(Mínimo 2 passageiros)
SAÍDAS DE 2025: MAI: 24 | JUN: 07, 21 | JUL: 12, 26 | AGO: 09 | SET: 06 | NOV: 01, 15 | DEZ: 06, 27
SAÍDAS DE 2026: FEV: 14, 28
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - SHIRAZ
Chegada em Shiraz, recepção e traslado ao hotel para check in. O apartamento estará disponível a partir das 14h. Descanso. Pernoite.
2º Dia - SHIRAZ - Jardim de Narenjestan, Mesquitas, Portão de Quran e Vakil Bazar (C, A)
Após café da manhã, visitaremos o Jardim de Narenjestan, antiga residência da rica família Qavam, que governou a região de Shiraz, e representa um bom exemplo da arquitetura persa do século 19. Seus jardins foram cuidadosamente preservados. Seguimos então em direção à impressionante Mesquita Nasir ol Molk (1876-1887), uma explosão de cores, sendo um dos melhores exemplos de azulejos, vitrais e arquitetura em Shiraz. Passaremos pelo túmulo do poeta Hafez, cercado por belos jardins, lugar de peregrinação e reverência. Seus poemas são memorizados e adorados por muitos iranianos. Iremos cruzar o portão de Quran, um ponto importante da cidade de Shiraz. Continuaremos para visita ao Complexo de Karim Khan e o Vakil Bazaar, um conjunto de pequenas lojas do século 11 (o melhor bazar do Irã). À noite, iremos visitar a Mesquita Ali ebn e Hamzeh. Pernoite em Shiraz.
3º Dia - SHIRAZ | PERSEPOLIS | PASARGADAS | YAZD (C, A)
Neste dia iremos a Persépolis, a 67 km de Shiraz, antiga capital persa, declarada Patrimônio da Humanidade em 1979. A cidade foi construída com o objetivo de ser um centro cerimonial e administrativo e sua população era bem pequena se comparada a Babilonia. Só foi usada pelo rei na época de festas, especialmente no Ano Novo. O palácio, porém, era bem luxuoso, com pavilhões e câmaras para audiências, pilares, três tipos de quartos – para o rei, para os militares e um para todas as suas riquezas – e terraços com mais de 60 pés de altura e 12 hectares. E o que mais impressiona é que, mesmo após ter sido destruída, o que foi mantido de Persépolis é incrivelmente rico em detalhes. Visitaremos ainda Naqsh-i Rustam, conjunto de tumbas dos Reis Persas, da época Aquemenida 550 a 330 AC e os baixos relevos da época Sasanida 260 DC. Sairemos em direção a Yazd e em rota visitaremos Pasargadas, fundada no século VI a.C por Ciro II, o Grande, na região de Pars, o centro do império Persa, e tornou-se a primeira capital da dinastia aquemênida. Seus palácios e jardins são um show excepcional da primeira fase da arte e da arquitetura aquemênida e testemunha exemplar da civilização persa. Chegada a Yazd, cidade tranquila e conhecida pelo seu centro de tecelagem de seda durante o tempo da Rota da Seda. Marco Polo, em seus diários de viagem, chamou Yazd de "cidade boa e nobre". Fundada no século 5, e por conta de sua localização e do clima desértico, tornou-se um dos maiores assentamentos, tornando-se assim protegida das ondas de invasão que destruíram outras cidades com localizações menos favoráveis. Yazd significa "festa e oração". Pernoite em Yazd.
4º Dia - YAZD | ISFAHAN (C, A)
Após o café da manhã, começaremos nosso passeio pela visita das Torres do Silêncio, que foram construídas sobre colinas, longe das cidades, até o século 20. Entre os seguidores do Zoroastro, o corpo era considerado impuro e era proibido enterrar ou cremar os corpos para evitar a contaminação do solo e do ar; por este motivo, deixavam os corpos na parte superior das Torres do Silêncio, para que os abutres se alimentassem deles. Em seguida, iremos ao Templo do Fogo, dedicado ao Zoroastro, que viveu entre 1000 e 600 aC. e fundou o zoroastrismo, reconhecido como a primeira religião a promover o monoteísmo. Passaremos pela Praça Amir Chakmak, um dos principais pontos de Yazd. À tarde, saída com destino a Isfahan, visitando em rota o caravanserai Chah Abbasi em Meybod. Chegada e hospedagem.
5º Dia - ISFAHAN - Praça Maidan, Mesquitas, Pórtico e Bazar Quaisarieh (C, A)
Após o café da manhã, visitaremos o Palácio Chel Sotun e depois a Praça Maidan-E-Naghsh-E-Jahan, localizada no centro de Isfahan, e que só perde em tamanho para a Praça Celestial de Pequim. É um conjunto que foi construído pelo xá Abbas, o Grande, no século XVII, quando a capital foi transferida para esta cidade. Esta herança da UNESCO foi o centro simbólico do império safávida. Conheceremos a fabulosa Mesquita Imam, Mesquita Sheikh Lotfollah, ?l? Q?p? (século 15) e o pórtico e bazar Quaisarieh, em 2 pisos. À tarde visitaremos as pontes históricas sobre o rio Zayende, atravessando Isfahan. Hospedagem.
6º Dia - ISFAHAN | ACAMPAMENTO DE MATIN ABAAD (C, J)
Após o café da manhã, visita ao complexo da Catedral Vank, no antigo bairro armênio de Julfa. Após almoço, saída para Matin Abaad. Chegando lá, poderemos andar de camelo, e à noite, observaremos as estrelas. Jantar. Pernoite em Matin Abaad.
7º Dia - MATIN ABAAD | KASHAN | TEERÃ (C, A)
Deixaremos Matin Abaad de manhã em direção a Teerã. No caminho visitaremos Kashan: visitaremos a Casa de Tabatabaii e o Jardim de Fin e a Madrassa de Agha Bozorg. Chegada em Teerã e hospedagem.
8º Dia - TEERÃ - Museu Arqueológico, Palácio de Golestão, Grande Bazar e Ponte da Natureza (C)
Pela manhã, visita ao Museu Arqueológico do Irã, fundado em 1937; o Palácio de Golestão, formado por vários edifícios palacianos rodeados de jardins verdes. É o mais antigo monumento histórico de Teerã que, no século XVI, foi uma fortaleza da dinastia Safávidas e a Ponte da Natureza, um dos símbolos de Teerã e da arquitetura moderna. Projetada por uma jovem iraniana, é uma ponte para pedestres de dois andares que conecta 2 parques famosos.
9º Dia - TEERÃ (C)
Traslado ao Aeroporto de Teerã para embarque ao seu destino final.