Blog

Laos: Viagem, O que fazer e dicas para aproveitar o melhor do sudeste asiático

 

Laos, Lago, Casa, Cidade, Reflexões

 

Conhecendo Laos

Se tem um país que você precisa conhecer é Laos. Localizado na região da indochina, o país faz fronteira com China, Vietnã, Camboja e Tailândia. Com mais de 16 milhões de habitantes, o país tem suas riquezas naturais em minério e energia hidrelétrica.

 

Na economia destacam-se a agricultura, sendo um dos principais produtores de arroz, café, cana-de-açúcar, milho, frutas e legumes, correspondendo a mais de 20% do PIB do país, além disso, o país tem várias reservas de minério de ouro, cobre, zinco, chumbo e estanho.

 

O país tem uma boa estrutura em relação a produção de energia hidrelétrica, o que torna um exportador importante para países adjacentes, exemplo da Tailândia. Há um crescimento também em produtos manufaturados, cada vez mais novas fábricas têm aberto, gerando novos empregos e aquecendo a economia.

 

Na área do turismo, Laos tem uma importante participação no PIB, o governo tem criado estratégias para atrair cada vez mais viajantes internacionais, e para  promover a recuperação do setor pós-pandemia. De acordo com o portal Prensa Latina, Laos, tem estimativa de receber mais de 1 milhão de turistas para 2023.

 

Como é o clima?

 

Laos tem clima similar ao Brasil, com o estilo tropical. Apesar das estações do ano, podemos dizer que o país se resume em estação seca que vai de novembro a abril e a estação das chuvas de maio a outubro. As temperaturas médias variam entre 20°C e 35°C.

 

Nas regiões das montanhas o clima é bem diferente das áreas da costa, região das praias. Caso queira escalar as montanhas, prepare as roupas de frio e verifique as condições meteorológicas antes do passeio.

Qual melhor época para viajar para Laos?

 

Consideramos a melhor época para viajar entre os meses secos que ficam entre novembro e fevereiro. Neste período quase não chove, facilitando a visitas de pontos turísticos, trilhas e subidas nas montanhas.

 

De novembro a fevereiro há o maior índice de chuva do ano, ocorrendo enchentes e deslizamentos de terra. Contudo, existem aquelas que gostam de apreciar a paisagem verdejante neste período chuvoso e não encarar os pontos turísticos lotados.

 

O ideal é verificar as condições do tempo de acordo com sua preferência, o clima vai contribuir para passeios de sua preferência, bem como as roupas que usarem.

 

 

Fauna e flora do Laos

 

Búfalo, Garota, Sentar, Amamentação

 

O país tem cerca de 70 % de floresta que comporta uma diversidade de plantas, flores, árvores, pássaros, mamíferos, peixes entre outros. Alguns destes animais são: elefantes asiáticos, tigres, leopardos, macacos, ursos, cobras, crocodilos, tartarugas.

 

Nas águas no Laos os que forem pescar podem encontrar o peixe-gato gigante do Mekong que pode chegar até três metros de comprimento.

 

Sua flora é marcada por plantas medicinais e aromáticas como a canela, o gengibre e a pimenta. As flores mais populares e fáceis de ser encontradas no país são a flor de lótus, a flor de frangipani e a flor de hibisco.

 

Com tanta riqueza natural, o país enfrenta um grande vilão, o desmatamento e a extração ilegal de madeira e a mineração. Através do ecoturismo o Governo busca a conscientização dos turistas e assim conservar o patrimônio ecológico. 

O que fazer no Laos? Confira o roteiro

Separamos um roteiro imperdível para fazer da sua viagem inesquecível, bora conferir? 

 

Luang Prabang

 

Viajar Por, Arquitetura, Laos, Têmpora

 

A cidade é famosa pela arquitetura colonial francesa e muitos templos budistas, a cidade é patrimônio cultural da UNESCO desde 1995 e carrega uma rica herança cultural. Ainda em Luang Prabang você vai visitar o mercado noturno, palácios, aldeias que produzem artesanato e fabricação de papel de arroz.

 

O que não vai faltar é opção para você sair, com restaurantes, cafés e bares você pode desfrutar da cultura e história do país.

 

Wat Phu

 

Fotos de Pakse, Imagens de Pakse sem royalties | Depositphotos

 

O templo foi construído nos séculos XI e XIII, com a finalidade de cultuar o deus Shiva, atualmente é considerado um sítio arqueológico de grande importância e também patrimônio mundial.

 

Entre pavilhões e terraços o espaço é cercado por verde, montanhas, florestas e rios. No templo acontecem os festivais religiosos e cerimônias. Fora do templo é possível realizar trilhas. 

 

Planícies de Jarra

 

Planície De Jarros, Ancestral, Pedra

 

Se você gosta de arqueologia então você precisa conhecer as Planícies de Jarra, o lugar é feito por esculturas de rochas, que são grandes jarros de pedra, com diferentes tamanhos que vão de centímetros, e outros ultrapassando três metros de altura, historiadores acreditam que essas jarras são de 500 a.C. a 200 d.C. e que foram usadas para cerimônias funerárias e armazenamento de alimento ou água.

 

Vang Vieng

 

Laos, Têmpora, Montanhas, Budista, Vang

 

A cidade localiza-se na capital do país, Vientiane. Com montanhas, rios e cavernas é um destino bastante procurado para quem viaja ao Laos, com diversas atividades ao ar livre.

 

Algumas das atividades são realizar passeios de caiaque pelo rio Nam Song, outras atividades para explorar o local são trilhas, escalada em rochas, ciclismo e passeios de balão de ar quente. A cidade contém vários restaurantes e lojas de souvenirs.

 

Cachoeiras de Kuang Si 

 

Cachoeira, Agua, Pedras, Luang Prabang

 

Atração natural, com várias quedas d'águas com águas azuis, proporcionando um ambiente de suavidade, as piscinas que se formam pelos véus das cascatas, permitindo nadar.

 

As trilhas são outra parte do passeio a ser aproveitada. O que dizer do santuário dos ursos? você verá de perto ursos que foram resgatados de caçadores ilegais ou de condições precárias em cativeiro. Incrível!


 

Mercado Noturno de Luang Prabang

 

Noite, Mercado, Mercado Noturno

 

A partir das 17h dá início a abertura do famoso mercado noturno com opções de produtos artesanais, roupas (cachecóis, lenços e tecidos), acessórios (brinco, colar, pulseira, bolsas) alimentos, bebidas, esculturas em madeira e cerâmica, pratos típicos e alimentos exóticos como insetos fritos, vermes de seda, o que não vai faltar são produtos que expressam a cultura de Laos.

 

Túneis de Pak

 

Laos, Pak - Ou, Buda, Budismo, Caverna

 

A beira do rio, os túneis são divididos em duas cavernas, superior e inferior, onde possui milhares de estátuas de Buda com diferentes tamanhos e materiais, incluindo madeira, bronze e ouro. O local transmite um ambiente espiritual e de paz, tornando-se um lugar sagrado.


 

Cidade de Pakse

 

Champasak Palace Hotel, Pakse, formerly the palace of Boun Oum Na Champassak

 

A cidade oferece diversas atividades turísticas,  passeios de barco no rio Mekong, volta de bike, caminhadas nas montanhas e visitas a mercados locais, mas não para por aí, você pode escolher a melhor hospedagem e restaurantes com comida local e internacional.

 

A cidade é também histórica e possui ruínas do antigo templo khmer de Wat Phu, patrimônio mundial, é a cidade que o turista se sente à vontade. 

 

Parque Nacional de Nam Et-Phou Louey

 

Montanhismo, Homem, Trilha, Caminho

 

A área preservada com mais de 4.000 km é habitat de animais ameaçados de extinção, como o tigre, o leopardo nebuloso, o urso preto asiático e o macaco-dourado, o diferencial do parque são os passeios noturnos com guias, para 

você visualiza os animais e outras espécies da noite como o civet e o pangolim.

 

 

 

O que comer no Laos?

 

Macarrão, Lao Alimentos

 

A comida do Laos tem sua influência da culinária tailandesa, vietnamita e chinesa. Vejamos a seguir alguns dos pratos mais populares:

 

  • Laap: Carne temperada com limão, pimenta, cebola, hortelã e coentro, pode ser carne de porco, frango ou de boi, geralmente servido com arroz.

 

  • Tam Mak Houng: É comum criar saladas exóticas que levam manga verde, cenoura, cebola e amendoim, temperada com molho de peixe.

 

  • Khao Soi: Um tipo de ensopado com leite de coco, frango ou carne de boi, acrescentando a gosto açafrão, gengibre e cominho.

 

  • Mok Pa: Um delicioso peixe coberto pelas folhas de bananeira cozido no vapor para intensificar o sabor dos temperos.

 

  • Ping Gai: O famoso frango no espeto aqui no Brasil, a diferença é que leva gengibre, pimenta e molho de soja.

 

O que trazer do Laos?

Uma das melhores partes da viagem é comprar as lembranças para nossos amigos e familiares, listamos algumas opções de artesanato do país, algo que tenha a característica da nação Laos como os tecidos de seda, que são feitas por teares manuais, objetos de arte em madeira, cerâmica, desde potes e panelas a vasos e taças e bolsas e acessórios de couro com variedade de estilos e designs.

 

Viaje com a Freeway para Laos, este roteiro maravilhoso você só encontra aqui! Escreva nos comentários o que você achou dessas dicas e compartilhe com um amigo. A Freeway cria momentos únicos, com destinos que você nem imagina, veja mais aqui