Legenda: C=café da manhã.
1º Dia - SALVADOR | BOIPEBA
Chegada e recepção no aeroporto de Salvador. Em seguida, seguiremos de carro até o Terminal Turístico Marítimo, onde embarcaremos em uma lancha ou barca para uma travessia de aproximadamente 50 minutos até a Ilha de Itaparica.
Ao desembarcar, um veículo nos aguardará para um trajeto de cerca de 1h30 até Graciosa. De lá, pegaremos uma lancha fretada que nos levará a Boipeba em aproximadamente 40 minutos.
Na chegada, nosso guia nos recepcionará e nos acompanhará até a pousada escolhida. Como em Boipeba não há veículos, faremos o trajeto a pé, levando de 10 a 15 minutos. O transporte da bagagem será organizado pelo guia.
Sugerimos que, já no aeroporto de Salvador, utilizemos roupas leves e confortáveis, como bermuda e chinelos.
2º ao 4º Dia - BOIPEBA (C)
Dias dedicados aos seguintes passeios:
BAÍA DE MORERÊ (C)
Após o café da manhã, sairemos em direção à minúscula vila de Morerê. Estradinha de areia, pequenos morros, mata baixa e dendezeiros. O Dendê era, além da pesca, a maior riqueza da ilha e ainda está sendo comercializado em menor escala, apesar do preço baixo deste óleo tipicamente baiano. São cerca de duas horas até a baía de Morerê. A baía de Morerê é um paraíso de águas cristalinas, uma bela praia, com restos de recifes de uma época em que o mar ainda estava mais alto. Tempo para uma água de coco e imperdível banho de mar. Aqui, podemos ainda comer um peixinho em um dos restaurantes simples ao lado da praia. Depois, é só
curtir o belíssimo cenário, à sombra de uma árvore, na praia ou à beira dela. O caminho de volta passa por várias praias quase virgens. Seguimos pela praia de Morerê, até chegar à praia da Cueira, através de um caminho que passa pelo interior da ilha. Atravessaremos um riacho com todo o cuidado, para não ferir os pés nas ostras. A Praia de Cueira possui dois quilômetros de areia, acompanhados de um imenso coqueiral. E então, voltamos para Velha Boipeba.
Total da caminhada - cerca de 4 horas. Caso prefira voltar para Velha Boipeba de trator ou quadriciclo, pode combinar isso diretamente com o guia. Neste caso a caminhada será de 2 horas apenas (somente a ida).
PASSEIO DE BARCO - MERGULHO NAS PISCINAS NATURAIS - PRAIA DE BAINEMA - PONTA DE CASTELHANOS OU PASSEIO DE QUADRICICLO (C)
Saída de barco em direção às piscinas naturais de Morerê. Na maré
baixa, pode-se fazer um delicioso mergulho nas piscinas, no meio dos recifes. O Caribe também é aqui. O barco segue costeando até a Ponta dos Castelhanos no sul da ilha. No caminho passamos pela praia de Bainema, uma das mais isoladas, onde entramos em harmonia total com a natureza. Desembarque na praia de Bainema, onde caminharemos em torno de uns 45 min pelo mangue (sujeito às condições da maré), e veremos várias espécias de crustáceos desse ecossistema. Logo depois, passamos pela barra do rio do Catu, onde adentramos com nosso barco por uns 20 minutos, e voltamos à praia de Bainema. Daí, seguimos navegando. Em seguida, a última praia, totalmente selvagem, o destino da nossa viagem. Assim que ancorarmos o barco, teremos uma pausa para lanches, água de coco e banho num mar calmo e cristalino, longe de tudo e todos. Ficamos algum tempo curtindo este paraíso e
voltamos no final da tarde para Velha Boipeba.
É possível fazer a volta a ilha em quadriciclo, substituindo o passeio de barco. Neste caso passaremos pelo povoado de Monte Alegre, onde veremos a comunidade dos quilombolas, passaremos por matas, morros e brejos e teremos lindas vistas do mar. E chegaremos até a Cova da Onça São Sebastião), onde poderemos visitar a Casa de Farinha e o Rodão de Dendê do Silvio. Com sorte veremos o Silvio batendo o dendê no pilão para fazer o azeite.
ILHA DE VELHA BOIPEBA (C)
Manhã livre para curtir a praia de Tassimirim, relaxar na areia e tomar um banho de mar. Na parte da tarde, visitaremos o povoado de Velha Boipeba. É uma vila simples e simpática de cerca 4500 pessoas, fundada pelos Jesuítas por volta de 1563. A praça central tem várias barraquinhas que funcionam à noite e um Jamelão de muitos anos. Entramos na rua
que dá acesso à antiga Igreja do Divino Espírito Santo, construída pelos Jesuítas em 1610 e seguimos o caminho, subindo o morro Alto das Pombas ao lado da vila. Um belo visual da vila, da barra do rio do Inferno, algumas praias e da ilha de Tinharé. De volta à vila, visitamos a casa de farinha e no artesanato da Dona Bia. Podemos ainda parar na casa do cabeludo Otavinho, mais uma figura da ilha, um colecionador de tudo o que se acha na praia e que pendura tudo na sua pequena casa. Se quisermos, podemos comprar também alguma peça.
5º Dia - ILHA DE BOIPEBA | MARAÚ (C)
Saímos de lancha da Ilha de Boipeba, navegando entre os manguezais por aproximadamente 30 minutos até a Vila de Torrinha ou a cidade de Cairu.
Em seguida, seguimos em carro privativo pela Linha Verde Sul, atravessando a Costa do Dendê. Durante o trajeto, passamos por plantações de dendê, fazendas típicas e pequenas cidades como Ituberá e Igrapiúna até chegarmos a Camamu.
A viagem continua pela Linha Verde por mais 33 km e, depois, seguimos pela BR-30 por cerca de 35 km em estrada de terra, atravessando fazendas de cacau, seringueiras e coqueirais até a pousada.
Duração total da viagem: aproximadamente 3 horas.
6º ao 8º Dia - MARAÚ (C)
Dias livres.
9º Dia - MARAÚ | ILHÉUS (C)
Em horário apropriado traslado ao aeroporto de Ilhéus (120 Km por terra).