Blog

Uma história de turismo responsável - Freeway e o Meio Ambiente

Uma das inúmeras consequências que a pandemia de 2020 trouxe, foi a reflexão sobre o turismo e o meio ambiente. O setor se viu totalmente paralisado de atuar, ao mesmo tempo que questões ambientais tiveram que ser olhadas. 

Como a própria emissão de gases do efeito estufa pela aviação comercial, a poluição das águas nos canais de Veneza e a mudança para planejamento turístico sustentável de grandes cidades, como Amsterdã. 

Fato é, que a indústria de viagens precisa caminhar para uma perspectiva mais sustentável e promover um turismo responsável. A Freeway, pioneira do ecoturismo e de grandes movimentos e campanhas ao longo das últimas décadas, está mais do que bem alinhada com essa realidade do mercado. Pois já atua conectada com o meio ambiente desde a sua criação.

Qual a importância do meio ambiente para as nossas vidas?

Nós podemos nos reconectar com o meio ambiente de várias maneiras. Desde o cuidado com as plantas em nossas casas até a apreciação das árvores nas ruas, passando pelo desfrute dos bosques plantados em parques municipais até chegar nos passeios e caminhadas em meio às florestas, descobrindo as belezas naturais que o Brasil e o planeta oferecem. 

Ao mesmo tempo em que desfrutamos destas sensações e do bem estar que isto nos propicia, podemos nos nutrir das inspirações dos grandes filósofos, dos poetas, dos protetores das árvores e  dos animais, nos conscientizando que a natureza é a nossa casa.

 Não é à toa que o termo ecologia significa estudo da casa. Pois ela é realmente a nossa casa.

 A revolução industrial, no século XVIII, é que converteu a natureza apenas em celeiro de matéria prima. Para isso ela promoveu a desvitalização da natureza, retirando dela seu ethos espiritual. Isto nos desconectou completamente dela.

Como a Freeway caminhou para um turismo responsável com o Meio Ambiente?

A Freeway buscou desde seu início reconectar o ser humano à natureza. De duas formas. Uma, a sensorial e espiritual, promovendo passeios, caminhadas e viagens na natureza. Reestabelecendo esta conexão de forma lúdica e amorosa. Tão essencial e nutritiva. Para o planeta e para a nossa alma.

 Pesquisamos e criamos roteiros por todo o Brasil, identificando e capacitando guias de forma pioneira em vários cantos de nosso país, inaugurando o ecoturismo organizado para brasileiros em destinos como Chapada Diamantina, Timbó, Pomerode, Caraça, Lençóis Maranhenses, Chapada dos Veadeiros, Bonito, Serra do Mar, Carrancas, Ilha do Mel, Fernando de Noronha, Itatiaia, entre tantos outros.

 A outra forma que utilizamos para reconectar o ser humano com a natureza foi sensibilizando e mobilizando as pessoas a participarem de campanhas de proteção ambiental.

Campanhas promovidas pela Freeway Viagens

Já em 1985 organizamos a 1ª Passeata em Defesa da Juréia, na Avenida Paulista. A Freeway se tornou a sede do Pró-Juréia, um movimento que buscava impedir que a região da Juréia, entre Peruíbe e Itanhaém, a mais intocada reserva florestal de mata atlântica do estado de São Paulo, fosse tomada por loteamentos imobiliários. O movimento frutificou, encorpou, e juntos, com importante setores da sociedade, conseguimos garantir a proteção da Juréia.

 Nossa trajetória sempre contemplou a somatória do lazer proporcionado pelo ecoturismo, com ações e campanhas em prol da preservação do meio ambiente e do respeito às populações locais fragilizadas.

Criamos a Campanha Contra e Exploração Sexual de Crianças no Turismo, pela qual recebemos o prêmio Eco, da Amcham; o programa Viagem da Vida, onde levamos profissionais da saúde para atender a comunidade para a isolada vila de Taboquinhas; o Projeto Ecossível, para capacitar guias e destinos a receber pessoas com deficiência física, entre vários outros.

Banhos de Floresta - Reconexão de alma com o meio ambiente

Atualmente estamos engajados em difundir cada vez mais o Banho de Floresta, estimulando e mostrando à sociedade a importância do bem estar e da saúde, proporcionados pelo contato profundo com a natureza. Este conceito nos veio do Japão, onde sua prática é conhecida como Shinrin Yoku.

Desenvolvemos e apoiamos também roteiros para áreas indígenas de modo a trazer de forma respeitosa a cultura, o folclore e a história destes povos originais de nosso país para serem vivenciados por nós brasileiros.

 Nossa trajetória acredita que devemos e podemos aliar nossas atividades com um propósito maior, o de garantir para nós e as futuras gerações o acesso a um meio ambiente saudável, rico, preservado e cuidado.

Ao mesmo tempo temos a convicção de que é no respeito às populações dos destinos de natureza, em geral bastante afastados dos grandes centros, através de uma relação equilibrada, respeitosa e amorosa que mantemos com nossos guias, receptivos e populações locais, que construiremos um Brasil melhor, mais saudável e equilibrado, e do qual nós, nossos filhos e netos possamos nos orgulhar.

Faça parte da nossa história, viaje com a Freeway! 

Que tal embarcar conosco para uma viagem de ecoturismo e assim viajar de forma consciente e integrada com o meio ambiente?

Confira os diversos roteiros em nosso site e conte com o nosso time de consultores para tirar dúvidas e encontrar o melhor destino. Turismo responsável é com a Freeway!