ESTRADA DE FERRO CARAJÁS / SÃO LUÍS DO MARANHÃO
COM CHAPADA DAS MESAS
12 a 22 de fevereiro de 2026 - Carnaval
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - 12/02/2026 - SÃO PAULO / CARAJÁS / PARAUAPEBAS (J)
Apresentação no Aeroporto de Congonhas, no balcão da cia Gol, às 06:15, para embarque no voo G3 1304, partindo 08:15 com destino a Confins. Chegada às 09:35 e troca de avião com o voo G3 1954 partindo 11:30. Chegada em Carajás às 14:05. Traslado a PARAUAPEBAS e acomodação no HOTEL VALE DOS CARAJÁS, categoria 4 estrelas com piscina. Jantar no hotel.
2º Dia - 13/02/2026 - PARAUAPEBAS / CARAJÁS / PARAUAPEBAS (C,A)
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visitaremos o Distrito Industrial VALE. Seguiremos ao mirante N4WN que proporciona uma vista panorâmica da maior mina de minério de ferro do mundo. Ela se estende por 3km de comprimento e 1.5km de largura com uma base de 480 metros de profundidade. É impressionante! Visitaremos também o mirante do pátio de estocagem de minério de ferro e conheceremos o Núcleo Urbano de Carajás onde parte dos funcionários da mineradora moram. No bairro, tem média de 60 empreendimentos comerciais como padarias, restaurantes, farmácias, supermercados, lojas de confecções, igrejas além de banco e um hospital mantido pela Vale com 21 especialidades. Suas ruas têm nomes de rios e tribos indígenas. Almoço no núcleo urbano. À tarde, visitaremos o Bioparque Vale Amazônia, criado em 1985 e localizado em plena Floresta Nacional de Carajás sendo referência de trabalho de proteção às espécies. Retorno ao hotel. Noite livre.
3º Dia - 14/02/2026 - PARAUAPEBAS / SERRA PELADA (75Km) / PARAUAPEBAS (C,A)
Café da manhã no hotel. Pela manhã, viajaremos 75 km até chegarmos em SERRA PELADA, localizada no município de Curionópolis. Nos anos de 1980 chegou a ser o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo onde 100 mil homens escavavam a cratera à mão para “bamburrar”, ou enriquecer na gíria dos garimpeiros. Em 1992 a mina foi desativada e hoje tornou-se um grande lago chamado de “cava”. Lá conheceremos as principais ruas do antigo garimpo e o “pau da mentira”, uma árvore de apuí onde os garimpeiros se reuniam para conversar e tomar decisões. Retorno a Parauapebas para o almoço. À tarde, conheceremos o “Centro Mulheres de Barro”, uma cooperativa que produz artesanato cerâmico de qualidade e desenvolve um lindo trabalho através de vestígios arqueológicos descobertos na Serra dos Carajás. Noite livre.
4º Dia - 15/02/2026 - PARAUAPEBAS / AÇAILÂNDIA / CAROLINA (C,A)
Ainda de madrugada, traslado para a Estação ferroviária para embarque no TREM DE CARAJÁS que parte às 06:00. Passaremos por ITAINÓPOLIS, MARABÁ, SÃO PEDRO, até chegarmos em AÇAILÂNDIA às 12:09. Desembarque. Almoço. Viajaremos 300km em ônibus até chegarmos em Carolina. Acomodação na POUSADA DOS CANDEEIROS, simples, categoria 3 estrelas, instalada em um casarão histórico do séc XIX, tombado e preservado. Noite livre.
5º Dia - 16/02/2026 - CAROLINA / PARQUE NACIONAL CHAPADA DAS MESAS / CACHOEIRA SÃO ROMÃO (C,A)
Café da manhã na pousada. Saída às 08:00 em carros 4X4 para entrarmos no PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS. Após 2h30 de viagem nos carros 4X4, chegaremos na CACHOEIRA DE SÃO ROMÃO, a maior cachoeira em volume d’água do estado, famosa por sua queda d’água de 25m de altura e 35m de comprimento sendo banhada pelo Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins. Tempo livre para banho. Se o volume de água permitir, os mais corajosos poderão ir atrás de sua queda d’água. Almoço rústico em seu restaurante no local. Retorno a Carolina. Noite livre.
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS
Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. É um santuário ecológico de 160 mil hectares com inúmeros espetáculos naturais únicos do cerrado brasileiro.
6º Dia - 17/02/2026 - CAROLINA - COMPLEXO POÇO AZUL - RIACHÃO (120Km) (C,A)
Café da manhã na pousada. Saída às 08:00 para uma viagem de 2 horas nos carros 4X4 (14km estrada de chão) para o município de Riachão onde visitaremos o COMPLEXO POÇO AZUL, sendo o Poço Azul seu maior atrativo formado pelas nascentes de águas oriundas das rochas, criando um poço de águas cristalinas. No decorrer de sua trilha de 800m, considerada fácil e que inclui passarelas suspensas de madeira, passaremos pelas Cachoeiras dos Namorados, Santa Paula, e sendo a Cachoeira de Santa Bárbara a mais famosa com seus 76m de queda d’água. Tempo livre para banho no Poço Azul. Almoço no complexo. Retorno a Carolina. Noite livre.
7º Dia - 18/02/2026 - CAROLINA - COMPLEXO PEDRA CAÍDA & PORTAL (C,A)
Café da manhã na pousada. Seguiremos com nosso ônibus para o Complexo Pedra Caída (35km) onde visitaremos a Cachoeira do Santuário, um espetáculo da natureza com 46m de altura, uma queda d’água praticamente dentro do cânion de arenito e banhada pela nascente do Rio Pedra Caída. Seu acesso é por uma trilha de 800m por passarelas suspensas e escadarias, porém no final a trilha é dentro do próprio rio. Preparem-se para se molhar! Após visita da cachoeira, retornaremos para Carolina para almoço. À tarde, visitaremos o cartão postal da Chapada: o Portal. É uma fenda natural de arenito avermelhado esculpida ao longo de milhões de anos. Seu acesso é por uma trilha de 600m com uma escadaria no final para subirmos seus 76m de altura. Retorno a Carolina. Noite livre.
8º Dia - 19/02/2026 - CAROLINA / IMPERATRIZ / AÇAILÂNDIA (300Km) (C,A)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino a Imperatriz, cidade banhada pelo Rio Tocantins, onde almoçaremos em um restaurante flutuante. Após o almoço, caminharemos até a Igreja Matriz Santa Teresa D’Ávila e ao centro de artesanato da cidade. Continuaremos viagem até AÇAILÂNDIA. Acomodação no GENOVA PALACE HOTEL, categoria 3 estrelas. Noite livre.
9º Dia - 20/02/2026 - AÇAILÂNDIA / SÃO LUÍS (ANJO DA GUARDA) (C,A)
Café da manhã no hotel. Pela manhã, breve visita à AÇAILÂNDIA, cidade próspera devido ao seu grande polo agroindustrial. Conheceremos a Igreja Matriz de São Francisco de Assis e a Praça da Bíblia. Almoço. Traslado à Estação Ferroviária para embarque no Trem de Carajás partindo 12:19. Passaremos pelas cidades de Nova Vida, Altamira, Auzilândia, Alto Alegre, Santa Inês, Vitória de Mearim e Arari até chegarmos em SÃO LUÍS, às 22:00, na Estação Anjo da Guarda. Traslado e acomodação no HOTEL LUZEIROS, ótimo hotel design, moderno, localizado à beira mar, distante 8km do centro histórico.
10º Dia - 21/02/2026 - SÃO LUÍS (C,A)
Café da manhã no hotel. Dia inteiro de visita à cidade de SÃO LUÍS, localizada na ilha de mesmo nome e capital do estado do Maranhão. Foi fundada pelos franceses em 1612 e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1995. Seu centro histórico possui mais de 5.600 propriedades que compõem um acervo arquitetônico riquíssimo marcado pelo revestimento de azulejos portugueses. Visitaremos sua Igreja Catedral da Sé com sua rica decoração barroca, conheceremos o Teatro Arthur de Azevedo inaugurado em 1817, veremos o imponente Palácio dos Leões, sede do governo, e visitaremos o Mercado das Tulhas onde encontramos produtos típicos da região e artesanatos variados. Almoço no passeio. Retorno ao hotel. Noite livre.
11º Dia - 22/02/2026 - SÃO LUÍS / SÃO PAULO (C)
Café da manhã no hotel. Traslado ao aeroporto para apresentação na cia Latam às 09:30 para embarque no voo LA 3213 partindo 11:30. Chegada no aeroporto de Guarulhos às 15:05.