Blog

Colômbia: Conheça as belezas culturais e naturais do país

A Colômbia é uma terra mágica, repleta de mitos, tradições, muita história, cultura, folclore, praias inesquecíveis, sabores, sensações... E também nos apresenta um risco perigoso: não querer mais sair de lá!

Conheça seus importantes museus, esplêndidas igrejas coloniais, universidades e sua arquitetura futurista.

Além de suas praias com 7 tonalidades de azul, águas mornas e cristalinas e mergulhos fantásticos com 50 metros de visibilidade. Vamos nos encantar com a Colômbia? 

 

Onde fica a Colômbia?

Localizada ao norte da América do Sul, a Colômbia faz fronteira com 5 países, inclusive, o Brasil, no Amazonas. Sendo banhada pelo Mar do Caribe ao norte e pelo Oceano Pacífico ao oeste.

Com a linha do equador cortando o sul do país, o território apresenta cerca de 45 milhões de habitantes distribuídos em uma área de mais de 1.100.000 km2.

População que representa a segunda maior em relação à América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil.

A Colômbia ainda apresenta uma boa parte da floresta amazônica, gerando diversidade nos tipos de solo, na vegetação e clima.

 

Gastronomia e cultura na Colômbia

Por ser um país da América Latina e ainda vizinho do Brasil, podemos nos sentir em casa na Colômbia.

Os colombianos costumam ser alegres e extrovertidos, refletindo essa simpatia em sua decoração e vestimenta com muitas cores. Se aproximando do Brasil quando o assunto é povo caloroso.

Outro tópico interessante na Colômbia é a geografia diversificada com várias altitudes. O que faz com que o país possua diferentes características climáticas e regionais, aparentando ser múltiplos países em um só.

Essa diversidade incrível também está retratada em sua gastronomia, com seus mais variados molhos, temperos e pratos típicos.

Mas, não se preocupe com a barreira culinária na Colômbia, lá você terá a chance de experimentar algo diferente, permitindo aproximar-se com a cultura local.

E, ao mesmo tempo, existirão muitas comidas e bebidas já conhecidas no Brasil, ideal para não ocorrer estranhamento.

 

O que fazer na Colômbia?

Montar um roteiro para um país pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente quando esse lugar é a Colômbia, pois seu território é repleto de lugares incríveis e que merecem sua atenção.

Pensando em te ajudar, listamos alguns dos lugares imperdíveis para sua viagem.

Descomplique sua viagem e deixe que a Freeway se preocupe do roteiro para você!

 

1. La Candelaria: Centro histórico de Bogotá

Centro histórico de Bogotá, é reconhecidamente a “alma” da cidade. O bairro é o ponto de encontro de artistas, artesãos, camelôs, vendedores de frutas e comidas típicas trazendo a riqueza cultural em um só lugar.

É também onde está a região considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, um aglomerado de bares e restaurantes de ótimo gosto e construções mais antigas do país, possibilitando conhecer mais sobre a ocupação do território.

 

2. Praias de Cartagena: Ilhas do Rosário

As Ilhas do Rosário oferecem praias surpreendentes: água cristalina e areia branquinha. O arquipélago é formado por 27 ilhas e oferece algumas atividades como visita a oceanário construído a partir de corais da praia ou nadar com peixinhos.

Para quem só curte sentar na areia e observar o vai e vem das ondas o cenário é o ideal e a tranquilidade predomina!

 

3. Museu do Ouro: Era Pré-Colombiana

Você sabia que a Colômbia é conhecida por seus museus? Segundo o Portal Oficial de Turismo da Colômbia só em Bogotá existem 58 museus e 62 galerias de arte! Demais, né?

O Museu do Ouro é imperdível para os que se interessam por história e arte. Os 13 mil metros quadrados são dedicados a exibição de artefatos pré-hispânicos organizados em quatro andares e três subsolos.

Pelo museu aprendemos mais sobre os povos pré-colombianos. A importância do ouro para essa civilização está ligada à crença da existência de dimensões diferentes pelo cosmos.

O Cacique acessava esses outros mundos em rituais em que se vestia com peças de ouro da cabeça aos pés: brincos, colares, roupas... tudo para receber os poderes divinos superiores!

 

4. Praça de Bolívar

A praça fundada em 1500 é um centro de prédios políticos importantes. Nela estão o Palácio da Justiça, o Congresso Nacional, a Catedral Primada de Colômbia, a Capela do Sagrado, o Palácio Arzobispal e o Palácio Liévano, sede da Prefeitura de Bogotá.

Por isso tudo é um importante centro político e palco de movimentações. Um mergulho na arquitetura histórica e no que pensam os colombianos!

 

5. Parque Jaime Duque

Esse parque reúne atrações para todos os gostos. A proposta do Parque Duque é criar um ambiente que a pessoa esteja presente, mas se sinta em vários lugares do mundo, tendo réplicas, por exemplo, do Taj Mahal e de um navio bélico do Caribe, um barco pirata.

Além da beleza externa tais monumentos representam bem suas culturas. O Taj Mahal tem muitas pinturas indianas e o barco pirata do Caribe narra guerras ocorridas no mar caribenho, inclusive situações em que a população ficou encarcerada entre as muralhas passando fome.

Além dessas construções, ainda temos por lá Os Jardins Suspensos da Babilônia, o Colosso de Rodes, O Inferno de Dante em uma versão para crianças e o Museu do Homem.

Um passeio panorâmico de trem encerra a visita!

 

 

 

Quando viajar para a Colômbia?

O clima colombiano é predominantemente Equatorial, e por localizar-se próximo a linha do equador, o clima é constante o ano inteiro. Além de limitar-se a duas estações um pouco mais marcantes, o verão sem chuvas e seco, e o inverno com chuvas e úmido.

Mas, apesar de os climas manterem pouca amplitude térmica, as variações em sua altitude interferem no clima de cada cidade e região que você visitar...

Óbviamente, quanto maior a altitude, menores as temperaturas. Aproximadamente, a cada mil metros a temperatura costuma cair seis graus.

Logo, é fácil entender o clima na região. Cartagena por exemplo, localiza-se na altura do mar, o que faz com que o clima possua uma média de 28 graus no ano.

Já em Bogotá, com uma altitude de mais de 2.600m, o clima costuma estar por volta dos 20 graus. E por ser elevado, os nevoeiros são comuns e no mesmo dia é possível presenciar frio, calor, sol e chuva.

Para então melhor aproveitar tanto as cidades, como as praias, a melhor opção é viajar no verão colombiano. Pois, além das temperaturas se manterem elevadas e constante no ano todo, no verão, é evitado a chuva. Viajando entre dezembro e abril, você garante uma viagem mais proveitosa.

 

Como chegar na Colômbia?

Existem voos que partem do Brasil direto para a Colômbia, até porque somos vizinhos e algumas capitais fazem esse trajeto direto.

A melhor opção é chegar direto em Bogotá e iniciar ou encerrar sua viagem por lá, já que esta será sua entrada e saída do país.

De Bogotá, é possível montar vários roteiros diferentes, pois a Colômbia possui diversos aeroportos, possibilitando fazer diversas opções de conexões, como em Cali, Medellin e Cartagena.

 

Bora viajar para a Colômbia?

Ficou interessado em conhecer mais a América Latina através da magnifica Colômbia?

A Freeway possui diversos roteiros, veja qual melhor se encaixa para você! Não perca a oportunidade de ir com quem entende do assunto.

Possui alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossos pacotes de viagem?