Blog

Freeway leva artistas para pintar em Irlanda

Jogue a primeira pedra quem não se emocionou com o filme “PS Eu te amo” ou quem não riu na produção romântica de “Casa Comigo?”.  Em meio à história dos casais apaixonados retratados nos filmes, surge com frequência a Irlanda, que serviu de cenário para boa parte das cenas,  sendo um dos panos de fundo mais românticos na história do cinema. Mas não são apenas os filmes de romance que escolheram a Irlanda para compor o cenário; a mega produção Game of Thrones é filmada no norte da Irlanda. Mas, por que tanto interesse pelo país ?  É fácil de responder, o país possui paisagens de tirar o folego, castelos bem preservados, campos de flores coloridas, monastérios e vilarejos. Tudo isso chamou a atenção não apenas dos grandes produtores de filmes, mas também da Freeway, que desenvolveu um roteiro exclusivo para a Irlanda. 

A Freeway buscou ainda uma maneira de eternizar ainda mais as lindas paisagens do país – levando interessados em pintura em aquarela para retratar, a cada dia, um panorama lindo do país.

Quem gosta de pintar em aquarela terá a oportunidade de libertar seu Monet interior em uma rica e encantadora viagem pelos campos e castelos irlandeses.

A viagem tem saída no dia 22 de junho de 2015, e vai passar por Dublin, Galway, Killarney e Cork, entre outros lugares. Em Dublin o grupo visitará a biblioteca do Trinity College e verá o Livro de Kells, o ricamente ilustrado manuscrito medieval da Irlanda. Aqui haverá a primeira atividade de pintura. Ainda em Dublin, o grupo conhecerá o Museu Nacional, que possui uma bela coleção de artefatos celtas; curtirá uma noite no mais tradicional, antigo e famoso pub irlandês, o Johnnie Fox; conhecerá Glendalough, seu Centro de Visitantes e seu monastério, igreja medieval, torre e lagos, objetos de uma série de pinturas sobre o país.

O passo seguinte será Newgrange, uma das mais energéticas regiões celtas da Irlanda e do continente, onde os antigos ergueram monumentos ainda anteriores às pirâmides do Egito, na transição da Idade da Pedra para a Idade do Bronze; continuará pela cidade de St. Kevin’s, para conhecer a St. Kevin’s Church, Kevin’s Cross, a Catedral, a torre redonda e a igreja St. Mary’s.

Atravessando a Irlanda o grupo chegará a Galway, na costa ocidental do país, e de onde saíam as expedições para o Novo Mundo, leia-se Estados Unidos. A bucólica Galway é palco dos mais animados pubs de música irlandesa no país … Ali perto conhecermos a bucólica Connemara, um lugar de contrastes, cores e natureza selvagem. Onde se encontra Kylemore, a mais antiga das abadias beneditinas irlandesas. O castelo foi construído pelo casal Mitchelle, Margaret e Henry, em 1869, que visitaram Connemara em sua lua de mel e se encantaram com a beleza de sua paisagem. Kylemore proporcionará o cenário de mais uma atividade de pintura do grupo.

Partindo de Galway, pela costa, e rumo sul, e passando por alguns castelos, encontraremos os Cliffs of Moher. Os penhascos, com seus 214 metros de altura no ponto mais alto, e com uma extensão de oito quilômetros, se debruçam sobre as majestosas águas do Oceano Atlântico, na região mais ocidental da Irlanda. Palco ideal para uma atividade de pintura.  

A noite foi reservada para um jantar típico medieval num castelo, onde festividades, danças, adereços, comida e os atores com seus trajes de época  reproduzirão as grandes festanças da Idade Média.

Perto de  Killarney, os visitantes serão introduzidos à inspiradora Glenstall Abbey, um mosteiro beneditino escondido em meio a lindíssimos jardins em uma propriedade de 500 hectares, com riachos, lagos e caminhos na floresta. Seu castelo,  construído no romântico estilo normando, confere um charme especial ao local.

A Glenstall Abbey é o lar de uma comunidade de 40 monges. A vida comunitária de oração é combinada com o funcionamento de uma escola para meninos, uma fazenda, uma pousada e várias outras obras.

Em meio a  tantas paisagens inspiradoras, e após um bucólico piquenique nos jardins da abadia, nossos pintores terão em Glenstall Abbey  mais uma atividade de pintura.

O roteiro continua por Killarney, com seus jardins, seu maravilhoso parque nacional, monumento protegido pela UNESCO,  seus castelos, a Muckross House e a Catedral de Killarney. O fechamento da viagem se dará na cidade de Cork, a segunda cidade da Irlanda, com seu pictórico rio Lee.

As atividades de pintura da viagem serão acompanhadas pela artista plástica Mary Porto e coordenação da viagem estará a cargo de Edgar Werblowsky. 

Acesse o site da Freeway Viagens e saiba mais detalhes do novo roteiro exclusivo para a Irlanda, ou entre em contato pelo telefone, 11. 5088-0999.