TUNÍSIA MONUMENTAL - GRUPO FREEWAY
13 Dias / 11 noites - 16 a 28/04/2026 - ABRIL 2026
*Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar;
1º Dia - 16/04/2026 - SÃO PAULO / ROMA
Apresentação no aeroporto de Guarulhos e embarque com destino a Roma.
2º Dia - 17/04/2026 - ROMA / TUNIS - Tarde livre ou Medina (J)
Chegada e conexão para Tunis. Chegada em Tunis, recepção e traslado para o hotel. Check-in e almoço livre. Tarde livre para descanso. Para aqueles que quiserem, poderemos ir já visitar a Medina nesta tarde.
Jantar e pernoite.
3º Dia - 18/04/2026 - TUNIS - Medina - Museu do Bardo (C,A,J)
Neste nosso primeiro dia pela maior cidade da Tunísia, faremos um passeio pela Medina - Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - oportunidade para admirar mesquitas, palácios e outros monumentos – são centenas! Tempo livre para explorar o
labiríntico mercado e, é claro, fazer compras.
Almoço em um restaurante local. Em seguida, iremos visitar o fantástico Museu do Bardo, que finalmente voltou a abrir e abriga a maior coleção de mosaicos romanos do mundo.
No final do dia retorno ao hotel. Jantar e pernoite.
4º Dia - 19/04/2026 - CARTAGO - Sidi Bou Said (C, A, J)
Café da manhã e saída para Cartago. Visitaremos as termas de Antonino, que são a terceira mais importante do mundo romano, o santuário púnico de Tanit, as vilas romanas, o teatro, o antigo Acropólio e o Aqueduto romano.
Almoço e continuação do passeio visitando a pitoresca cidade de arquitetura árabe andaluza com casas azuis e brancas, Sidi Bou Said. Aqui se pode tomar um chá com pinhões no famoso café Nattes ou em algum outro café. Retorno ao hotel no final da tarde. Jantar e pernoite.
5º Dia - 20/04/2026 - TUNES / DOUGGA / KAIROUAN (C, A, J)
Após o café da manhã, check out e saída em direção a Kairouan. No caminho paramos para conhecer as ruínas de Thugga, atual Dougga, onde visitaremos as ruínas mais importantes da África e consideradas patrimônio da humanidade. Em seu teatro é relatado que Santo Agostinho confessou que lamentou e se arrependeu de todos os momentos que passou nesses lugares pagãos. Dougga, também foi um trampolim para Santo Agostinho pregar entre a costa e a parte mais ocidental da África proconsular. Entre outros monumentos visitaremos o teatro, a Victoria Church, as termas, as casas e os templos.
Almoço e continuamos com nosso veículo em direção a Kairouan. Chegada em nosso hotel, check in e acomodação. Jantar no hotel e pernoite.
6º Dia - 21/04/2026 - KAIROUAN (C, A, J)
Café da manhã e saída para visitar a grande mesquita e o mausoléu do Barbeiro, onde estava o companheiro do profeta Maomé. Visitaremos os lagos de água, fundados pela dinastia Aglabies no século 8 DC.
Almoço e tempo livre nos souks para descobrir a mesquita de três portas, Bem Barrouta, a medina de 300 mesquitas e seu famoso mercado de artesanato. Faremos uma visita a uma cooperativa de tapetes , para ver a demonstração de como tecer um tapete, sendo uma ótima oportunidade para se comprar algum, já que Kairouan é famosa pela produção da tecelagem de tapetes.
Retorno ao hotel no final da tarde, jantar e pernoite.
7º Dia - 22/04/2026 - KAIROUAN - SBEITLA - TOZEUR (C, A, J)
Após o café da manhã, deixaremos Kairouan e saímos para conhecer as ruínas de Sbeïtla, que fornecem o maior testemunho depois de Cartago, para a vitalidade do cristianismo em Tunis nos séculos IV e V, com sete templos abertos aos fiéis. A abundância de igrejas e prédios públicos dá a imagem de uma cidade próspera e digna de ser a capital do cristianismo depois de Cartago. Entre outros monumentos, visitaremos a capela de Jucundus (nome do bispo martirizado pelos vândalos), a igreja de Bellator, a igreja de Vitalis, a igreja de Servís (igreja dedicada aos santos Gervasio, Portáis e Trifão), a basílica de San Silvano e San Fortunato e a capela do Bispo Honório.
Seguimos então para Tozeur. Check in, jantar e acomodação no hotel.
8º Dia - 23/04/2026 - CHEBIKA - TAMERZA - ONG DJEMEL - TOZEUR - (C, A, J)
Café da manhã e saída para o Oásis da Montanha Chebika. Em veículos 4x4 percorremos uma parte da Cordilheira do Atlas. Chegando em Chebika faremos uma caminhada por seu palmeiral entre vales e cachoeiras. Também veremos sua antiga cidade, localizada
nas montanhas do Atlas Saara.
Após uma pequena pausa, continuamos o passeio por uma estrada na montanha em direção à Cachoeira Tamerza. Seguimos então para Ong Djemel, onde foram filmados grandes filmes bíblicos, como Jesus de Nazaré, Indiana Jones e o Paciente Inglês. Almoço em meio ao passeio.
No final da tarde retornamos ao hotel. Jantar e pernoite.
9º Dia - 24/04/2026 - TOZEUR - CHOTT EL DJERID - MATMATA - DJERBA - (C, A, J)
Após o café da manhã saímos em direção ao lago Salgado Chott el Djerid. Trata-se de uma extensão plana coberta por uma camada de sal. Ao longo da estrada veremos as diferentes cores de suas águas e as miragens.
Seguimos então para Douz para realizar um passeio em camelos ou quadriciclo (opcional, não incluído) no coração do Grande Erg por entre as dunas de areia. Veremos um Saara que se apresenta de um aspecto muito agradável. Tudo é feito de curvas e dunas, como que para
encantar os olhos.
À tarde partimos para Matmata, que é o último e importante bastião dos povos berberes localizado no coração da cadeia Dahir, onde as minorias berberes se esconderam usando uma arquitetura única totalmente camuflada e bem integrada ao ambiente. Veremos as casas dos
trogloditas onde filmaram exteriores da continuação de Star Wars.
Após o almoço continuamos em direção à ilha de Djerba. Entramos com nosso veículo no ferry, cruzamos o mar e atravessamos a ilha para chegar ao hotel. Check-in, jantar e pernoite.
10º Dia - 25/04/2026 - ILHA DE DJERBA (C, A, J)
Dia dedicado a desvendar as principais atrações de Djerba, pequena ilha que ao longo dos séculos foi fenícia, cartaginesa e romana. Seus primeiros habitantes foram os berberes.
Os árabes chegaram no século VI, os piratas no século X e a colonização francesa no século XIX.
Daí as tantas diferenças em relação ao continente tunisiano - língua e costumes, inclusive.
Almoço e visita ao povoado de Guellala, notável pela produção caseira de cerâmica, sempre de forma tradicional, em fornos de rua a céu aberto (Teremos tempo livre para conhecer melhor as casas de cerâmica). Em seguida iremos visitar o grande mercado Houmt Souk, vilarejo que com seu casario branco de portas azuis e ruas estreitas, é considerada a capital da ilha.
Retorno ao hotel. Jantar e pernoite.
11º Dia - 26/04/2026 - ILHA DE DJERBA - EL DJEM - SOUSSE - (C, A, J)
Café da manhã no hotel e antes de voltarmos para o continente, faremos uma visita à Sinagoga de El Ghriba – segundo algumas fontes Djerba abriga uma das mais antigas comunidades judaicas do mundo. Em seguida, rumamos em direção a El Djem, um dos coliseus mais bem preservados do mundo. Este anfiteatro romano, construído no século III e ainda em ótimo estado, tinha capacidade para acomodar cerca de 35.000 espectadores e foi de grande relevância durante o Império Romano. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é o segundo maior em todo o mundo, medindo 148 metros por 122 de largura e 35 de altura - atrás apenas do Coliseu Romano.
No caminho passamos por Gabes, rodeada por vasto palmeiral – são mais de 300.000 tamareiras - é o único oásis costeiro do Meriterrâneo. Continuamos então em direção à Sousse.
Chegada em Sousse. Check-in, jantar e pernoite.
12º Dia - 27/04/2026 - SOUSSE - MONASTIR - SOUSSE (C, A, J)
Após o café da manhã iremos a Monastir para visitar o mausoléu de Bourguiba, o primeiro presidente da república Tunisiana.
Também visitaremos o Ribat de Monastir, construído pelo líder árabe Hirthema Ibn Aoun no séc. 8 DC, para defender a costa do Magrebe contra as incursões bizantinas. Ribat é um exemplo devido à sua arquitetura excepcional e ao seu tamanho colossal.
Almoço em um restaurante local e retorno a Sousse, para aproveitar o tempo em Hergla.
Tarde livre para curtir a praia ou o hotel.
Jantar e pernoite.
13º Dia - 28/04/2026 - SOUSSE / TUNIS / ROMA / GUARULHOS (C)
Café da manhã e tempo livre no hotel até que tenhamos o traslado ao aeroporto de Tunis para embarque de volta ao Brasil.