8º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ | TEFÉ | MANAUS - (C)
Café da manhã às 6h15. Traslado para Tefé às 7h00 para embarque rumo a Manaus.
1º Dia - TEFÉ | RESERVA MAMIRAUÁ - Trilha ou Barco - (J)
Recepção no aeroporto de Tefé e traslado à Pousada Uacari em uma lancha rápida (aproximadamente 1 hora de duração). Recepção na pousada e instrução sobre a programação e procedimentos de segurança. Em seguida, será servido o almoço. Às 15h30 nos dirigimos para a nossa primeira atividade do programa - uma trilha interpretativa, onde os guias locais irão nos contar sobre o ecossistema de várzea e apresentar o uso tradicional de muitas de suas árvores. No período em que as águas já estão subindo, inundando as trilhas e toda a floresta, fazemos esse passeio introdutório de barco, observando do canal principal muitas espécies de fauna e flora.. Jantar. Logo após, apresentação sobre a história da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e os projetos desenvolvidos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá junto com a população local.
2º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Trilha ou Canoinha e Pescaria de piranhas - (C, A, J)
Café da manhã às 6h30. Saída para caminhada. Nesta trilha poderemos ver muitas das árvores e animais amazônicos, com sorte poderemos conhecer o macaco de cheiro, os grupos de macaco guariba ou até mesmo os uacaris brancos. Temos um sistema de 14 trilhas, e os nossos orientadores de ecoturismo cuidarão para que estejamos sempre conhecendo uma nova área. No período de cheia usamos a mesmas trilhas onde caminhamos na seca, mas elas são percorridas de canoa a remo! É impressionante observar a capacidade dos nossos guias locais de se orientarem no igapó. Almoço e descanso. Nós voltamos para a pousada para mais um delicioso almoço. Novamente o descanso é até às 15h30, quando nos dirigimos para a nossa segunda atividade do dia - a pescaria tradicional de piranhas, peixe icônico e muito abundante nesta região. Com a ajuda dos guias locais, você vai aprender por que elas podem ser tão perigosas!
3º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Trilha e Barco com focagem de animais - (C, A, J)
Após o café da manhã partimos para mais uma trilha na floresta, seja caminhando ou com as tradicionais canoinhas. Temos um sistema de 14 trilhas, e os nossos orientadores de ecoturismo cuidarão para que estejamos sempre conhecendo uma nova área. Com a imensa biodiversidade da Amazônia sempre encontramos novidades pelo caminho. Voltamos para o almoço e relaxamos por algumas horas nas redes das varandas do nossos quartos que ficam sobre o rio. Saímos às 15h30 para um passeio de barco pelo Lago Mamirauá. É a nossa maior viagem na reserva e você vai aprender mais sobre a história da área a partir do ponto de vista dos guias locais. Quando chegarmos ao lago, temos um lanche enquanto apreciamos o pôr-do-sol, sempre um espetáculo de cores. No caminho de volta, os holofotes são usados para ver animais noturnos como os enormes jacarés-açú, que podem ter até 4 metros de comprimento. Jantar e tempo livre à noite.
4º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Comunidade Ribeirinha e Passeio de Canoa - (C, A, J)
Depois do café da manhã, saindo como sempre às 07h00, a primeira coisa que faremos hoje é visitar uma comunidade ribeirinha.Um guia local leva-nos em um tour em torno de sua comunidade, mostra a vida diária à beira do rio em uma floresta de várzea - lembrando que os níveis de água podem subir e descer cerca de 12 metros a cada ano, o que exige uma grande adaptação da população local! Ás 15h30 teremos um passeio de canoa a remo. Na seca seguimos pelo canal principal, observando de pertinho os jacarés e botos pelo caminho. Na cheia é mais uma oportunidade de desbravar a floresta inundada, uma experiência única que você deve aproveitar ao máximo! O silêncio da canoa que desliza pelas águas, dentro ou às margens da floresta, só será interrompido pelo grito dos macacos bugios, pelo canto das aves ou pelo mergulho dos animais aquáticos. À noite, após o jantar, os biólogos que conduzem pesquisas na área virão à Pousada para apresentá-los ao mundo da ciência, trazendo informações sobre um animal local, o resultado de seu trabalho e como a pesquisa científica ajuda o desenvolvimento de estratégias de conservação na Reserva.
5º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Nascer do sol, botos e trilha ou canoinha - (C, A, J)
Saíremos da pousada antes do dia clarear, às 05h30 da manhã um dos guias locais estará nos esperando de barco para ver o nascer do sol no Rio Japurá! As luzes douradas invadindo toda a paisagem de rio e floresta, poderá ser apreciada tomando um delicioso café da manhã na embarcação onde estivermos. Esta é também uma ótima oportunidade de avistamento dos botos e tucuxis, graciosos mamíferos que se exibem para gente boiando sobre a água. Nesse dia voltamos um pouco mais cedo para a Pousada, com tempo de descansar antes do almoço e aproveitar as instalações flutuantes. Seguindo a nossa rotina às 15h30 partimos para desbravar mais uma bela área da zona especial de ecoturismo, nos dirigindo a uma nova trilha ou ao lago Araçá, um dos muitos locais maravilhosos conhecidos pelos guias locais. Jantar.
6º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Comunidade local - (C, A, J)
Agora a imersão será na vida ribeirinha, iremos conhecer outra comunidade, assim como na primeira, seremos conduzidos por um guia local e poderemos conhecer o estilo de vida das pessoas que moram na reserva. O almoço também faremos na comunidade, na casa de uma das famílias que na parte da tarde vai nos convidar para acompanhar uma de suas atividades tradicionais. Jantaremos na pousada no mesmo horário de todos os dias, em seguida teremos uma palestra sobre outra temática com pesquisadores do Instituto Mamirauá.
7º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ - Canoinha e Passeio de barco no pôr do sol - (C, A, J)
Pela manhã faremos um passeio de canoinha, que sempre oferece uma das melhores possibilidades de avistamento de vida selvagem além do silêncio para contemplação. Teremos o almoço e o descanso como de costume, o passeio da tarde será para contemplar o pôr do sol no Rio Japurá, onde as belas cores serão a moldura perfeita para nos despedirmos da reserva. Jantaremos na pousada e a noite é livre.