Blog

Os Sítios Arqueológicos espalhados pelo mundo para você descobrir viajando

Você se interessa por vivências reais na história da humanidade? Conhecer culturas perdidas, sociedades diversas pelo planeta e o que restou de suas obras, cidades e objetos? 

Sabia que você não precisa ser arqueólogo para conhecer os vestígios de várias civilizações humanas? 

Há impressionantes estruturas construídas por vários povos, que podemos nos encantar enquanto damos uma volta pelo mundo. Que tal?

O que é um Sítio Arqueológico?

Sítio Arqueológico é o nome dado para o local onde se encontram vestígios de ocupação humana, sejam elas muito antigas, ou até mesmo mais recentes.

Mas, não são quaisquer lugares com vestígios considerados, e sim aqueles que carregam uma certa importância científica para uma maior compreensão da história da humanidade.  

Há diversos Sítios Arqueológicos espalhados pelo mundo, podendo ser, cada um deles, classificados em diferentes categorias com base em suas mais diversas características. 

Sem falar que um sítio arqueológico, pode ter sido também habitado por mais de um grupo cultural em toda a sua história. 

Somente no Brasil, são catalogados mais de 20 mil sítios arqueológicos, em sua maioria, protegidos devido a importância do estudo arqueológico e a preservação do patrimônio histórico.

Dentre as diferentes posibilidades de categorias, pode-se encontrar:

 

  • Sítios Históricos:

São lugares mais estruturados, construções e também todo o espaço que o cerca, geralmente habitado por alguma sociedade que deixou uma histórica vivência cultural, como os palácios, castelos, casarões, igrejas, fazendas, quilombos, praças, entre outros. 

Um exemplo são as ruínas da Redução de São Miguel Arcanjo, localizado no Rio Grande do Sul, Brasil. 


  • Sítios Megalíticos: 

São construções milenares, feitas especificamente com pedras gigantes e extremamente pesadas. 

Esse tipo de sítio arqueológico é típico dos povos da pré-história, e geralmente são encontrados a céu aberto. 

Muitos deles revelam grandes mistérios, tanto quanto a forma de construção e até os objetivos e a sua utilização. 

Um dos mais conhecidos sítios megalíticos é Stonehenge, na Inglaterra.

Outro exemplo são os famosos moais, as gigantes estátuas misteriosas encontradas na Ilha de Páscoa. 

  • Sítios Abrigados:

Os Sítios Abrigados são basicamente os vestígios arqueológicos deixados por algum povo que tenha habitado algum espaço interior natural, geralmente grutas, tocas, paredes de pedras, as quais guardam marcas escritas ou desenhadas.  

Um exemplo é o Parque da Serra da Capivara, localizado no Brasil. Confira mais sobre esse impressionante parque.

  • Geoglifos:

Os Geoglifos são grandes figuras monumentais desenhadas no chão, em morros, ou em regiões mais planas. Eles geralmente têm cerca de quatro metros de extensão, e uma das formas de suas formações é pela retirada dos sedimentos da superfície.

Um exemplo são os recentes geoglifos encontrados na Floresta Amazônica, o que acredita-se ser registros, marcas de antigas civilizações que ali habitaram. 

 

Alguns dos principais Sítios Arqueológicos no Brasil: 

 

  • Serra da Capivara 

A Serra da Capivara é considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade, desde 1991, por possuir centenas de sítios arqueológicos espalhados ao seu redor. Sendo que 173 deles, estão abertos para a visitação atualmente. 

A região que se encontra no Piauí, tem a mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Um local muito rico em vestígios conservados há milênios. 

Os estudos trazem informações de que as pinturas e desenhos rupestres podem ter em média de 50.000 mil anos.

 

  • Serra do Roncador 

A Serra do Roncador está localizada no centro do Brasil, no estado do Mato Grosso. 

Uma região famosa por serras e pelos seus sons de vento, que quando entram em contato com os paredões de pedra, trazem consigo todo um misticismo e história, inclusive da própria representação de seu nome Roncador. 

Conhecido por ser um verdadeiro Santuário Metafísico, onde se encontram vários sítios arqueológicos com pinturas em grutas e cavernas, de milhares de anos.

Há também dentro desses sítios, grandes galerias de estalactites e estalagmites. 

 

Sítios Arqueológicos no mundo: 

 

  • Machu Picchu

Machu Picchu é um dos mais famosos, procurados e místicos lugares ao redor do mundo. E não é átoa todas as buscas e visitações, sendo que essa é uma das regiões de maior concentração histórica e de sítios arqueológicos que remontam toda a história da civilização Inca. 

A cidade foi construída no século 15, a 2.500 metros acima do nível do mar. Onde hoje se encontram ainda diversos vestígios da antiga população. 

Cusco é conhecida como a Capital Arqueológica da América, onde se encontram diversos museus, e sítios arqueológicos, como o Vale Sagrado, Puca Pucara, Tambomachay, entre outros. 

  • Camboja 

Em Camboja se encontra o majestoso sítio arqueológico Angkor Wat, uma cidade medieval nas profundezas da selva, que ficou escondido até o século XIX. 

Construído em 1150, esse complexo religioso carrega templos com estátuas de Buda, deuses hindus e outras faces, todas esculpidas de pedras. 

Um local muito sagrado e respeitado pelos hinduístas e os budistas. Angkor já chegou a abrigar cerca de 500 mil pessoas entre todas as suas muralhas e templos.

  • México 

O México como um todo, é um país muito rico culturalmente, com características e qualidades únicas. São diversos os vestígios culturais preservados no dia a dia da população atual que remontam a história e os costumes das antigas civilizações.

Além de abrigar a terceira maior pirâmide do mundo, a famosa pirâmide do sol, há na região central do país uma das mais antigas cidades das Américas, a incrível Teotihuacán. 

Teotihuacán foi um centro urbano da Mesoamérica pré-colombiana, acredita -se que ela tenha se estabelecido em torno de 100 a.C, e ao decorrer dos anos chegou a acolher cerca de 125 mil pessoas. 

Hoje em dia a cidade que foi designada como Patrimônio Mundial pela Unesco, é um dos grandes e históricos sítios arqueológicos, onde se encontram diversas ruínas disponíveis para a visitação.

  • Egito

No Egito podemos encontrar sítios  arqueológicos na cidade de Luxor, que fica localizada na margem oriental do Rio Nilo. 

A região dos antigos faraós deixou um grande marco da história, são dois grandes monumentos, o Templo de Luxor, que inclusive é o único no mundo que contém documentos das épocas faraônicas, copta, greco-romana, e islâmica.    

Há também o Templo de Karnak, que já foi o principal local de culto aos deuses. E que esteve submerso por areias durante mais de mil anos, mantendo até hoje algumas tarefas de restauro e conservação.

  • Túrquia 

Poucos sabem dos sítios  arqueológicos na Túrquia, mas sim, eles se encontram localizados na cidade de Éfeso. São diversas ruínas históricas escavadas, desde a Grécia clássica ao Império Romano, chegando até o cristianismo.

Dentre tantas atrações, está uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Templo de Ártemis. Sem falar no Grande Teatro, com capacidade para 25 mil pessoas, e a Biblioteca de Celso.

Há também a apenas alguns quilômetros de Éfeso, a Casa da Virgem Maria, onde acredita-se ter sido o local de sua última residência. 

Viaje com a Freeway! 

A Freeway é uma empresa que preza por viagens conscientes e que valoriza a cultura e a história dos destinos visitados. 

Trabalhamos com guias profissionais e determinados a passar todas as informações locais e históricas, preservando todo o sagrado dos ambientes, como os sítios arqueológicos ao redor do mundo. 

Convidamos você a embarcar com a gente em nossas viagens, com roteiros riquíssimos, emocionantes, e de muita diversidade. 

Vem com a gente?!