Blog

Nepal: Onde fica, Como ir, O que fazer e o Melhor Roteiro para sua Viagem

Cercado pelas maiores montanhas do mundo, o Nepal localiza-se no continente asiático abrangendo a região das cordilheiras (conjunto de montanhas) conhecida como Himalaias, no centro do continente. 

 

O Nepal é com certeza um dos países asiáticos com maior variedade étnica, principalmente pela influência que recebe dos vizinhos China, Índia, Tibete e Butão.

 

Com cerca de 12 etnias, sete províncias e com mais de 30 milhões de habitantes, a ocupação econômica predominante do país é a parte agrária e seu governo é democrático, um dos poucos países que não foram explorados por outros na época de colonização asiática, uma monarquia que se tornou república somente em 2008.

 

O significado da palavra Nepal faz referências às suas paisagens marcadas por altas elevações que significa “aos pés das montanhas

 

 

Como é a bandeira do Nepal?

 

Sua bandeira é a única diferente dentre todas as nações, não tendo a forma padrão quadriculada. 

 

Composta por dois triângulos seus símbolos representam elementos da natureza como o sol, a terra e as estrelas que na bandeira indica esperança para o povo nepales. A borda azul significa paz e a cor vermelha a força da nação.

 


A economia e a cultura do Nepal

 

O PIB do país bem como a qualidade de vida ainda estão em desenvolvimento.

 

A maioria da população é da religião hinduísta, cerca de 80% e não menos importante o budismo também é outra religião adotada pelos nepaleses fazendo parte da identidade cultural. As religiões estão presentes nos eventos marcantes dos habitantes como o nascimento, casamento e cerimônia de cremação.

 

Uma festa que marca a tradição do povo é a Dashain, que ocorre no mês de outubro, são 15 dias de celebração, sempre focado no calendário lunar, o festival se inicia no período da lua crescente e seu término na lua cheia. 

 

Um dos principais objetivos da grande confraternização é proporcionar encontros familiares e renovar as conexões dos relacionamentos.

 

O país não tem encostas mas isso não é impedimento para desbravar suas belezas, veremos as infinidades de atrações que você pode fazer para tornar uma visita ao país a viagem dos seus sonhos.

 

 

 

Como é o clima do Nepal?

Podemos dizer que o clima no Nepal é moderado, nas regiões norte onde se concentram um número maior de montanhas e na estação do inverno entre os meses de dezembro a março costuma nevar.

Se você prefere o clima quente, então a parte sul será melhor e nos lugares que fazem calor tem maiores índices de chuvas o que ajuda a refrescar.

No verão que acontece entre os meses de junho a setembro a temperatura pode ficar entre 20 a 29 °C sendo raro passar dos 35 ° C , com isso, os dias costumam ser mais extensos com duração de 14 horas, mais precisamente no mês de junho.

.

 

Fauna e flora do Nepal

Há vida tanto na parte baixa como nos altos das montanhas, e uma grande diversidade que se dá pela variação climática. Prova disso é que o país tem cerca de 12 parques nacionais, o que o faz proteger a vida animal e sua floresta.

Existem organizações no país que levam esse compromisso de preservação a sério e todo o esforço dessas organizações para manter a fauna e flora são vistos e reconhecidos no mundo.

Animais que estão ameaçados de extinção são até fáceis de encontrar no Nepal como: Panda vermelho, Rinoceronte unicórnio, Leopardos nebulosos, Lince, cervo do pântano, antílope de quatro chifres e quem sabe você não dê a sorte de encontrar a raríssima tartaruga dourada?



 

O que visitar no Nepal?

Além da agricultura, o país depende da renda gerada pelo turismo e o que não falta são atrações nepalesas para você curtir.

 

 

Parque Nacional Real de Chitwan

O que um dia foi uma área de caça, se tornou o patrimônio da humanidade e hoje em dia é um parque aberto à visitação próximo ao Himalaia. Com 952,63 km2 o  lugar existe há 50 anos e inclui animais que estão ameaçados de extinção. É o coração da selva do Nepal como diz o significado do nome Chitwan.

Já pensou em andar por dentro de uma floresta com 70% de sal? Esses passeios únicos você só encontra no Nepal.

Ao caminhar pelas gramas você perceberá a diferença  entre elas, contendo mais de 50 tipos.  Há muitas espécies de mamíferos e além disso você pode desbravar o parque em cima de elefantes, através de um utilitário, como também pode atravessar o rio por uma canoa. 

Você pode encontrar a Antilope cervicapra, lobo cinzento, Macaco Assamês, pangolim, tigres entre outros. Você contemplará as belas aves incluindo Floricana menor, Cegonha-preta,  Calau gigante  e mais de 500 tipos de aves

Além do Real de Chitwan há outras como: Banke, Bardiya, Khaptad, Langtang, Makalu Barun, Parsa, Rara, Sagarmatha, Shey-Phoksundo, Shivapuri Nagarjuna e Shukla Phanta.

Os parques ecológicos tem seus lagos, colinas, rios, florestas, trilhas e resorts que compõem a estrutura para fazer o turismo de vida selvagem para se aventurar pelas suas diversidades.


 

Qual a melhor época para escalar o monte Everest?

O ponto mais alto do planeta fica no Nepal. Seus 8.848 metros de altitude consagra a majestosa montanha, que se tornou um dos principais pontos turísticos do mundo.

 

Mas escalar a longa montanha gelada não é para qualquer um, para a realização da escalada é necessário um preparo físico até mesmo por anos, não só pelo esforço físico, mas pela pouca oxigenação que paira no topo do monte e o clima extremamente frio.

 

Se você nunca escalou altas montanhas, recomenda-se começar com as de 4.000 metros pra cima antes de encarar o Everest. a preparação condiz em teste físico para saber se seu corpo está apto a encarar os desafios climáticos,  exercícios, conhecimentos em montanhismo,  escaladas em gelo e teste de altitude. Todo esse preparo especial pode levar de 1 a 3 anos.

 

Para chegar ao cume é necessário ter muita paciência, o trajeto pode levar até 2 meses para se aclimatar e estar preparado. No percurso há 4 bases oficiais para descanso, suplementos, medicamentos e kit de primeiros socorros. 

 

Não é exigido apenas preparo físico é importante preparar a mente para as situações que possam vir a acontecer sem entrar em pânico, isso ajuda muito para cumprir seu objetivo.

 

Mas cuidado, nunca ultrapasse o limite do seu corpo! Geralmente quem encara esse desafio são grupos de escaladores profissionais que levam todos os equipamentos necessários para a missão, bem como o balão de oxigênio, uma vez que passado de 7.000 metros a oxigenação é de 30% e no topo é abaixo de 10%.

 

A melhor época para subir ao topo do Everest é no mês de maio quando começa o verão e os fortes ventos que sopram sobre a montanha é direcionado ao norte, permitindo que o escalador suba com mais segurança. Mas entre março e abril, muitos já estão se aclimatando no Nepal.

 

Se você tem medo de altura ou acha que não tem condicionamento físico e mental para enfrentar uma jornada extrema como essa, tem o trekking para o campo base que é o pé do Everest, muitos que passam por lá consegue ter uma experiência o suficiente engrandecedora para levar para toda vida.

 

Swayambhunath

Localizada na capital do país, Katmandu, é  popularmente conhecida como o templo dos macacos, esse nome se deu pelos macacos considerados sagrados que vivem na área do conjunto religioso. A estrutura sagrada tem de tudo um pouco, além dos templos podemos ver museus, bibliotecas até restaurantes e pousadas.

 

Swayambhunath, vai muito além de um espaço religioso, é também considerado um antigo sítio arqueológico de 2500 anos.  O passeio fica mais lindo quando pegamos a vista do pôr do sol e com uma excelente visão da cidade.

 

Patan 
 

 

Bem pertinho da capital, Patan é o lugar que mostra um pouco de como era a estrutura da família real nepalesa na antiguidade, o que era um palácio real, hoje tornou-se um admirado museu, a arquitetura dos templos feito de pedra mostram um tom cinza com compartimentos em torno da cidade. O lugar tem uma boa estrutura de hotéis caso queira ficar por lá.

 

Templo Pashupatinath 

 

 

É um dos lugares de culto ao deus hindu Shiva, conhecido pelos seus feitos transformadores e mais respeitados do mundo pela religião, é lá também que acontece a celebração mensal ,sempre um dia antes da lua nova, onde meditam sobre a junção do material com o espiritual e acreditam que há uma energia maior para o ser humano receber dos deuses. 

Shiva também é respeitado por quem pratica o Yoga, como um grande mestre para aqueles que almejam a sabedoria.


 

Stupa Boudhanath

 

 

É um importante monumento que está em todos os lados do país, principalmente perto dos templos. Para quem não conhece , a estupa é o lugar onde se coloca as cinzas de uma pessoa importante  e a função que ela tem é de neutralizar as energias negativas e fazer aproximar as pessoas em paz. 

 

É lá que se concentra uma das maiores estupas do mundo e a mais linda também com mais de 100 metros de amplitude.

 

Vale ressaltar que algumas obras mencionadas acima estão sendo reestruturadas devido ao forte terremoto que sobreveio ao povo nepales em 2015, contudo muitos monumentos sobreviveram ao desastre.



 

Gastronomia do Nepal

 

Há grande variedades na culinária, por se tratar da influência de várias etnias, então vamos ao menu nepalês e já tenha em mente o que pode pedir ao chegar no país montanhoso. 

Entre os pratos mais conhecidos estão: Dahi que é um alimento derivado do leite de cabra, sendo um tipo de iogurte que pode ser usado para sobremesas ou até mesmo na adição de bebidas.

O que dizer do Momo? Um prato cozido a partir de legumes apimentado, bastante popular nos restaurantes da região. Já  a Thukpa é conhecida como a tradicional sopa de legumes feita no Brasil, a diferença consiste no tipo de macarrão e o tempero um pouco mais forte.

 

Não podemos deixar de mencionar o Dal Bhat, que é servido por uma porção de grãos, geralmente por arroz ou lentilhas junto com carne vermelha ou branca.

 

Para quem é vegetariano e vegano, não há dificuldades quanto às refeições, pois como o país tem grande mão de obra agrária, além de culturalmente comer menos carne, o que não falta são grãos e verduras para diversificar os pratos.





 

Como ir do Brasil para o Nepal?

Para viajar até o Nepal é preciso pegar algum voo de algumas capitais brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Fortaleza.

 

Seguindo para o Nepal, é preciso fazer conexões ou escala em um dos países na Ásia, seja Índia, ou Emirados Árabe. O mais indicado é fazer a escala pela Índia onde há voo direto para a capital do Nepal, Kathmandu. O tempo de Viagem de Nova Delhi para Kathmandu dura em média menos de duas horas.

 

Ainda há a opção de ônibus, de Nova Delhi para a capital do Nepal, mas não é recomendável, a viagem dura em média 21 horas, as pistas não são pavimentadas, percorrem várias encostas de morros, o que gera desconforto na viagem. Sem contar que alguns ônibus não tem banheiros.



 

Quantos dias ficar no Nepal?

 

Você pode solicitar o visto de acordo com a quantidade de dias que deseja ficar, chegando até 90 dias. Acreditamos que pelo menos de 3 a 5 dias seja importante para conhecer as maravilhas do país asiático.

 

Recomendamos fechar um pacote para conhecer o país vizinho, a Índia, já que a cultura é bem similar e os gastos são econômicos.

 


 

.

 

Qual a melhor época para viajar ao Nepal?

Entenda as estações e as condições climáticas para montar o melhor roteiro para sua viagem

 

Os turistas visitam o país em qualquer  época do ano. Para aqueles que vão especialmente para a realização das escaladas é indicado o período mais quente entre os meses de março e outubro.

 

Julho e Agosto são os períodos que acontecem os maiores índices de chuvas, caso você aproveite o período para viajar para a Índia, já não é uma época tão recomendada.

 

O turismo no Nepal é barato se for comparar o dólar com a rúpia, moeda nepalesa.

Rende bastante, com menos de 100 dólares é possível comer,  ir em atrações turísticas e ainda passar nas lojas de souvenirs.

 

O Nepal é pra você que curte diversidade, caminhada, escaladas, arte, arquitetura, gastronomia e o conhecimento sobre outras religiões. Embarcar nesta viagem irá fazer você descobrir um outro mundo.