Começaremos nosso dia viajando pela parte sul do altiplano, através da "Avenida dos Vulcões". Durante a viagem, poderemos apreciar a maravilhosa vista do vulcão Cotopaxi, um dos mais altos vulcões ativos cobertos de neve do mundo, com 5.897 m (19.347 pés). Para entrar no parque nacional, seguiremos pela Rodovia Pan-Americana até chegarmos à entrada do Parque Nacional Cotopaxi e seguiremos por uma estrada de terra através de uma floresta de pinheiros até chegarmos ao Lago Limpiopungo, um lago andino glacial localizado a 3.800 m (12467 pés) acima do nível do mar. Daqui podemos ter uma vista magnífica do impressionante vulcão Cotopaxi e da paisagem de Paramo ao redor.
Em seguida, desfrutaremos de uma experiência local na pequena cidade de San Felipe, onde aprenderemos mais sobre a tradicional Máchica, que é um tipo de farinha feita de grãos de cevada torrados moídos. Essa farinha é comumente usada na culinária equatoriana e serve para enriquecer o sabor e a textura das bebidas. As comunidades também estão produzindo uma bebida alcoólica feita de máchica, semelhante à cerveja. A comunidade local nos convidará para ir à sua casa para nos mostrar o processo ancestral de moagem e torrefação da cevada usando seu moinho, que tem mais de 100 anos de idade; essa será uma experiência inesquecível! À tarde, seguiremos em direção a Baños para passar a noite.
4º Dia - CIDADE DE BAÑOS – CACHOEIRAS – RIOBAMBA (C)
Café da manhã. Visitaremos Baños, que é uma pequena cidade localizada em um vale com cachoeiras e fontes termais. Uma das principais atrações é o vulcão Tungurahua e uma variedade de esportes de aventura. A rota das cachoeiras de Baños é uma das melhores atrações naturais do Equador. Ao longo de um trecho de 20 quilômetros do rio Pastaza, há mais de onze cachoeiras que merecem ser vistas. A primeira cachoeira que veremos diretamente no Rio Pastaza é a Cachoeira Agoyan. Essa cachoeira dupla é certamente impressionante, mas a melhor parte é definitivamente o teleférico que o leva até o topo.
A Cachoeira Véu da Noiva ou "Manto de la Novia" em espanhol, facilita a compreensão de como recebeu esse nome. A cachoeira de 40 metros de altura, fina e semelhante a um véu, é melhor vista de perto quando o rio Chinchín deságua no Rio Pastaza.
A cachoeira "Pailon del Diablo" (Caldeirão do Diabo) é sem dúvida a mais impressionante de Baños, se não de todo o Equador! A água flui com força sobre a queda de 80 metros, deixando tudo e todos ao redor encharcados.
Ao chegarmos à cidade de Baños, iremos saborear alguns dos doces mais tradicionais do Equador, A "Melcocha", uma barra doce macio e mastigável feito de rapadura pelo qual Baños é famosa, e a "Caña", ou suco de cana-de-açúcar. Você visitará um engenho de cana-de-açúcar local onde o suco de cana, a melaço e as bebidas destiladas são produzidos, e terá a oportunidade de provar alguns destes deliciosos produtos!
À tarde, seguiremos para Riobamba, onde passaremos a noite.
5º Dia - CHIMBORAZO // CUENCA (C)
Após o café da manhã, seguiremos para o sul em direção à cidade de Cuenca, mas antes visitaremos o Parque Nacional Chimborazo e desfrutaremos de uma experiência local.
O Vulcão Chimborazo está a 6.310 metros acima do nível do mar e, devido à sua localização no equador, seu pico é o ponto mais distante do centro da Terra. Nossa primeira parada será no pequeno distrito de Colta, que abriga a igreja Balbanera (a primeira igreja católica a ser construída em chão equatoriano), a cidade mais alta do país (Cajabamba), além de ser uma área incrivelmente importante durante a conquista espanhola do Equador. Poderemos então dirigir até 4.800 metros, onde poderemos deixar o carro e fazer uma curta caminhada até o segundo refúgio, localizado a 5.000 metros.
Ao longo do caminho e dentro do Parque Nacional, você poderá observar a flora e a fauna endêmicas da área, como as vicunhas pastando entre as numerosas plantas locais de Chuquiragua.
Após essa incrível visita, você terá a oportunidade de ter uma experiência única com a comunidade local de sua escolha; visitar um mercado local, conhecer o super alimento que é a Quinoa ou visitar o isolado Deserto de Palmira.
No final da tarde, chegaremos a Cuenca. Acomodação em Cuenca.
6º Dia - CUENCA - City Tour // PARQUE NACIONAL CAJAS // GUAYAQUIL (C)
Nosso passeio por Cuenca começa com uma visita ao Centro Histórico da cidade. Visitaremos a igreja de San Sebastián e seu bairro pitoresco e tradicional, o Museu de Arte Moderna, onde é realizada anualmente a famosa Bienal Internacional de Pintura, o Parque Calderón (o parque central da cidade), a Praça das Flores, a Igreja "Del Carmen", a Catedral da Imaculada Conceição, mais conhecida como a "Nova Catedral", considerada uma das maiores igrejas da América Latina. Visitaremos também a Catedral "El Sagrario", comumente conhecida como a "Catedral Velha", a primeira a ser construída na cidade.
Em seguida, visitaremos o Museu do Chapéu "Paja Toquilla" e aprenderemos mais sobre um dos produtos mais importantes do Equador: Os chamados "Chapéus Panamá". O muitas vezes erroneamente chamado de "Chapéu Panamá" tem suas origens no Equador! Conhecido como Chapéu de Palha Toquilla ou Chapéu Jipijapa, esse chapéu é um item básico nas regiões sul e litorânea do Equador e é um item obrigatório para todos os visitantes do país. Nossa rota continuará com uma visita ao "El Barranco" do Rio Tomebamba, que constitui uma comunhão entre a arquitetura e o ambiente natural. O passeio terminará no mirante "Turi", onde a paisagem de um vale repleto de telhados vermelhos e cúpulas de igrejas é emoldurada por imponentes montanhas.
À tarde, nossa viagem continuará para o sul, em direção a Guayaquil, mas antes de chegarmos à costa equatoriana, encontraremos o Parque Nacional El Cajas. Essa reserva natural consiste em mais de 200 corpos d'água e tem uma área de 28.544 hectares. É um recurso hídrico muito importante para Cuenca e para o Equador como um todo. O Parque Nacional foi nomeado parte da categoria internacional de zonas úmidas de Ramsar em 2002, o que significa que é uma área de importância internacional para a conservação de aves e também foi candidato a ser nomeado Patrimônio Natural pela UNESCO. Os rios e afluentes que se originam aqui deságuam no Oceano Pacífico e no Rio Amazonas, e também podemos encontrar a "Divisão Intercontinental de Águas" nessa área. Faremos uma rápida visita ao Parque Nacional, com uma caminhada de 45 minutos e exploraremos o morro "Tres Cruces", a parte mais alta do parque, localizada a aproximadamente 4.000 metros acima do nível do mar, o que nos dá um ponto de vista fantástico para observar os muitos lagos da região.
Em seguida, retornaremos ao veículo e seguiremos para a cidade de Guayaquil, onde passaremos a noite.
7º Dia - GUAYAQUIL - City Tour (C)
O city tour de Guayaquil acontece no centro da cidade, onde podemos ter uma bela visão geral da cidade antiga visitando o distrito de Las Peñas, localizado nas encostas do Cerro Santa Ana. Desse ponto, é possível desfrutar de uma excelente vista do moderno Malecon 2000, localizado às margens do Rio Guayas, bem como um belo exemplo da arquitetura original de Guayaquil. No Malecón, visitaremos La Rotonda, um importante monumento que imortaliza o encontro entre os generais Simon Bolívar e San Martin, a Torre do Relógio dos Mouros e muitos outros pontos turísticos atraentes. Em seguida, caminharemos pelo centro histórico pela Avenida 9 de Octubre, para visitar o Parque Seminario, também conhecido como Parque das Iguanas e o parque Centenário. À tarde, traslado de saída.