Blog

Turismo na Costa Rica - O que fazer e dicas para a sua Viagem

 

O nome já diz tudo, prepare-se para uma região costeira extremamente rica em biodiversidade e paisagens incríveis.

Como pode uma das zonas mais estreitas e pequenas do continente americano ser tão gigante em natureza, cores e encantos?

O autêntico charmedo país é sua impressionante natureza, que abarca lindas florestas tropicais. 38% de toda a área do país encontra-se coberta de bosques e selvas e 26% do território é protegido ambientalmente. 

São 35 Parques Nacionais e 8 Reservas Biológicas. Não à toa, lá encontramos 5% de toda a biodiversidade mundial. O que é impressionante, visto que a Costa Rica ocupa uma área de apenas 51 100 km², bem menos do que 0,1% de toda a superfície terrestre. 

 

 

Banhada a oeste pelo Oceano Pacífico, com incríveis 1 016 km de costa. E do outro lado com 212 km de litoral paradisíaco no Mar Caribenho

O conjunto de cordilheiras escarpadas atravessa o país de noroeste a sudeste e é o que cria diversos ecossistemas. Vulcões, florestas, águas azul turquesa, praias de areia fina… Muita fauna e flora! 

 

Lugar perfeito para o ecoturismo, não?

 

 

Onde fica e como chegar na Costa Rica

 

 

A Costa Rica é um país da América Central, ao norte do Panamá e ao sul da Nicarágua. O país possui uma população de 5 milhões de habitantes e sua capital é San José.  

A língua falada é o espanhol, mas a maioria da população também fala e/ou entende o inglês. 

O país é destaque em sustentabilidade, ecoturismo e mesmo com seu IDH, alto comparado aos vizinhos latino americanos. 

Apesar do turismo ser uma das principais forças econômicas do país, não há voos diretos do mundo inteiro para lá. Isso também inclui o Brasil.

Por isso, os trechos mais indicados para fazer conexão são pela Cidade do Panamá (Panamá),  via Bogotá(Colômbia), via Lima(Peru), ou mesmo pelo México. 

As companhias que fazem esses trajetos são principalmente a Avianca e a Copa Airlines. Mas você pode consultar a Gol e a Latam para os primeiros trechos. E conferir a Aeromexico, caso pense na possibilidade da Cidade do México. 

Quando ir? Melhor época para viajar para a Costa Rica

 

A melhor época para viajar para a Costa Rica vai de novembro a abril, período que os locais chamam de “verano”. Essa é a época mais seca, quando chove menos e temos a alta temporada turística

Prepare-se para encontrar muitos europeus e norte-americanos fugindo do frio do Hemisfério Norte. O país nesse período está voltado para o turismo, os preços são maiores, contudo o clima para aproveitar o país é bem legal.

 

 

Escolha se puder, viajar entre novembro e começo de dezembro, ou mais entre março e abril, para fugir do pico de dezembro a fevereiro. 

A temporada de chuvas frequentes inicia-se em abril e segue até novembro. Mas não se engane, também é possível viajar para lá nesse período. A vegetação estará bem verde viva, mas não dá para garantir o sol na praia, nem que as estradas estejam todas trafegáveis. 

O mais incrível da Costa Rica é que você pode encontrar temperaturas e condições de tempo diversas devido às notáveis variações de altitude. Há regiões que são mais secas o ano todo e muitas que estão sempre com nebulosidade. 


 

 




 

Dicas, informações e curiosidade para planejar a sua viagem

O país não exige visto dos brasileiros, mas você precisa da carteira internacional que comprove a vacina de febre amarela

A moeda oficial é o colón costa-riquenho, mas você não precisa e nem deve procurá-los aqui no Brasil( a oferta de câmbio é muito baixa). O ideal é levar o dólar americano, que além de ser aceito em muitos lugares, pode ser trocado facilmente pela moeda local. 

O fuso horário é de 4 horas a menos que o horário de Brasília.

Apesar de todo o desenvolvimento, a Costa Rica não é mais segura que o Brasil e os transportes públicos são desorganizados. É comum o relato de furtos e confusão de turistas. A melhor opção é você fazer uma viagem com uma agência especializada como a Freeway. Se preferir alugar carro, ou depender de ônibus, pesquise bem antes e seja cuidadoso.

O arroz com feijão também é bem típico por lá. Talvez até mais que para nós, porque é comido inclusive no café da manhã. Não estranhe com o nome, Gallo Pinto e principalmente com o polêmico coentro, que dá sabor à culinária local.

A principal expressão do país que vai marcar sua viagem é “tico”, usada para se referir a tudo que é típico da Costa Rica, sejam os nativos, sua cultura ou natureza. 

Outra frase legal é “Pura Vida'', que pode ser traduzida como boa vida, bem viver, beleza natural, bem-vindo...  É utilizada recorrentemente pelos costa-riquenhos para os turistas. 

 

 

O que fazer na sua viagem?

 

 

Logo saindo pela capital San Jose, um passeio típico é conhecer o vulcão Poás, a plantação de café Doka às suas margens e visitar a cachoeira La Paz e o Parque da Cascata La Paz

 

Outra opção é conhecer a Laguna Hule - que se localiza no Refúgio Nacional de Vida Silvestre Bosque Alegra, a 8 Km do Vulcão Poás. 

O Parque Nacional Tortuguero, é um dos destinos ecoturísticos mais populares do país, devido a sua beleza cênica e rica biodiversidade. Os canais, rios, praias e lagos abrigam um bosque tropical com água fresca e biologia marinha. Tortuguero é considerado o lugar mais importante da parte ocidental do Caribe para a desova da Tartaruga Verde e outras espécies como a tartaruga Baula e a Carey.

 

 

Poucos lugares na Costa Rica inspiram mais respeito e admiração que o Vulcão Arenal. Com 1.633 metros, sua forma cônica se impõe sobre as ladeiras de pastoreio verdes que rodeiam sua base. Mesmo que atualmente se encontrem em uma fase de repouso, o Arenal continua sendo um dos vulcões mais ativos da Costa Rica, durante os últimos 43 anos.

 

 

O Parque Nacional Manuel Antonio é um dos mais conhecidos graças a sua ampla variedade de espécies de flora e fauna: é o lar de três das quatro espécies de macacos existentes na Costa Rica. O parque conta com trilhas diferentes que variam em grau de dificuldade.

 

Tamarindo, um antigo povoado de pescadores artesanais, é na atualidade uma das comunidades turísticas mais desenvolvidas de Costa Rica. Suas condições geográficas e climáticas a tornam excelente  para a prática do surf e outros esportes aquáticos. 

Aqui também se encontram a maior parte do Parque Nacional Marino Las Baulas, o Refúgio Natural de Vida Silvestre Tamarindo e as praias Grande e Langosta que em conjunto constituem a região de acasalamento mais importante do Pacífico americano da tartaruga baula, em perigo de extinção.

 

 

 

O que comer na Costa Rica?

 

 

A culinária da Costa Rica é um reflexo da rica diversidade natural e cultural do país. Com uma fusão de ingredientes frescos, influências indígenas, espanholas e caribenhas, a comida costarriquenha oferece uma experiência única para os paladares que a exploram.

 

A base da culinária costarriquenha é composta por ingredientes locais, como arroz, feijão, milho e uma variedade de vegetais e frutas tropicais. Esses elementos formam a estrutura de muitos pratos tradicionais, incluindo o "casado", que é uma refeição típica que combina arroz, feijão, carne (geralmente frango, carne de porco ou peixe), salada e, às vezes, um pedaço de banana frita.

 

Outro prato icônico é o "gallo pinto", um prato de café da manhã feito com arroz e feijão misturados e refogados com temperos como cebola, pimentão e coentro. O gallo pinto é frequentemente servido com ovos, natas (creme de leite) e queijo fresco.

 

Os frutos do mar também desempenham um papel importante na culinária costarriquenha, dada a localização do país entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe. Pratos como o "ceviche", feito com peixe cru marinado em suco cítrico, cebola, coentro e pimenta, são populares em toda a Costa Rica.

 

Além disso, a Costa Rica é conhecida por sua grande variedade de frutas exóticas, como mamão, abacaxi, manga, guanábana (graviola) e maracujá. Essas frutas são frequentemente consumidas frescas ou transformadas em sucos refrescantes e smoothies.

 

Não podemos esquecer da importância do café na Costa Rica. O país é famoso por produzir café de alta qualidade, e visitar uma plantação de café é uma experiência imperdível para os amantes da bebida. Os costarriquenhos têm o hábito de tomar café durante todo o dia, e muitas vezes ele é acompanhado por um "bizcocho", um tipo de biscoito seco.

 

A culinária da Costa Rica é uma celebração da simplicidade e autenticidade dos sabores locais. Com sua abordagem descomplicada, pratos que refletem a natureza exuberante e uma fusão de influências culturais, a comida costarriquenha é uma experiência que não apenas alimenta o corpo, mas também conecta as pessoas com a riqueza da terra e da história do país.

 

 

 

 

Onde se hospedar?

 

 

Seja qual for o tipo de acomodação que você escolher, os hotéis da Costa Rica muitas vezes oferecem uma atmosfera amigável e acolhedora, refletindo a famosa hospitalidade do povo costarriquenho. Como o país é famoso por sua natureza exuberante e aventuras emocionantes, muitos hotéis também oferecem pacotes de passeios e atividades para que os hóspedes possam explorar tudo o que a Costa Rica tem a oferecer.

 

Abaixo indicamos alguns hotéis para se hospedar ao viajar para este magnífico país da América Central

 

  • San Jose - Studio Hotel 
  • Tortuguero - Mawamba Lodge
  • Arenal - Volcano Lodge 
  • Monteverde - Trapp Family Lodge 
  • Tamarindo - Hotel Tamarindo Diriá 

 

O que trazer de souvenir?

 

 

Trazer souvenirs da Costa Rica é uma forma maravilhosa de levar para casa um pedaço da rica cultura e beleza natural deste país tropical. Com uma variedade de opções únicas, os souvenirs costarriquenhos capturam a essência da nação de uma maneira especial. Veremos a seguir algumas dicas de souvenirs:

 

  • Artesanato Indígena: Os artesanatos feitos pelas comunidades indígenas da Costa Rica são verdadeiras obras de arte. Itens como máscaras de madeira, cerâmicas e jóias tradicionais refletem a rica herança cultural do país.

 

  • Roupas e Acessórios Típicos: Peças de vestuário e acessórios feitos com tecidos coloridos e padrões tradicionais da Costa Rica podem ser uma lembrança vibrante e autêntica.

 

  • Produtos de Couro: Itens de couro, como bolsas, cintos e carteiras, são populares e oferecem durabilidade e estilo costarriquenho.

 

  • Produtos de Madeira: A habilidade em trabalhar com madeira é evidente nos objetos esculpidos à mão, como tigelas, talheres e esculturas. Esses itens representam a destreza dos artesãos costarriquenhos.

 

  • Produtos de Chocolate: Com a crescente produção de chocolate artesanal na Costa Rica, trazer para casa barras de chocolate ou produtos de cacau é uma maneira deliciosa de relembrar sua visita.



 

Depois destas dicas, você não vai deixar de trazer algo da Costa Rica, não é mesmo?



 

 

Curiosidades sobre Costa Rica

 

 

Sem Exército

 

A Costa Rica é notável por ser um dos poucos países do mundo a não possuir um exército. Essa característica distinta é resultado de uma decisão histórica e política que foi tomada em 1949, após a Guerra Civil Costarriquenha de 1948.

 

Em vez de direcionar recursos para o militarismo, a Costa Rica optou por investir em educação, saúde e outras áreas sociais. A Costa Rica se tornou um símbolo de paz e estabilidade na América Central.

 

Os Ticos



 

"Os Ticos" é um termo coloquial que os costarriquenhos usam para se referir a si mesmos. Ele é frequentemente usado com afeto e orgulho, e faz parte da identidade cultural da Costa Rica. A forma feminina do termo é "ticas". A origem do termo não é totalmente clara, mas acredita-se que tenha evoluído a partir da utilização do diminutivo "-tico" para tornar as palavras mais suaves ou amigáveis no espanhol.

 

Sistema de Saúde Universal

 

O sistema de saúde universal da Costa Rica é um dos elementos mais notáveis e admirados do país. É um sistema que oferece atendimento médico acessível e de qualidade para todos os cidadãos, independentemente de sua renda ou status social. Esse sistema tem sido um fator importante no sucesso do país em termos de bem-estar e expectativa de vida.

 

O sistema de saúde cobre uma ampla gama de serviços médicos, desde consultas médicas e cirurgias até tratamentos especializados e medicamentos. Isso significa que os costarriquenhos têm acesso a cuidados médicos básicos e avançados.



 

Vulcões Ativos

 

Com aproximadamente 200 vulcões, a Costa Rica é o lar dos vulcões, muitos dos quais são considerados ativos ou semi-ativos. Essa característica geológica única não apenas contribui para a paisagem dramática do país, mas também oferece oportunidades únicas para turismo, pesquisa científica e experiências de aventura.

 

Esses vulcões não apenas acrescentam à beleza da paisagem costarriquenha, mas também contribuem para a diversidade de ecossistemas, como as florestas tropicais ao redor do vulcão Arenal e as nascentes termais próximas ao Poás.

 

 

Vamos para a Costa Rica? Viaje com a Freeway!



 

Deixe a Freeway Viagens cuidar de todos os detalhes da sua jornada à Costa Rica. Nossos especialistas em viagens criarão um itinerário sob medida que atenda a todas as suas expectativas e desejos. Desde a reserva de voos até a organização de atividades emocionantes, estamos aqui para tornar a sua viagem inesquecível.

 Se você está pronto para uma aventura que combina natureza, cultura e emoção, a Costa Rica é o destino perfeito. Entre em contato com a Freeway e embarque nessa jornada incrível para descobrir o paraíso natural da Costa Rica!