Blog

Etiópia: Roteiro, dicas de viagem e curiosidades sobre o país

 

Aerial view of Addis Ababa — Fotografia de Stock

 

O que há de bom na Etiópia?

Com mais de 120 milhões de habitantes, Etiópia é o segundo país mais populoso do continente africano e faz fronteira com Sudão, Somália, Eritreia e Quênia. Sendo um dos países mais antigos do continente.

 

O país faz parte de uniões internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e União Africana (UA), é também um dos países africanos que tem inúmeros patrimônios mundiais.

 

Sua força econômica está na agricultura, com mais de 70% na agricultura, o país está na lista do top 10 dos maiores produtores de grãos, isso inclui, milho, ervilha, café e vegetais, isso quer dizer quase 50% do PIB. 

 

Já o setor industrial está em expansão na área têxtil, de construção civil e investindo em infraestrutura para produzir energia elétrica em grande escala.

 

Em relação ao turismo, a Etiópia vem crescendo nos últimos anos. Igrejas esculpidas na rocha, parques ecológicos, obeliscos, montanhas, cachoeiras, e magníficas paisagens, sem contar com uma culinária de dar água na boca, tudo isso você pode apreciar neste país maravilhoso que é a Etiópia.

 

Confira o clima e um roteiro incrível que preparamos para sua viagem se tornar Única. 

 

Qual a melhor época para ir à Etiópia?

Isso vai depender de qual estação você vai preferir viajar, no geral recomendamos entre os meses de outubro a maio, neste período há menos chuvas e temperaturas tropicais, somente nos altos das montanhas é que a temperatura cai para 0 C°.

 

As chuvas se concentram de junho a setembro, é importante dizer que na temporada chuvosa, algumas estradas podem ficar bloqueadas o que impossibilita ter o acesso para alguns pontos turísticos. Em contrapartida, se você for para o Sul do país, encontrará as gramas verdejantes, rios cheios e a paisagem mais viçosa.

Como ir do Brasil para Etiópia?

Os voos internacionais têm por destino a capital do país, Addis Ababa. O aeroporto de Bole é o mais importante do país, com opções para passageiros como, lojas e restaurantes, além de encontrar táxis que levam para os hotéis, e caso queira dirigir, lá também tem aluguel de carros disponíveis.

O tempo de viagem pode variar de acordo com a cidade do Brasil que você irá partir, entre 32 a 39 horas.

 

As companhias aéreas que oferecem voos do Brasil para Etiópia são: Ethiopian Airlines, Turkish Airlines, Qatar Airways e Emirates.


 

Como é o clima na Etiópia?

 

Uma das maneiras de evitar imprevistos na viagem é saber as estações, só assim você estará preparado para o clima, usando roupas adequadas e claro, os passeios que dependem de um bom tempo.

 

A primavera acontece de março a maio, e sua temperatura fica entre os 23 C°, no verão que abrange os meses de junho a agosto faz 25 C°, o outono é de setembro a novembro e a média é de 21 C°, e a estação mais fria, o inverno, fica entre dezembro a fevereiro com média de 15 C°


 

O que visitar na Etiópia? Conheça os atrativos



 

Museu Etnológico Nacional da Etiópia

 

Building National museum of Ethiopia — Fotografia de Stock

 

Localizada na capital do país, Addis Ababa, é uma das principais atrações com acervo que mostram a história e cultura das etnias, com artefatos de 3 milhões de anos, incluindo o famoso ósseo de Lucy, sendo um dos fósseis mais antigos humano já descoberto.

 

Parque Nacional do Simien

 

Vista da paisagem do Parque Nacional das Montanhas Simien, no norte da Etiópia — Fotografia de Stock

 

Patrimônio da UNESCO, o parque é cercado por montanhas que chegam a passar de 4 mil metros, os turistas podem apreciar as paisagens através das trilhas, e para explorar o parque há diversidade de vida selvagem como  duiker-vermelho , o lobo-da-etiópia,  Hiena-listrada, aves e outras espécies endêmicas. ótima opção de ecoturismo para incluir no roteiro.


 

Igrejas feitas na rocha

 

As esculturas rupestres de Lalibela na Etiópia — Fotografia de Stock

 

Situado em Adis Abeba, o complexo é composto de 11 igrejas e foi construído entre o século XII e XIII, pelo rei Lalibela. Uma das igrejas mais conhecidas é o templo de São Jorge.

 

Cada igreja corresponde uma rocha esculpida, abaixo do solo, o complexo mede cerca de 800 metros de comprimento e 500 metros de largura, sendo um importante monumento para o cristianismo.


 

Fortaleza de Fasil Ghebbi

 

Fasil Ghebbi é o restos de uma fortaleza-cidade dentro de Gondar, Etiópia — Fotografia de Stock

 

localizada em Gondar, a fortaleza foi idealizada através do imperador Fasilides, com largas e altas paredes, o lugar possui torre de vigilância, pontes e outras construções reais formando assim um complexo, como o Castelo Fasilides, a Igreja de Debre Berhan Selassie, e a Casa de Banhos de Fasilides.


 

Meskel Square

 

Meskel Square - Wikipedia

 

É uma grande área no centro de Addis Ababa, sendo um local de encontro tanto para moradores quanto para os turistas, proporcionando as atividades de esportes, caminhada, piqueniques,  playgrounds, espaços de arte e cultura, e vários restaurantes e cafés ao redor,  além dos eventos culturais que acontecem no local. 


 

 Parque Nacional do Omo

 

Aerial view to Mago National Park, Omo valley, Etiopia — Fotografia de Stock

 

É marcado por rios, cachoeiras, florestas e fauna, onde é realizado safari a pé ou de carro, podendo avistar  elefantes, leões, leopardos, babuínos, gazelas e antílopes,  lá você conhecerá também a cultura de algumas tribos que vivem na localidade.

 

Lago Tana

 

Grande Pelicano Branco.Pelecanus onocrotalus, peixes no Lago Tana, na Etiópia — Fotografia de Stock

 

É o maior lago do país, e é abastecido por mais de 50 rios, o lago é tão extenso que nele contém mais de 30 ilhas, algumas delas com igrejas e mosteiros. Em suas águas contém animais como hipopótamos, crocodilos, macacos e aves.



 

O que comer na Etiópia? Conheça a gastronomia

 

Tiro Ângulo Alto Uma Pessoa Segurando Prato Comida Etíope Com — Fotografia de Stock

 

Descubra as diversidades e sabores da culinária etiope, iremos abordar alguns dos pratos populares do país.

 

  • Injera, um pão de espessura fina muito usado como talher para comer sopas.

 

  • Se você gosta de comida picante, então você precisa experimentar o ensopado  de frango que leva cebola e tomate e que é servido com o injera.

 

  • Uma opção de happy hour são os cubos de carnes chamado de Tibs.

 

  • Se você é vegetariano então a sopa feita de grão-de-bico ou ervilha com alho, é uma boa pedida pra você.

 

  • O que dizer da salada de feijão fava com temperos típicos?

 

  • Para os amantes de doces tem queijo adoçado com mel, massa folhada, nozes e canela, chamado de Baklava. Você também pode experimentar o doce de açúcar mascavo e manteiga conhecido como Gurracha e outros doces.



 

Curiosidades da Etiópia

 

 

Ethiopian flag in the wind — Fotografia de Stock

Cada lugar é marcado por suas características e muitas delas são um tanto peculiares. veremos algumas curiosidades do país do continente africano.

 

Qual a língua que se fala?

 

As línguas predominantes no país são o Amárico e o inglês

 

Qual é a moeda utilizada? 

 

A moeda oficial da Etiópia é o birr etíope (ETB), vale lembrar que a moeda não é aceita em todos os países da África, porém os estabelecimentos aceitam cartões com bandeiras internacionais.

 

Quais as cores da bandeira?

 

Verde, amarelo e vermelho, as cores inspiram outras bandeiras de países africanos

 

Calendário diferente

 

O país tem um calendário com 13 meses, onde 12 são de 30 dias e o último compõe de 5 a 6 dias, sendo assim, o ano começa em 11 de setembro, em anos bissextos.

 

Essas e outras dicas de viagem você confere no site da Freeway viagens!