Blog

Sri Lanka: Onde Fica, Melhor Época e Atrativos da Ilha Resplandecente

 

 

Com certeza a maior fama do Sri Lanka está relacionada a sua incrível beleza... Suas lindas praias fazem jus ao título, não é à toa que o nome Sri Lanka significa “Ilha Resplandecente”.

Mas também é importante destacar todas as infinitas possibilidades deste incrível lugar! Este é um destino que mudará o seu jeito de fazer turismo, elevando os seus referenciais e preconceitos...

A região da ilha possui oito títulos de Patrimônio Mundial pela UNESCO. São diversos templos hinduístas e budistas, locais sagrados, mitos e lendas que se relacionam com a Índia, parques para safári e paisagens admiráveis.

Cada pequeno local paradisíaco é preenchido com muita cultura, história e ensinamentos diferentes.

Uma comida muito bem temperada faz parte da experiência, já que o país recebeu influência direta da Índia também na culinária, graças a sua localização bem próxima.

Tanto que, uma das especiarias mais conhecidas do mundo teve origem no Sri Lanka, a canela. Sendo levada ao ocidente posteriormente pelos portugueses.

O chá também está presente em sua história, sendo altamente consumido na região e um dos maiores produtores do mundo.

Você conhece a marca de chá Lipton? Ela teve origem no país com o Sir. Thomas Lipton que em 1890 comprou uma plantação e gradualmente começou a exportar o produto.

Viajar à Sri Lanka é uma experiência inovadora de imersão cultural! Você vai curtir muito! E para isso preparamos informações essenciais que você precisa conhecer!

Onde fica Sri Lanka?

 

Localizado na Ásia Meridional, o Sri Lanka está ao sudeste da Índia, recebendo inclusive o apelido de “lágrima da Índia” por parecer ter se afastado da Índia em forma de gota. Há uma cordilheira rochosa que separa como uma linha os dois países pelo mar.

O país é uma ilha rodeada pelo Oceano Índico, com pouco mais de 65mil km2 e possuindo aproximadamente 21 milhões de habitantes.

Sri Lanka contém duas capitais, a cidade Colombo, sendo a capital econômica, e a cidade Sri Jayawardenapura Kotte (ou so Coto), que é a capital legislativa.

A região, apesar de estar na distante Ásia, é mais próxima de nós do que parece... As línguas oficiais do país são o Cingalês e o Tâmil (mesma do sul da Índia), que contam com dezenas de palavras em português.

Isso se dá ao fato do país também ter sido colonizado por portugueses, ocasionando essa ligação inesperada com o Brasil, obtendo até mesmo alguns costumes, sobrenomes e tradições em comum.

Essa característica é apenas mais uma de sua rica herança cultural deixada pelos povos que por ali passaram, como também os holandeses, britânicos e os próprios indianos

 

O que fazer no Sri Lanka?

 

O país agrada todo tipo de viajante, pois são variadas e versáteis as opções de turismo que você pode fazer..

Por isso, é importante atentar-se ao que o país oferece para não perder nada em sua variada programação.

Um outro ponto positivo é que, o Sri Lanka é relativamente pequeno, facilitando os deslocamentos internos pelo país, pois os passeios acabam ficando próximos um do outro.

Em poucos dias é possível visitar grande parte do país, já que não é desperdiçado muito tempo na locomoção.

Parque Nacional de Minneriya

 

Visitar o Parque Nacional de Minneriya proporciona estar cara a cara com os elefantes asiáticos em seu habitat natural.

Geralmente andam em manadas, então será comum avistar vários de uma vez, juntamente com filhotes.

Apesar de o elefante ser a grande atração, o parque não se resume a isso. Durante o percurso será possível avistar crocodilos, búfalos e muito mais da fauna do Sri Lanka.

Além de conhecer toda a flora do parque, que é repleta de belas paisagens. Isso em um automóvel 4x4 que dá o ar de aventura ao passeio.

O Forte de Sigiriya

 

O Forte de Sigiriya é um sítio arqueológico bem preservado que impressiona pela arquitetura e imensidão apresentada.

Este é um dos Patrimônios da Humanidade pela UNESCO que o país possui e poderia ser facilmente considerada a 8ª maravilha do mundo antigo.

O local apresenta um castelo em ruínas que foi construído no topo de uma enorme rocha, a famosa “pedra do leão”.

A entrada para o castelo era justamente pela boca do leão, que hoje não existe mais, porém, as patas continuam intactas e preservadas.

Uma escadaria com 1200 degraus faz parte do passeio para chegar ao topo da pedra, que durante o caminho apresenta incríveis afrescos nas paredes, cavernas, jardins e até mesmo uma estátua de mais de 10m de um buda.

Durante a subida são realizadas pausas para apreciar as atrações, tornando a aventura bem mais tranquila.

No topo, a 200m de altura, é perceptível a complexa engenharia projetada no local, pois são diversas piscinas de banho que contam com sistema hídrico.

Mas caso subir lances de escada seja um problema para você, o térreo do local apresenta belos jardins e um museu bem completo.

Realizar o passeio com guia é o grande diferencial, pois o local foi construído há aproximadamente 1500 anos, reunindo séculos de histórias e curiosidades que podem enriquecer o percurso.

 

Templo do Dente de Buda

 

Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o templo é localizado na cidade de Kandy, que já foi capital e é a terceira maior do país.

Sendo um dos principais pontos de peregrinação de budistas do mundo, o também conhecido como “Dalada Maligawa” guarda um dente de Buda.

Considerado um ambiente sagrado, este é um dos locais mais religiosos do país, ideal para conhecer e entender a fundo a religião budista.

Encantar-se com o templo é garantido, suas salas são repletas de cores e pinturas, além de estatuas espalhas por todo o local e um fascinante jardim.

Jardins Reais Botânicos de Peradeniya

 

O local é um dos mais belos de todo o país graças às suas mais de 4 mil espécies de plantas, ganhando destaque quando o assunto é orquídea.

A história desses jardins é longa, já tendo sido usado para plantação de café e canela e também como quartel-general durante a Segunda Guerra Mundial.

Os registros datam até a construção de um templo nos jardins, mas foi infelizmente destruído pelos britânicos.

A área está localizada a mais de 400 metros acima do mar, sendo o verde predominante, junto ao colorido das plantas em contraste do azul do céu, a grande atração.

Forte de Galle

 

Considerado Patrimônio Histórico da UNESCO, o Forte de Galle é uma cidade fortificada por altos muros.

O local, que originalmente era um porto, reunia ali dentro os principais comércios e atrações turísticas da região.

Como a mais badalada praia do país, a Praia de Gale, com águas cristalinas que reúnem turistas de todo mundo, ideal para um dia de descanso.

Localizada no sul do forte, o incrível Farol de Galle, com 26,5m de altura, é o ponto mais cobiçado da cidade fortificada, a paisagem é expandida e o pôr-do-sol no local é quase obrigatório.

O forte também conta com atrações culturais e históricas, como o Museu Nacional de Arqueologia Marítima, que conta com artefatos de naufrágios, e a Igreja de Todos os Santos, com estilo gótico vitoriano.

Este é um passeio ideal para realizar em um dia e conhecer todos os pontos do forte a pé ou de Tuk Tuk (principal transporte da região, basicamente uma moto com cabine).

Como chegar em Sri Lanka

 

Para chegar no Sri Lanka, obviamente será necessário uma passagem aérea. Como não há voos diretos do Brasil, será necessário fazer uma conexão.

Algumas opções mais comuns de conexão para o país são pelo Qatar e Emirados Árabes Unidos, sendo a Emirates e a Qatar Airways algumas das companhias que realizam essa rota.

O principal aeroporto de Sri Lanka é o Aeroporto Internacional Bandaranaike, de Colombo, que provavelmente será sua porta de entrada e saída do país.

O que comer no Sri Lanka?



 

A culinária do Sri Lanka é rica em sabores e influenciada por diversas culturas, incluindo a indiana, árabe, malaia, portuguesa e holandesa. Para os turistas que visitam o Sri Lanka, há uma variedade de pratos deliciosos para experimentar.

 

Uma das refeições básicas do Sri Lanka é o arroz e curry. Esta combinação consiste em arroz acompanhado por uma variedade de curry, que podem incluir carne, peixe ou vegetais. Além dos curries, são servidos acompanhamentos como dal (lentilhas temperadas), sambols (chutneys picantes) e papadums (bolachas finas e crocantes).

 

Para o café da manhã ou como lanche, os turistas podem experimentar hoppers (appam), que são crepes finos feitos de uma massa fermentada de arroz e coco. Outra opção é o kottu roti, um prato popular de comida de rua feito com pedaços de pão chapati (roti) cortados em pequenos pedaços e misturados com vegetais, ovos, carne ou frango, temperados com uma mistura de especiarias.

 

Os string hoppers (idiyappam) também são uma escolha popular. Feitos a partir de uma massa de farinha de arroz pressionada em finos fios e cozida a vapor, esses "ninhos" são frequentemente servidos com curry e sambol.

 

Os turistas também podem experimentar pratos únicos, como lamprais, uma influência holandesa, que consiste em arroz cozido ao vapor envolvido em folhas de bananeira e acompanhado por uma variedade de curries, sambol e um ovo cozido.

 

Para os amantes de frutos do mar, o peixe ambul thiyal é uma excelente opção. Trata-se de um curry de peixe feito com peixe secado ao sol e uma mistura de especiarias, incluindo goraka (um fruto azedo), que confere um sabor único e picante.

 

Para sobremesa, os turistas podem experimentar o kiri bath, um bolo de arroz cozido em leite de coco, frequentemente consumido durante celebrações especiais, acompanhado pelo lunu miris, um condimento picante feito de cebola, pimenta, pimentão e suco de limão.

 

E não deixe de experimentar as frutas tropicais frescas disponíveis no Sri Lanka, como mangas, abacaxis, bananas, cocos e frutas do dragão. Para acompanhar todas essas delícias, experimente a King Coconut, uma variedade de coco cultivada localmente, que oferece uma água doce e refrescante, ou o chá do Ceilão (Ceylon tea), famoso em todo o mundo pela sua qualidade.



 

 

 

Onde se hospedar no Sri Lanka?

 

Para uma estadia confortável em suas viagens pelo Sri Lanka , indicamos algumas opções de hospedagem:

 

Colombo - The Kingsbury 

 

The Kingsbury é uma escolha fantástica em Colombo, oferecendo uma localização central conveniente e instalações de luxo. Seus quartos superiores proporcionam conforto e comodidades modernas para os hóspedes desfrutarem de sua estadia na capital do Sri Lanka.

 

Dambulla - Amaya Lake 

 

Amaya Lake em Dambulla oferece uma experiência serena à beira de um lago, perfeita para relaxar após explorar as antigas cavernas de Dambulla e outros locais históricos da região. As suas Villas Standard oferecem conforto e privacidade em meio à natureza exuberante.

 

Kandy - Cinnamon Citadel 

 

O Cinnamon Citadel em Kandy oferece uma vista deslumbrante para o rio Mahaweli, juntamente com uma série de comodidades para uma estadia relaxante. Os quartos superiores proporcionam conforto e elegância aos hóspedes que desejam explorar a rica herança cultural da cidade.



 



 

Nuwara Eliya - Jetwing St Andrews 

 

Situado nas colinas frescas de Nuwara Eliya, o Jetwing St Andrews oferece uma atmosfera colonial encantadora combinada com amenidades modernas. Os quartos superiores oferecem uma estadia confortável para os viajantes que desejam explorar as plantações de chá e a paisagem montanhosa da região.

 

Negombo - Jetwing Blue Negombo

 

O Jetwing Blue Negombo oferece uma localização à beira-mar em Negombo, proporcionando aos hóspedes uma estadia relaxante e conveniente perto do aeroporto internacional. Os quartos Deluxe oferecem conforto e estilo para os viajantes que desejam relaxar à beira da praia.




 

 

 

O que levar na mala para o Sri Lanka?

 

Viajar para o Sri Lanka é uma experiência emocionante e enriquecedora, mas é importante estar preparado para aproveitar ao máximo sua estadia neste belo país tropical. Pensando nisso, separamos os itens mais importantes para você levar na sua mala para garantir uma viagem confortável:

 

  • Roupas Leves e Respiráveis
  • Roupa de Banho e Protetor Solar
  • Calçados Confortáveis
  • Proteção contra Chuva
  • Repelente de Insetos e Medicamentos
  • Adaptador de Tomadas
  • Documentos Importantes e Dinheiro
  • Câmera Fotográfica e Binóculos

 

Com essas dicas e itens essenciais na sua mala, você estará pronto para aproveitar ao máximo sua viagem pelo Sri Lanka e criar memórias inesquecíveis neste destino encantador do sul da Ásia.



 

 

 

O que trazer de souvenirs do Sri Lanka?

 

O Sri Lanka oferece uma variedade de souvenirs que refletem sua rica cultura, artesanato e tradições. Confira abaixo algumas sugestões de souvenirs populares para levar para casa como lembrança da sua viagem:



 

Chá do Sri Lanka

 

Como mencionado no início deste guia de viagem, um dos principais produtores de chá do mundo, o Sri Lanka oferece uma grande variedade de chás de alta qualidade. Escolha entre uma variedade de chás embalados em caixas bonitas ou compre chá a granel para trazer para casa

 

Máscaras Tradicionais 

 

As máscaras tradicionais do Sri Lanka são uma parte importante das festividades e rituais culturais do país. Feitas à mão por habilidosos artesãos, essas máscaras coloridas e elaboradas são excelentes peças decorativas para sua casa.

 

Artesanato em Madeira

 

O Sri Lanka é conhecido por sua habilidade em entalhar em madeira, produzindo uma variedade de peças artesanais, como caixas de jóias, esculturas de elefantes, máscaras, bandejas e muito mais. Esses itens são únicos e refletem a rica herança cultural do país.

 

Jóias de Pedras Preciosas

 

O Sri Lanka é famoso por suas pedras preciosas, incluindo safiras, rubis, esmeraldas e águas-marinhas. Procure por belas peças de joalharia, como anéis, brincos, colares e pulseiras, adornadas com estas pedras deslumbrantes.

 

Saris e Tecidos Tradicionais

 

Leve para casa um pedaço da vibrante cultura do Sri Lanka com um belo sari ou tecido tradicional, como batik ou sarongue. Esses tecidos coloridos e ricamente ornamentados são excelentes para fazer vestuário, decoração ou como peças de arte de parede.

 

Artigos de Concha

 

Das praias do Sri Lanka, você pode encontrar uma variedade de artigos feitos de conchas, como colares, pulseiras, brincos e objetos decorativos. Esses itens são únicos e lembram as belas praias do país.

 

Produtos de Especiarias

 

Compre uma variedade de especiarias locais, como canela, cardamomo, cravo-da-índia e pimenta, para adicionar sabor e aroma às suas refeições em casa. Embalados em sacos coloridos ou latas decorativas, esses produtos também são excelentes presentes para amigos e familiares.

 

Produtos de Cuidados com a Pele à Base de Ayurveda 

 

O Sri Lanka é conhecido por sua prática antiga de medicina ayurvédica. Procure por produtos de cuidados com a pele à base de ervas e ingredientes naturais, como óleo de coco, aloe vera, cúrcuma e sândalo, para levar para casa e desfrutar dos benefícios para a saúde e beleza.

 

Essas são apenas algumas sugestões de souvenirs populares que você pode encontrar no Sri Lanka. Certifique-se de explorar os mercados locais, lojas de artesanato e boutiques para descobrir uma variedade de tesouros autênticos para levar para casa como lembrança da sua viagem.

 

 

Melhor época para visitar Sri Lanka

 

O clima da Sri Lanka é tropical, significando temperaturas estáveis o ano todo, com leve variações, e a precipitação dívida em dois períodos, um de seca e outro de chuva, conforme a região da ilha. É característico da Índia as monções e no Sri Lanka elas também ocorrem de forma mais branda, porém todo o ano. O país é visitável em todos os meses, porque conta com distinções entre as suas duas costas.

Para entender melhor, funciona basicamente assim:

Quando a costa Oeste e a Sul estiverem no período de chuva, entre abril e setembro, o ideal é visitar a costa Leste.

E quando a costa Leste estiver no período de chuva, entre outubro e março, o ideal é visitar a costa Oeste e o Sul.

Mas como raramente as pessoas vão duas vezes para o Sri Lanka, fevereiro é um mês onde o clima estará favorável em todo o país. Janeiro e março podem ter menos chuvas, evite de maio a julho. Mas como já falamos, pode viajar tranquilamente o ano todo.

Viaje com a Freeway para Sri Lanka!

 

Prepare-se para uma experiência única e inesquecível, onde a aventura se une à responsabilidade ambiental e ao compromisso com a segurança dos nossos viajantes.



 

No coração do Sri Lanka, você encontrará uma riqueza de biodiversidade e paisagens deslumbrantes esperando para serem descobertas. Com a Freeway, você terá a oportunidade de explorar florestas tropicais exuberantes, santuários de vida selvagem e praias intocadas, tudo enquanto preserva esses preciosos ecossistemas para as gerações futuras.



 

A segurança dos nossos viajantes é nossa prioridade número um Implementamos rigorosos protocolos de segurança e higiene para garantir que sua viagem seja segura e livre de preocupações. Além disso, nos esforçamos para minimizar nosso impacto ambiental, adotando práticas sustentáveis, como redução de resíduos e apoio a iniciativas de conservação.



 

Se você está pronto para uma aventura única que combina ecoturismo, responsabilidade ambiental e segurança, então junte-se à Freeway em uma viagem de descoberta pelo Sri Lanka e faça parte da mudança positiva no mundo do turismo!