenção as suas dúvidas.

Os voos podem partir direto de Brasília, Belém ou Manaus e ocorrem com uma boa frequência. 

Outra alternativa para os mais aventureiros é fazer uma viagem de barco partindo de Belém ou Manaus com destino a Santarém.

 

Quando ir? Diferentes épocas em Alter do Chão

Há dois períodos distintos, sendo duas “estações” definidas pela época de chuva que causa as cheias amazônicas.

O caboclo nativo chama de inverno amazônico, quando há muitas chuvas e a região se alaga. Época que não é possível ver as praias e a água escurece. 

Porém também pode ser um atrativo. A vegetação muda, com igapós, vitórias-régia. Geralmente é a baixa-temporada em Alter do Chão. Caso você queira adentrar as matas de barco e ver animais e vida selvagem, pode ser uma boa opção. 

A alta temporada vai do final de julho até meados de fevereiro, quando é possível ver as belas praias, a água está esverdeada transparente. É o mais indicado para a primeira viagem e conhecer o encantamento de Alter.

Finais de semana e feriados são épocas bem cheias em Alter, por isso programe a sua viagem de acordo com isso. Se você quer fugir da cheia do Reveillon, vale tirar uns dias no final do ano para conhecer a linda natureza paraense.

 

Alter do Chão - Dicas e atrativos

Chegou em Alter do Chão e quer conhecer atrativos diferentes e incríveis

Navegar em pequenos barcos por afluentes do Tapajós e do Amazonas para se chegar a comunidades ribeirinhas, fazer avistagens de mamíferos, caminhar pela Floresta Amazônica que envolve as majestosas Samaúmas, almoçar deliciosos peixes frente a estas águas doces às quais não se enxerga a outra margem... 

São alguns dos exemplos que nos movem a visitar um lugar tão especial como Alter do Chão. Separamos algumas dicas e sugestões:

 

Rio Tapajós

O Rio Tapajós é incrível, tem uma coloração esverdeada e pode ser muito belo para conhecer a partir de agosto até fevereiro. 

O Tapajós deságua no Rio Amazonas, um belo encontro das águas de Alter e é um passeio recomendado para ver a diferença de fe vegetação e mesmo aspectos das águas.

 

Praia Ponta de Pedras

A praia ponta de pedras é outro local recomendado para visitar. Praia grande, areia branquinha, poucas pessoas e deliciosos locais para uma parada gastronômica típica do caboclo amazônico.

 

Selva

A selva amazônica é outro local que surpreende. Adentrar a mata primária, árvores gigantescas, centenárias. Pode se avistar macacos, cotias, jacarés e outros animais nativos.

Igarapés

Os igarapés também surpreendem, são várias nascentes e pequenos rios que correm no meio da mata. Ótimo para se refrescar durante as caminhadas nas matas.

 

Rio Arapiuns

Ótimo passeio, para curtir águas diferentes e extremamente límpidas e praias desertas. Um passeio um pouco mais longe, mas que vale a pena. Paraíso para se banhar.

 

Pacotes de viagem para Alter do Chão

Vamos juntos nos conectar com o melhor que há na natureza brasileira? A Freeway tem dezenas de opções para enriquecer a sua viagem em Alter do Chão. 

Destino perfeito para quem gosta de mar, mas pensa “se essa água fosse doce, ia ser bem melhor”.

Roteiros que incluem a simplicidade da vila de Alter do Chão com todo conforto e segurança que a Freeway proporciona.