Blog

Sicília na Itália - O que fazer e quando viajar para essa ilha

Você certamente já ouviu falar sobre Itália e as suas belezas, mas o que muitos não sabem é que existe uma região autônoma desse país repleto de cultura, construções memoráveis e fascinantes paisagens naturais.

Esta região é a ilha Sicília, que possui um grande histórico de povos que a conquistaram e a povoaram, o que a faz uma ilha de uma cultura rica e peculiar.

As influências foram diversas, árabes, normandos, espanhóis, gregos e romano... Ao longo de milênios habitaram a região, e que, obviamente deixaram um legado histórico na arquitetura, arte, culinária e no modo de vida siciliano.

Se a Itália é conhecida pela gastronomia, essa região tem uma culinária igualmente famosa e de muita qualidade, principalmente nas massas e no bacalhau.

Outro grande legado é a lingua. Os sicilianos falam várias idiomas, além do italiano e siciliano, é comum ouvir pessoas conversarem em francês, árabe, alemão ou mesmo o inglês.

Atrações históricas também marcam a região, você verá catedrais esplendidas e construções medievais incríveis nos recortes geográficos e o mar mediterrâneo de fundo, claro.

Além de que, estamos falando de uma das mais belas ilhas, então, obviamente a Sicília é repleta das mais variadas praias com águas cristalinas e ótimas estruturas.

Vamos conhecer um pouco mais dessa incrível região?

 

Onde fica a Sicília?

Você com certeza conhe o famoso formato de "bota" da Itália. A ilha da Sicília é responsável por dar o toque especial dos dedos. São apenas 3km do extremo sul da Itália, um pedacinho de mar que separa esta incrível ilha, que é a “ponta da bota” da Itália.

Cercada pelos mares Tirreno e Jônico, a ilha é a maior e a principal do mediterrâneo.

A Sicília é tão única e influente que possui um “estatuto especial”, permitindo uma maior autonomia, que mesmo parte da Itália, a ilha elege presidente, aprova leis, etc., quase como um país separado.

A capital da Sicília é Palermo, localizado na província de mesmo nome, sendo a maior da região, com mais de um milhão de habitantes, o que representa cerca de 25% da população da Sicília.

 

O que fazer na Sicília?

O turismo na Sicília é caracterizado pela junção de belas paisagens e uma grande herança cultural, originando diversos passeios em uma só viagem.

Há opções para todos os gostos, para quem gosta de natureza vai curtir as formosas praias, conhecer os vulcões famosos como o Etna dentre outras atividades ao ar livre.

Na parte cultural há passeios pelos majestosos teatros, belas catedrais, antigos castelos e diferentes construções arquitetônicas de povos distintos que fizeram parte da ilha.

Com muitas atrações turísticas, o ideal é se planejar bem para não deixar de fora nenhum dos melhores passeios. Mas não se preocupe, nós separamos uma lista com algumas das imperdíveis atrações de Sicília para ajudar você a se programar.

Que facilitar ainda mais? A Freeway possui um pacote para Sicília com passeios excepcionais para você não perder nada! Um roteiro já pronto com os melhores destinos e guias. Confia em nosso site, caso prefira tirar dúvidas ou mesmo personalizar o seu roteiro, pode nos chamar por whatsapp:

 

Fonte de Pretória

Também conhecida como Fonte da Vergonha, o local é uma praça que possui uma imponente fonte em seu centro.

Pode parecer estranho ir a outro país e visitar uma fonte, porém, o diferencial desta é que ela possui inúmeras figuras em mármore branco ao seu redor, além de seu tamanho exuberante.

Sendo considerada uma obra de arte ao ar livre, o local é um dos mais famosos do centro histórico da capital Palermo e uma das fontes mais bonitas de toda a Itália.

O curioso é que essa fonte foi originalmente construída em Florença e vendida para o Senado de Palermo em 1552, pois queriam colocá-la em frente ao Palácio Pretoriano.

Porém, a fonte é tão grande que foi dividida em 664 peças para ser transportada e diversas casas de Palermo tiveram que ser demolidas para dar lugar a fonte.

Obviamente a população não gostou de saber que o governo gastou um absurdo com uma fonte, pois a cidade havia sido atingida pela miséria, e ainda demolir casas só para posicioná-la foi a gota d'água. Houveram muitos protestos em frente a fonte em que a população clamava sua vergonha pelo governo, tornando o local conhecido por ser a fonte da vergonha.

Hoje ela gera sentimentos mistos pelos sicilianos. Vale conhecer, não?!

 

Catedral de Palermo

Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Catedral de Palermo é outro local extremamente procurado por turistas no Centro Histórico de Palermo. Com uma beleza indescritível, a catedral é uma verdadeira viagem no tempo, pois foi construída há mais de novecentos anos.

Por ser muito antiga é notável a presença de diferentes períodos e reformas que sucederam, mas partem desde características do período normando.

O estilo mais notável é o neoclássico, graças a uma restauração que ocorreu entre o fim do século XVIII e começo do XIX.

A catedral ainda possui diversos artefatos históricos em amostra, como as tumbas e artefatos da dinastia normanda.

Mas a principal atração fica por conta do tour pelo teto da catedral, onde é possível subir e admirar a cidade pelo visão panorâmica da Catedral de Palermo.

 

Monte Etna

O monte Etna é simplesmente o maior vulcão ativo de toda a Europa, são mais de 3.300 metros.

A ideia de visitar um vulcão ativo pode parecer assustadora, mas suas erupções na grande maioria das vezes são inofensivas.

Estar lá e presenciar o vulcão em erupção é o desejo de grande parte dos turistas e é até considerado muita sorte (ou azar, imagina se o Etna resolve ficar bravo). Até porque a última vez em que o Monte Etna realmente causou um estrago considerável foi em 2002.

Podemos inclusive dizer que ele é benéfico para a região, já que o solo vulcânico é extremamente fértil, além de movimentar o turismo da região.

Acredite, você vai querer apreciar a grandiosidade do Monte Etna de perto, além de toda a esplendida flora no percorrer do caminho. Uma experiência única na vida

 

Praia Mondello

A maior e mais famosa praia de Palermo, é perfeita para quem precisa de um dia de sol durante a viagem.

A areia é branquinha, se estendendo por um quilómetro e meio de costa, banhada pela água cristalina e calma.

A praia possui uma ótima estrutura de guarda-sóis, cadeiras e alguns espaços privativos onde você pode almoçar, inclusive um requintado restaurante chamado Alle Terrazze.

 

Escada dos Turcos

A Escada dos Turcos localiza-se entre duas praias, em Agrigento na costa do realmonte, e é ideal para tomar um sol e principalmente assistir o pôr-do-sol.

O local possui um cenário irreal, típico de obra de arte graças as rochas brancas com formato de escada que parecem terem sido esculpidas.

Subir os “degraus” e apreciar a vista de duas praias enquanto o sol reflete nas pedras esbranquiçadas, é único.

 

 

 

Teatro Grego de Taormina

Um dos maiores anfiteatros da Sicília, o Teatro Grego de Taormina, foi construído por volta de III a.C. e ainda sim, está bem preservado.

Além de ser aberto para visitação, o teatro ainda está operando na realização de shows, óperas, etc., diferente de muitos teatros antigos.

O formato em que foi construído pelos gregos teve resultado em sua acústica excelente.

Mas mesmo se sua intenção não for assistir um espetáculo, vale a pena visitá-lo e subir ao ponto mais alto do mesmo, as vistas para o Etna e o mar são incríveis.

 

Quando viajar para Sicília?

O clima na Sicília é mediterrâneo, o que significa temperaturas quentes e secas ao longo do verão e um pouco de chuva e mais ventos no inverno.

A Sicília é um destino coringa, perfeito para viajar o ano todo. Com uma vasta variedade de passeios, não faltarão atrações em ambas estações.

O inverno, entre janeiro e março é úmido e com temperaturas amenas. Talvez falte coragem para entrar na água do mar, que estará mais geladas, porém, nada impossível de encarar...

No verão, entre junho e agosto (se estendendo um pouco até setembro), o clima é quente, seco e sem chuvas. Os dias de sol reinam, mas o turismo também está a todo vapor.

As chuvas têm seu pico entre outubro (o mês mais chuvoso) e janeiro, mas fique tranquilo que elas são leves e não devem atrapalhar seu passeio.

O ideal é viajar no verão, mas se você prefere evitar a alta temporada com preços mais altos e maior lotação de pessoas durante os passeios, pode ir tranquilamente em outra estação.

 

Como chegar na Sicília?

Infelizmente, não há voos diretos do Brasil para Sicília, mas isso não é um problema. É bem tranquilo pegar um voo com conexão para essa bela ilha.

Várias companhias aéreas realizam conexões em outros países para chegar a Sicília, como a ITA, AirFrance, KLM, etc.

A vantagem é que a ilha possui cinco aeroportos, permitindo a conexão com vários outros países, quem sabe você não aproveita para conhecer algum outro destino também...

O principal dos aeroportos é o de Palermo, o que já é outra vantagem, já que lá ocorrem a maioria dos passeios. Para quem curte viajar pela a Itália, também sempre há cruzeiros e barcos fazendo a travessia, assim como ônibus e carros que pegam as balsas.

O mais engraçado é que você pode chegar até de trem na ilha, as balsas tem trilhos especiais para abrigar os vagões e fazer a travessia. É

 

Viaje com a Freeway para Sicília!

A experiência de viajar com um guia para a Sicília é indescritível, pois o país é repleto de atrativos culturais que podem ser ainda mais explorados através do conhecimento de quem melhor entende do assunto! E nós temos os melhores guias do nosso lado, além de roteiros incríveis...

Estamos há mais de 30 anos facilitando a viagem de milhares de pessoas para diversos destinos de natureza e cultura. Vamos com a gente?

Embarque nessa viagem e aproveite o que há de melhor da Sicília!