Blog

Cruzeiro Ushuaia e Punta Arenas - Tudo sobre a viagem pela Patagônia - Argentina e Chile

Viajar de Cruzeiro é sempre uma forma enriquecedora de explorar um destino. Você já pensou em fazer uma viagem em que contempla a imensidão do mar com conforto enquanto conhece diversas paisagens incríveis?! Que tal dormir em um lugar e acordar em outro? 

Curtir a brisa do mar, o leve movimento do navio e ter a cada minuto, uma nova paisagem pela janela.

E muito além das paisagens tropicais, do sol quente e do mar azul, existem verdadeiras expedições pelas paisagens mais incríveis do planeta. Onde o gelo reina!

Cruzeiro Australis 

As expedições com os Cruzeiros Australis acontecem desde a década de 90. Nessas viagens é possível conhecer uma das mais belas e remotas regiões do mundo. Os cruzeiros tem como destino os fiordes e canais da Terra do Fogo, na patagônia chilena e argentina.  

Com valores socioambientais, o turismo consciente é uma das regras principais para a tripulação e os viajantes. Por isso, todo planejamento das viagens é feito de forma sustentável. Há um cuidado e preocupação com a preservação de uma região tão intocada pelo homem.

Há dois tipos de navios, que fazem as rotas da Patagônia, um deles é o Stella Australis, que foi inaugurado em 2010, e o outro é o Ventus Australis, mais recente, inaugurado em 2017. 

 

Estrutura

A estrutura dos dois barcos foi especialmente desenvolvidas para navegar nos fiordes patagônicos. As cabines são espaçosas, todas com vista externa, e de muito conforto interior. Você acompanha todo percurso da janelinha...

Sem contar os ambientes especiais que complementam o espaço, como os salões receptivos, os bares, cozinhas, lojas e restaurantes. Cada detalhe sendo parte de uma grande obra de arte.  

Passeios e paradas do cruzeiro Australis

Os dois navios que fazem essa travessia, entre Punta Arenas e Ushuaia, por seus canais, são lindos e pequenos, o que torna a viagem ainda mais proveitosa. São preparados para enfrentar as condições adversas dessa região com conforto e segurança.


Um dos pontos altos dessa viagem, é que a experiência não se concentra apenas dentro do navio. Há duas saídas ao longo de cada um dos dias, para vivenciar uma diferente paisagem, uma diferente atmosfera. 

Seja um glaciar, uma pinguineira, uma ilha com elefantes marinhos. E sempre temos uma lancha, para permitir que nos aproximemos do atrativo em questão. Sem falar nas delícias de bebidas e snaks que nos oferecem nesses passeios....

 

Rotas de cruzeiro pela Patagônia

A Patagônia está localizada em um ponto austral da América do Sul. Em sua parte argentina encontramos uma região mais árida, com pastagens e desertos. Já no Chile, temos uma floresta temperada e os famosos fiordes.  

Há diversas possibilidades de roteiro para se explorar a Patagônia. Desde rotas de poucos dias em pontos específicos e até uma “round trip”, que te leva para os pontos locais principais. 

 

Patagônia Argentina 

A maior parte da Patagônia se encontra na Argentina. É lá que há também um maior número de cidades, o que consequentemente fez com que essa parte fosse mais visitada e explorada. A região é composta pela Terra do Fogo, Rio Negro, Santa Cruz, Chubut, e Neuquén. 

Um dos seus principais pontos turísticos é a cidade de Ushuaia, mais conhecida como a cidade “ do fim do mundo ”, por se localizar no extremo austral da América do Sul.   

 

Patagônia Chilena 

A Patagônia Chilena, apesar de não ser tão grande quanto a Argentina, não deixa nada a desejar. A sua área tem cerca de 240 mil quilômetros quadrados de superfície, que vão de Puerto Montt até Punta Arenas. 

Punta Arenas é um dos pontos principais do país, a porta de entrada ou saída dos navios de cruzeiros.

 

Pelo caminho do mar

 

Canal de Beagle 

O Canal Beagle é o grande divisor imaginário de águas que separa a Argentina do Chile. Navegar em seu lindo trajeto é sentir os movimentos das águas argentinas, e ao mesmo tempo, observar as montanhas chilenas do canal. 

 

Seno Agostini

É um fiorde que separa dois braços do coração da Cordilheira Darwin,

o Cordón Navarro no sudoeste e o Monte Buckland no nordeste. Localizado na Terra do Fogo, um lugar de uma beleza espetacular, onde se pode apreciar os glaciares que descem da montanha, alguns deles chegando até ao mar.

 

Estreito de Magalhães

O Estreito de Magalhães é um canal de água que conecta os dois grandes oceanos do planeta, e ao mesmo tempo separa duas terras. A sua passagem é navegável e tem cerca de 600 km de extensão, onde há o encontro dos Oceanos Atlântico e Pacífico.   

A origem do nome foi em homenagem ao navegador europeu Fernão de Magalhães, que tinha como sonho, descobrir uma rota marítima até a Índia, e com isso provar que a Terra era redonda. 

Locais importantes de parada 

 

Cabo Horn 

O Cabo Horn é um promontório quase vertical de 425 metros de altura, que foi descoberto em 1.616 pela expedição comercial holandesa organizada por Isaac Lê Maire e comandada pelo capitão Wilhem Schouten. 

Ápice do encontro dos Oceanos Atlântico e Pacífico, e onde está o último pedaço de terra no extremo austral da América do Sul, antes de chegar à Antártica.

 

Baia Wulaia

É um local histórico, que já foi sede dos nativos Yamanas mais extensos da região, onde hoje pode se encontrar assentamentos indígenas.

O lugar é de uma beleza impressionante, com uma geografia e vegetação super preservada. 

 

Ilha Magdalena

A pequena Ilha de Magdalena é o apaixonante lar de uma grande colônia de pingüins magalhanicos. São mais de 120.000 pinguins em diferentes estágios de desenvolvimento.

 

Punta Arenas

É a cidade e capital do Chile, fundada há 170 anos, local de grande importância para o turismo de cruzeiros. Além de todos os seus edifícios e monumentos históricos.

 

Ushuaia

É uma cidade pequena, porém bem conhecida da Argentina, que já vem sendo habitada há milhares de anos pelos povos indígenas, inclusive é de onde se origina o seu nome. 

A cidade mais austral do planeta, onde se encontram rios e lagos de água cristalina, pinguins, lobos-marinhos, e muitas espécies de pássaros. 

 

Quando viajar - Época do ano 

A melhor época para viajar pela Patagônia é sem dúvida de novembro à março. Preferencialmente mais próximo do verão, quando os dias estão mais longos e o clima menos frio. É quando se consegue aproveitar melhor as paradas do navio.

Já nas épocas de meia estação, como primavera e outono, haverá mais frio, por outro lado é o momento em que os valores caem e ainda é possível desfrutar dos atrativos da região. 

No inverno normalmente não acontecem as viagens de cruzeiros, por conta do frio extremo e o gelo no local. Por essas limitações, programe-se para viajar em outra época do ano.
 

Viaje com a Freeway

A Freeway gostaria de te convidar para embarcar nessa aventura com a gente.

Que tal cruzar os limites do Oceano Atlântico e Pacífico, em direção à paisagens repletas de gelo e montanha? Navegue pelo fim do mundo!

Os seus batimentos irão acelerar de tanta adrenalina e alegria com esse ponto Austral.