Blog

Férias e Festas Juninas na Mantiqueira: O que fazer, comidas típicas e um roteiro incrível


 

Com o começo da temporada de inverno e a aproximação das férias as cidades da Mantiqueira se preparam para receber seus visitantes.

Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Gonçalves, Campos do Jordão, são alguns dos vários refúgios nas montanhas da Serra da Mantiqueira preferidos pelos paulistas para essa época do ano.

 

Todas elas se encontram a cerca de 200km de São Paulo, o que significa cerca de três horas de viagem, dependendo de onde você se encontra em São Paulo, com acesso fácil através da via Dutra ou via Ayrton Senna mais via Carvalho Pinto, subindo depois a serra pela rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

 

Cada cidadezinha com suas características únicas .... Há opções para todos ... Famílias, casais, grupos de amigos, solteiros, todos encontrando muitas maneiras de desfrutar das delícias da serra.

 

As estradas são bem servidas de pontos de apoio, como o Graal, o Frango Assado e o Oba, os três na rodovia Carvalho Pinto sentido interior e o Am/Pm Estação, na via Dutra, em Guararema, no Km 179, sentido interior.

 

Na Floriano Rodrigues Pinheiro também há boas paradas para comer um lanche, como o Leite na Pista, onde você encontrará desde sanduíches, panquecas e waffles, até aqueles produtos para levar que vão agradar a todos nesses dias de passeio.

 

A primeira cidade que se chega ao subir a serra de Campos, pegando-se o trevo para o Sul de Minas, é Santo Antônio do Pinhal. Ela fica a 179km de São Paulo.

 

Santo Antônio é uma pequena cidade encravada entre as montanhas, tranquila, e onde o mais gostoso é passear a pé pela sua avenida principal, recheada de lojinhas de artesanato, ateliês de arte, pequenos restaurantes, sorveterias, livrarias, e um comércio geral. 

 

Situada a 1140 metros de altitude, ela se encontra a meia altitude entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

 

Santo Antônio terá festas juninas nos dias 26 e 27 de junho de 2023.

Continuando a viagem a partir de Santo Antônio do Pinhal em direção ao Sul de Minas a próxima cidade é Sapucaí Mirim.

 

O interessante é que você sai do estado de São Paulo, entra em Minas Gerais, onde se encontra Sapucaí Mirim, passa por ela, e logo em seguida vem São Bento do Sapucaí, novamente em São Paulo, nesta pontinha do mapa que avança pelo estado de Minas.

 

Em São Bento do Sapucaí as festas juninas são muito tradicionais e você irá encontrá-las por muitos lados. Uma característica de São Bento é que as ruas e as praças, além das escolas, são palcos para as festas, e a participação da comunidade é maciça.

 

A festa de São Antônio acontece no dia 13 de junho. No dia 3 de junho é realizado o “Arraiá do Coroné”. Esta festa tem lugar na Escola Coronel Ribeiro da Luz, no Centro, a partir das 19h. Com bingo, comidas típicas, brincadeiras, músicas e quadrilha.

 

No dia 9 de junho acontece a tradicional decoração “Tapetes de Corpus Christi”.

E no último dia do mês, 30 de junho, acontece a festa “Arraiá do Nhô Bento”, na Praça de Eventos, no centro de São Bento do Sapucaí.

Confira e confirme:São Bento Sapucaí

 

E para aproveitar bem a região durante o dia o número de passeios e atrações é grande.

Algumas delas são:

 

Passeio à Vinícola Espaço Essenza, em Santo Antônio do Pinhal: 

 

 

Ali a visita começa por um tour guiado por seu sommelier, num passeio que leva os visitantes pelo plantio de todos os ingredientes usados nas harmonizações, onde é explicado um pouco mais sobre o processo que frutifica em cada produto.

 

No final, o chef, responsável pela charcutaria, oferece uma variedade dos artigos produzidos na fazenda, em uma degustação guiada pelo sommelier, harmonizando o saber do processo com o sabor no paladar.

 

No Espaço Essenza você encontra o único Shiraz Rosé com certificação internacional, que recebeu a medalha de prata e bronze no Decanter World Wine Awards pela safra 2020 e 2021 respectivamente, além das medalhas Gran Gold e Gold na Wines of Brazil Awards e prata na International Wine Challenge. Para agendar sua visita: (12) 99687-3643.

 

Passeio ao Parque Amantikir, em Campos do Jordão:

Ele possui mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60.000m²

O Parque Amantikir é fruto da mistura de dois ingredientes: insatisfação e encantamento. Estes ingredientes, aparentemente contraditórios, porém importantíssimos na realização de seus sonhos, foram essenciais na história do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcellos.

 

Nascido em Campos do Jordão e apaixonado pela cidade, após viajar por dezenas de parques e jardins da Europa, Estados Unidos e Canadá, voltava das férias sempre com a sensação de que sua cidade merecia um espaço tão encantador quanto aqueles que visitara. 

 

Parecia-lhe injusto: nem mesmo os proprietários dos jardins, a quem prestava serviços como Dr. Garden, tinham a oportunidade de desfrutar da plenitude de jardins tão belos. Imaginem só: uma florada podia ocorrer em plena segunda-feira e no sábado seguinte nada mais restara para ser apreciado!

 

Essa inquietação foi essencial para germinar a semente de um jardim aberto ao público. Construído numa área que antes abrigara o Haras Serra Azul, o sonho ganhou força através do aporte financeiro de amigos e clientes do Dr. Garden.

No dia 25 de agosto de 2007, nascia o Amantikir.

 

Observação de Aves em São Bento do Sapucaí:

 

Pedro e Rita são dois amantes do birdwatching e especialistas em avistar os pássaros. Criaram algumas rotas que permitem, através de caminhadas gostosas e tranquilas, observar algumas dezenas de aves da região.

Confiram suas rotas: www.rotadasaraucarias.com

 

 

 

Ateliê Ditinho Joana, no Bairro do Quilombo, em São Bento do Sapucaí:

 

Benedito da Silva Santos é o nome de Ditinho Joana, ex – lavrador, nascido em 12 de Março de 1945 no Bairro do Quilombo, em São Bento do Sapucaí na Serra da Mantiqueira.


Iniciou seu trabalho de escultor em 1974 quando encontrou uma raiz com várias formas de bichos como: girafa, gato, cavalo e cachorro. Essa raiz foi a inspiração que o fez começar a esculpir em madeira.


Seu primeiro trabalho foi um padre e um índio feito na luz de lamparina clareado pela sua mãe Maria Joana. Essa escultura permanece até hoje em seu ateliê.


Ditinho Joana tem como principal característica registrar com muita sensibilidade uma parcela representativa do povo brasileiro: a comunidade rural.


Sua primeira exposição foi em 1979 em São Paulo na Avenida Europa onde começou a ser divulgado e neste mesmo ano foi avaliado por Pietro Maria Bardi no MASP e ganhou um espaço para mostrar seu trabalho na Record num programa cultural.


Hoje ainda continua esculpindo com seus três filhos retratando o povo da roça, mas também retrata algumas profissões dos dias atuais, santos, objetos, símbolos, etc.

https://www.atelieditinhojoana.com.br

 

 

Sarau no Hotel Toriba, em Campos do Jordão:

A programação musical do Hotel Toriba, sob a direção artística de Antonio Luiz Barker, acontece todos os dias, exceto domingos, das 19h às 20h30h.

Ela  cuidadosamente preparada para enobrecer essa belíssima arte e presentear os hóspedes com repertórios diversos como: piano clássico, jazz, recital de canto, música lírica, árias de ópera, música brasileira, bossa nova, e muito mais.

Os saraus são abertos também a visitantes, sob consulta, com um ingresso de 50 reais consumíveis no bar / restaurante.

 

Colheita de Lavandas no Sítio Botânica Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí: 

 

 

Com extração de seu óleo essencial e preparação de perfume a partir de sinergias.Um projeto de bem estar, onde a experiência inclui a colheita das plantas aromáticas da estação, sua destilação e extração de seu óleo essencial ... a partir disso os participantes, sob a coordenação da alquimista Solange Magalhães e do perfumista Theo Bibancos, vão preparar, cada um, o seu perfume individual.

 

 

Conheça mais esse trabalho através do instagram: @botanicamantiqueira

 

Todos esses passeios e vivências estão incluídos na viagem Férias e Festas Juninas na Mantiqueira. Saiba mais sobre o roteiro em:

 

 

Essa é a proposta de uma viagem planejada para vivenciar experiências exclusivas e aconchegantes nas montanhas da Mantiqueira no início da temporada.

 

Iniciamos na prosaica cidadezinha de Santo Antônio do Pinhal. Com seu inspirador Bairro dos Mellos, e seu sustentável Espaço Chão, onde iremos almoçar em meio a lindas plantações de flores.

 

A hospedagem será na confortável Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, onde podemos degustar um quitutesco café da tarde no Dona Mariquinha.
 

Começaremos um dia bem cedo com um passeio de avistagem de aves, conduzido por especialistas em birdwatching, e para o qual teremos equipamentos de observação. Imagine-se reconhecendo algumas dezenas de aves!!!

 

Visitaremos e degustaremos vinhos especiais na Vinícola Essenza, em meio a uma paisagem montanhosa linda.



 

 

O pôr-do-sol planejamos assistir do Bauzinho, ícone da Mantiqueira, junto a seu irmão mais velho, o Baú, e que acessaremos através de uma trilha fácil de 10 minutos (com possibilidade de extensão prévia pela floresta, para os amantes de caminhadas).

 

Festejaremos e celebraremos. Com a Festa Junina típica da Serra da Mantiqueira, recheada de tradições locais.  Degustaremos cafés especiais em Santo Antônio, São Bento e Gonçalves. Para celebrar a vida!

 

Adicionamos arte e cultura, visitando o ateliê Nakawe, da Claudia Mattos, em meio à mata, com seu o trabalho de carimbos e pintura em tecido, e conversando com o artesão Ditinho Joana, em seu mundo de esculturas monumentais em troncos caídos. Encerraremos um de nossos dias com sarau musical no icônico e delicioso Hotel Toriba, em Campos do Jordão.

 

 

 

Como uma viagem inspiradora, vamos ainda conhecer um projeto de orgânicos e de qualidade de vida, o Sítio das Araucárias e, para nos planejarmos para o amanhã, conheceremos o terreno do futuro Cohousing Vila Mantiqueira, com seus rios e cachoeiras, no bairro do Quilombo.

 

 

E supra-sumo, teremos a oportunidade de vivenciar um projeto de lavandas e destilação de óleo essencial, participando do processo, colhendo, destilando, e preparando, individualmente, autoralmente, um perfume especial, sob a batuta de um mestre-perfumista!

 

É ou não é uma viagem imperdível?