Blog

3 Incríveis viagens de trem para você fazer pelo mundo

Viajar de trem é uma experiência bem diferente de qualquer outro meio de transporte. Tem um charme único, clássico e é umas das formas mais tranquilas e confortáveis de conhecer o mundo através de uma janela.

Se mover sobre os trilhos, além de garantir segurança, traz também muito conforto. É uma forma de aproveitar mais o caminho do que o destino final, ainda mais quando passa por belas paisagens. Estar dentro de um trem já é uma viagem por si só. Um excelente custo-benefício para o viajante.

Dentre tantos pontos positivos em viajar de trem, é preciso destacar as diferentes locomotivas existentes no mundo. Desde as mais clássicas e antigas até os mais modernos trens-bala. E também a possibilidade de diferentes cabines, assentos,  acomodações, para assim atender as necessidades de cada viajante. Há trens que são verdadeiros hotéis, outros só para sentar por algumas horas de um ponto a outro.

Outro ponto importante de mencionar, é a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas e lugares que cruzam e acompanham o caminho. Uma viagem que te ensina sobre apreciar os momentos mais comuns e simples da vida, como ler um livro, tomar um café no meio da tarde, tirar um cochilo, admirar a paisagem ou conversar com um amigo.

Por isso, separamos 3 viagens incríveis de trem para você fazer pelo mundo:


 

1- Expresso Luzes do Norte 

É uma viagem de trem que parte de Moscou e vai ao extremo norte russo. Atravessa grandes metrópoles como São Petersburgo e Murmansk, ao norte do Círculo Polar Ártico. Um verdadeira jornada para observar o espetáculo da Aurora Boreal. 

O majestoso trem é digno de um hotel 5 estrelas e oferece um clima caloroso para os passageiros, ou melhor, hóspedes. Com conforto, espaço, aquecimento e uma culinária excelente servida a bordo. 

O conforto e as cores quentes do trem também contrastam com as cores brancas externas e as gélidas temperaturas negativas do ártico russo.

O trem é uma viagem pela grandiosa Rússia, mas também à caça pelo belíssimo fenômeno no céu… As Auroras Boreais. 

O que você irá encontrar pelo caminho?

A partida se dá em Moscou, mais conhecida como “ o coração da Rússia. É a capital, e também a cidade mais importante, por ser o grande centro político econômico do país. 

Local onde se localiza o grande complexo Kremlin, com as impressionantes catedrais, a residência do presidente, e os tesouros dos czaristas.

Kirovsk, é a primeira parada e uma cidade localizada aos pés das Montanhas Khibiny, e as margens do Lago Bolshoy. É possível conhecer  uma vila de gelo, construída em formato de iglu, e com belíssimas vistas disponíveis.

Mursmank é o ponto mais ao Norte da viagem e a maior cidade do Círculo Polar Ártico. Cidade portuária de muito importância econômica. Considerada uma das cidades-herói da Rússia, pois resistiu à Segunda Guerra Mundial. Foi completamente reconstruída e traz em seus habitantes a força russa.

St Petersburgo, “a janela da Rússia para a Europa”, uma cidade projetada e fundada há mais de 300 anos. Toda a sua parte estrutural foi feita por arquitetos europeus, o que deixou vários pontos turísticos no local, como a Catedral de São Isaac, o Museu Hermitage, e o Palácio de Catarina, com a sua extraordinária sala de Âmbar.

O Expresso Luzes do Norte é uma viagem sob trilhos muito única, com paisagens muito diferentes para nós brasileiros. História e cultura pura do Norte da Rússia. E de quebra, com um espetáculo sobre nossas cabeças

2- Expresso Transiberiano 

O Grande Expresso Transiberiano é uma das viagens mais grandiosas do mundo, que nos conduz através da China, Mongólia e Rússia, em uma histórica rota entre Pequim e Moscou. 

Dentre suas incríveis paisagens, somos levados às margens do maravilhoso Lago Baikal, as estepes mongóis e os encantadores cenários da Sibéria e Ásia.   

Por meio de uma única rota de trem, você pode conhecer a Praça Vermelha, a Cidade Proibida, a Grande Muralha, além da culinária, cultura e pessoas de três países diferentes.

O percurso clássico da Transiberiana vai de Moscou, na estação Yaroslav até Vladivostok. Cidades separadas por 9.288km. 

Mas a rota ficou ainda mais interessante quando se juntou a Ferrovia Transmongol e a Transmanchuriana, para ter como destino Pequim e uma imponente atração, a Grande Muralha da China.

Evidentemente, é possível fazer a rota sentido Leste ou Oeste. Você quer sair de Pequim ou Moscou? 

Atravesse 3 países de geografias incríveis, culturas diferentes em uma rota de 7.865km, dentro de um trem que anda em média 60km/h, o que torna digno de contemplar toda beleza pelo caminho. Isso sem contar as maravilhosas paradas. 

Um trem que soa como uma viagem marítima em terra firme, que se torna a nossa própria casa sobre trilhos. A hospedagem é excelente e conta com cabines confortáveis e bem equipadas.


 

3 -Tren a Las Nubes

Conhecido também como o “Trem para as Nuvens". Esse passeio de trem se localiza em Salta, na Argentina e é muito procurado pelos viajantes.

A sua rota é um pouco diferente, pois conta com um trajeto mais curto, mas não menos interessante. É considerado um dos percursos ferroviários mais altos do mundo, com uma altitude que chega a 4.200 metros. 

Os trilhos, considerados uma das obras mais impressionantes de engenharia do século passado, fazem diversas curvas entre as montanhas, passando por vilarejos pitorescos, sendo um espetáculo em cores vivas.

A sua rota é de ída e volta, percorre um trajeto de cerca de uma hora, a sua velocidade é bem lenta, o que nos dá a possibilidade de desfrutar ainda mais apaixonadamente de cada detalhe por toda a paisagem e tirar muitas fotos. Os trilhos, considerados uma das obras mais impressionantes de engenharia do século passado, fazem diversas curvas entre as montanhas, sendo um espetáculo em cores vivas. 

Você vai se sentir viajando para os céus em trechos que chegam em impressionantes 4200 metros de altitude!

Viaje de trem com a Freeway

Não tem como não se apaixonar pelas viagens de trem. Qual delas você gostaria de experienciar? 

Expresso Luzes do Norte? Confira os roteiros.

Expresso Transiberiano? Confira os roteiros.

Tren a Las Nubes? Conheça em roteiros especiais para Sala e Jujuy.

A Freeway está te esperando, para juntos realizarmos a viagem dos seus sonhos!