Blog

Monte Roraima - Quando ir, pacotes e trilhas para chegar!

Um platô mágico, localizado no extremo norte brasileiro. Sonho de trekking dos mais aventureiros e amantes da natureza, inspiração de grandes contadores de histórias… 

Os seus imponentes 2.740 metros de altitude eram apenas a base do grande tronco da árvore do deus Macunaíma, segundo a lenda dos índios caraíbas.

A árvore era tão grande, que chegava aos céus. E de seus galhos brotavam todos os frutos da Terra. Quando ela foi cortada, as árvores frutíferas se espalharam pelo mundo… 

A beleza é tanta que o Monte Roraima inspirou escritores como Arthur Conan, que descreveu as riquezas escondidas no clássico livro O Mundo Perdido (1912).

Outro grande clássico da ficção mais recente, que inspirou-se na paisagem majestosa do Monte Roraima é o filme da Pixar Up Altas Aventuras. 

Você já assistiu? Quando um idoso e um garoto viajam em uma casa repleta de balões para o Paraíso das Cachoeiras?! Sim, é no Monte Roraima. 

Onde fica o Monte Roraima?

Monte Roraima, um dos destinos mais espetaculares do nosso país fica na realidade na tríplice fronteira com a Guiana e a Venezuela. 

No extremo norte brasileiro, monte Roraima faz parte da região do Brasil que já está acima da linha do equador, no hemisfério norte. 

Quem leva a fama é Oiapoque, mas a verdade é que essa parte do estado de Roraima está bem mais ao norte. 

Cercado pelo bioma amazônico, onde mescla-se a floresta tropical com a savana. O relevo faz parte do grande planalto das Guianas, típico das Guianas e boa parte da Venezuela.

O Monte Roraima fica na Serra de Pacaraima, que divide a fronteira brasileira com os demais países e a sua formação ocorreu no período pré-cambriano, muito antes da expansão da vida complexa na Terra.

Para proteger essa região formada há milhões de anos foi criado, em 1989, o Parque Nacional do Monte Roraima, de 116 mil hectares.

Nós brasileiros podemos nos orgulhar por essa maravilha, mas a maior parte do Monte Roraima está na realidade na Venezuela, cerca de 85%. Na Guiana são 10% e para nós restou um pedacinho de 5% do pico. 

 

 

Quando ir para o Monte Roraima? Descubra a melhor época!

Uma das grandes dúvidas para organizar a viagem é saber a melhor época para viajar. É válido lembrar que a região faz parte do Hemisfério Norte, quando as estações são diferentes da maior parte do Brasil.

Ou seja, quando na maior parte do Brasil é verão, lá será inverno. Apesar disso, a proximidade com o equador ainda traz algumas características parecidas com o clima amazônico. 

Dito isso, vamos de forma prática falar das chuvas, que ocorrem com maior frequência entre os meses de maio a setembro. Época não tão recomendada para viajar, com o diferencial de encontrar grandes vazões de água nas cachoeiras, mas exige mais cuidado e atenção com o terreno. 

A melhor época para viajar para o Monte Roraima vai de outubro a março, quando as chuvas dão uma trégua. A caminhada é mais fácil e a visibilidade também é melhor por conta da baixa nebulosidade no ar. 

Imagina subir o Monte Roraima e só encontrar nuvens e nada de fotos boas para registrar o momento? Por isso, vale a pena esperar e programar a viagem para o momento certo de curtir. 

Outra coisa importante para saber é a temperatura, que por conta da altitude varia muito. Durante o dia o sol reina, mas mesmo na base não chega a fazer calor de mais de 30ºC. Durante a noite a sensação térmica pode ser negativa no pico do Monte Roraima. Prepare o corpo e as roupas para lidar com essa variação.

Trilha para o Monte Roraima, como é o trekking?

Quer fazer um dos mais belos trekkings do mundo? Pois você está no lugar certo. Vamos as principais informações para a sua jornada até o topo.

Primeiro, para chegar ao topo você precisa começar pelo lado da Venezuela, que assim como no Brasil há o Parque Nacional do Monte Roraima, por lá fica o Parque Nacional Canaima, no estado de Bolívar.

Quando levamos pessoas para o Monte Roraima, já fazemos toda a logística saindo de Boa Vista, capital de Roraima sentido Venezuela. Assim chegamos em Santa Elena de Uairén.

A nossa rota vai dos 86 metros de altitude de Boa Vista, para os mais de 900 em Santa Elena de Uairén. É lá que nos preparamos em um hotel para seguir até a Comunidade Indígena Paraitepuy, que está a 1300 metros do mar. 

Distribuidos os pesos nas mochilas, é hora de caminhar até o primeiro acampamento no Rio Kukenan, num percurso de 16km com média de 5 horas. 

No dia seguinte seguimos até a base do Monte Roraima. Aí avançamos pela subida para chegar nos 1850 metros de altitude.São 9 km, mas na maior parte do tempo com uma boa subida. Há água para se refrescar e preparação para o dia seguinte, quando chegaremos no topo.

O paredão do Monte Roraima tem uma trilha de aproximadamente 5km, com duração entre 4 e 5 horas de subida. Este é um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, flores como orquídeas de diversas espécies e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob uma cachoeira no "Paso das Lágrimas".

Ao aproximar-se do topo, seremos observados pelo Monumento de Makunaíma, dando as boas-vindas aos visitantes. Na chegada ao topo, a recepção fica por conta dos "Guardiões da Montanha", três blocos imensos de pedras que tem o formato de "observadores"

Chegar ao topo do Monte Roraima não é o fim.. Pelo contrário, é possível continuar o percurso pelo seu extenso platô. 

Confira as nossas opções de trilhas e roteiros para o Monte Roraima

 

 

Há um percurso para as piscinas naturais, que chamamos de jacuzzis, o Mirante La Ventana, a Pedra Maverick, ponto mais alto do Monte Roraima.

Dá para seguir pelo lado brasileiro, onde há um acampamento, passando pelo incrível Vale dos Cristais… Enfim, há muito para se encantar no grande Monte Roraima.

A hospedagem durante o trajeto fica por conta dos acampamentos, em pontos estratégicos do caminho. No topo, os “hotéis” como são chamados, são abrigos feitos nas cavernas, protegidos da chuva e ventos.

Faz muito frio na parte alta do Monte Roraima. Por isso, evitar as chuvas já é uma boa forma de não sofrer tanto com a temperatura. 

A alimentação é preparada pelos guias locais, que cuidam de transportá-la e nas paradas nos servir. Principalmente com um bom café da manhã e logo após chegarmos nos acampamentos. Leve alguns petiscos para as pequenas paradas da trilha. 

Pacotes para viajar para o Monte Roraima

Agora que você já sabe tudo sobre a viagem para o Monte Roraima, é hora de viver verdadeiramente essa experiência.

E a sua viagem pode acontecer com quem realmente entende! Você não precisará se preocupar com entrar na Venezuela, fazer toda a logística. 

Nós já temos os guias locais certos para te guiar nessa aventura. Confira os nossos roteiros: