2º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Trilha e Pescaria de piranhas ou Avistamento de Botos (C, A, J)
Café da manhã às 6h30. Saída para caminhada. Nesta trilha poderemos ver muitas das árvores e animais amazônicos, com sorte poderemos conhecer o macaco de cheiro, os grupos de macaco guariba ou até mesmo os uacaris brancos. Temos um sistema de 14 trilhas, e os nossos orientadores de ecoturismo cuidarão para que estejamos sempre conhecendo uma nova área. No período de cheia usamos a mesmas trilhas onde caminhamos na seca, mas elas são percorridas de canoa a remo! É impressionante observar a capacidade dos nossos guias locais de se orientarem no igapó. Almoço e descanso. Novamente o descanso é até às 15h30, quando nos dirigimos para a nossa segunda atividade do dia – a pesca tradicional de piranhas, peixe icônico e muito abundante nesta região. Com a ajuda dos guias locais, você vai aprender por que elas podem ser tão perigosas! Já na época cheia seguimos em grupo numa canoa grande para um local onde faremos o avistamento dos graciosos botos da amazônia, o divertido desafio é conseguir fotografá-los. Esta noite, depois do jantar, vamos em uma aventura: uma trilha ou passeio de barco noturno! Na época seca, vamos adentrar a floresta a pé e observar a dinâmica do turno da noite nela. No período de cheia saímos de barco, com os holofotes a postos e ouvidos atentos para observar animais diferentes e escutar ruídos muito originais da floresta.
3º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Trilha e Passeio de barco com focagem de animais (C, A, J)
Café da manhã. Partimos para uma outra trilha. Hoje a caminhada (caso estejamos no período de águas baixas) é mais longa e nós poderemos ver muitas das árvores e animais amazônicos. Na cheia também percorremos uma trilha mais extensa a bordo de uma canoinha a remo. Temos um sistema de 14 trilhas, então faremos sempre trilhas diferentes. Voltamos para o almoço e relaxamos por algumas horas nas redes das varandas do nossos quartos que ficam sobre o rio. Saímos às 15h30 para um passeio de barco pelo Lago Mamirauá. É a nossa maior viagem na reserva e você vai aprender mais sobre a história da área a partir do ponto de vista dos guias locais. Quando chegarmos ao lago, teremos um lanche enquanto apreciamos o pôr-do-sol, sempre um espetáculo de cores. No caminho de volta, os holofotes são usados para ver animais noturnos como os enormes jacarés-açú, que podem ter até 4 metros de comprimento. Jantar e tempo livre à noite.
Café da manhã às 6h30. Saída às 7h para conhecer uma das comunidades ribeirinhas da Reserva Mamirauá. Volta para almoço e descanso. À tarde, partimos às 15h30 para a nossa última imersão na reserva: uma viagem de canoinha à remo na seca e na cheia uma pescaria tradicional de piranhas! Jantar. Logo após, encontro com pesquisadores (apresentação dos resultados de pesquisas realizadas na área da Reserva).