Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - MANAUS | AMAZON ECOPARK - (A,J)
Chegada a Manaus, recepção e traslado ao hotel Amazon Ecopark.
2º e 3º Dia - AMAZON ECOPARK - (C,A,J)
Dias dedicados aos seguintes passeios:
Caminhada Ecológica:
O Amazon Ecopark abriga diversas espécies de plantas na floresta virgem, córregos de águas cristalinas e savanas naturais. Suas inúmeras trilhas permitem explorar a selva, com destaque para orquídeas exóticas e árvores gigantes. Durante a caminhada, acompanhados por guias experientes, os visitantes aprenderão a identificar frutas comestíveis, a localizar água potável e a se orientar entre árvores e arbustos. Também conhecerão plantas medicinais, animais, insetos e muito mais.
Duração: De 1h a 3h, dependendo da condição física ou idade dos participantes.
Floresta dos Macacos:
O Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, conhecido como "Floresta dos Macacos", foi criado em 1991 para abrigar animais confiscados do comércio ilegal. Os macacos passam por quarentena, sendo avaliados e tratados por veterinários e biólogos. O Amazon Ecopark é o único mantenedor da Fundação Floresta Viva (FFV), sem fins lucrativos, com o objetivo de proteger primatas ameaçados de caça, comercialização e cárcere ilegais. O lucro do hotel contribui para manter o projeto por cerca de 25 anos.
O local está aberto à visitação com acompanhamento de profissionais, permitindo aos turistas filmar e fotografar os animais em seu ambiente natural.
Duração: Aproximadamente 1 hora.
Nota: Devido a fatores naturais (como períodos de reprodução, chuvas fortes ou abundância de frutos na floresta) ou regulamentos governamentais (supervisão do IBAMA), a presença dos macacos pode não ser garantida, e não há reembolso em caso de cancelamento do passeio.
Visita à Casa do Caboclo:
A visita inicia-se com um passeio de canoa (motorizada ou não), onde se aprende sobre os costumes e tradições dos habitantes ribeirinhos, os "caboclos" (descendentes de brancos e índios amazônicos). A história da população amazônica e do ciclo da borracha é explicada no local, que também oferece uma demonstração do processo de produção da farinha de mandioca e da defumação do látex da borracha.
Duração: Aproximadamente 1 hora.
Nota: Durante a seca, o acesso à Casa do Caboclo pode ser dificultado, e o passeio será substituído por uma visita à comunidade indígena, realizada no mesmo dia do Encontro das Águas.
Pescaria:
Saída em canoas (motorizadas ou não) para a prática de pescaria amadora nas proximidades do hotel. Os participantes terão a chance de tentar capturar peixes locais, como piranhas e outras espécies. O material utilizado consiste em varinhas, linhas e anzóis simples.
Duração: Aproximadamente 1 hora.
Focagem Noturna:
A saída é em canoas (motorizadas ou não) para uma experiência noturna na selva, onde é possível observar pequenos jacarés e outros animais de hábitos noturnos. Com o auxílio de lanternas fortes, os guias localizam os jacarés, cujos olhos brilham com uma luz vermelha. Os animais são cuidadosamente retirados da água para explicações, antes de serem devolvidos ao seu habitat.
Duração: Aproximadamente 1 hora.
Nota: Durante a cheia dos rios (maio a julho) e nas noites de lua cheia, a observação de jacarés é mais difícil, sendo o passeio adaptado para uma caminhada nas margens dos córregos, onde a água ainda permite a sobrevivência desses animais.
Encontro das Águas:
Partindo do Amazon Ecopark às 08h30 em barco regional exclusivo do hotel, o passeio desce o Rio Negro, com vistas da cidade de Manaus, incluindo o Teatro Amazonas, o porto e as casas sobre palafitas. Chegada ao Encontro das Águas por volta das 11h, onde as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas marrons do Rio Solimões, sem se misturar, devido à diferença de temperatura e densidade. Após o passeio, um almoço regional será servido em um restaurante típico no Lago Janauary, seguido por uma caminhada nas passarelas para observar as famosas plantas aquáticas Vitória-Régia.
O retorno ao hotel será por volta das 16h30, em barco regional ou voadeiras exclusivas do hotel. Durante o passeio, é possível avistar botos (cinzas e/ou cor-de-rosa).
Duração: Aproximadamente 8h a 8h30.
Comunidades Indígenas do Rio Tarumã (Passeio Opcional, Não Incluso):
As comunidades indígenas do Rio Tarumã, formadas por índios de diversas etnias, vivem em "novas aldeias" distantes dos centros urbanos, mantendo suas tradições e costumes. A visita proporciona uma interação com esses grupos, com o objetivo de sustentar suas necessidades básicas, como alimentos, remédios e roupas. O passeio contribui para o sustento dessas comunidades, já que a FUNAI não oferece suporte a elas.
Preço: Sob consulta, dependendo do número de hóspedes.
4º Dia - AMAZON ECOPARK | MANAUS - (C)
Após o café da manha, traslado ao aeroporto de Manaus.