Anfitriões


Alexandre Sérgio Martins

Alexandre é turismólogo e guia de turismo e atua na área desde 1996.

Nascido em Belo Horizonte, nosso anfitrião fala com orgulho de sua cidade natal, e ao citar poemas de diversos autores, deixa ainda mais claro seu amor por Minas Gerais e pela cultura deste estado.

Ama guiar, ama a natureza, respeita os animais e é apaixonado pelo turismo.

Todas estas características fazem deste turismólogo um anfitrião Freeway que vai guiar nosso grupo para uma viagem inesquecível, com muito aprendizado, carinho, respeito e confiança.

“Ser guia de turismo é minha profissão, mas guiar é meu prazer”.

Antonio Carlos Silva Pires

Antonio nasceu em setembro de 1975, em uma comunidade chamada Braço, que fica a 30 km da cidade de Barreirinhas, no Maranhão. Morou nesta comunidade até completar treze anos, quando foi morar em Barreirinhas, para poder estudar. Antonio trabalhava de ajudante de pedreiro durante o dia e estudava à noite. No ano de 2000 foi convidado por um amigo para fazer um teste na agência de turismo Freeway, onde foi amplamente capacitado e começou a trabalhar como guia. Seu conhecimento da região e seu empenho no trabalho, encantava os clientes Freeway. de Antonio. Hoje, Antonio cuida de toda a operação da Freeway Maranhão, agência receptiva local, que tem sede em Barreirinhas. ?O que me encanta nos Lençóis Maranhenses é a diversidade das belezas naturais, e a formação de belas lagoas num cenário desértico. Para mim, tudo isso é uma paisagem única no mundo.? Para quem quiser conhecer os Lençóis, Antonio dá uma dica importante: ?Para quem quer conhecer o destino recomendo que venha com disposição para desfrutar de lugares simples e agradáveis?.

Claudio Crow

Escritor, músico e instrutor, Claudio Crow dedica-se há anos à pesquisa e divulgação da rica cultura da Irlanda, com especial ênfase na herança filosófica celta e na música tradicional irlandesa. Suas pesquisas já o levaram a visitar a Irlanda algumas vezes (a primeira delas em 1996) e compartilha com paixão seu conhecimento das antigas lendas e tradições irlandesas através de seus livros, cursos, palestras, apresentações musicais e viagens.

Comprido

Nosso anfitrião nasceu em Itacaré, famoso município da Bahia. Desde menino nada nos mares de Itacaré, conhecendo todos os cantinhos desse paraíso baiano. É guia e anfitrião  da Freeway desde 1999, compartilhando com os turistas seus conhecimentos no destino e o seu amor por sua cidade natal. Ser guia é uma profissão para poucos. O amor e a dedicação são características notáveis em Comprido, que não deixa de esconder a sua felicidade e o orgulho de seu trabalho. ?O intercâmbio de conhecimentos entre nós, guias, e as pessoas que visitam Itacaré é o que mais amo em minha profissão.? Em suas horas vagas Comprido joga capoeira, e como qualquer baiano que se preze, adora tirar um cochilo. Se você quer conhecer Itacaré, siga as dicas do especialista: ?Venham e façam todos os passeios de Itacaré, porque cada um tem sua beleza específica. Para conhecer a gastronomia local, sugiro uma moqueca de peixe com farofa de banana, pirão e arroz.? Visite Itacaré e conheça nosso anfitrião, o Comprido.

Denis Schaefer

Professor, palestrante e estudioso da sabedoria da cabala. Escritor e articulista, divulga a cabala em diversas colunas e sites. É também estudioso dos livros cristãos e ensinamentos de Jesus, tendo participado da comunidade cristã, em posições de diretoria. Foi oficial da marinha do Brasil e atualmente trabalha como auditor fiscal em São Paulo. Estudou em diversas escolas de cabala, tendo iniciado suas palestras sob orientação do rabino cabalista Joseph Saltoun, referência mundial dos ensinamentos da cabala na atualidade.

Dília Gouveia

Filósofa e escritora, nascida em Lisboa, membro da Academia Niteroiense de Letras, mediadora de inúmeros eventos que aliam Filosofia e Literatura, como os DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS;  LITERATURA COMO MODO DE VIDA; os incontáveis CLUBES DE LEITURA; OS Filoltercines; cursos; palestras; Cena Poética; Café-Concerto; entre outras realizações culturais.

Edgar Werblowsky

Edgar é fundador da Freeway. Engenheiro civil, promoveu uma guinada em sua vida ao buscar um trabalho que envolvesse gente em ambiente de satisfação, natureza, viagens, criatividade e inovação. Ambientalista, é apaixonado por construir pontes entre as pessoas e entre pessoas e a natureza. Celebra a vida a cada instante. Liderou viagens pelos cantos e recantos mais especiais de nosso lindo país e em outros países. 

Edison Mora

Edison é o anfitrião da Freeway no deserto mais encantador da América do Sul, o Deserto de Atacama, no Chile. Nascido em Santiago, Edison começou sua jornada no turismo em 2001, onde pôde enriquecer sua vida profissional explorando cada canto do seu país. A parceira com a Freeway nasceu em 2004. Após quase 10 anos de amizade, Edison se tornou o anfitrião número 1 do Chile. Recebe os passageiros da Freeway, dando dicas para enriquecer a viagem de cada viajante.
Para Edison, Atacama se destaca não somente pelas paisagens. ?A sensação de ser livre, de não se sentir preso entre prédios e asfalto são algumas das coisas que me fazem adorar Atacama?.
Nosso anfitrião, mesmo em seus dias de folga, não deixa de lado sua personalidade aventureira. Seus hobbys incluem cavalgadas, mergulho, bungee jumping, escalada em rocha, parapente, motocross, ciclismo de montanha e bodyboard.
Para conhecer as lindas paisagens de Atacama e se aventurar no deserto mais alto do planeta, siga a dica do nosso anfitrião.
?Como só trabalho com brasileiros aprendi, ao longo destes anos, a conhecer a realidade do cliente que escolhe Atacama. Posso dizer que são pessoas muito especiais. Por isso, junte coragem e venha para Atacama. Estarei esperando por você?.

Fernando AC Bignardi

Fernando é médico gerontólogo, homeopata, psicoterapeuta, aconselhador biográfico, constelador sistêmico e consultor em sustentabilidade pessoal e corporativa. Coordenou o Centro de Estudos do Envelhecimento da UNIFESP por mais de 20 anos onde conduziu pesquisas sobre a prática da meditação na maturidade e o resgate do sentido da vida. Dirige um programa de revisão do estilo de vida e convivência com bem estar no Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata em SP.

João Gaúcho

João é o nosso anfitrião em Jericoacoara, destino que vem ganhando os corações dos turistas apaixonados por natureza. Com 44 anos, Gaúcho conheceu desde cedo a sua vocação, ser guia e apresentar aos visitantes uma Jeri maravilhosa. No ramo desde 1991, João tem muito a ensinar.
Nascido em Triunfo, no Rio Grande do Sul, João se encantou por Jeri, uma vila de pescadores, que na época era bem primitiva. Decidiu abandonar sua vida no sul e partiu ruma ao nordeste, na vila de pescadores mais encantadora do Brasil. Suas atividades prediletas em Jeri são caminhar na maré seca, andar de bicicleta e nadar nas lagoas.
“Amo demais fazer os passeios pelas dunas e ver o pôr-do-sol. Para completar o dia, nada como comer um peixinho assado na brasa e deliciar a magnífica torta de banana”, diz João.
Conheça Jeri, o destino que fez João Gaúcho trocar o sul pelo nordeste.

Juan Manuel Giordino

Juan Manuel é um canal e médium argentino que trabalha através da vibração do corpo, o despertar da consciência, como perspectiva de mudança. O trabalho é canalizado a partir da conexão com energias de alta vibração. Trabalhar com ele nessa dinâmica implica em trabalhar com uma frequência vibratória muito elevada que desperta nossa consciência.
https://www.juanmanuelgiordano.com

Kikiu

Dioclides Lopes Araújo, mais conhecido como Kikiu trabalha no turismo há 28 anos, tendo iniciado como guia da Chapada Diamantina. Há 15 anos Kikiu montou sua própria agência, na qual oferece a seus visitantes os melhores passeios, com segurança e muito entretenimento.
Kikiu possui uma vasta experiência no turismo. Entende e conhece a Chapada Diamantina como ninguém. “Sou nascido e criado aqui, na Chapada Diamantina. Desde menino ando por esses caminhos maravilhosos. Amo meu trabalho, pois não tem coisa melhor no mundo do que mostrar para os nossos visitantes as nossas raízes, cultura, histórias, tradições e as maravilhas encantadoras dessa terra da gente”.
Em suas horas vagas, Kikiu gosta de jogar futebol e capoeira, como qualquer baiano que se preze. Além disso, Kikiu gosta de apreciar o fantástico pôr-do-sol no Morro do Pai Inácio e tomar banho nas cachoeiras da chapada. “Lugar especial é o Morro do Pai Inácio. Aliás, tudo aqui, na nossa chapada, é imperdível, mas o que não pode deixar de ver é o Poço Encantado, Poço Azul, a Cachoeira do Buracão, Cachoeira da Fumaça e, é claro, o famoso Morro do Pai Inácio”, conclui Kikiu.

Lisete Florenzano

Lisete é formada em Engenharia Mecânica pela USP, com mestrado no Departamento de Materiais, na mesma Universidade. Foi professora da PUC, em Curitiba. Trabalhou no projeto de desenvolvimento de VLTs (veículo leve sobre trilhos) na empresa Bom Sinal, em planejamento e gestão de projetos. Seu interesse por culturas e filosofias acabou levando-a ao yoga, sua filosofia de vida. Praticante e instrutora, ministrou práticas em Curitiba e em Botucatu-SP. Foi proprietária do Setor 1 - Escalada Indoor.

Sempre esteve ligada a esportes outdoor e viagens. Em 94 viajando pelo Peru e Bolívia, percebeu a importância do contato com culturas diferentes e ambientes de montanha. Em 97 começou a escalar em rocha, tendo visitado os principais locais do Brasil: morro do Cuscuzeiro, Pedra do Baú, Itatiaia, Serra do Cipó, Andradas, entre outros. Nessa época foi, por dois anos, instrutora de escalada em rocha e guia de ecoturismo em Analândia. Em 98 foi sozinha ao Nepal, a viagem mais marcante de sua vida. Passou três meses nesse país, fazendo trekkings, conhecendo as cidades históricas e a cultura local, além de cursos de meditação e estudos budistas no mosteiro de Kopan. Fez também importantes viagens pela Austrália e Nova Zelândia, onde passou 10 meses viajando de bicicleta e escalando em rocha, pela Argentina, Tailândia, Bali, China, Grécia, França, Espanha, USA, sempre com o intuito de integrar atividades outdoor, desenvolvimento pessoal e descoberta de novas culturas. 

Em 2010 entra para a equipe da Morgado Expedições como guia de trekking e escalada em montanha. Desde então já fez 5 trekkings ao Campo Base do Everest, além do Annapurna e Manaslu também no Nepal, trekking no Marrocos e Mongólia. Escalou o Monte Tubkal (4.160m), Kilimanjaro (três expedições) e o Monte Khuiten (4.374m), tornando-se a primeira brasileira a escalar esta montanha. Participou da expedição ao Aconcagua (duas vezes) e ao Cordon del Plata, escalando vários cerros da região, ao Mont Blanc (França), Mt. Elbrus (Rússia). Participou dos cursos de Mountaineering and Leadership, Rock and Ice climb, nos USA (International Wilderness Leadership School) e curso de Escalada em Gelo e Neve na Argentina, com Milton Marques. Tem certificação internacional em Wilderness Advanced First Aid, pela NOLS.

Em 2013 entrou para o seleto grupo de escaladores brasileiros a culminar uma montanha com mais de 8.000m, tornando-se assim a quarta brasileira a escalar um dos gigantes do Himalaya, o Cho Oyu, com 8.201m.

 

Manoel Morgado

Desde muito jovem aventurou-se primeiro pelo Brasil e depois pelos países da América do Sul. Em 1980 formou-se em medicina e fez especialização em pediatria, mas antes de começar a trabalhar seguiu para uma longa viagem de dois anos de duração pela Europa e Ásia e este ano na Ásia acabou sendo determinante em sua história de vida.
Voltando ao Brasil trabalhou como pediatra por cinco anos, mas acabou percebendo que necessitava unir trabalho com viagens e voltou para a Ásia onde viajou por outros três anos. Em 1992 abriu sua primeira empresa de turismo levando brasileiros para viajar pelos lugares que amava. Desde então guiou centenas de pessoas por inúmeros países. Em sua convivência com as culturas asiáticas acabou entrando em contato com yoga, meditação e budismo que influenciaram profundamente sua maneira de ver o mundo. Também teve a oportunidade de praticar vários esportes de aventura como kayaking, rafting, ciclo turismo, escalada em rocha e em gelo. Mas estar rodeado por montanhas nevadas é o que faz com que se sinta mais realizado. Manoel já escalou dezenas das principais montanhas do mundo incluindo as mais altas da América do Sul (Aconcagua), da América do Norte (McKinley), da Europa (Elbrus), da África (Kilimanjaro), da Oceania (Kosciuszko), além das mais altas da Bolívia (Sajama) e do Equador (Chimborazo). Em setembro de 2009 escalou o Cho Oyu, (8201 metros) a sexta mais alta montanha do planeta e em maio de 2010 colocou os pés no cume do Everest tornado-se o oitavo brasileiro a lograr este feito. Em dezembro de 2011 concluiu a escalada da montanha mas alta de cada continente, o chamado Sete Cumes (Seven Summits), tornado-se o segundo brasileiro a conquistar este feito. Em março de 2012 lançou seu primeiro livro ? Sonhos Verticais ? contado suas escaladas do Cho Oyu e Everest.

Marcelo Guimarães

Montanhista e ambientalista com larga experiência no Terceiro Setor, coordenou programas de intercâmbio internacional, capacitação de jovens em Ecoturismo e formação de conselhos gestores em Unidades de Conservação da Natureza.
É pesquisador de filosofias orientais com foco no hinduismo e budismo tibetano. Adquiriu em expedições pelo continente asiático grande experiência sobre a região e passou a promover viagens de aventura e conhecimento. Com grande paixão pela natureza e por aventuras, viajar sempre foi algo natural na sua vida.

Marcos Gonçalves Passos

Marcos é o anfitrião da linda e pacata Ilha de Boipeba, na Bahia. Nascido e criado na Velha Boipeba, Marco, ou para os íntimos Marquinhos, trabalha com o turismo desde 1995. São anos de experiência que foram desenvolvidos desde menino quando caminhava pelas ruas da sua cidade. Sua paixão por Boipeba está nas belezas naturais, que encantam não somente Marquinhos, mas a todos que ali visitam. Para o anfitrião, ver seu cliente satisfeito é o que mais ama em sua profissão. Independente do destino a ser visitado, o importante é ser feliz. ?As pessoas passam a maior parte da sua vida trabalhando. Curtam suas férias como dias únicos, respeitando e amando tudo e a todos aqueles que estiverem ao seu redor?.

Mary Porto

Mary é artista plástica com formação em terapia artística, professora e escritora. Realizou várias exposições coletivas e individuais. Além de ministrar cursos de aquarela, técnica em que se especializou, tem realizado workshops corporativos e palestras em vários Estados do país. É autora do livro ?O Ciclo das Mandalas? (Ed. Antroposófica, 2009). Seu hobby favorito é visitar os grandes museus de arte do mundo e as boas salas de concerto em viagens deleitosas. Aprecia a boa leitura, a vida no campo e um bom papo com pessoas interessantes.

Mauricio Walter

Mauricio é o anfitrião desta viagem. Oceanógrafo, tendo participado de 4 expedições antárticas como técnico em investigações científicas. Pós graduado em Gestão de Risco Ambiental. Diretor de um complexo turístico dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi e diretor de um receptivo em Villa la Angostura.


Otto Hassler

Otto nasceu numa pequena cidade na Floresta Negra no sul da Alemanha. Apaixonado pela natureza desde adolescente, explorou a Floresta Negra e os Alpes centrais a pé e de caiaque em inúmeros trekkings, travessias e descidas.
Mudou-se para o Brasil em 1984 e foi morar em Doutor Pedrinho, uma pequena cidade nas serras catarinenses, cercada pela Mata Atlântica, junto a outras cidadezinhas da colonização alemã e italiana, como Pomerode, Timbó, Benedito Novo, Apiúna, e outras do Vale Europeu. Explorou novas trilhas e travessias, rios, riachos e cachoeiras e fundou o clube de canoagem de Benedito Novo.
A partir de 1993 tem trabalhado como guia de turismo ecológico em vários locais do Brasil, atividade exercida até hoje. É professor do curso de Ecoturismo do SINE, fundador da Associação Vale das Águas e consultor na área de Ecoturismo e Turismo Aventura. Em 1999 ganhou o Prêmio Qualidade de Vida da Federação de Entidades Ecológicas e em 2007 o prêmio Imbuia pelo compromisso com o meio ambiente.

 

Rebeca Toyama

É uma especialista em desenvolvimento humano e liderança transpessoal;
Palestrante, Mentora e Coach;
Fundadora da Academia de Coaching Integrativo e coordenadora da Academia de Comportamento e Finanças GFAI; 
Colunista da Rádio Transamérica e do blog Positive-se; 
Colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos.

 

Rex Thomas

Rex Thomas é pesquisador da aplicação terapêutica das leis da física quântica. Terapeuta, jornalista internacional, escritor e filosofo. Fundador da ONG Terapeutas Sem Fronteiras (Therapists Without Borders) e Humanity For World Peace. Criador do Brasil pela Paz Mundial; um movimento da Humanity For World Peace. Criador da Cosmologia Transpessoal, Nexus Program e Nexus Therapy. Autor do livro Arte de Ser e Viver. Viaja o Brasil e o Mundo ministrando cursos, palestras e workshops, vivencias e atividades voltadas a despertar da paz interior, bem estar e evolução humana. Desde 2006 leva grupos para vivências e jornada espiritual no Peru, onde teve uma experiência de despertar espiritual em 1993.

Sandra Sofiati

Sandra Sofiati é psicóloga formada pela USP desde 1975, e desde então tem se dedicado à psicoterapia. É musicista, analista bioenergética, terapeuta de voz, facilitadora de Pathwork e terapeuta de Constelações Familiares. Criou o método de terapia corporal chamado Corpo Sonoro, ministrando capacitação no Brasil e exterior. Foi professora do Senac e do Sedes Sapientiae. Atualmente é professora do curso de Cuidados Integrativos da Unifesp. É coordenadora da Viagem Cultural e Terapêutica México Sagrado. Leva grupo de brasileiros ao México há 23 anos.