Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; L=lanche de trilha.
1º Dia - PALMAS | CASEARA (A, J)
Logo após o café da manhã, deixaremos o ponto de encontro combinado (hotel ou aeroporto de Palmas) rumo à cidade de Caseara, com duração prevista de 3hs de viagem.
Chegada na Pousada para check-in e saída para o almoço. Na parte da tarde após as orientações de comportamento nesta etapa dos safáris fotográficos sairemos embarcados da pousada rumo ao Parque Estadual do Cantão.
Vale lembrar que todas as caminhadas são feitas em terrenos planos com várias paradas para descanso, boas fotos e contemplação de parte dos 800 lagos que se distribuem pela região e floresta de transição.
De barco, com todos os equipamentos de segurança, subiremos por um dos afluentes da Unidade de Conservação e visitaremos a sede do parque para nossa primeira caminhada de ambientalização.
E no retorno um belo final de dia com a possibilidade de lindas imagens ao pôr do sol.
Jantar em seguida as orientações para a segunda etapa da expedição, rumo ao pernoite na floresta. “Mas a nossa saída é no dia seguinte”.
Pernoite na pousada.
2º Dia - CASEARA | PARQUE DO CANTÃO | ARAGUAIA GLAMPING | RIO JAVAÉZINHO |PERNOITE NA FLORESTA-(C, A J)
Após o café da manhã (bem cedinho), deixaremos á pousada sonho meu na cidade de Caseara rumo, de barco realizar um deslocamento pelo Rio Araguaia margeando de um lado o Parque Estadual do Cantão e na outra margem o Estado do Pará até a Foz do Rio Javaés no Araguaia Glamping*.
*As margens da Ilha do Bananal.
Durante o trajeto teremos a oportunidade de tomar banho em inúmeras praias desertas de águas correntes e areias branquinhas em lindas paisagens repletas de cores, sons e rastros. Em outra época, nas cheias navegaremos pela copa das árvores no qual veremos a floresta alagada com reflexos imensuráveis.
Obs: Nos meses de junho e julho a reprodução dos Botos do Araguaia, uma espécie endêmica da região.
E durante os meses de agosto á outubro, com sorte, poderemos observar as tartarugas da Amazônia desovando nas praias desertas.
Nossa base avançada está localizada em uma ilha de 20 alqueires no Rio Araguaia, está equipado de grandes barracas, cama, colchões, travesseiros, mesa, cadeiras, roupas de cama. Um sistema moderno de energia solar e internet completando com uma cozinha típica de ribeirinha.
Chegada prevista para o almoço em nossa base avançada. E experimentar a comida típica ribeirinha feita em fogão a lenha.
Agora na tríplice divisa dos Estados do Pará, Mato Grosso e Tocantins.
Após o almoço e um merecido descanso no “redário”.
E teremos uma oportunidade de sacar a câmera, vale notar a vegetação à volta, no qual seguiremos para os Lagos do Parque do Cantão, no rio Javaézinho onde navegaremos através de canais estreitos de água onde com sorte veremos inúmeros pássaros coloridos e alguns vertebrados. Pois esta região que estamos é um refugio da Vida Silvestre no Coração do Brasil.
Ao pôr do sol chegaremos de volta em nossa base, onde está tudo organizado para o nosso primeiro pernoite na Floresta.
Uma observação importante que você, que já pode anotar antes de sair de casa é reservar roupas de cores neutras para não chamar atenção dos animais para conseguirmos ótimas fotos.
3° Dia - ARAGUAIA GLAMPING | ILHA DO BANANAL | FLORESTA AMAZÔNICA | FOCAGEM NOTURNA - (C,A,J)
Acordando bem cedinho com os pássaros, nosso chef vai preparar um saboroso café da manhã, e seguiremos embarcados para o interior da Maior ilha fluvial do Mundo, a Ilha do Bananal.
A ilha do Bananal é um lugar muito preservado, repleto de histórias no qual nossa equipe de guias retratará causos e mitos de uma região antiga nos mapas de geografia.
Retorno para BASE e almoço.
E na parte da tarde sairemos para fazer uma caminhada, em área plana no quais conhecerão um pouco da vegetação da floresta amazônica e seus benefícios medicinais. Uma trilha 100% sombreada, dentro de uma floresta alta, passando por lagos e praias desertas. Ao seu final, um maravilhoso banho de rio, ao pôr do sol.
Jantar, e após a refeição sairemos embarcados em busca do maior jacaré das Américas, o Jacaré-Açu no qual domina os lagos e rios amazônicos e outros animais de hábito noturno..
Retorno e pernoite.
4° Dia - ARAGUAIA GLAMPING | RIO ARAGUAIA | CASEARA | PALMAS - (C,A)
Após o café da manhã em horário prédeterminado seguiremos, com a nossa despedida do Araguaia Glamping, e embarcados seguiremos em nossas lanchas rápidas para a Cidade de Caseara no Tocantins, nosso ponto de apoio onde encontraremos o carro para retornarmos a Capital após o almoço. Mas durante o trajeto, visitaremos inúmeras praias desertas no qual teremos oportunidade de realizar novos registros fotográficos da paisagem e animais silvestres.
Almoço e deslocamento para Palmas.