Blog

Namíbia: Atrações turísticas, dicas e como organizar a sua viagem

 




 

A nação Namíbia

Dominada no passado por vários países da Europa como os portugueses, holandeses, ingleses e alemães, o país é também conhecido como República da Namíbia integrando o continente africano.

 

O país é uma república nova, criada recentemente e sua independência se deu em 21 de março de 1990, se desvinculando da África do Sul. Apesar de ser um Estado recente, o país pertence às principais organizações internacionais como a ONU e a União Africana (UA).

 

Seu idioma predominante é o inglês, mas seus habitantes falam mais de dez dialetos.

 

Localizada no sul do continente africano, a região faz fronteira com Angola, Botsuana e Zâmbia, além da África do Sul. 

 

Não se preocupe com a aglomeração, a Namíbia é um dos países com menos habitantes do mundo.  Com população de cerca de 2,587 milhões de habitantes, veremos quão rico em diversidade e cultura é esse país do sudoeste da África.

 

Sua maior fonte de renda vem na mineração, isso inclui diamantes e ouros. Entretanto, o turismo vem crescendo e já é uma das principais fontes para a economia do país, principalmente atrelado a um desenvolvimento sustentável.





 

Como é a cultura da Namíbia?

 

O que diferencia um povo do outro é a peculiaridade de sua cultura, a originalidade da arte que o país carrega, como as suas etnias, tradições e costumes. 

 

Há povos como os San, Khoisan, Namaquas, Damaras , povo Herero,  Ovambo e os Himbas, essas etnias compõem as maravilhas do país e alguns deles são os grupos étnicos mais antigos do mundo, exemplos vivos das origens da humanidade.

 

Faz parte do turismo da Namíbia conhecer os povos que herdaram a cultura ancestral, um dos grupos mais visitadas são  os Himba, com hábitos de usar pastas vermelhas sobre o corpo para proteger do sol, pode-se observar que as mulheres usam suas tranças com orgulho, pois a quantidade de tranças dizem sobre seu estado civil. 

 

Elas também usam uma  coroa chamada de  “erembe” e os homens, um pano na cabeça como um turbante mostrando sua posição dentro do grupo. 

 

O modo de vida único chama atenção pelas construções das casas, como fazem suas roupas, calçados e como caçam. Visualizar de perto o modo de vida desses nômades desperta a curiosidade de um novo mundo diante dos nossos olhos.


 

 

Como é o clima na Namíbia?

 

Semi Árido, estilo cerrado. Não é de chover muito pelo país, contudo, o deserto não deixa de mostrar sua beleza através das plantas e árvores exóticas que só a Namíbia tem a oferecer

 

Na maioria dos dias o céu é limpo, permitindo o turista realizar atividades ao ar livre sem preocupações. As temperaturas variam entre 40 a 50 ° C durante o dia e a noite no deserto pode chegar a 0 °C. 

 

As regiões áridas como os desertos, quase não recebem chuvas, fazendo com que o clima seja diferente nas regiões do país.

 

Quando falamos de clima semi Árido nos remete ao deserto e a Namíbia tem a presença de dois grandes desertos,  Namibe e  Kalahari

 

Conhecida por suas famosas dunas, elas podem chegar a aproximadamente 300 metros. Lá estão as dunas mais altas do mundo, e rios que se formam através das chuvas. Mais abaixo  veremos mais sobre esse lugares.

 

A montanha de Brandberg é a parte mais alta do país, com mais de 2.500 metros de altura.



 

 

Fauna e flora da Namíbia

 

A vida animal nas savanas de Namíbia é que mais encantará a sua expedição

 

Boa parte dos animais deste território africano estão sob conservação, o que é muito bom, visto que eles têm seu espaço para viver sem a interferência do ser humano em seu habitat.

 

Girafas, zebras, leopardo, elefantes, Leão, búfalo, órix, avestruzes, rinoceronte entre outros compõem a fauna da Namíbia

 

As frutíferas comuns são abacate, manga e limão, a oliveira é outra árvore comum encontrada no país. Diante disso, poderia deixar de mencionar a planta exótica Welwitschia também conhecida como polvo do deserto, a planta é capaz de sobreviver a altas temperaturas, sendo a planta que vive mais tempo entre todas as outras do mundo.

 

Seu mecanismo de sobrevivência é apropriado para viver no deserto, as plantas absorvem a água da geada que acontece nas noites frias do deserto para se hidratarem, despertando as proteínas no tempo certo e garantindo sua existência.


 

É seguro viajar para a Namíbia?

 

Por ser um país africano, muitas pessoas têm preconceitos quanto à segurança para viajar. Mas como qualquer outro destino, a Namíbia tem seus próprios riscos e desafios, e é importante estar ciente deles para preparar a sua viagem:

 

  • Saúde: é importante tomar a vacina de febre amarela, usar repelentes de insetos e se proteger do sol. Além disso, é importante estar ciente de doenças que são mais comuns na região, como a malária, e tomar medidas protetivas. Nada muito diferente de uma viagem para a Amazônia, por exemplo.

 

  • Segurança: A Namíbia tem um índice de crimes relativamente baixo, mas ainda é importante tomar precauções como não andar sozinho à noite, não exibir objetos de valor e evitar áreas consideradas perigosas. Nada muito diferente de uma viagem no Brasil, por exemplo.

 

  • Meios de transporte: é importante escolher meios de transporte seguros e confiáveis durante a viagem. Se você estiver dirigindo, é importante estar ciente das condições das estradas e das leis de trânsito, e se você estiver voando, é importante escolher uma companhia aérea de boa reputação.

 

Em resumo, a Namíbia pode ser um destino seguro se você tomar as medidas de segurança necessárias como qualquer outro destino de viagem. Para uma experiência segura e confortável, a Freeway oferece vários roteiros de viagem.

 

Qual a melhor época para ir viajar para Namíbia?

 

A melhor época é simplesmente o ano todo, claro que depende do seu objetivo de viagem. A estação seca é a que atrai mais turistas, principalmente nas férias de julho quando chegam turistas do hemisfério norte.

 

O clima árido da Namíbia é marcado pela estação seca que vai de maio a outubro e a estação chuvosa que dura de novembro a abril

 

Na estação seca, as temperaturas são mais altas e as chuvas são raras, o que pode ser uma época ideal para visitar a Namíbia se você estiver interessado em atividades ao ar livre, como safáris ou caminhadas. Os animais estão próximos das fontes de água, o que faz com que seja possível encontrá-los

 

No entanto, durante a estação chuvosa, as temperaturas são mais amenas e as chuvas podem ocorrer, o que pode ser uma época ideal para visitar a Namíbia se você prefere climas mais frescos e quiser ver a natureza florescer. Nessa época do ano, menos procurada, é quando as plantas incríveis estão com flores únicas. 

 

Os turistas fazem suas reservas com meses de antecedência, então para você não ser pego de surpresa , se programe fechando  um pacote com tenha uma boa hospedagem, comida , translado,  guia e seguro viagem.

 



 

Como ir do Brasil para a Namíbia?

 

Já pensou viajar em sentido reto do Brasil para Windhoek? Seria algo incrível pois o mesmo oceano Atlântico que banha o Brasil é o que envolve a Namíbia. Porém, é necessário fazer uma rota diferente para chegar ao destino.

 

As empresas aéreas que têm parcerias com a Namíbia oferecem voos de São Paulo para África do Sul. Estima-se que o tempo de viagem é de 15 horas.

 

No aeroporto da capital da cidade tem a estrutura que precisa para receber os passageiros, com lanchonetes, lojas de souvenirs e até mesmo loja de câmbio para facilitar a troca do seu dinheiro pelo dólar namibiano.

 

Na saída do aeroporto é possível contratar um táxi para ir até a capital, ainda não há ônibus público que realize o trajeto.


 

O que fazer na capital da Namíbia?

 

Cercada de verdes e montanhas, Windhoek  é a capital da Namíbia, onde abriga a sede de empresas, bem como a sede do poder político. A cidade tem o estilo arquitetônico alemão, que no século XIX  foi colonizada pelos europeus, e que acabou permanecendo até hoje ,possuindo cerca de 440.000 moradores. 

 

Há mais atrativos fora da cidade, onde ficam os parques ecológicos, os sítios arqueológicos, os desertos e as savanas.

 

Entretanto, há opções de restaurantes e bares para curtir a noite na cidade.



 

Qual é a comida típica da Namíbia?
 

Considerada uma gastronomia diversificada por conta de suas etnias, os queijos, ovos e carne nos pães quentinhos compõem o café da manhã pra lá de reforçado.

 

Carne de zebra, cordeiro e crocodilo fazem parte do churrasco namibiano. Os frutos do mar também são apreciados como as ostras de mariposa.  Os cogumelos e as azeitonas são comuns consumir.

 

É comum os namibianos cozinharem a céu aberto, seus cozidos despertam a degustação dos turistas, e os mais conhecidos se chamam "potjiekos" e “braaivleis”.

 

Quem prefere ir na comida que já conhece tem os restaurantes que mostram um pouco da gastronomia alemã e suas típicas cervejas. A torta de maçã e chocolate estão entre os doces mais apreciados.



 

Onde se hospedar na Namíbia? 

 

Na Namíbia existem muitos lodges, sendo um tipo de hospedagem imerso na natureza, em áreas onde habitam animais silvestres, cercado por natureza, montanhas e florestas.

 

Se você não tem idéia de onde ficar, não se preocupe, separamos algumas dicas de hotéis e lodges para se hospedar:

 

Avani Windhoek Hotel : Um pouco mais de 500 metros do zoológico, próximo ao aeroporto e da estação de trem, além da área de lazer e diversos restaurantes.

 

Toshari Lodge : Boa localização, boa recepção e custo benefício, estacionamento gratuito, churrasqueira entre outros atrativo, o diferencial que o hotel oferece é o serviço de babá

 

Twyfelfontein Country Lodge : Oferece uma excelente vista para o sítio arqueológico, área exclusiva para não fumantes, e lojas de souvenirs.

 

Swakopmund Sands Hotel : para quem visitar esse lugar turístico é uma boa opção se hospedar pertinho, além de toda a estrutura necessária o hotel conta com sala de reunião

 

Namib Desert Lodge ou Agama Lodge : Cerca de 50 minutos do Sossusvlei e do parque ecológico, o lodge possui piscina ao ar livre e café da manhã, o lugar conta com varandas com vista para as montanhas

 

Camelthorn Kalahari Lodge : O diferencial deste lugar é a decoração rupestre e com o teto de palha, o lodge oferece também jantares exclusivos com um tom de requinte à  luz velas

 

Há pessoas que preferem acampar para ver o pôr do sol e se banhar com as águas africanas.

 



 

Os pontos turísticos mais visitados da Namíbia

 

O Fish River Canyon é o segundo maior vale de paredões do mundo, também chamado de Cânions, entre trilhas e mirantes é possível contemplar as belezas da natureza, e tirar as melhores fotos do lugar.

 

O deserto de Namibe é o mais antigo do mundo e existe há mais de 50 milhões de anos, e no alto das dunas podemos contemplar um esplêndido pôr do sol, mas não para por aí, teremos a beleza dos lagos de sal e argila que se formam nos períodos de chuvas entre as dunas, também chamada de lago Sossusvlei

 

O sol reforça as lindas cores do deserto pelas montanhas de areias com as sombras dando seu belo contorno dos traços das dunas. Ainda no deserto da Namíbia encontraremos uma pequena exposição de carros no antigo posto de gasolina que os turistas  abasteciam na exploração do deserto.

 

Namíbia não abriga só o deserto mais antigo do mundo, abriga também o maior lago subterrâneo do mundo.

 

 

Parque Nacional Etosha

 

O Parque Nacional Etosha é uma reserva ecológica de 115 anos, com 22 mil km de extensão, e 114 espécies onde encontra-se Leões, rinocerontes, elefantes , leopardos e outros de grande porte  e abriga várias espécies ameaçadas de extinção como mamíferos e aves. O grande encanto deste lugar é observar a beleza destes animais, se tornando um verdadeiro zoológico. 

 

Só é permitido transitar dentro do parque de carro os veículos recomendados são os esportivos 4x4 por ser mais altos e por sua rodas ter maior aderência ao solo arenoso, os locais tem placas que mostram a distância segura que deve ficar em cada ponto, e não pode andar rápido pois como o lugar tem bichos em circulação a chance de se deparar com um em sua frente é grande, para explorar o lugar será preciso mais de um dia, recomenda-se pelo menos 3 dias para desbravar suas maravilhas.

 

Twyfelfontein

 

É um sítio arqueológico a céu aberto com diversos desenhos rupestres  com mais de seis mil anos suas gravuras estão marcados nas rochas de Twyfelfontein, os granitos foram formados através dos vulcões, o que torna mais interessante a conservação dos desenhos após milhares de anos. 

 

O museu já foi habitado por caçadores, apesar das pinturas milenares o sítio só foi descoberto em 1921.

 

Em Twyfelfontein existem mais de 5.000 artes entre pinturas e esculturas de animais,  seres humanos, e figuras geométricas por diferentes etnias, o lugar mostra a arte e cores através das rochas e sua arte primitiva do deserto.

 

Com o local aberto ao público reforça a conscientização da importância de continuar a preservar o espaço arqueológico

 

Swakopmund

 

É um lindo litoral banhado pelo oceano atlântico, sendo um dos lugares mais conhecidos para quem deseja passar um pouco das férias apreciando o mar. O lugar tem várias atividades aquáticas entre elas o mergulho e wakeboard.

 

No entorno da costa há restaurantes com comida típica da Namíbia, além de comida vegana e bares para um happy hour. Para quem quiser fazer uma atividade fora da água tem a caminhada pela orla e o passeio de bike.

 

O acesso a transporte é facilmente encontrado.

 

Walvis Bay

 

Seja por terra ou mar, as atividades turísticas que cercam Walvis Bay são muitas, como desfrutar de um belo cruzeiro admirando o horizonte , contemplando golfinhos  interagindo com você,  leões marinhos e uma incrível península de pelicanos sob as águas de Walvis Bay.

Além do cruzeiro tem a opção do catamarã. Outra atividade que é procurada é o passeio pelo kayke.
 

O local também produz vários tipos de ostras, e é  aberto a visitação aos turistas. você também pode apreciar de perto a companhia dos flamingos.

 

Deserto do Namib

 

O deserto mais antigo do mundo está na Namíbia, os ventos criam o contorno das enormes dunas,  em suas descobertas nos deparamos com oásis que são formados nos períodos de chuvas.

 

Sua extensão é de 81 mil quilômetros e passa por mais dois países, Angola e África do Sul, a temperatura no deserto chega a 45 °C e nos dias de mais calor pode chegar a 50 ° C.

 

A costa dos esqueletos é uma área do deserto do Namibe, e tem esse nome por conta dos esqueletos das baleias que ficavam às margens do Atlântico. O lugar se tornou uma exposição de navios a céu aberto. Mais de 500 naufrágios ocorreram nesta região. As cores deste deserto sobre as dunas é algo raro de ver, devido ao ferro que se encontra nas areias é possível ver um tom alaranjado.

 

Ao contrário do que possa parecer, há muitos animais por lá, com o passar dos anos eles conseguiram se adaptar ao clima árido da região, bebem água dos oásis e comem das plantas do deserto, alguns deles é capaz de sobreviver semanas sem um gota de água, outros tem a capacidade de aumentar a temperatura do seu corpo para não perder água.

 

Você sabia que existe um instituto de pesquisa em meio a este deserto? sim! pesquisadores estudam os fenômenos que ocorrem por lá, chamados de “anéis de fada” ele estudam o solo e a origem de um dos maiores mistérios do deserto do Namibe que são os círculos nas areias, até hoje ainda não se tem uma conclusão sobre o que origina esse fenômeno, mas há hipóteses de ser feitos por cupins que em busca de água e nutrientes que fazem esses anéis no solo.

 

 

Deserto do Kalahari

 

Com um extensão de 900 mil quilômetros, é o quinto maior do mundo, só não é o maior da África devido ao Saara. Ao contrário do deserto do Namibe, há chuvas regulares e uma vegetação que floresce e animais que talvez não conseguiriam viver em lugares tão secos como as hienas, suricatas, guepardos sem contar com as aves e répteis.

 

As temperaturas vão de uma extremidade a outra, de 50 ° C até 0 ° C.

 

Há grupos como os Kalahari que se adaptaram às condições climáticas da região, lá eles conseguem cultivar seus próprios alimentos.

 

Em Kalahari há muitas riquezas escondidas, seus minérios e pedras preciosas chamam a atenção das empresas mineradoras para extrair as riquezas, mas isso traz sérias consequências para o meio ambiente, pois prejudica o habitat dos animais e destrói a vegetação.

 

Ah! Não deixe de levar um kit de proteção como óculos de sol, protetor solar, repelente, chapéu, água, barra de cereal , roupas e  tênis confortáveis para a excursão.

 

Viaje para a Namíbia com a Freeway

 

Gostou de conhecer mais sobre Namíbia? Não perca tempo e venha viajar conosco para esse lugar magnífico do continente africano. 

 

Planeje a sua viagem, descubra as maravilhas da savana africana e muito mais com a Freeway, nós realizamos sonhos, e você colecionará momentos inesquecíveis na Namíbia!