Blog

Tanzânia, onde fica, quando viajar e atrativos para conhecer

A Tanzânia é um dos países africanos com maior disponibilidade para o turismo na África. Está localizada em uma região de muita natureza. Com destaque para as suas águas, em seu território ficam os maiores lagos do continente africano, o Vitória, o Tanganica e o Malawi.

 A região também é conhecida por suas vastas áreas selvagens de savana muito procurada para viagens de safari, como o Parque Nacional de Serengeti onde vivem leões, elefantes, leopardos, búfalos e rinocerontes.

Outro grande destaque é o famoso Kilimanjaro, procurada para o desafiador trekking de subir a maior montanha da África.

O país proporciona um passeio incrível para quem ama passeios pela natureza, praias e um povo receptivo. Um ótimo lugar para conhecer uma cultura completamente diferente!

Então prepare-se para conhecer esse surpreendente país. Vamos para a Tanzânia?

 

Onde fica a Tanzânia?

A Tanzânia é um país da África, na costa leste do continente africano, banhada pelo Oceano Índico em sua faixa oeste.

Também se limita ao Norte com o Quênia e Uganda. A leste com Ruanda, Burundi e Congo. E ao sul com Zâmbia, Malawi e Moçambique.

 

Como chegar na Tanzânia?

Para chegar na Tanzânia a partir do Brasil, você pode chegar em mais de um aeroporto. O principal destino é o aeroporto de Dar es Salaam, antiga capital e maior cidade do país.

Mas há também Kilimanjaro, que como o nome já diz é mais próximo da famosa montanha, no Norte, mas há também Zanzibar, onde se localiza o maravilhoso arquipélago.

As principais companhias que fazem o trajeto são a Emirates, Ethiopian Air, Qatar Airways, KLM. Vale a pena pesquisar e cotar os melhores trajetos, escalas e preços.

 

 

Qual a melhor época para viajar para a Tanzânia?

A Tanzânia está bem próxima da linha do equador e tem um clima tropical com prevalência de calor ao longo de todo ano. A temperatura do mar é bem confortável também.

O litoral apresenta temperaturas um pouco mais amenas que o interior, onde facilmente chega-se em 40ºC.

As chuvas são frequentes, mas os meses onde elas ocorrem menos vai de junho a outubro, período de “inverno” na Tanzânia.

 

Procurando viagens para a Tanzânia?

 

 

Quais os atrativos da Tanzânia?

Vamos listar alguns dos principais atrativos que você pode colocar na sua lista de locais para conhecer. A Tanzânia tem maravilhosos atrativos

Parque Nacional do Lago Manyara

Uma experiência única onde você poderá observar diversos animais selvagens, um destino impecável para sua viagem na África.

Prepare-se para registrar momentos únicos que só o parque poderá te proporcionar. Apesar de ter um tamanho menor comparado a outros parques da região, você irá se apaixonar pela sua beleza exuberante.

No local você irá presenciar momentos únicos dos animais selvagens, como leões descansando em árvores, manadas de elefantes, manadas de búfalos, leopardos, gigantescas girafas, entre outros animais que vivem pela região.

 

Parque Nacional Serengeti

O santuário de Serengeti é muito conhecido por seus cenários de fenômenos naturais, principalmente a grande migração. Mas o que é essa grande migração? 

A migração ocorre quando manadas de gnus, seguidos por gazelas e zebras seguem do Parque de Serengeti até a Reserva do Masai no Quênia, em busca de melhores pastos para sobreviver.

Ao longo do ano os turistas têm a oportunidade de observar os animais selvagens nas planícies e os inúmeros passeios e atividades ao ar livre. Além disso o parque é muito bem formado em sua estrutura para receber os visitantes.

 

Cratera de Ngorongoro

Possuindo uma paisagem incrível onde irá fazer seus olhos brilharem, a cratera de Ngorongoro é uma experiência única para você se encantar.

Localizado ao norte da Tanzânia, era antigamente uma montanha vulcânica extremamente alta, há quem diga que ela chegou a ser mais alta que Kilimanjaro, a mais alta de toda África.

Os animais do local são facilmente encontrados e você pode observar a vida selvagem diante de seus olhos.

A região possui os alimentos e tudo que os animais precisam para a sua sobrevivência, fazendo com que raramente eles tenham que buscar alimentos em outros lugares.  

A certeza de quem visita a cratera é de que não irá sair de lá sem ter visto diversas espécies de animais diferentes, e o melhor é que a viagem pode não durar seu dia todo, ainda sobrando tempo para explorar outros lugares e locais da Tanzânia no mesmo dia.

 

Parque Nacional Tarangire

Tarangire é um país pequeno comparado aos seus vizinhos, entretanto isso não impede de haver muita concentração de animais na região.

Durante a sua estiagem, que atinge o mês de junho a outubro, os animais habitam a região por conta do rio Tarangire, que se torna sua única fonte de água permanente.

Durante a estiagem não é difícil observam os gigantes elefantes chegando em manadas com seus filhotes. Esses animais devoram troncos de baobás, espécie de planta que concentra bastante água e chegam a atingir 25 metros de altura.

O parque é excelente para quem busca observar os animais selvagens sem muita multidão por perto, em principal aqueles que pretendem fazer diversas fotografias.

 

Cidade de Arusha

A cidade de Arusha fica ao norte da Tanzânia sob o Monte Meru e próximo de Kilimanjaro, é considerada uma cidade de diplomacias e negócios, além da luta para a diminuição da pobreza no país.

Diversos turistas começam o tour pela África na região, na região existem diversos hotéis preparados para receber turistas de todo o mundo, que vão desde os mais luxuosos até os de preço menor.

Em Arusha você consegue visitar o Parque Nacional de Arusha, sua área é menor que os demais, entretanto possui belas paisagens e espécies de animais que irão rendem ótimas fotos de recordação. Os lagos Momela e Cratera Ngurdoto fazem com que suas fotos fiquem únicas.

 

Zanzibar

O principal arquipélago da Tanzânia é repleto de história, cultura e atrativos naturais. O mar encanta e apresenta animais incríveis como tartarugas, golfinhos, estrelas do mar.

A Cidade de Pedra é um dos principais pontos históricos. Você encontrará mercados, vias sinuosas, mesquitas, palácios, forte.

Além das belas praias, a cultura é marcada pela influência árabe, hindu e europeia.

 

Como é a Gastronomia da Tanzânia?

Toda gastronomia de uma região leva com ela a sua cultura e história, assim como nos contam os alimentos em abundância daquela terra.

Por conta disso é importante conhecer a culinária do país e experimentar o que eles têm a mostrar, com a Tanzânia não é diferente.

 Confira alguns pratos típicos da região para você conhecer durante sua estadia no país:

Biryani, possui origem do Oriente Médio e Índia, se consiste em um arroz cozido em especiarias da região e servido com carne ou peixe. O curry é o principal tempero que acompanha o arroz.

Octopus Curry em Lukmaan, o polvo é a carne favorita entre os frutos do mar. É comido em barracas de rua e hotéis chiques da região. O prato é feito com fatias de polvo cozidas em mistura de especiarias como o açafrão e o coentro, e em seguida cozido em molho de creme de coco.

Mandazi, um bolo de massa frita levemente adocicado e temperado com cardamomo, a massa é geralmente cortada em formas triangulares e em seguida, frito até se tornar marrom dourado, é geralmente servido com uma taça quente e doce de chá.

 

Qual a moeda da Tanzânia?

O Xelim da Tanzânia é a moeda oficial da república Unida da Tanzânia.

No entanto, outras moedas também são amplamente utilizadas. Essas moedas incluem o dólar americano e o euro.

Muitos turistas americanos e europeus não são obrigados a trocar dinheiro, o que pode ser um processo caro e complicado dependendo de onde você estiver.

Os cartões de crédito são amplamente aceitos na Tanzânia, mas apenas Visa e MasterCard estão disponíveis.

 

Conheça a Tanzânia com a Freeway!