Blog

Viajar para o Uruguai, atrativos, quando viajar e dicas!

O Uruguai, ao sul do Brasil, é um país extremamente atraente e muito visitado principalmente pelos argentinos.

Apesar de ser um país pequeno comparado a outros da América do Sul, a sua paisagem é incrível, com campos extensos, praias com belos mares e um clima agradável para desfrutar de toda essa beleza.

Os uruguaios costumam ser muito receptivos com os turistas, tornando-se um lugar ainda mais agradável de se viajar e muito acessível para nós, brasileiros.

Onde fica o Uruguai?

Parece muito óbvio para quem vive no Brasil, mas o mundo pouco conhece a localização desse belo e pequeno país.

O Uruguai está localizado na América do Sul e é como se fosse uma continuidade do Brasil, logo ao sul do estado do Rio Grande do Sul.

Banhado pelo Oceano Atlântico, tem suas principais cidades ao sul no grande Rio Prata. Está separada da Argentina a oeste pelo rio Uruguai e a leste pelo oceano Atlântico.

 

Como chegar no Uruguai?
Para a grande maioria dos brasileiros, a não ser que você more no Chuí, a maneira mais rápida e confortável para chegar no Uruguai é de avião, principalmente se o seu destino é Montevidéu.

Sendo assim, deve-se seguir para o Aeroporto de Carrasco, que tem voos a partir das principais capitais brasileiras. De Montevidéu é muito prático seguir para os principais destinos turísticos do país.

Caso você esteja no Rio Grande do Sul, também é possível atravessar a fronteira de forma rodoviária.
 

 

Qual a melhor época para viajar para o Uruguai?

O Uruguai encontra-se em uma zona mais austral do Hemisfério Sul. O clima é temperado, mais próximo do que encontramos nos países europeus e em partes da Argentina.

As temperaturas podem variar numa média de 17C° na primavera e outono, 22Cº no verão e 12C° no inverno.

Para ter a maior liberdade para visitar os pontos turísticos, o recomendado é viajor durante o verão, entre os meses de dezembro e março. Ou mesmo quando o clima ainda não é tão frio, como nos meses de abril, outubro e novembro.

 

Quais atrativos conhecer no Uruguai?

O país possui diversos pontos turísticos para você conhecer, além de atrações culturais e de natureza menos conhecidas pela maior parte dos viajantes.

Por isso, vamos ajudar você a escolher os principais destinos, que podem fazer parte da sua lista de viagem pelo país.

  • Punta del Leste

Repleta de belas praias e opções de lazer, Punta aquece no verão, quando turistas de todo o mundo vêm em busca de praias e diversão.

Você verá muitos passeando em iates e ancorando em Punta Harbour. O porto é o lugar para ver os belos barcos e, com um pouco de sorte, avistar leões marinhos em busca de comida.

É uma viagem que pessoas de qualquer idade, casais e famílias podem fazer pelas belas praias e curtir a beleza do lugar.

Mas também para grupos de amigos, solteiros que querem conhecer pessoas legais. Os restaurantes, bares e lojas estão concentrados numa área conhecida como Península. Mas há hotéis em todas as áreas de Punta.

Dentre os principais cartões postais que merecem a sua visita estão a Casapueblos, um mix de museu, hotel e restaurante. E a escultura na Praia Brava, La Mano, ou Los Dedos.

 Os casinos de Punta del atraem muitos turistas também, principalmente para quem quer se divertir ou arriscar entre os diversos jogos que as casas oferecem 24 horas por dia.

Para os meses mais frios, o programa consiste em fazer caminhadas, comer em restaurantes com vista para o mar beber vinho ao entardecer e apreciar a beleza das paisagens.

A Playa Mansa é uma das praias mais tranquilas em Punta del Este e ótima para ser aproveitada em família, durante a noite, o local também possui baladas e casas de show.

 

  • Montevidéu

A capital uruguaia está repleta de atrativos históricos e culturais para você curtir. A região, além de suas construções antigas é conhecida pela sua excelente comida, passeios ás bodegas (vinícolas) e seu encantador cenário.

A Plaza Independencia é a praça mais famosa em Montevidéu, é bastante visitada por quem quer conhecer o Palácio e o Museu de La Casa de Gobierno (Museu da Casa do Governo).

 É onde está localizada a homenagem ao uruguaio General José Gervasio Artigas, homem que marcou a independência da Espanha.

Além disso, os turistas podem fazer uma visita guiado para o Palácio Salvo, conhecendo suas histórias e arquitetura, além de observar a incrível vista que o local possui.

 

  • Barrio Histórico – Colonia del Sacramento

Declarado patrimônio histórico em 1995, a região preserva sua história e é um ponto de parada indispensável para o seu roteiro.

Suas ruas são irregulares e o bairro tem diversas construções antigas. Pelas ruas pode-se encontrar museus onde você desfrutará mais das histórias da cidade.

Algumas de suas atrações são as Fortificações de Colônia, o Farol e as Ruínas do convento de São Francisco Xavier, a Basílica do Santíssimo Sacramento, a Praça 25 de Maio, a Rua dos Suspiros, a Praça Manuel Lobo, entre outras.

Qual moeda levar para o Uruguai?

Em geral, ficamos preocupados ao fazer viagens internacionais e em dúvida de qual moeda levar para o destino. Felizmente, o Uruguai é um país com melhor facilidade para se levar moedas.

Real, dólar ou peso argentino? Alguns estabelecimentos, os mais habituados com o turismo, costumam aceitar inclusive o real brasileiro para pagamentos, além do dólar e do peso argentino.

O peso uruguaio é uma moeda fraca, que você pode até achar nas maiores casas de câmbio do Brasil, ou mesmo trocar em Montevidéu, na avenida 18 de Julio.

 

O mais importante para uma viagem tranquila, com conforto e segurança é garantir uma empresa de confiança que irá te amparar no trajeto. A Freeway tem décadas de experiência e pode te ajudar a curtir muito desse maravilhoso destino.