SAÍDAS DIÁRIAS
*Legenda: C=café da manhã
1º Dia - SÃO LUÍS
Chegada ao Aeroporto de São Luís. Recepção e traslado ao hotel.
2° Dia - SÃO LUÍS // BARREIRINHAS // TAPUIO // MARCELINO - (C)
Chegada em Barreirinhas, acomodação e almoço. Após o almoço, subiremos de voadeira o Rio Preguiças até chegar ao Tapuio, um povoado que ainda preserva o modo de vida dos antigos barreirinhenses. Visitaremos a Casa da Farinha, onde podemos observar todo o processo artesanal da fabricação da farinha de mandioca, principal alimento dos maranhenses.
Continuamos nosso passeio pelo rio até chegar ao povoado de Marcelino. Este local nos proporciona o contato com as mulheres que trabalham com o artesanato de palha de buriti, cuja comunidade recebeu estímulo da Freeway para fazer deste trabalho um produto turístico. Podemos ver como funciona todo o processo, desde o tingimento da palha, até a confecção do artesanato. Voltamos com nossa voadeira novamente à Barreirinhas no final da tarde.
3º Dia - CIRCUITO LAGOAS AZUL E BONITA - (C)
Após o café da manhã, sairemos em veículo 4x4 em direção ao Parque Nacional. Nossa aventura começa percorrendo estradas de areia até chegarmos ao circuito da Lagoa Azul. A partir dela caminhamos pelas dunas, passando por outras várias lagoas (na época da cheia). Seguimos o roteiro em direção à Lagoa Bonita, parando antes em um restaurante local para almoçar. Após um breve descanso partimos para a Lagoa Bonita, local onde temos a sensação de estar em meio ao grande deserto. Deserto este muito especial, cheio de lagoas. Após deliciosos banhos e um gostoso entardecer, retornamos para Barreirinhas.
4° Dia - BARREIRINHAS // VASSOURAS // MANDACARU // CABURÉ // REVOADA // ATINS - (C)
Após o café da manhã, sairemos em voadeira Rio Preguiças abaixo em direção ao povoado do Atins. No caminho, paramos em Vassouras, Pequenos Lençóis, Área de Proteção Ambiental. Caminhamos pelas dunas, tomamos banho nas lagoas (na época da cheia) e podemos ainda saborear uma água de coco em uma barraquinha beira rio. Poderemos ainda ver os macacos prego que habitam o mangue do entorno. Continuamos navegando e em alguns minutos estamos no Caburé. É aqui que os pescadores passam o primeiro semestre do ano, quando as condições climáticas favorecem a pesca. Oportunidade de banho de mar. Em seguida cruzaremos o rio até o Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol do Preguiças. Quando a entrada no mesmo está liberada, a sugestão é subir o farol e apreciar a vista do alto, podendo-se ver até o Parque Nacional e o mar. Seguiremos em direção a Atins, onde vamos nos hospedar essa noite. Antes, porém, não podemos perder o espetáculo da revoada das garças, e com sorte, também dos guarás, que no final da tarde voltam ao seu dormitório, para mais uma noite de sono.
5° Dia – ATINS – PARQUE NACIONAL - CANTO DO ATINS - PONTA DO MANGUE (C)
Após o café da manhã, sairemos em 4x4 até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, desta vez mais próximos ao mar. Passamos incialmente pela Praia de Atins, e de lá seguimos ao início das dunas do Parque Nacional. Paramos o veículo, e sobre uma das inúmeras dunas teremos uma linda vista do parque, se estendendo até o Canto do Atins e o mar. Seguimos então à Praia dos Lençóis, onde as dunas se aproximam do mar. Aqui podemos tomar um banho de mar. Na época das chuvas, veremos uma pequena cachoeira que se forma junto ao mar.Seguimos então para as lagoas do Gavião, do Kite, e outras lagoas mais, que nos permitem escolher em qual delas iremos querer desfrutar de deliciosos banhos.Agora já é hora de recompor as energias através de um delicioso almoço no Canto do Atins. Luzia ou Antonio, em qual das duas barracas iremos comer aquele camarão fresco ou o peixe pescado há pouco? Difícil escolha....
À tarde, lembrando que estamos no nordeste, onde o dia é sempre quente, seguimos à Lagoa Tropical e da Esmeralda, na Ponta do Mangue, para mais alguns mergulhos deliciosos.
No final do dia voltamos ao nosso hotel.
6º Dia – ATINS // TUTOIA // DELTA DO PARNAÍBA // PARNAÍBA - (C)
Após o café da manhã (de acordo com a maré), cruzaremos de lancha voadeira, por 10 minutos, o rio Preguiças até o Caburé, de onde partiremos em veículo 4x4 até Tutoia. O trajeto para lá será pela praia até Paulino Neves e depois via asfalto. Lá chegando, embarcaremos em lancha voadeira em um dos afluentes do Rio Parnaíba, para atravessarmos o mesmo até o Porto dos Tatus, percorrendo 4 dos 5 braços deste impressionante delta.
Partiremos do Porto de Tutoia, e nosso trajeto, passará por várias ilhas , entre elas a Ilha do Cajueiro, a Ilha dos Três Bocas, a Ilha do Caju, a Ilha do Torto e a Ilha das Canárias.
Faremos nosso almoço no Morro do Meio, um singelo povoado típico dos ribeirinhas que habitam as margens do Delta do Parnaíba.
No final da tarde iremos à Ilha dos Pássaros, local onde iremos assistir um espetáculo da natureza que é a Revoada dos Guarás.
Em seguida navegaremos mais 45 minutos, ao Porto dos Tatus. Aqui desembarcamos da lancha voadeira e seguiremos por mais 20 minutos de carro até a cidade de Parnaíba. Após nos alojarmos em nossa pousada, podemos dar uma volta pelo centro histórico, no Porto das Barcas, e visitar algumas lojas de artesanato e jantar.
7º Dia - PARNAÍBA // BARRA GRANDE - (C)
Após café da manhã, traslado a Barra Grande (aproximadamente 1 hora). Chegaremos a Barra Grande, uma praia linda, quase intocada e o paraíso para os amantes do kitesurfing, com seu vilarejo muito autêntico e seus moradores amáveis. Chegada à pousada e restante do dia livre.
8º Dia - BARRA GRANDE - Avistagem de Cavalos Marinhos (C)
Após o café, sairemos para um passeio que se inicia de charrete de tração animal. Concluído o caminho por terra, passaremos ao percurso por água e embarcaremos em uma canoa, em meio a mangues e igarapés com observação de espécies nativas, tanto de fauna quanto de flora. Neste ambiente tranquilo poderemos ver Cavalos Marinhos. Duração do passeio de aproximadamente 3 horas. Restante do dia livre.
9º Dia - BARRA GRANDE // JERICOACOARA (C)
Após café da manhã, saída de Barra Grande em direção a Jericoacoara. Este traslado é na verdade um belíssimo passeio. Primeiramente percorreremos 52 km de asfalto até a praia de Bitupitá, que é a maior ilha de pescadores artesanais do Ceará. Aqui poderemos entender um pouco de como se dá a pesca de currais. De lá seguimos em direção a Jeri, sendo todo o caminho por praias e trilhas. Bitupitá, Curimás, Praia Nova, Barra dos Remédios, Praia do Xavier, Maceió, Camocim, Tatajuba, Lago Grande. Aqui paramos para nosso almoço e para um delicioso banho de lagoa. Seguimos então pelas dunas até Mangue Seco e Jeri, onde devemos chegar ao redor das 17h.
10º Dia - JERICOACOARA // LAGOAS AZUL E DO PARAÍSO - (C)
Após o café, faremos um passeio de buggy às Lagoas Azul - ainda virgem, imensa e de águas impressionantemente azuis - e do Paraíso, que possui algumas charmosas pousadas ao redor. Caminharemos por suas areias e poderemos nadar em suas gostosas águas.
A região é conhecida também pela culinária, pois os restaurantes, apesar de simples, oferecem pratos de peixes e camarão frescos, pescados no mesmo dia, a preços atraentes. No meio da tarde retornaremos a Jeri cruzando as dunas, uma sensação maravilhosa. Chegaremos a tempo de assistir o pôr-do-sol do alto da duna principal da vila, para onde todos se dirigem.
11º Dia - JERICOACOARA // PEDRA FURADA - (C)
Neste dia, sairemos à pé e caminharemos pela praia até a Pedra Furada, junto ao mar. Símbolo da vila, o local compreende lindas formações rochosas em meio às ondas do mar. Curtiremos o local e voltaremos a Jeri. Tarde livre.
12º Dia - JERICOACOARA // FORTALEZA - (C)
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Fortaleza.
*Os valores publicados são para viagem em semi-privativo (podem eventualmente ter outros passageiros Freeway compartilhando a viagem). Caso você queira garantir que a viagem seja realizada totalmente em caráter privativo, há um valor adicional de R$ 400 por pessoa a ser pago no momento da aquisição da viagem.
A Azul opera voos de São Luis a Barreirinhas às terças, quintas e domingos. Consulte-nos.
IMPORTANTE: O HOTEL CASA DE SANTO ANTONIO EXIGE ESTADIA MÍNIMA DE DUAS NOITES O ANO TODO.