Legenda: C=café da manhã; A=almoço; L=lanche de trilha.
1º Dia - LENÇÓIS
Chegada ao Aeroporto de Lençóis e traslado para a hospedagem escolhida. Após acomodação, realizaremos um city tour a pé pela encantadora cidade de Lençóis, considerada a capital do diamante e uma das maiores referências entre as cidades baianas ligadas ao garimpo. Durante o passeio, admiraremos o casario histórico, que é um testemunho dos tempos de opulência da aristocracia lençoiense, que viveu da riqueza e do prestígio advindos do diamante.
2º Dia - LENÇÓIS - RIO MUCUGEZINHO COM POÇO DO DIABO / CACHOEIRA DO PAI INÁCIO / MORRO DO PAI INÁCIO
Após o café da manhã, sairemos em direção ao rio Mucugezinho, onde conheceremos várias cascatas de águas cristalinas. Caminharemos entre o leito e as margens do rio até chegarmos ao inesquecível Poço do Diabo, uma cachoeira de 22 metros de altura, com uma grande piscina natural que é o convite perfeito para um delicioso banho. Em seguida, faremos uma pausa para o almoço (incluído). Após o descanso, visitaremos a Cachoeira do Pai Inácio, que fica entre o vale do Morro do Pai Inácio e a Serra dos Brejões, com uma caminhada de 40 minutos.
Logo depois, seguiremos até o centro geográfico da Chapada Diamantina, onde visitaremos o Morro do Pai Inácio. O local oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e a lenda do Pai Inácio torna o cenário ainda mais fascinante.
Serão 80 km de carro e 6 km de caminhada.
Nível de Dificuldade: Moderado.
3º Dia - LENÇÓIS - CACHOEIRA DA FUMAÇA (C,L)
Após o café da manhã, iniciaremos a caminhada de 6 km que separa o Capão da Cachoeira da Fumaça. O trajeto oferece vistas do Vale do Capão, flores ao longo da subida da serra e a calmaria do planalto que nos leva até 1.490 metros de altitude. A partir desse ponto, é possível admirar a queda livre d'água de 380 metros de altura, que se transforma em uma fina névoa. No Vale, haverá tempo para um banho nas quedas d'água do Riachinho.
Serão 150 km de carro e 12 km de caminhada.
Nível de Dificuldade: Moderado.
4º Dia - LENÇÓIS - GRUTA DA LAPA DOCE | PRATINHA | GRUTA AZUL (C,A)
Após o café da manhã, sairemos de carro em direção à Gruta da Lapa Doce, que abriga formações incríveis, como a coruja e o presépio, entre outras. Em seguida, iremos até a Gruta da Pratinha, cuja principal atração é o rio que aflora pela boca da caverna. A gruta também possui formações calcárias e um lago subterrâneo de águas transparentes, onde poderemos praticar o mergulho livre com máscara e snorkel ou simplesmente escutar o canto dos pássaros e refletir diante da Gruta Azul, localizada a 200 metros da Pratinha. Almoço incluído.
Serão 150 km de carro e 4 km de caminhada.
Nível de Dificuldade: Moderado.
5° Dia - LENÇÓIS (C)
Após o café da manhã, traslado para Aeroporto de Lençóis.