Blog

Ilha de Creta na Grécia, 5 motivos para conhecer e dicas para a sua viagem

Repleta de praias paradisíacas, paisagens naturais e sítios arqueológicos recheados de mitologias gregas, Creta, a maior ilha da Grécia, surpreende com suas belezas e impressionantes histórias.

Um dos destinos mais visitados no verão europeu ganha destaque quando o assunto é beleza arquitetônica. A impressionante ilha recebeu influência de vários povos, o que contribuiu em seu enriquecimento cultural.

Com certeza que você já ouviu falar sobre o Minotauro... você sabia que essa mitologia teve sua origem nesta ilha?

Além dessa curiosidade, neste artigo iremos te apresentar a Ilha e te mostrar porque você precisa visitar a fascinante Creta.

 

Onde fica e como se divide a Ilha de Creta?

Antes de começar a falar sobre as belezas da Ilha de Creta, precisamos entender onde ela se localiza. Creta é a maior Ilha da Grécia e a quinta maior do mediterrâneo.

No sul da Grécia, a Ilha de Creta é banhada pelo Mar Egeu sendo considerada a mais antiga da Europa com quase cinco mil anos.

Muito bem preservada, a Ilha guarda a cultura dos diversos povos que por lá passaram, os Romanos, Venezianos, Bizantinos e Turcos.

O que a torna única com sua mistura cultural, gerando um dialeto próprio e tradições que se diferenciam do restante da Grécia.

Essa riqueza cultural está dividida em suas quatro regiões (localmente chamadas prefeituras), sendo elas Lasithi, Rethymnon, Chania e Heraklion onde se localiza a capital.

Cada prefeitura possui sua particularidade, e para não perder nada na sua viagem, separamos as principais informações e o que fazer dentro de cada região. Confira.

 

O que fazer na Ilha de Creta?

 

Vamos conhecer Creta juntos?

 

Lasithi, as belas praias de Creta

Lasithi que se localiza ao leste, possui uma das maiores cidades da Ilha de Creta, sendo a capital desta prefeitura, chamada Agios Nikolaos.

Uma das cidades mais bonitas da região chama atenção pelo famoso lago Voulismeni, com belas casas coloridas ao seu redor, sendo um dos famosos cartões-postais da Ilha.

Essa região é conhecida também pelas belas praias de águas cristalinas e algumas com areia branquinha, raro na região, já que a maioria das praias são de pedrinhas (o que também tem lá seu charme).

As praias mais conhecidas são: Ammoudi Beach, com a areia branca; Gargadoros Beach, sendo de pedrinha e uma das mais famosas; e a Kitroplatia, que possui fácil acesso por localizar-se no centro da cidade.

Tire um tempo da sua viagem para encantar-se com as praias dessa região, são lindas e bem estruturadas!

A cidade ainda possui excelentes sítios arqueológicos e é ótima para conhecer a história da região. O Folklore Museum e o Museu Arqueológico são exemplos.

Ambos possuem um vasto acervo de utensílios usados pelos nativos que ali passavam, que vão desde roupas e moedas, para manuscritos e cerâmicas.

Outra significante atração histórica é a Ilha de Spinalonga, que durante o surto de lepra, tornou-se o local onde esses doentes desprezados pela sociedade, esperavam a morte.

O local antes disso também serviu de base militar no período em que a ilha era dominada pelo povo veneziano.

 

Rethymnon, a cidade medieval da Ilha de Creta

A charmosa cidade é uma das mais preservadas de Creta, gerando um ar de antiguidade que nos transporta ao passado. Caminhar pelas estreitas ruelas antigas é realmente encantador.

Para compreender mais dessa cidade medieval, visitar o Museu de História e Arte Folclórica de Rethymnon é essencial.

A experiência ainda se é mais completa, principalmente, pois o museu nada mais é do que um palácio veneziano do século XVII totalmente restaurado.

Possuindo mais de cinco mil variados tipos de objetos e utensílios, o museu conta a história dos habitantes de Creta.

Rethymnon também possui belos portos e praias próximas que valem a pena visitar, como a praia Balí, que possui boa estrutura para turistas, ou a praia Plakias, uma das melhores praias de toda Creta.

 

Chania, a jóia de Creta

Famosa por seu antigo porto veneziano, a cidade é a queridinha dos turistas de Creta. Chania realmente encanta qualquer um com seus monumentos históricos.

A cidade considerada a joia de Creta é aconchegante e possui diversos comércios de rua, observar um pôr do sol em seu porto deveria ser considerado uma das 7 maravilhas do mundo.

A arquitetura do Porto Veneziano combina elementos orientais e ocidentais que se completam com o belo Farol de muros enormes.

Com um cenário pitoresco, as águas com barquinhos em contraste com o porto e o farol formam um dos cartões-postais mais utilizados de Creta.

A cidade velha, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, construída ao redor do porto possui um estilo arquitetônico único, composta por elementos turcos, venezianos e cores pulsantes.

Visitar a igreja Ortodoxa de São Nicolaos é também uma boa opção para apreciar e entender mais sobre arquitetura medieval da região.

Durante a noite, para experimentar uma cerveja local, curtir a noite e conhecer nativos da região, vá a Daliani Street.

E não saia de Chaina sem visitar seu mercado coberto, é uma ótima oportunidade para experimentar produtos locais como queijos e vinhos, e ainda levar para casa uma lembrancinha da cidade.

 

Heraklion, a capital cultura de Creta

Na capital da Ilha de Creta, Heraklion, com ruas sinuosas e arquitetura veneziana e bizantina, é possível aprofundar-se na história desta fascinante Ilha.

Mais especificamente, na rua “25th of August Street” é possível apreciar toda a beleza de diversos períodos da história em uma caminhada só.

Seguindo a rua ela passa pela belíssima Catedral Saint Titus, a Basílica de San Marco que hoje é chamada Municipal Art Gallery, entre outras que permitem realizar uma verdadeira viagem no tempo com a arquitetura.

Ao final da rua, encontra-se a principal praça da cidade, a Lion Square, rodeadas de lojinhas e cafés, ideal para fazer uma pausa, sentar e relaxar.

Em Heraklion localiza-se também as ruínas do Palácio de Knossos, o principal palácio da civilização minoica, que segundo a lenda foi a morada do Rei Minos.

As salas do palácio estão restauradas, recriando as cores do passado, uma mistura de vermelho e amarelo pálidos.

Nas paredes do castelo também possuem cópias das pinturas que mostram seres mitológicos, cenas do cotidiano das pessoas e figuras relacionadas ao mar.

Possuindo afrescos restaurados, sendo o principal deles o de Touro de Minos, seu diferencial é sua arte em relevo.

E foi nesse palácio onde surgiu o mito do Minotauro, que conta a história de um ser com corpo de homem e cabeça de touro.

A lenda diz que Minos, pediu a Poseidon para ser rei de Creta, e para o pedido se realizar, Minos deveria sacrificar um touro enviado pelo deus dos mares.

Porém, Minos ficou encantado com o touro e substituiu por um dos seus, esperando que Poseidon não percebesse a diferença, o que não aconteceu, deixando-o furioso.

Então, Poseidon decidiu castigar Minos, mas sem tirar seu trono. O deus dos mares fez com a Pasífae, esposa do Rei Minos, se apaixonasse pelo touro, resultando no nascimento de Minotauro.

Foi então construído um labirinto embaixo do Palácio de Knossos para aprisionar o minotauro, onde eram enviados 7 moças e 7 rapazes atenienses todos os anos para alimentá-lo. Após 3 anos de sacrifícios, o Grego Teseu matou o Minotauro.

Apesar da lenda afirmar que o labirinto foi construído embaixo do Palácio de Knossos, até hoje ele não foi achado.

Quando ir para Ilha de Creta

O clima na Ilha de Creta é o Mediterrâneo Seco, então o sol é presente durante todo o ano. As temperaturas e o clima seco, predominam no verão. O inverno é mais frio e eventualmente chuvoso.

Apesar de as temperaturas não serem muito baixas nesta região, o frio costuma aparecer no outono e inverno. Na primavera o clima está bom para viajar, porém, também pode dar uma esfriada ocasionalmente.

O ideal é ir durante o verão, entre junho e setembro, onde as temperaturas oscilam entre 25oC e 30oC, para aproveitar além das ruínas e castelos, as praias também!

Vamos conhecer Creta juntos?

 

Como chegar em Creta?

Não existem voos diretos para Creta do Brasil, mas as possibilidades são enormes. É possível pegar um voo para Londres, por exemplo, e fazer conexão para a Ilha de Creta. É possível seguir para outras capitais europeias. É sempre bom pesquisar o melhor custo-benefício.

Os aeroportos da Ilha localizam-se em Heraklion e Chania.

Também é possível chegar de barco na ilha, mais conhecido como Ferry. O trajeto pode partir de diversas outras ilhas gregas, como Santorini, por exemplo. Da capital Atenas sempre há ferrys para as ilhas gregas.

 

 

5 Motivos do porque você precisa visitar a Ilha de Creta

Localizada na Grécia, esta ilha é repleta de praias paradisíacas, paisagens naturais e sítios arqueológicos recheados de mitologias gregas

Este destino que já é um dos mais visitados no verão europeu vai surpreender você com suas belezas e impressionantes histórias.

Agora, vamos aos 5 motivos!

 

1. A maior ilha da Grécia

Entre diversas Ilhas que a Grécia possui, a de Creta é a maior!

Isso já explica o porquê a Ilha é repleta de histórias e pontos turísticos, completa em todos os quesitos.

Organize bem sua viagem para poder aproveitar cada pedacinho desta Ilha, valerá muito a pena!

 

2. Mitologia Grega

Se você vai para a Grécia se prepare para ficar admirado com as diversas histórias e mitologias gregas que irá ouvir.

Com certeza que você já ouviu falar do Minotauro, que conta a história de um ser com corpo de homem e cabeça de touro.

Lá você poderá visitar as ruínas que deram origem a esta mitologia do Minotauro, além de ficar sabendo tudo sobre os deuses gregos e seus contos.

3. A arquitetura deslumbrante

A impressionante ilha recebeu influência de vários povos, o que contribuiu em seu enriquecimento cultural, inclusive na arquitetura.

Cada pedaço dessa Ilha terá uma particularidade única dos diversos povos que por lá passaram, sendo eles, os Romanos, Venezianos, Bizantinos e Turcos.

Além disso, cada construção é muito bem preservada e algumas foram inclusive restauradas.

A viagem será repleta de casas coloridas, construções medievais e ruínas de séculos atrás.

 

4. Praias paradisíacas

Além de toda a bagagem cultural que esta Ilha carrega, ela é repleta de maravilhas naturais.

Existe praia para todos os gostos em Creta!

Aos que preferem facilidade, a praia de Kitroplatia localiza-se no centro da cidade, possuindo fácil acesso. Existem também as praias com areia branquinha e fina, como a Ammoudi Beach.

Mas quem prefere encantar-se com o charme das praias de predinhas, a Gargadoros Beach é uma das mais famosas praias da Ilha.

Tire um tempo da sua viagem para encantar-se com as praias da Ilha, são lindas, com águas cristalinas e bem estruturadas!

 

5. O famoso Porto Veneziano

Localizado na Joia de Creta, em Chania, a arquitetura do Porto Veneziano combina elementos orientais e ocidentais que se completam com o belo Farol de muros enormes.

Com um cenário pitoresco, as águas com barquinhos em contraste com o porto e o farol formam um dos cartões-postais mais utilizados de Creta.

Observar um pôr do sol em um dos diversos cafés ali presentes deveria ser considerado uma das 7 maravilhas do mundo. Totalmente único e aconchegante!

Viaje para Ilha de Creta com a Freeway!

A Ilha de Creta é realmente fantástica! Você sabia que fazer uma viagem em grupo e com guia descomplica e enriquece culturalmente sua viagem?

Vamos conhecer Creta juntos?