SAÍDAS DIÁRIAS
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - YEREVAN
Chegada ao aeroporto de Yereván. Recepção e traslado ao hotel. Hospedagem.
2º Dia - YEREVAN - Visita á Cidade (C)
Café da manhã no hotel. À hora marcada, encontro com o guia na recepção do hotel. Visitaremos os principais locais da capital: Praça da República, Cascata com o centro de arte contemporânea Cafesjian, rua Abovyán, etc. Seguiremos para Tsitsernakaberd, pois seria impossível ter uma ideia do caráter e da idiosincrasia do povo armênio sem conhecer um dos acontecimentos mais cruéis de sua história recente: o genocídio perpetrado pelos otomanos em 1915. Visitaremos o Parque Memorial e o Museu das Vítimas do Genocídio. Visitaremos também o famoso mercado de pulgas Vernisaje. Tempo livre para passear pela capital. Hospedagem.
3º Dia - YEREVAN - Echmiadzin e Templo Zvartnots (C)
Café da manhã no hotel. Viagem a Echmiadzín, o centro espiritual de todos os armênios, residência dos católicos e primeira igreja cristã do mundo (ano 303 d.C., UNESCO), onde conheceremos os primeiros anos da história cristã armênia. Assistiremos à missa na igreja principal. Seguiremos para as ruínas da catedral Zvartnots (UNESCO), datada do século VII, uma das obras mais extraordinárias da arquitetura eclesiástica. Voltaremos a Yerevan e visitaremos o Museu Nacional de História, onde conheceremos o longo caminho percorrido pelo povo armênio. Tempo livre. Hospedagem.
4º Dia - YEREVAN / KHOR VIRAP / NORAVANK / GORIS (C)
Após o café da manhã, saída para o mosteiro de Khor Virap, de onde se tem uma vista magnífica do bíblico Monte Ararat. O mosteiro é o berço do cristianismo armênio, onde o primeiro católico Gregório, o Iluminador, ficou preso durante 13 anos em um poço profundo antes de batizar o rei e o povo com a fé cristã. Continuamos para o mosteiro de Noravank, situado em um cenário natural imponente sobre as rochas vermelhas do cânion de Gnishik. Visita à famosa adega de vinhos Arení, degustação das melhores variedades de vinho armênio. Continuamos para a bela cidade de Goris. Hospedagem em hotel local.
5º Dia - GORIS / KHNDZORESK / MONASTERIO TATEV / GORIS (C)
Café da manhã no hotel. City tour em Goris. Uma pequena cidade com aproximadamente 20.000 habitantes, localizada na região de Syunik, com uma arquitetura muito especial. Excursão a Khndzoresk, um vilarejo onde as pessoas viviam em cavernas. Pegaremos o teleférico mais longo do mundo. Saída para o magnífico mosteiro Tatev, uma joia arquitetônica medieval e um importante centro religioso e educacional. Retorno a Goris. Hospedagem no hotel em Goris.
6º Dia - GORIS / QARAHUNJ / PASO SELIM / LAGO SEVAN / DILIJAN (C)
Após o café da manhã, saída para Qarahunj, antigo observatório do século VI a.C. Está situado a 1770 m acima do nível do mar e ocupa aproximadamente 7 hectares de território. É um monumento único chamado pelos locais de “Stonehenge armênio”. Saída para o lago Sevan pelo Passo Selim, visitando o caravanserai medieval. Descobriremos uma parte da famosa Rota da Seda. Chegamos ao lago Sevan, um dos maiores lagos alpinos do mundo e o segundo maior lago de água doce do mundo. Visita à península de Sevan e excursão ao mosteiro medieval. Seguimos para o norte da Armênia através da região florestal de Dilijan, um dos centros turísticos mais famosos da Armênia. Hospedagem em Dilijan.
7º Dia - DILIJAN / HAGHPAT / SANAHIN / YEREVAN (C)
Café da manhã no hotel. Excursão pelo centro histórico de Dilijan. Saída do hotel para visitar a bela região de Lori. Uma das obras-primas da arquitetura eclesiástica medieval: o mosteiro de Sanahin, do século X (UNESCO). Excursão pelo território do mosteiro. Também visitaremos outra joia da arquitetura armênia: o mosteiro medieval de Haghpat (UNESCO). São únicos pelo seu valor arquitetônico e espiritual. Retorno a Yerevan passando pelas aldeias das minorias étnicas que habitam a Armênia - yazidis e curdos - e conhecendo as peculiaridades de sua vida cotidiana. Parada para fotos perto do “Alfabeto Armênio”, um conjunto arquitetônico composto por gigantescas letras armênias. Chegada a Yerevan. Hospedagem.
8º Dia - YEREVAN - Gueghard e Garní (C)
Café da manhã no hotel. Viagem ao Mosteiro Gueghard (séculos VII-XII, UNESCO), cuja singularidade consiste em estar parcialmente escavado na rocha. Excursão ao mosteiro e um impressionante concerto vocal. Nossa próxima parada é o Templo Pagão Garni, o único templo pagão preservado no território da antiga União Soviética (século I d.C., UNESCO), onde veremos o banho ao estilo romano. Visitaremos a casa de uma família rural armênia e participaremos do processo de preparação do “lavash” (pão tradicional armênio). Retorno a Yerevan. Seguimos para Matenadaran, museu de manuscritos e miniaturas antigas com a maior coleção do mundo. Hospedagem em Yerevan.
9º Dia - YEREVAN (C)
Café da manhã. Traslado ao aeroporto para voo de retorno.