Diamantina
Natureza, Cultura e Música
5 dias / 4 noites - 18/09 a 22/09/2025
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; CC=café colonial
18/09 - 1º Dia – SÃO PAULO – CONFINS – GRUTA DO MAQUINÉ / MUSEU GUIMARÃES ROSA – DIAMANTINA (A)
Encontro no aeroporto para embarque com destino ao aeroporto de Confins – MG.
No caminho, faremos uma parada na bucólica Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa. Lá, visitaremos a Gruta do Maquiné (considerada o “Berço da Paleontologia” brasileira - apresenta aproximadamente 650 metros de galerias em sete salões explorados preparados com iluminação e passarelas, que possibilitam aos visitas com segurança) e o Museu Casa Guimarães Rosa (Obs.: fechado no último domingo do mês), instalado na casa onde o escritor nasceu. Lá, funcionava a “venda” mantida pelo seu pai, Florduardo Rosa, o “seu Fulô”. A venda, típico comércio do final do século XIX, tinha como público os vaqueiros que traziam as boiadas para o embarque nos trens da Central. Nessa venda o menino Joãozito conviveu com esses fregueses e pode ouvir suas pitorescas histórias, que certamente estimularam a viva imaginação do futuro escritor.
Almoço na Gruta.
No meio da tarde seguiremos para Diamantina. Chegada, acomodação e descanso.
19/09 - 2º Dia - PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI – SERRA DOS CRISTAIS - CACHOEIRA DOS CRISTAIS E SENTINELA – ALMOÇO NO “REDONDO” (C,A)
Após o café da manhã sairemos com destino ao Parque Estadual do Biribiri, a 17 km da cidade. Ao longo do trajeto poderemos contemplar a belíssima paisagem da Serra dos Cristais.
Chegando ao Parque teremos deliciosas cachoeiras ao nosso dispor para revigorantes mergulhos. A da Sentinela é de fácil acesso, encontra-se à margem da estrada de terra. Já a Cachoeira dos Cristais está a dois quilômetros de caminhada de onde nosso veículo estaciona.
Após curtirmos as cachoeiras, seguimos para o almoço, na Vila de Biribiri, “encaixada” em um vale da imponente serra. O almoço se dá em mesas rústicas dispostas sobre o grande gramado, com árvores frondosas, cercado de um casario de época, o que nos lembra, guardadas as devidas proporções, pois estamos em um ambiente bem rústico, o “Quadrado” de Trancoso…e aqui estamos no “Redondo” de Biribiri.…
A bucólica vila foi erguida no século XIX em função da Companhia Industrial de Estamparia, que hoje se encontra desativada. Atualmente o local funciona como importante atrativo turístico. Após o almoço, teremos tempo livre no local. Retornamos ao hotel no final da tarde.
20/09 - 3º Dia – CENTRO HISTÓRICO DE DIAMANTINA – VESPERATA (C)
Hoje, na parte de manhã, iremos conhecer de fato a pitoresca e colonial cidade de Diamantina. Caminhamos por suas ruas centenárias, contemplaremos o lindo casario, conheceremos alguns monumentos, a arte e importantes fatos da história local.
Tarde livre para descanso.
À noite teremos a imperdível Vesperata, que acontece numa praça cercada por casarões avarandados, onde se postam diversos grupos musicais.
“As tardes em Diamantina são vesperais”, afirmava no século XIX o capelão da cidade.
Ao longo do inverno algumas noites de sábado são presenteadas com uma singular apresentação musical.
Em comemoração ao título de Patrimônio da Humanidade, em 1999, nasceu o evento musical denominado Vesperata.
O evento faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade e atrai turistas de todo o mundo. Assistimos a apresentação dos músicos, que se encontram nas sacadas dos prédios coloniais e que nos apresentam um diversificado e rico repertório.
21/09 - 4º Dia – SARAU DO ARTE MIÚDA – VINÍCOLA QUINTA D'ALVA - EXPERIÊNCIA QUEIJO BRAÚNAS (C, CC)
Após o café da manhã seguiremos para a Igreja de São Francisco de Assis, onde assistiremos e participaremos do emocionante Sarau do Arte Miúda, que já se apresenta continuamente há 29 anos. O fantástico trabalho desenvolvido pela professora e maestrina Soraya Alcântara conta com integrantes a partir de três anos de idade. Faltam palavras para descrever a emoção que este espetáculo proporciona através da sua multiplicidade musical, performática e interativa. O Arte Miúda é sem dúvida um relevante patrimônio diamantinense.
À tarde iremos ter uma experiência enogastronômica. Primeiro iremos visitar a Vinícola Quinta D'Alva, que há 20 anos possui um vinhedo plantado a 1400m de altitude. Produz vinhos formados por três tipos de uvas, Syrah, Pinot Noir e Pinot Meunier. Iremos caminhar pelo vinhedo e aprender sobre a produção de seus vinhos. Após a visita faremos uma deliciosa degustação.
Em seguida iremos conhecer uma fazenda que produz queijo há mais de um século, a Queijo Braúnas, cujo queijo é produzido a uma altitude de 1300 m. Em 2018 o produtor Ewerton Abaeté começou a produzir em maior escala para atender demandas comerciais. No mesmo ano, o queijo foi premiado com medalha de ouro no 4º Prêmio Queijo Brasil. Faremos um tour pela fazenda, no qual teremos uma apresentação sobre o projeto de fabricação e maturação do queijo. Saberemos também sobre a história do início da produção que já dura mais de um século. Em seguida iremos apreciar um maravilhoso café colonial composto de bolos, broas, pão de queijo, pães, frutas da época, suco, queijos, manteiga, biscoitos, leite, café, etc...
22/09 - 5º Dia – DIAMANTINA – BELO HORIZONTE - CONFINS / SÃO PAULO (C)
Após o café da manhã saímos em direção a Belo Horizonte, onde faremos um interessante e rico passeio, guiados por nosso anfitrião expert em cultura colonial, história, e contos mineiros. Conheceremos os principais pontos de BH como o conjunto arquitetônico da Pampulha no entorno da sua famosa Lagoa. Visitaremos a Igreja de São Francisco de Assis, a Praça da Estação, Praça da Liberdade e o Mercado Central.
Almoço em meio ao City tour (não incluído).
No meio da tarde, saímos em direção ao aeroporto para embarque de volta a São Paulo.
HOTELARIA: Pousada Pouso da Chica
Aptos ou Chalés Standard
Aptos ou Chalés Luxo
AÉREO PREVISTO:
18 SETEMBRO LATAM 3552 GUARULHOS CONFINS 0820 0930
22 SETEMBRO LATAM 3557 CONFINS GUARULHOS 2000 2120
Franquia de Bagagem
- Mão - 1 peça 10kg
- Despachada - 1 peça 23kg