Blog

Banho de Floresta? Descubra os melhores destinos para viver essa experiência

Você já deve ter ouvido falar… Um mergulho na natureza que melhora a nossa saúde.

O conceito nasceu no Japão, há vinte anos, a partir das descobertas dos cientistas de que uma imersão na floresta por algumas horas, seja caminhando, meditando ou simplesmente contemplando, aumenta profundamente a imunidade da pessoa.

Concluíram que são os fitocídeos, as moléculas dos óleos essenciais das árvores que, quando inaladas, aumentam significativamente o número de células T e NK, as células killers, em nosso organismo, aquelas que combatem os vírus e bactérias invasoras.

Nós aqui na Freeway já sabíamos há muito tempo o bem estar que o contato intenso com a natureza nos traz. Nossos viajantes estão repletos de relatos do bem estar, saúde e prazer que estes passeios proporcionam. Não é à toa que sentimos uma necessidade imensa de sair para a natureza.

Juntando nossa experiência com as descobertas dos cientistas japoneses reunimos os conceitos e a prática em passeios de um e mais dias. Para todos os perfis de pessoas, mais ativas e mais sedentárias. Mais velhas e mais jovens. Há para todos.

Você poderá realizar um Banhos de Floresta nos sábados, feriados, e durante a semana. Desde Piracaia, passando pelo Parque das Neblinas, até a Mantiqueira de Delfim Moreira, Cunha e Mamanguá, Amazônia, e muito mais.

Venha inspirar profundamente e captar as moléculas dos óleos essenciais das árvores. Sua imunidade aumentará. Em todos os sentidos.

A natureza é a resposta para muita coisa. Vamos abrir nossos corações e mentes para degustá-la em todo o seu esplendor.

 

Onde realizar um Banho de Floresta? Os melhores destinos

Você não precisa entrar no meio da Floresta Amazônica, ou se perder na Mata Atlântica da Serra do Mar para viver uma experiência de Banho de Floresta.

A imersão na mata pode acontecer em pequenas áreas próximas da cidade e até mesmo nos grandes parques urbanos. 

O importante é se entregar aos ritmos, cores e aromas da natureza. Esquecer-se dos problemas e desfrutar por no mínimo meia hora do que o ambiente verde tem para nos oferecer.

Claro que há locais onde essa conexão é mais beneficiada, pelo isolamento social, pela distância das cidades e ruídos. 

Mas se você ainda não consegue curtir um destino repleto de natureza, comece adentrando lugares próximos e acessíveis da sua casa.

De todo modo, resolvemos separar alguns destinos especiais. Não são distantes da cidade de São Paulo  e aliado a experiências sensoriais, orgânicas e de autoconhecimento, podem contribuir para uma vivência mais rica de Banho de Floresta.

 

Serra da Mantiqueira

Uma viagem inspiradora de pés à cabeça. Incluindo gente que transformou suas vidas, de verdade, mudando-se para este pedacinho de paraíso (a Mantiqueira de Delfim), e aqui vieram construir vidas orgânicas e significativas. 

Com paisagens espetaculares de araucárias no topo da cordilheira entremeadas por cachoeiras belíssimas, conhecendo modelos sustentáveis de produção orgânica que esbanjam saúde, cor, alegria e muita vida, e até (opcional) uma caminhada a um dos pontos mais icônicos da Serra da Mantiqueira (Pico dos Marins).

Incluindo trutas das águas da altitude, colheita de morangos orgânicos, café colonial nas alturas, um dos mais premiados cafés orgânicos do Brasil e até uma granja de galinhas felizes tratadas com homeopatia e com direito a dormitório com cortinas de chita.

Uma viagem para integrar e alinhar corpo, crenças, valores, alma, espírito, com muito desfrute e prazer.

Percorrendo, durante dias, a Mantiqueira, desde Itatiaia e Penedo até São Bento do Sapucaí, com três bases de hospedagem, iniciando com as montanhas do planalto de Itatiaia, suas cachoeiras imponentes em meio ao parque nacional e as piscinas verdes da Serrinha do Alambari em Penedo

Prosseguindo para as paisagens lindas da Mantiqueira de Delfim Moreira, com suas milhares de araucárias e fantásticas cachoeiras, seus olivais produtores do primeiro azeite biodinâmico do Brasil, um café nas alturas premiado internacionalmente

E chegando à inspiradora e cult São Bento, com suas experiências gastronômicas, seus artesãos, as lindas trilhas e o por do sol nas alturas.  Uma viagem de férias Banho de Floresta e de saúde integral com o orgulho da assinatura Freeway!


 

Serra do Mar

Nosso Banho de Floresta Cunha - Mamanguá começa com o Parque Estadual da Serra do Mar, com o contato inspirador com a mata atlântica, seus rios e cachoeiras, e com um singelo piquenique. Continua com contemplação de paisagens únicas, com lavandas, pores-do-sol, comida em fogão à lenha, estrelas.

Da floresta da altitude rumamos para a mata atlântica costeira do mais lindo fiorde brasileiro, em Mamanguá. E a noite termina com fogueira e canto.

As lavandas continuam a nos rodear, agora os olivais também, e a abertura de um forno de cerâmica faz o fechamento de nosso roteiro.

 

Parque das Neblinas

O Parque das Neblinas é uma reserva ambiental onde são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

O Parque abriga 7 mil hectares, entre Mogi das Cruzes e Bertioga, que fronteiriza com o Parque Estadual da Serra do Mar. Um parque de uma beleza única e inspiradora.

Nosso Banho de Floresta irá descobrir o parque, onde caminharemos por trilhas tranquilas pela floresta, ao lado dos rios, cruzando passarelas suspensas. Fazendo paradas para observação, contemplação e meditação.

Tudo com nossos guias e mestres, para a reconexão com a natureza, o planeta e o divino. Conhecermos pessoas incríveis, ampliaremos nossa consciência, preencheremos nossos pulmões e nossos espíritos com um ar renovador. Para que ao final do dia nos sintamos completamente reenergizados, reequilibrados, e em júbilo.

Nosso programa Banho de Floresta tem por missão e compromisso restaurar elos perdidos, promover uma reconexão nossa para conosco mesmo, criar laços de amizade entre os participantes de nosso grupo, e tornar mais feliz o nosso dia-a-dia.

 

Mata Atlântica - Morretes

O nosso Banho de Floresta em Morretes, com a mais exuberante Mata Atlântica do Brasil, caminhadas, footing à beira rio e mar, incríveis cachoeiras, descida de trem pela Serra do Mar e passeio de barco à Ilha das Peças com atividades com bambu e pintura.

Morretes e Antonina, com seus lindos casarios coloniais e o footing à beira rio e mar, incríveis cachoeiras, descida de trem pela Serra do Mar e até passeio com recentíssima Maria Fumaça. 

Atividades com bambu e pintura na 1ª colônia da imigração japonesa no Paraná, passeio de barco à Ilha das Peças e Banhos de Floresta na mais exuberante mata atlântica do Brasil, com caminhadas optativas.

 

Viaje com a Freeway

Se animou para experienciar um Banho de Floresta? Vamos viajar para algum desses destinos e mergulhar na floresta?! Tem banho de um dia, um feriado e até 10 dias para você sair renovado de saúde, bem-estar e equilíbrio interior.