Blog

Como preservar nossas praias durante as férias?

As férias chegaram e é hora de planejar a viagem: alugar casa com os amigos, esquematizar a festa com a família, projetar um passeio romântico entre namorados. As opções são infinitas, mas clássico mesmo é ir para praia. Quem é que não gostar de pular ondinhas ?

O negócio é que ninguém quer que um pedaço de plástico se enrosque na perna enquanto desfruta de tão bons momentos. Bom, para isso acontecer, é aquele papo, cada um tem que fazer sua parte. Praia com lixo espalhado perde todo seu charme, além de poluir o meio-ambiente, estraga as suas férias também. Então, trazemos algumas dicas para quem está pensando naquelas férias bem pertinho do mar.

1. Comecemos pelo básico: jogou, pegou. Leve uma sacolinha para ir guardando o lixo produzido na praia. Quando for embora, leve a sacolinha com você e despeje no local correto.

2. Escolha sempre ir a pé da casa ou do hotel onde está ficando até a praia. Além de reduzir a quantidade de dióxido de carbono emitida, com o trânsito da alta temporada é provável que você chegue mais rápido.

3. Ser sustentável está na moda. Por isso, hoje em dia é possível encontrar recipientes para lixo reciclado nas praias. Não deixe de praticar a reciclagem porque está de férias.

4. Vá de ônibus. Leve um livro, faça um passatempo ou vá dormindo e evite o cansaço de ir dirigindo no congestionamento.

5. Se for de carro, dê carona.

6. Explore: alugue um caiaque para passear, faça trilhas, procure por cachoeiras. Conectar-se com a natureza é o melhor jeito para entender o porquê de preservá-la.

7. Vá somente pelas trilhas, abrir caminhos novos pode desequilibrar o ecossistema.

8. Aproveite os produtos locais. Além de a comida ser fresca e gostosa, ela estará chegando a você com menos impacto de transporte.

9. Na hora de escolher as lembrancinhas, compre produtos ecologicamente responsáveis.

10. Insetos não faltam no verão. Procure por inseticidas ecológicos.

11. Amamos os nossos pets, mas praia não é o lugar certo para eles. Deixe o cachorrinho em casa ou no hotel.

12. Respeite a fauna local. Um caranguejo a menos desequilibra toda uma cadeia alimentar.

13. Inove e faça parte de um mutirão de limpeza.

Fonte: Ekos Natura