Blog

Ecoturismo: O Que é, Práticas e Melhores Destinos do Brasil

O ecoturismo ou turismo de natureza é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista, promovendo o bem-estar das populações.

A Freeway Viagens é pioneira do ecoturismo no Brasil e como essa é uma das nossas especialidade há mais de 30 décadas, vamos compartilhar várias dicas e informações importantes com você.

O que é o ecoturismo?

O ecoturismo é o simples ato consciente durante todo o processo e realização de uma viagem, ou seja, é saber utilizar de forma mais sustentável uma atividade turística, cuidando e preservando de tal patrimônio natural e cultural.

Tem como base uma maior conexão e interação com a natureza, aproveitando deste meio para explorar maiores aprendizados e conhecimento, sempre protegendo as áreas em que essas vivências acontecem.

Como deve ser praticado o ecoturismo?

A idéia central é despertar uma maior consciência sobre o turismo e sobre a relação do ser humano com a natureza, conduzindo assim, o visitante a se integrar mais profundamente com o meio ambiente e com a comunidade local. 

Isso além de gerar experiências mais verdadeiras, harmoniosas e enriquecedoras para o turista, gera também um maior fortalecimento e valorização da comunidade e todo o seu bioma. 

A prática do ecoturismo começa desde a escolha do seu local de viagem, a empresa com quem você irá viajar, o hotel em que vai se hospedar, a observação da proposta do roteiro, respeito com a cultura e diversidade local quando chegar, auto-responsabilidade com o seu próprio lixo, assim como não recolher nada da natureza e respeitar a vida dos animais. 

O ecoturismo é observar como você pode aproveitar da conexão com a natureza, sem gerar impacto no meio ambiente. Aliás, pelo contrário, muitas vezes são fomentadas ações de preservação junto às atividades turísticas.

Assim como os moradores dos locais visitados, que podem se beneficiar financeiramente do turismo ao invés de atividades exploratórias. 

Quais são os princípios do ecoturismo?

  • Diminuir o impacto das visitas nos locais 

  • Criar respeito, consciência ambiental, e práticas culturais

  • Proporcionar experiências positivas tanto para os visitantes, como para os anfitriões 

  • Utilizar da ajuda financeira para a conservação ambiental

  • Fortalecer os povos locais financeiramente e culturalmente

  • Conscientizar os turistas sobre o clima ambiental, social, e político do país 

 

Um das frases associadas ao ecoturismo, que vemos espalhadas em placas de praias, trilhas e cachoeiras é a clássica: 

"Da natureza nada se tira a não ser fotos.

Nada se deixa a não ser pegadas.

Nada se leva a não ser recordações".

 

Desenvolvimento Sustentável

O ecoturismo está em sintonia com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Apesar das grandes operadoras de viagem estarem nos centros urbanos, diversas regiões de natureza, pequenas vilas e cidades remotas são impactadas com a geração de milhares de empregos. 
 
Por isso, o ecoturismo além de cumprir o papel social de levar renda para zonas pouco desenvolvidas, propicia que essas mesmas regiões cresçam promovendo a preservação do meio ambiente. 
 
Hoje temos um embate crescente entre as políticas públicas para conter o desmatamento em vários lugares do Brasil. Regiões de interesse da pecuária, monocultura e mineração. Muitos desses lugares estão repletos de atrativos e belezas naturais. O ecoturismo é sempre uma alternativa para garantir a preservação da natureza, sem deixar de lado o desenvolvimento econômico.
 
Com certeza, o ecoturismo será cada vez mais uma tendência para um futuro próspero e alinhado à regeneração do planeta.
 
Dentro do mercado de turismo, continua crescendo ano após ano e as viagens de natureza podem representar em breve a maior parte das buscas para quem quer viajar. 


 
Banho de Floresta - uma prática de saúde e ecoturismo

O Banho de Floresta, conhecido como Shinrin-Yoku, é uma iniciativa do governo japonês para promover a saúde pública e encorajar as pessoas a fazerem imersões na natureza.
 
Essa prática se espalhou pelo mundo e hoje sabemos dos inúmeros benefícios para o nosso organismo ao passar algumas horas em uma floresta. 
 
A proposta é conectar o ser humano a uma verdadeira experiência com os seus 5 sentidos. A exposição aos aromas naturais das plantas, os fitonócitos, melhora consideravelmente o desempenho do sistema imunológico. 
 
Sabe-se que o Banho de Floresta aumenta a produção de linfócitos NK, as chamadas células killer, responsáveis por combater microorganismos invasores.
 
Descobriram, através de vários ensaios, que a permanência, por algumas horas, das pessoas nos bosques, trazia um aumento do número de células killers nestas pessoas.
 
Os cientistas foram além, para tentar descobrir o que causava este aumento de células killers nas pessoas que tinham contato com a floresta, os bosques, o verde.
 
E descobriram que o que provocava este efeito eram as moléculas dos óleos essenciais exaladas pelas folhas das árvores. 
 
O aumento das células de defesa, do sistema imunológico, também ajuda a combater doenças crônicas, diabetes, hipertensão, câncer, depressão, síndrome de burnout, entre outras. 
 
Mais um excelente motivo para mantermos as nossas matas preservadas, a nossa saúde agradece. 

Quais são as principais atividades praticadas no ecoturismo?

ecoturismo quais principais atividades

Tirolesa

A tirolesa é uma prática realizada por meio de instrumentos, como cordas, cabos, e  roldanas, que ficam presas em duas extremidades. O participante é levado de um lado para o outro, sobrevoando assim o terreno escolhido. 

Essa é uma atividade que quase não exige esforço físico, mas instrumentos preparados e bem presos. Apesar disso, proporciona com certeza muita aventura e adrenalina

Arvorismo

O arvorismo é uma prática que também é feita nas alturas, mas que demanda um pouco mais do praticante. Tem como objetivo fazer a travessia, normalmente caminhando, de um ponto ao outro. 

Essa é uma atividade feita entre árvores, explorando novos ângulos e olhares da natureza. Há 3 modalidades de arvorismo;

  • Arvorismo Contemplativo: é o mais tranquilo entre os 3, a sua estrutura já é feita com plataformas maiores, proteções laterais, e com um grau de dificuldade bem menor, sendo mais indicado para quem quer mais desfrutar a vista e observar a natureza.  

  • Arvorismo Técnico: foi desenvolvido nos anos 80, com a necessidade dos pesquisadores, cientistas, em estudar os comportamentos das espécies, e coletar amostrar para o aprofundamento das pesquisas

  • Arvorismo Acrobático: nasceu do arvorismo técnico, com o objetivo de diversão, aventura, e desafio. Nessa modalidade, o grau de dificuldade é mais elevado, sendo mais indicado para pessoas que já tem alguma experiência, equilíbrio e coordenação.

Observação de aves

ecoturismo observacao aves

A observação de aves, ou o birdwatching como também é chamado, é uma atividade sustentável, considerada também um hobby, que pode ser praticada por qualquer pessoa, desde crianças a idosos. 

 O objetivo é a observação das diferentes espécies de aves, de uma forma que crie nenhuma interferência no meio ambiente. Essa atividade nasceu quando o homem começou a se interessar por outras formas de vida na terra. 

No Brasil essa prática chegou mais recentemente, trazendo consigo vários benefícios para a vida do ser, como um turismo mais responsável, o desenvolvimento de novos dados, a educação ambiental entre o turista e uma comunidade, assim como, a geração de renda e a valorização do ambiente local.   

Cicloturismo

O cicloturismo é basicamente a união do ciclismo, com o turismo, tendo como objetivo o prazer de pedalar e conhecer novos lugares ao mesmo tempo. 

Essa prática é levada bem a sério na Europa, tendo vias exclusivas para procura conhecer os países dessa forma, um grande contraste da realidade no Brasil, que ainda não é muito respeitada. 

Uma forma bem saudável, ecológica, e, além de tudo, econômica de se viajar, precisando apenas de algumas precauções e cuidados, como a procura de uma bicicleta forte, confortável, e preparada para esse tipo de atividade, além dos acessórios de segurança para o condutor, como capacetes, luvas, e lanternas.

Trekking

ecoturismo trekking

O trekking é uma atividade baseada no ato de caminhar. A palavra vem de origem sul-africana, que tem como significado o “ trilhar ”. 

O que o difere da caminhada, é que ele é feito normalmente ao ar livre, nas montanhas, matas, florestas, cachoeiras e sempre com um grau maior de dificuldade do que uma simples trilha. 

Sendo em geral percursos mais longos, onde se muda de um lugar para o outro, durante mais de um dia, precisando dormir pelo caminho, em abrigos e tendas, como um peregrino. 

Parapente e Asa-delta

O parapente e a asa-delta são duas atividades de voo livre e radical, que tem em si uma mesma essência em sua natureza, mas com algumas diferenças bem consideráveis na prática. 

Asa-delta tem seu nome de origem na palavra grega delta, que com sua semelhança, tem o formato de um triângulo, assim como a sua aeronave. 

A grande curiosidade é que ela foi desenvolvida por Francis Rogallo, um engenheiro da NASA, que tinha como objetivo, criar um método para voltar a Terra, de alguma espaçonave. Mais tarde, a sua idéia foi reutilizada e adaptada para o esporte radical, que hoje em dia é feito por milhares de pessoas.

A sua prática consiste em voar centenas de quilômetros velejando entre as correntes de ar, subindo até a base das nuvens, é de extrema diversão e desafio físico e mental.  

O Parapente tem muitas semelhanças também com o paraquedas, e foi criado na França, no ano de 1978, para assim servir de treino aos paraquedistas, com o objetivo de obter precisão na hora de aterrissagem. 

A diferença é que o parapentista tem um voo mais dinâmico, com o piloto controlando a sua direção e altura, em contato com as correntes de ar, podendo se manter no ar por longos períodos.

Canoagem

ecoturismo canoagem

A canoagem surgiu na Groenlândia, em uma época em que as canoas eram utilizadas como formas de trabalho, mais especificamente, para a pesca. 

A origem da canoa vem dos nativos norte-americanos, tendo origem na palavra kenu, que tem significa, o tronco de uma árvore. 

É uma atividade praticada com o caiaque ou a canoa, e é considerada um dos principais esportes olímpicos, onde inclusive teve o seu ponto de largada pela primeira vez, em 1936. 

Há várias modalidades diferentes no esporte, dentre elas, a Canoagem Oceânica, o Caiaque-Pólo, Canoagem Slalom, Freestyle. 

A Canoagem Turismo por exemplo, já não tem o foco competitivo, e sim a reaproximação do homem com a natureza, traz inclusive ótimos benefícios na vida daqueles que o praticam.

Canyoning

ecoturismo canyoning

Créditos da imagem: CSG Raft Gear Ltd.

O Canyoning ou o Canionismo teve origem na Europa, no ano de 1970. Esse esporte consiste na exploração de um ambiente, como rios, cachoeiras e canyons

É uma atividade que precisa da utilização de alguns equipamentos e técnicas, por estar um contato direto com a natureza. Essa prática tem como objetivo a interferência mínima possível no meio ambiente, o que traz a sensação de aventura, liberdade, e diversão. 

No Brasil há vários lugares abertos para esse tipo de esporte, como a Chapada dos Veadeiros e a Chapada Diamantina.

Rafting

O Rafting tem a sua primeira história registrada no ano de 1869, quando houve a primeira expedição no Rio Colorado, nos Estados Unidos. A sua origem vem da palavra raft, que significa balsa.

Esse é um esporte radical, feito com botes infláveis de borracha, descendo as corredeiras de rios. Normalmente são de cinco a oito pessoas por bote, sendo extremamente essencial a conexão e o trabalho em equipe.

Há diversos níveis de dificuldade no rafting, sempre dependendo do volume da água do local escolhido, assim como, as pedras, as quedas d’água, as corredeiras, os seus planaltos, montanhas, dentre outras observações a serem analisadas. 

O mais conhecido e procurado é a modalidade de rafting comercial, que proporciona experiências incríveis para quem quer ter esse primeiro contato, conhecer uma nova região e estar em uma grande aventura pela natureza. 

Turismo Geológico

O Turismo Geológico é a atividade mais recente praticada dentre todos os outros tipos de turismo de natureza. O seu conceito inclusive se encontra em um movimento construtivo, mas tendo como base o privilégio de se conectar com as características geográficas naturais de um local.

A idéia é ir além do lazer, e sim gerar uma maior conscientização sobre a importância dos elementos naturais e toda a sua preservação. Com isso, ter um recurso mais informativo, explicando toda a história geológica do local, assim como a sua evolução ao longo do tempo.

Essa atividade normalmente é praticada com visitação em cavernas, montanhas, grutas, e solos. No Brasil, alguns dos destinos que já vem utilizando dessa ferramenta, é em Fernando de Noronha e a Chapada Diamantina.  

Melhores destinos de ecoturismo no Brasil

O Brasil tem vários destinos que proporcionam verdadeiras aventuras de ecoturismo, contato com a natureza, relaxamento e aprendizado. 

A Freeway foi pioneira no ecoturismo de diversos paraísos naturais nacionais e lista aqui alguns destinos para você curtir esse contato com o meio ambiente:

Chapada dos Veadeiros (GO)

ecoturismo chapada dos veadeiros

A Chapada dos Veadeiros tem o incrível dom de encantar a todos que a visitam, um autêntico destino de ecoturismo. São belíssimas paisagens, rios de águas límpidas e cristalinas e natureza intocada. 

Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco, Veadeiros é um verdadeiro berço de águas, pois de seus paredões brotam os rios que formam as principais bacias da América do Sul. 

É um destino que encanta turistas do mundo todo: o cerrado entrecortado por rios, cachoeiras e montes é convite irresistível a banhos, trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta. 

Se destacam os passeios pelas cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vale da Lua, Catarata dos Couros, Almécegas, Santa Bárbara e Macaquinhos.

Confira nossos pacotes para a Chapada dos Veadeiros!

Fernando de Noronha (PE)

Praias de águas cristalinas, falésias, enseadas e baías. Morros, pontas, rochedos, grutas, cachoeiras, mirantes, corais, áreas próprias para mergulho submarino e trilhas. Morada de espécies raras, área de rigorosa preservação ambiental, marco zero de poluição mundial. Tudo isso é Fernando de Noronha.

São 21 ilhas distribuídas em 26 quilômetros quadrados. Não pára aí, tem mais: monumentos históricos, a culinária à base de frutos do mar, artesanato, trabalhos dos artistas plásticos locais, histórias e costumes dos nativos. 

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, Fernando de Noronha desafia o nosso dicionário a encontrar palavras capazes de descrever toda a sua beleza. Paraíso? Exuberante? Talvez mais do que isso… 

A Freeway ajudou a construir o turismo em Fernando de Noronha, fazendo os primeiros grupos para conhecer a ilha e ajudando a estruturar as primeiras pousadas.Quer programar um roteiro para Fernando de Noronha, com praias, passeio de barco, mergulho? 

Veja roteiros da Freeway para Fernando de Noronha!

Chapada Diamantina (BA)

ecoturismo chapada diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é detentor da  mais qualitativa amostra da natureza de nosso país: montanhas, vales, desfiladeiros, cavernas, grutas, serras, rios, lagos, nascentes, piscinas naturais, cachoeiras, canyons e uma fauna das mais variadas. 

Uma pitadinha da ambientação: paredões rochosos erguidos sobre mata atlântica, cerrado e caatinga. Não há como eleger sua paisagem mais bonita sem cometer injustiça, tamanha fartura de atrações e cenários naturais. 

Os casarões do período colonial, que marcaram a fase histórica de exploração dos diamantes são itens importantes neste visual. Um sonho que virou realidade no coração da Bahia.

Quer conhecer esse sonho? Veja os nossos roteiros para a Chapada Diamantina!

Bonito (MS)

ecoturismo bonito

Ser o Paraíso das Águas define com muita fidelidade e exuberância o que é a cidade de Bonito. O apelido famoso lhe cai muito bem. É inacreditável a cor azul que compõe os rios e nascentes desta localidade situada na Serra da Bodoquena, centro e coração de nosso país. 

Por conta da imensa quantidade de calcário presente no solo, as águas destes rios passam por uma verdadeira filtragem natural e as impurezas depositam-se no fundo dos leitos. O resultado é a absoluta transparência das águas, para o nosso deleite e encantamento

Bonito é rica em cavernas e cachoeiras e apresenta inúmeras atrações para viajantes de todos os gostos e idades.  Destacam-se a Gruta do Lago Azul, uma formação calcária e esverdeada que abriga o Lago Azul a 100 metros abaixo da terra; ou a descida do Rio Olho D'Água até o Rio da Prata, que proporciona um mergulho extraordinário em águas cristalinas e repletas de peixes. 

O Bote no Rio Formoso dá um toque de aventura e é a oportunidade de nos impressionarmos com a vegetação e a fauna às suas margens. É aqui que temos encontro marcado com os macacos, os tucanos e as araras. Bonito? Sem falsas modéstias...é Lindíssimo!

Programe-se para viajar para Bonito com a Freeway!

Alter do Chão (PA)

ecoturismo alter chao

A melhor praia do Brasi! Quem afirma é o respeitado jornal inglês The Guardian. E o mais incrível é que Alter do Chão nem fica perto do mar... 

É uma autêntica e verdadeira praia de água doce! Alter do Chão nos brinda com praias que assombram pela beleza, nos oferece a Ilha do Amor, o  Lago Verde, a Floresta Amazônica, o rio Tapajós com sua cor verde-azulada, muito cristalina. 

Alter do Chão são transparências em um contínuo degradê de cores, do verde denso das florestas que encantam, ao azul mais vivo do céu e da água.

Uma verdadeira experiência de ecoturismo, que se soma às vivências com os moradores locais, povos indígenas e a navegação por suas águas.

Vamos para Alter do Chão com a Freeway? Então veja o nosso roteiro!

Jalapão (TO)

ecoturismo jalapao

Jalapão tem atraído cada vez mais olhares para a sua imensidão paradisíaca. Chamado muitas vezes de “deserto do Jalapão”, é na realidade um complexo de oásis. Pois apresenta nascentes, córregos, fervedouros, corredeiras e cachoeiras com belezas impressionantes.

Um dos grandes tesouros do Tocantins, destino perfeito para quem busca a pura conexão com a natureza. Com uma flora e fauna que surpreendem e provam o porquê do Jalapão ser essa imensidão cada vez mais atraente aos olhares externos.

Vem viajar para o Jalapão com a Freeway!

Itacaré (BA)

Itacaré, o paraíso baiano. Apenas um dos mais lindos destinos que o nosso país apresenta.  São praias à altura de serem enquadradas como as mais belas do mundo. Todas elas rodeadas por mata atlântica, muita natureza, sol dos melhores e muita atividade deliciosa ao ar livre. 

Por lá encontramos trilhas, cachoeiras, praias praticamente virgens e paisagens de tirar o fôlego. As principais praias são acessadas apenas por trilhas, o que significa um seguro para manter-se intacta a vegetação e as características típicas do lugar.  

Resultado: muito sossego e muita curtição em meio a um cenário perfeito de ecoturismo. 14 praias para você aproveitar.

Viaje para Itacaré com a Freeway! Confira nossos roteiros!

Amazônia (AM)

ecoturismo amazonia

A Floresta Amazônica é um autêntico paraíso selvagem, que nos revela hoje como foi a vida nos primórdios de nosso planeta. A selva densa, fechada, ainda intocada em sua maior parte, abriga fauna e flora riquíssimas, verdadeiramente únicas no mundo. 

Toda esta biodiversidade é representada por incontáveis espécies de mamíferos e mais de 250 tipos  de aves, além de jacarés, tartarugas, cobras, rãs e peixes. Um espetáculo à parte fica por conta dos inúmeros rios, alguns de dimensões oceânicas, que desdobram-se em igarapés, corredeiras e formam bancos de areia e praias fluviais

Talvez por tudo isso é que a Floresta Amazônica sempre foi palco de lendas e mistérios capazes de contagiar desde os ribeirinhos até os estrangeiros que a visitam, curiosos. 

Você está preparado para fazer caminhadas ecológicas, conhecer a cultura ribeirinha, aldeias indígenas e entrar em contato com  a fauna e a flora amazônica? 

Veja os nossos pacotes de viagem para a Amazônia. Garanta o seu!

Jericoacoara (CE)

Feche os olhos e imagine só o visual: dunas de areia clara, mar calmo, lagoas de águas cristalinas e pedras esculturais. Agora complete o quadro com o nome desta maravilha de cenário: Jericoacoara. Mais conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum. 

A vila de Jeri conserva suas ruas ainda de areia, iluminadas pela energia dos estabelecimentos, tornando o lugar especial com suas belezas naturais, sofisticações e acima de tudo, sem perder o jeito nativo do vilarejo. 

Prepare-se para desfrutar de muito charme, conforto e bom atendimento. Não esqueça, também, do lindo pôr do sol

Vamos para Jericoacoara? Veja nossos roteiros!

Lençóis Maranhenses (MA)

ecoturismo lencois maranhenses

Único em todo o mundo: dunas e lagoas que se estendem por 155 mil hectares. Cenário de tela de cinema, de arrancar suspiros, por mais exigente que seja a platéia. As dunas, rios, lagoas, praias e manguezais formam um dos mais atraentes complexos turísticos de nosso país, onde a diversão é garantida para quem aprecia sol, mar, praia e contato com belezas naturais. 

Trata-se de sucessão infindável de imensas dunas entremeadas por centenas de lagoas de água morna e cristalina. Uma mescla sem igual de deserto e água, uma mistura de encantamento e celebração à face mais linda da Terra. 

Nós, da Freeway, te conduzimos com muita simpatia e muito mimo pelos recantos mais lindos e aprazíveis. Através de nossos mais experimentados guias, frutos genuínos de terras encantadas como as dos Lençóis do Maranhão. 

Confira as nossas viagens para Lençóis Maranhenses!

Foz do Iguaçu (PR)

ecoturismo foz iguacu

Não é sem razão que milhares de pessoas visitam as Cataratas do Iguaçu todos os dias. O lugar é simplesmente deslumbrante, o volume de água é de tirar o fôlego e deixar a todos sem palavras suficientes para descrever o que se sente ali. 

É realmente uma maravilha da natureza, provavelmente uma das maiores do mundo. Definitivamente um dos visuais mais espetaculares que existem em nosso planeta. Pronto para encarar a tríplice fronteira e contemplar esse espetáculo da natureza? 

Veja nossos pacotes para Foz do Iguaçu!

Chapada das Mesas (MA)

Localizado no sul do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas  é a melhor receita para aliviar o estresse e se divertir muito: basta juntar o contato intenso da natureza local e a tranquilidade das cidades da região. Remédio mais eficaz, impossível!  

As árvores retorcidas e os paredões de rochas de arenito revelam um cenário que pode ser convertido  em números: são 89 cachoeiras, mais de 400 nascentes de águas cristalinas, em uma das regiões mais deslumbrantes  do país, entre os municípios de Riachão, Carolina e Estreito. 

A vegetação brota em lugares improváveis, e o esplendor deste paraíso se mostra todo na água azul cristalina como a cor do céu. E tudo isto acontece durante  o ano inteiro. Uma autêntica dádiva. Bora para o espetacular sul do Maranhão?

Confira os nossos roteiros para a Chapada das Mesas!

Serra da Capivara (PI)

ecoturismo serra capivara

Vamos fazer juntos uma verdadeira viagem às origens da civilização na América: o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Unesco, é detentor de uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, e de uma enorme concentração de arte rupestre pré-histórica, com pinturas que têm entre 6 mil e 12 mil anos.

Os guias especialmente treinados nos ajudam a entender os significados dos desenhos. É fascinante imaginar há quantos milhares de anos essas pinturas foram feitas e o quanto foram tão bem conservadas pela natureza, através dos tempos. Um verdadeiro tesouro!

Veja nossos roteiros para a Serra da Capivara!

Ilhabela (SP)

ecoturismo ilhabela

Muito forte no ecoturismo, a ilha paulista possui mais de 70 praias, centenas de cachoeiras e muita mata atlântica preservada

Dá para a cada dia do ano escolher uma cachoeira diferente para trilhar, observar diversas espécies de aves, isso sem falar do mar, que confere inúmeros atrativos naturais.

Itatiaia (RJ)

Itatiaia, no Rio de Janeiro abriga o famoso e pioneiro em preservação, Parque Nacional do Itatiaia. São mais de 300 mil metros de área florestal, que encanta quem o desbrava.

Alpinismo, escalada, montanhismo e ciclismo são alguns dos esportes procurados por quem se aventura pelo grande Itatiaia.

Praia da Pipa (RN)

ecoturismo praia da pipa

Pipa reúne infraestrutura para o turismo, atmosfera descontraída de sossego e diversos atrativos de ecoturismo. Passeios de barco, caiaque, trilhas, surfe e diversas opções gastronômicas.

A Praia da Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, o nome indígena que significa "entre duas águas" - que é cercada pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. 

Confira as viagens da Freeway para a Praia da Pipa!

Gruta da Lagoa Azul, Nobres (MT)

ecoturismo gruta lagoa azul

Nobres, no Mato Grosso é uma bela região que merece uma visita. Próxima de Cuiabá e repleta de águas azuis cristalinas.

Território habitado inicialmente por povos indígenas e de passagem do movimento garimpeiro há séculos atrás. A região é rica elementos de carbonato de cálcio e magnésio, o que oferece o belo tom transparente das águas.

Chapada dos Guimarães (MT)

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães abriga milhares de nascentes dos principais rios que desaguam no Pantanal. Cachoeiras, riachos, formações rochosas com uma natureza que encanta os nossos olhos.

Prepare-se para passeios de barco, caminhadas, cavalo e excelentes vistas para o pôr do sol. Vale a pena se planejar para uma viagem para essa belíssima Chapada.

Programe a sua viagem para a Chapada dos Guimarães!

Conceição do Ibitipoca (MG)

ecoturismo conceicao ibitipoca

Ibitipoca é um termo de origem tupi, que significa “montanha estourada”. O parque é maravilhoso e tem no Pico da Lombado, o seu ponto mais alto. 

Janela do Céu, Cachoeirinha, Pico do Pião, Cruzeiro, Lago dos Espelhos, Cachoeira dos Macacos e Cachoeira da Pedra Quadrada são alguns dos atrativos que você pode encontrar em Ibitipoca. Natureza incrível, lugar para se desconectar e encontrar o ecoturismo.

Aparados da Serra (SC)

Um conjunto de cânions com as maiores diversas vertentes de águas cristalinas, mas também as menores temperaturas do país.

Prepare-se para encontrar uma mata atlântica preservada, onde é possível contemplar diversos animais silvestres. Vamos relembrar a vida dos tropeiros que desbravaram as terras gaúchas na natureza mais refrescante desse Brasil.

Confira os nossos pacotes para Aparados da Serra!

Pantanal (MT/MS)

ecoturismo pantanal

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo. É lá que a vida explode e colore as matas, os rios e os lagos com os tons multicoloridos de todos os tipos de animais. Impossível não vibrar e deixar-se seduzir por uma das variadas concentrações de fauna selvagem do planeta: uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras e outros animais compõem um cenário fascinante, presente maior que a natureza nos deu. 

E a melhor forma possível de vivenciá-la é com um programa especial em uma típica fazenda pantaneira, com cavalgadas, caminhadas e safáris fotográficos de barco. Coroando tudo, a típica e imperdível gastronomia pantaneira. 

Veja só as nossas opções de viagem para o Pantanal!

Alto Caparaó (MG)

ecoturismo alto caparao

Alto Caparaó, região das belezas naturais, destino completo para o ecoturismo para Vivenciar suas belas montanhas, sentir o ar puro, o clima agradável e banhar-se nas águas cristalinas e geladas. 

O Parque Nacional do Caparaó merece uma visita por seus cumes, picos e cachoeiras. Prepare-se para encontrar a essência da Mata Atlântica.

Brotas (SP)

No meio do Estado de São Paulo também tem opções completas para o ecoturismo. É isso que você encontrará em Brotas, com bacias hidrográficas e formações privilegiadas para curtir cachoeira, rafting, rapel, arvorismo e tirolesa.

Uma excelente opção de viagem curta para quem é de São Paulo passar o final de semana e se deliciar na natureza. 

Canela (RS)

ecoturismo canela

Canela não é só para quem quer curtir sua acolhedora cidade no frio, mas também para os buscadores de aventura. Pois apresenta uma beleza natural formada por cachoeiras, rios, montanhas e é cenário perfeito de esportes de ecoturismo. 

Trekking, rafting, rapel, arvorismo, tirolesa, trenó são algumas formas de curtir a região. Quem quer apenas desfrutar da natureza, as dicas são as cavalgadas e as caminhadas em meio às trilhas dos parques que circundam a cidade.

Florianópolis (SC)

Das grandes capitais brasileiras, Florianópolis é uma das queridinhas para quem curte natureza. Praias paradisíacas e opções para todo tipo de público. 

A costa da ilha é diversificada, com movimentos badalados e praias tranquilas. A diversão é garantida, seja no mar, voo livre e na terra.

Itaúnas (ES)

ecoturismo itaunas

Distrito de Conceição da Barra, no Espírito Santo, o local abriga sítios arqueológicos, um maravilhoso mar e diversas opções para curtir a natureza. 

O nome de origem tupi, significa pedras negras. Há uma base do Projeto Tamar, que monitora 38 km do litoral e contribuí muito para a preservação das tartarugas marinhas. 

Ilha do Mel (PR)

Um dos lugares mais lindos do litoral paranaense. Caminhar, surfar, bicicleta, são alguns dos atrativos que a ilha oferece aos seus visitantes. 

Vale a pena incluir as praias do Farol e de Fora, visitar a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. 

Morro de São Paulo (BA)

ecoturismo morro sao paulo

A Bahia não cansa de nos surpreender. Esse é mais um dos privilegiados pontos do litoral baiano, na ilha já bem próxima de Salvador.

Há muitos estrangeiros e natureza encantadora. Opção perfeita para quem além de encontrar as águas esverdeadas e quer atrativos disponíveis nas 24 horas do dia.

Os impactos do ecoturismo

A proposta do ecoturismo é gerar impactos positivos em sua região de foco turístico. Sendo assim, há muito que pode ser desenvolvido.

Novas possibilidades de emprego, diversificação da economia regional, melhoria na infra-estrutura de transporte, saneamento, e comunicação impactam os centros urbanos. 

O estímulo ao artesanato local e às manifestações culturais, arrecadação financeira para unidades de conservação, conscientização sobre o equilíbrio do meio ambiente

Ecoturismo no Brasil

O ecoturismo teve o seu surgimento no Brasil ainda nos anos 70, quando os documentários e programas de natureza inspiraram o contato com as matas preservadas. Nessa época a Freeway começava a organizar os primeiros grupos de viagem para vivências e trekkings nas mais belas regiões brasileiras. Uma das primeiras empresas de turismo consciente e já alinhada com esse movimento que vinha acontecendo fora do Brasil.

Na década de 80, surgem os primeiros cursos de guia do país. E o termo ecoturismo começa a chegar para os brasileiros, que percebem que é possível desenvolver uma região turisticamente, sem degradá-la.

É só na década de 90, que o ecoturismo começa a ganhar uma maior visibilidade e valorização, o que impulsionou essa atividade que se encontra em ascensão até os dias atuais. 

Hoje cada vez mais, há um movimento consciente, apesar dos órgãos governamentais, voltado para a preservação ambiental e o equilíbrio social. Respeito à diversidade, respeito aos animais e práticas em prol do equilíbrio do planeta.  

O Brasil é um país realmente muito privilegiado, com toda a sua extensão territorial e a sua imensa riqueza natural. São das mais diversas espécies e biomas diferentes. Tudo isso, possibilita a prática da maioria das modalidades do turismo ecológico, como o trekking, a canoagem, o ciclismo, o rafting e muitos outros.

O Brasil é um dos principais destinos quando o assunto é ecoturismo, recebemos cada vez mais estrangeiros do mundo inteiro. Além dos próprios brasileiros, que em viagens internas, auxiliam e fortalecem cada vez mais a preservação dessas áreas.

Outros destinos para curtir o ecoturismo

Depois de conhecer os melhores dstinos e os impactos que o turismo de natureza pode gerar para determinada região, confira outras dicas de locais para desfrutar desse modelo de turismo consciente:

São Paulo

Iporanga:

ecoturismo sao paulo iporanga

Iporanga é uma típica cidade do interior, que apresenta inúmeras possibilidades e experiências. Está localizada a 325 quilômetros da capital paulista, mais precisamente na região do Vale do Ribeira.

Dentre a diversidade de atrações que a cidade apresenta, está o Petar, como a principal delas. O Petar, ou o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira fica em pleno a Mata Atlântica preservada, com cerca de 35 mil hectares.

O local é cercado por formações rochosas como estalagmites, estalactites, cavernas, cachoeiras, e muito mais.

São José do Barreiro

São José do Barreiro, é um município no leste do estado de São Paulo, na microrregião de Bananal. Um lugar que encanta com a sua tranquilidade e 

natureza, uma ótima opção para passear com a família.

Há a opção de se hospedar em fazendas centenárias, que tem a porta de entrada ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, curtir as áreas verdes, trilhas em meio a mata, cachoeiras, e uma comida caseira feita no fogão a lenha.

São Sebastião

ecoturismo sao paulo sao sebastiao

São Sebastião é uma cidade do litoral, repleta de praias e ilhas, e que preserva ainda alguns núcleos históricos em seu centro. Os seus pontos agradam a todos os grupos, mas principalmente os surfistas, que já tem as suas praias preferidas, como a Maresias, local mais badalado inclusive durante a noite.

A infraestrutura local já é super desenvolvida, as praias já acolhem diversas pousadas, bares, restaurantes e lojas. E sem falar na beleza natural da Mata Atlântica que abraça perfeitamente a Serra do Mar.

Socorro

Socorro se tornou a cidade das aventuras, com os seus mais diversos parques de ecoturismo, e as suas atividades radicais, como o arvorismo, rafting, caminhada, acquaride, bóia-cross, e escalada. 

Uma cidade super acolhedora, e com muitas opções de pousadas. 

Ubatuba

ecoturismo sao paulo ubatuba

Ubatuba se encontra no litoral norte de São Paulo, um lugar que encanta a todos que passam por alí.

São 102 praias diferentes para serem percorridas e curtidas, com águas nos mais diversos tons de verde e azul, ilhas para a prática do mergulho, trilhas, cachoeiras e muita onda para ser surfada.

Há também opções de trekkings, que percorrem praias desertas, costões, rios e ruínas de fazendas, sempre envolvidos pela mata preservada.

Rio de Janeiro

Paraty 

ecoturismo rio de janeiro paraty

Paraty é uma cidade histórica, onde muito do que já foi, ainda se encontra super preservado. Caminhar pelas suas ruas, observar a estrutura de suas casas é uma verdadeira viagem da época colonial.

O seu grande diferencial se encontra em suas mais diversas trilhas abertas por escravos nos séculos 18 e 19, os mergulhos nas ilhas de água cristalina, os ateliês de joias locais lapidadas,e a cultura indígena que pode ser encontrada no conhecido Armazém Paraty.  

Petrópolis 

Petrópolis é uma cidade localizada ao norte do Rio de Janeiro, local onde se encontra o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e os seus mais diversos picos arborizados, com quedas de água, e montanhas. Sem falar nas construções da época do Brasil Império que permeiam todo o centro de Petrópolis.

Visconde de Mauá

ecoturismo visconde de maua

Visconde de Mauá é um povoado do município de Resende, que está a 1.300 metros de altitude. É o ambiente perfeito, e super procurado para as temporadas de inverno, onde inclusive se encontra uma gastronomia de dar água na boca, trutas e fondues são alguns dos pratos que são servidos no alto da natureza exuberante.

Durante o dia, atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, cavalgadas, e as mais diversas trilhas, são algumas das atrações reservadas pela cidade. 

Teresópolis

Teresópolis é uma cidadezinha charmosa e tranquila, que fica a 90 km do Rio de Janeiro. Um local onde a natureza se mescla romanticamente com a vida urbana de quem ali passa. 

Se apaixona quem chega, e não deixa de parar para observar um de seus principais pontos, o Mirante do Soberbo, e todo o seu visual encantador.

Minas Gerais

Gonçalves 

ecoturismo goncalves

Gonçalves é considerada a grande pérola da Serra da Mantiqueira, onde se reúne diversas belezas naturais. Desde cachoeiras de águas cristalinas, rios, a picos que chegam até 2.100 metros de altitude.

Uma cidade do território mineiro, que vem a cada dia que passa encantando mais gente. A gastronomia é um dos principais atrativos da cidade, com várias opções de cafés, restaurantes, pizzarias, padarias, e bares.

Monte Verde

Monte Verde é outra cidadezinha localizada na Serra da Mantiqueira, um lugar que reúne tranquilidade, com os seus hotéis e os serviços de spa, sauna, piscinas, e as mais variadas atividades de aventura e diversão, como os passeios de quadriciclo, tirolesa, arco e flecha, arvorismo, patinação de gelo, dentre outros.

Santa Bárbara

ecoturismo santa barbara

Santa Bárbara é uma das importante cidade histórica de Minas Gerais, por todas as suas histórias do ciclo do ouro. O que gerou diversas atrações turísticas para a cidade, como os passeios pelas belas igrejas históricas, os casarões do período colonial, estação ferroviária, museu e o tradicional mel de Santa Bárbara

Serra da Canastra

O Parque da Serra da Canastra é o lugar ideal para quem gosta de ecoturismo, e o turismo de aventura. É um dos principais parques do Brasil, onde se encontra atrações históricas, como a nascente do Rio São Francisco, e a observação de alguns animais silvestres, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, e o pato mergulhão, que se encontra ameaçado de extinção. 

Há também o famoso Queijo da Canastra, que conta com a experiência de visitação para acompanhar a produção artesanal nas fazendas. Sendo este, um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. 

Serra do Cipó

ecoturismo serra do cipo

A Serra do Cipó é um dos recantos mais bonitos de Minas Gerais, com paisagens encantadoras, em uma natureza que permite o contato com diversas atividades de aventura, como o trekking, ciclismo, rapel, alpinismo, e o rafting. Isso sem falar nas suas grutas, cachoeiras, campos floridos, com as mais diversas espécies de plantas. 

Viaje com a Freeway

ecoturismo conclusao

Agora que você sabe dos principais pontos de ecoturismo no Brasil, programe-se de acordo com o que quer encontrar. Na Freeway temos diversos roteiros e opções de pacotes, que se enquadram no perfil de muitos  tipos de viajante. 

Atuamos em ecoturismo no Brasil desde o início do movimento e queremos mostrar para você as belezas de nosso Brasil, com experiência de quem entende, preserva e pode também oferecer muitos aos locais visitados.

Vamos com a gente conhecer as naturezas incríveis desse Brasil. Confira em nosso site as opções de roteiro com grupos e experiências de viagem!

Ou converse agora mesmo com um de nossos consultores de viagem agora mesmo pelo whatsapp

Mergulhe no ecoturismo. Viaje com a Freeway!