Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; BL=box-lunch.
1º Dia - CALAMA | SAN PEDRO DE ATACAMA
Chegada ao aeroporto de Calama com conexão em Santiago. Recepção e traslado a San Pedro de Atacama (100 km).
2º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - Cordillera de la Sal - Valle de la Luna e Mirante de Lankai - (C)
Café da manhã. Manhã livre.
À tarde, iremos fazer um passeio na Cordillera de la Sal.
Nossa primeira parada será na Reserva Nacional Valle de la Luna, para visitar e observar como está formada a cordilheira, composta em grande parte por cristais de sal. Os guias explicarão as surpreendentes formações geológicas e os processos que deram origem às paisagens do Salar de Atacama, no deserto mais árido do planeta.
A partir daí, entraremos em uma das paisagens mais espetaculares do Deserto do Atacama. Poderemos observar a paisagem de diversos pontos, como a Grande Duna, o Anfiteatro e as Três Marias, todos proporcionando vistas espetaculares.
Finalizaremos nosso passeio no Mirante de Lankai, de onde teremos uma bela vista panorâmica da Cordillera de la Sal e de seus impressionantes cenários.
Ao final do passeio, retorno a San Pedro de Atacama.
3º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas - (C, BL)
Pela manhã nos dirigimos ao sul de São Pedro de Atacama, iniciando a subida ao altiplano Chileno, planície que se localiza a mais de 4000 metros de altitude. No caminho encontraremos antigos terrenos de cultivo, ensinamento este herdado dos incas, e que se mantém até os tempos atuais. Em seguida continuaremos por um caminho sinuoso até chegar as charmosas “Lagunas Miscanti y Meñiques”, parando antes no simpático vilarejo Toconao. Aqui poderemos ver sua igreja dos anos de 1700 feita de pedra vulcânica. E ao redor da praça principal, podemos apreciar o belo artesanato produzito ali.
As lagoas altiplânicas, localizadas a mais de 4360m de altitude, possuem uma espetacular cor azul, que contrasta fortemente com os vulcões Miscanti e Meñiques. Na laguna Meñiques podemos avistar uma importante colônia de taguas cornudas (fúlica gigante), e outras aves que nidificam na margem da lagoa.
Continuaremos nosso passeio seguindo para o interior da Cordilheira dos Andes, cruzando imponentes montanhas e vulcões com impressionantes cores, até chegar a um dos mais incríveis salares do Chile, o “Salar de Talar”, com uma exuberante seleção de tons que vão desde o amarelo até chegar ao turquesa, cores que contrastam enormemente com o fundo montanhoso e o azul do céu.
Nos dirigiremos então até “Piedras Rojas”, lugar que parece “retirado de outro planeta”. Aqui uma pequena caminhada nos leva a um lugar ainda mais especial.
Ao final do dia retornamos a São Pedro.
4º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - Geisers del Tatio - (C)
Hoje sairemos bem cedinho para conhecer um dos campos geotérmicos mais importantes do mundo – os Geisers del Tatio. O percurso sobe bastante a Cordilheira dos Andes, sob um céu andino estrelado, para chegar ao amanhecer nos impressionantes geysers, que encontram-se a uma altitude de 4.320m de altitude. As baixas temperaturas na hora da chegada permitem o belíssimo encontro das águas em ebulição que se chocam com a água congelada na superfície, criando um dos mais primitivos espetáculos naturais; gigantescas e brancas colunas de vapor desprendem-se por todo o campo geotérmico. Neste cenário tomaremos nosso café da manhã.
Começaremos nosso retorno a São Pedro. No caminho poderemos observar diferentes espécies de aves em frente ao Vulcão Colorado.
Chegaremos em San Pedro em torno do horário do almoço.
Atenção: Para o passeio aos Geisers recomendamos o uso de roupas que aqueçam adequadamente pois neste passeio a altitude é de 4.300m e a temperatura pode chegar a -15ºC. Sugerimos o uso de gorro e luvas. E o uso de roupa térmica. O uso de roupa em camadas é fundamental para se proteger do frio.
5º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA | CALAMA - (C)
Em horário apropriado, traslado ao aeroporto de Calama para embarque com destino à Santiago.












