Blog

Turismo na Guatemala: O que fazer na sua viagem

 

Você já pensou em fazer uma viagem para a terra dos Maias? A envolvente e colorida Guatemala ainda é pouco conhecida para o mundo, ainda mais para nós brasileiros.

Por isso, separamos algumas informações que podem ajudar você a se organizar para viajar para lá. 

A Guatemala é um pequeno, mas belíssimo país da América Central. Faz fronteiras com o México ao Norte e Oeste, a leste com Belize e Honduras e ao Sul com El Salvador

E o melhor de tudo, é banhada tanto pelo Oceano Atlântico, no mar caribenho, quanto pelo Oceano Pacífico

 

A Guatemala é cortada por duas cordilheiras, a Serra do Cuchumatanes e a incrível Serra Madre de Chiapas. 

Por isso, as florestas tropicais de clima quente dão lugar também às belas montanhas, picos e vulcões de mais de 4 mil metros de altitude. 

Como chegar na Guatemala

 

Até então, não há rotas aéreas diretas para lá vindas do Brasil. Geralmente os voos vêm do Panamá, ou Bogotá, na Colômbia. 

O principal aeroporto internacional do país é o La Aurora, que atende a cidade da Guatemala. As companhias aéreas que fazem o percurso que mencionamos anteriormente são a Copa Airlines e a Avianca, respectivamente. 

Há ainda que faça o trajeto vindo de algum ponto dos EUA ou mesmo por terra do México. Mas essa opção só é recomendada caso você tenha aproveitado para conhecer esses países antes.
 

Qual a melhor época para conhecer a Guatemala?

 

A Guatemala é conhecida por ter dois períodos climáticos distintos, o chuvoso e o seco. Ainda que algumas partes do país tenham chuva quase todo o ano. 

O turismo pode ser feito nos dois, mas a recomendação é que se puder optar, preferir o seco, que vai de novembro até abril. 

O período de chuva, por sua vez, abrange principalmente de junho até setembro. Para quem vai nesse período, pode esperar chuvas diárias ao final de todos os dias. O que raramente impossibilita algum passeio

As temperaturas são quentes quase o ano todo, sendo um pouco mais amenas no período seco. Também coincide com a temporada turística do país.

 

O que conhecer na Guatemala? Conheça alguns atrativos



 

Por um lado, belezas naturais, vulcões, lagos de águas azuis, selvas e praias paradisíacas. Por outro, muita história e tradição da cultura Maia. 

 

O Lago Atitlán 

 

É uma das  joias da Guatemala. Considerado por muitos o lago mais bonito do mundo. São impressionantes 130km² de área e muita profundidade.

O visual se complementa com três imponentes vulcões e diversos povoados que ainda preservam sua cultura maia. 

Muitos locais ainda se vestem de forma tradicional. São ricos em cultura, artesanatos, tecelagem e cerâmica. 

 

Chichicastenango

É uma cidade que recomendamos conhecer. Cercada por montanhas, localizadas a 2000m de altitude. 

Apelidada carinhosamente de “Chichi” por turistas e locais, é uma mistura inconfundível da presença dos colonizadores espanhóis e da cultura maia oriunda de diferentes regiões que celebram suas tradições. 

Às quintas feiras e aos domingos, tem um famoso " Mercado Indígena", onde vendem de tudo: ervas, frutas, verduras, artesanatos, produtos agrícolas, animais e seus famosos tecidos coloridos.

Aos pés da escada de sua igreja de 400 anos, os xamãs se reúnem e invocam seus espíritos. É uma explosão de vida, cultura e cores.

Cidade de La Antigua 

 

É uma das mais turísticas, com pitorescas ruas de pedra, história, museus e catedrais. 

Era a antiga capital do país, que foi transferida após um terremoto destruidor que abalou a região em 1773. 

Visitas interessantes podem iniciar-se na Plaza Mayor com a Catedral de San José construída em 1542, que passou por vários tremores. 

O Arco de Santa Catalina, que conectava o convento de mesmo nome a uma escola. Era por onde as freiras passavam totalmente em reclusão, sendo impossível ver a rua, pois não há janelas no arco. O Colégio dos Jesuítas conta com um pequeno Museu de Arte Pré-Colombiana.

Paseo de los Museus, uma rota cultural que compreende cinco museus imperdíveis: farmácia, arqueológico, Arte Pré Colombiana, da Prata e Colonial. 

Vale conferir  também as ruínas da Igreja e Convento das Capuchinas de 1736 e também a Igreja de LasMerces, um verdadeiro ícone barroco guatemalteco.

Tikal - O Império Maia

 

Uma das mais importantes sítios arqueológicos do mundo, a cidades Maia e um dos principais destinos turísticos do país.

É testemunho do esplendor e do poder de sua civilização maia. Foi habitada pelos maias entre os séculos XI a.c e Xd.c. 

Hoje é um Parque Nacional e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Local fantástico onde encontraremos 6 pirâmides sendo a mais imponente a denominada de “Grande Jaguar” construída entre 740-750 d.c com impressionantes 47m de altura abrigando a tumba do Rei JasawK´awil no seu topo. 

A maior delas é chamada de Templo IV, com 64 metros de altura, de onde pode-se avistar toda a selva que rodeia a área.

Há também diversas ruínas de palácios, praças, casas, prisões, utensílios, templos e reservatórios de água, tudo em meio a uma rica vegetação densa de floresta.

 Yaxha - extra que indicamos

 

É uma importante cidade maia também, compreendendo mais de 500 construções, entre elas 9 pirâmides. 

Tudo em meio a uma densa vegetação e alguns animais. Por ser pouco visitada por turistas, tem um ambiente mais tranquilo e místico. Se tiver tempo, inclua no roteiro. 

 O que comer?

A gastronomia da Guatemala é uma expressão vibrante da rica herança cultural do país, que combina influências indígenas, espanholas e africanas. A culinária guatemalteca é variada e deliciosa, com pratos que refletem a diversidade geográfica e étnica da nação.

 

Milho é o ingrediente fundamental na dieta guatemalteca e é usado em muitos pratos. Além disso, feijões, arroz, tortilhas de milho, abacate, chiles (pimentas), abóbora e uma variedade de ervas e especiarias locais são comuns em muitas receitas.

 

Ensopados espessos e saborosos feitos com carne (geralmente frango ou carne de porco), legumes e uma mistura de especiarias, incluindo chiles secos. É frequentemente servido com arroz e tortilhas

 

Sobre a bebida, a Guatemala é famosa por seu café de alta qualidade. Além disso, a bebida nacional é o "Atol de Elote", uma bebida espessa à base de milho doce e temperada com canela. As frutas tropicais, como abacaxi e mamão, também são frequentemente usadas para fazer sucos e smoothies.

 

Experimentar a comida guatemalteca é uma parte essencial de explorar a cultura local e é uma experiência deliciosa para os amantes da comida.

 

O que trazer de souvenir?

 

Os produtos artesanais são abundantes na Guatemala, e você pode encontrar uma variedade de itens, como roupas, bolsas, toalhas, mantas e jóias que incorporam designs tradicionais maias.

 

Os tecidos coloridos e as técnicas de tecelagem são notáveis. A cerâmica é outra forma de arte popular na Guatemala. Pratos, vasos, tigelas e outros produtos de cerâmica são frequentemente decorados com padrões e cores vibrantes.

 

Os tecidos coloridos e as roupas tradicionais guatemaltecas são lindos e únicos. Você pode comprar roupas, lenços e outros itens de vestuário feitos com tecidos tradicionais em mercados locais.

 

As lembranças da Guatemala são uma ótima maneira de compartilhar a cultura e a beleza do país com amigos e familiares. Certifique-se de escolher produtos autênticos de vendedores locais confiáveis, e considere o gosto e os interesses da pessoa para quem você está comprando ao escolher a lembrança perfeita.

 

Curiosidades da Guatemala

 

Prepare-se para se encantar com uma série de curiosidades que tornam a Guatemala única. Desde a herança viva da civilização maia até a riqueza de sua cultura, paisagens espetaculares e celebrações religiosas vibrantes, há muito a descobrir neste 'País da Eterna Primavera'. Aventure-se conosco por algumas das curiosidades mais cativantes que esperam por você enquanto visita este país rico em tradição e diversidade."



 

  • A Guatemala é frequentemente chamada de "País da Eterna Primavera" devido ao seu clima agradável durante todo o ano, com temperaturas médias variando de 20°C a 30°C. Isso a torna um destino agradável para os visitantes em qualquer estação.

 

  • A Guatemala é um país multilíngue, com 22 idiomas reconhecidos, sendo o espanhol o idioma oficial. No entanto, muitas comunidades falam línguas maias, como o quiché e o k'iche'.

 

  • O país abrigou uma das civilizações mais avançadas da antiguidade, os maias. Você pode visitar impressionantes sítios arqueológicos maias, como Tikal, onde as ruínas de templos e pirâmides revelam a grandeza dessa civilização.

 

  • A Guatemala é um dos principais produtores de café do mundo. Os visitantes podem explorar fazendas de café e aprender sobre o processo de cultivo e produção do café guatemalteco.

 

  • O Lago de Atitlán é frequentemente considerado um dos lagos mais belos do mundo devido às suas águas cristalinas e à paisagem deslumbrante que o cerca, incluindo vulcões.

 

Essas curiosidades tornam a Guatemala um destino único e intrigante para os turistas que desejam explorar a história, a cultura e a beleza natural deste país da América Central.

 

Viaje com a Freeway

 

Prepare-se para uma aventura inesquecível na terra dos maias, onde a história, a cultura e a beleza natural se unem de maneira magnífica. A Freeway tem o prazer de apresentar a você uma viagem única à Guatemala, um país repleto de surpresas e experiências enriquecedoras.

 

Junte-se à Freeway nesta incrível jornada pela Guatemala, onde você descobrirá tesouros escondidos, testemunhará a rica herança maia e desfrutará de experiências maravilhosas.

 

Não perca esta oportunidade única de explorar a Guatemala com a Freeway. Reserve agora e prepare-se para uma aventura que mudará a sua vida.