Sardenha com Córsega na Primavera
14 dias / 13 noites - 9 a 22 de Maio de 2025
( LEGENDA: C – café da manhã; A – almoço; J – jantar )
1º Dia – 9/5 – SEX - SÃO PAULO – MUNIQUE
Embarque em voo com destino a Munique.
2º Dia – 10/5 – SÁB – MUNIQUE – CAGLIARI ( J )
Chegada em Munique e conexão com voo para Cagliari.
Chegada a Cagliari, a colorida capital da Sardenha.
Primeiros contatos com esta animada capital da Sardenha, pontilhada por lagoas com flamingos e encimada por um imponente anel de muralhas medievais.
A Sardenha foi governada pelos Fenícios, Cartagineses, Romanos, Bizantinos, pela Coroa Ibérica de Aragão, pela Casa de Sabóia e outros. Hoje é uma das cinco regiões da Itália que receberam algum grau de autonomia interna. Seu nome oficial é “Regione Autônoma della Sardegna” ou “Região Autônoma da Sardenha”.
Check in em nosso hotel.
Caminharemos depois até o histórico bairro “Castello”, na cidade velha, descobrindo o colorido e animação da capital sarda e tendo belos visuais do alto de toda a Cagliari.
Retorno ao hotel. Jantar.
3º Dia – 11/5 – DOM - NORA – SU NURAXI IN BARUMINI – CAGLIARI – MUSEU NOSTRA NURAGICA ( C )
Após o café da manhã vamos seguir para a cidadezinha de Nora.
Nora é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Sardenha, que em sua época áurea era uma cidadezinha próspera, primeiramente fenícia, depois cartaginesa e, finalmente, um centro romano estratégico, uma joia que herdamos após três mil anos.
Aqui visitaremos o Su Nuraxi de Barumini.
No final do segundo milênio a.C, na Idade do Bronze, um tipo especial de estrutura defensiva conhecida como Nuraghi (para a qual não existe paralelo em nenhum outro lugar do mundo) desenvolveu-se na ilha da Sardenha. O complexo é constituído por torres defensivas circulares em forma de cones truncados construídas em pedra lavrada, com câmaras internas abobadadas com mísulas. O complexo de Barumini, ampliado e reforçado na primeira metade do primeiro milênio sob pressão cartaginesa, é o melhor e mais completo exemplo desta notável forma de arquitetura pré-histórica.
Depois desta visita impactante retornamos a Cagliari.
Almoço.
Temos a tarde para passear e descobrir mais da colorida cidade, e ainda incluímos uma visita guiada ao Museo Mostra Nuragica, um tesouro para compreendermos mais a incrível civilização desta ilha. Jantar.
4º Dia – 12/5– SEG – CAGLIARI – CHIA – SP71 - SPIAGGIA DI SAN GIUDEU - SPIAGGIA DI TUERREDDA – TEULADA – IGLESIAS – BUGGERRU ( C )
Após o café da manhã deixamos Cagliari e seguimos pela ilha da Sardenha em direção oeste, onde percorreremos a cênica SP71, com seus visuais lindos da costa e do Mar Tirreno. A primeira parada será na Spiaggia di San Giudeu, uma linda praia com o maravilhoso mar azul transparente. Lugar de relaxar, de curtir e de caminhar pela areia até o promontório, uma ponta rochosa que a separa da Spiaggia Campana Dune. Esse promontório, esta ponta rochosa, é um excelente local para fotos espetaculares.
Depois de curtir aqui seguimos a Teulada e, na continuação, à cidadezinha de Iglesias.
Almoço em Iglesias.
À tarde seguimos a Buggerru, cidadezinha incrustada nas montanhas e falésias rochosas do sudoeste da costa sarda.
Aqui nos hospedaremos no Hotel La Rosa Dei Venti, pertinho da praia desta pequena cidade ao pé das impressionantes montanhas. Jantar.
5º Dia – 13/5 – TER – BUGGERRU – SPIAGGIA DE CALA DOMESTICA – ORISTANO – THARROS - BOSA (C, J)
Após o café da manhã iremos à Spiaggia de Cala Domestica. Uma pequena e maravilhosa praia em formato de golfo, ladeada por impressionantes montanhas rochosas.
Daqui seguimos para a cidade de Oristano.
Chegamos a Oristano, uma cidade gostosa, com ruelas típicas das vilas italianas, que naturalmente já nos convidam para um passeio a pé.
A cidade é rica em monumentos, como a Catedral de Santa Maria de Assunção, construída em 1200 e remodelada em estilo barroco, no século XVIII, a Igreja de São Francisco, que abriga uma escultura maravilhosa de Cristo crucificado do século XV, e a praça Leonor.
Almoço em Oristano.
Sorvete italiano imperdível, inaugurando uma série de sorveterias artesanais que encontraremos pela frente.
No início da tarde seguimos para Tharros. O sítio arqueológico de Tharros fica num lugar de incrível beleza natural e guarda páginas importantes da história da Sardenha, desde os Nuraghi há cerca de 3.000 anos a.C., os fenícios, os púnicos e os romanos. Dos altos das ruínas de Tharros somos capazes de olhar para a beleza do mar azul, de escutar o diálogo entre vento e ondas, e expandir a nossa imaginação para a idade antiga.
À tarde continuamos para Bosa.
Chegamos a Bosa, cidade muito acolhedora, situada no encontro do rio com o mar.
Hospedamo-nos no aconchegante hotel Baja Romântica.
Primeiros passeios a pé pela deliciosa cidade à beira rio. Jantar.
6º Dia – 14/5 – QUA – BOSA ( C )
Dia dedicado a curtir a colorida cidade de Bosa, seu centro histórico, seu rio, suas praias e visuais incríveis.
Da Ponte Vecchio (mesmo nome da famosa ponte de Florença) é possível ver os barquinhos de pescadores enfileirados e, um pouco mais adiante, a Cattedrale dell’Immacolata, a principal igreja de Bosa.
Perambular por suas ruazinhas é observar uma trepadeira contornando as janelas, os vasos de flores caprichosamente colocados na calçada, a sequência de casinhas coloridas, à beira-rio que nos leva a devaneios ....
Para o final do dia planejamos um local especial para assistir o pôr-do-sol, à beira mar.
Jantar neste local privilegiado, a beira-mar.
7º Dia – 15/5 – QUI – BOSA – ALGHERO – BOSA ( C )
Neste dia vamos seguir pela costeira estrada cênica que liga Bosa a Alghero.
Alghero foi capital da Sardenha sob a ocupação espanhola, quando os catalães colonizaram a região.
A região de Alghero é simplesmente incrível. É toda uma sucessão de costas arenosas e infinitas, misteriosas enseadas escondidas, mas também locais glamurosos e aldeias pitorescas onde a tradição da Sardenha ainda é extremamente viva.
Antigos ocupantes, os aragoneses (e depois catalães e até pisanos) construíram muralhas e torres que hoje caracterizam a cidade velha ou Città Vecchia.
Cidade fortificada, Alghero e suas torres são um testemunho da história que a caracterizou durante séculos. Das torres que compunham a muralha da cidade original, existem hoje apenas sete das originais que cercavam a cidade, incluindo a Torre de Sant Joan, a Torre de l’Esperò Reial, a Torre de Sant Jaume e a Torre de la Polvorera.
Teremos o dia livre para passearmos pela deliciosa cidade. Sinta-se à vontade para fazer uma caminhada ao longo das muralhas e admirar os bastiões da muralha de San Giacomo, San Giovanni, Vincenzo Sulis e della Maddalena, bem como conhecer a Catedral de Santa Maria, que é o emblema da cidade catalã.
Ao final do dia retornamos ao nosso hotel em Bosa. Claro que parando no caminho em local estratégico para apreciar mais um inesquecível por-do-sol. Jantar.
8º Dia – 16/5 – SEX – BOSA – MAMOIADA – CALA GONONE ( C )
Dia de nos despedirmos de nossa agradável estadia em Bosa e agora atravessarmos a ilha da Sardenha, da costa oeste para a costa leste.
A travessia da ilha nos leva pelos seus planaltos montanhosos onde, em meio a paisagens deslumbrantes, começamos a encontrar a região Blue Zone da ilha, onde vivem muitas pessoas centenárias.
Aqui também visitaremos o museu das Máscaras Mediterrâneas em Mamoiada. Onde você entrará no misterioso mundo das máscaras tradicionais de Barbagia e da bacia do Mediterrâneo - a maior coleção de máscaras de todo o Mediterrâneo - história que começa em Mamoiada e atravessa os diferentes países, descobrindo antigos ritos, que tinham por objetivo atrair o favor ou a boa vontade de um ser sobrenatural, uma divindade, tudo relacionado com o mundo agropastoril.
No final da tarde descemos a serra ao litoral leste da Sardenha.
Aqui nos hospedaremos na cidadezinha costeira de Cala Gonone. Jantar.
9º Dia – 17/5 – SÁB – CALA GONONE – PASSEIO 4 X 4 – OLIENA - BARBAGIA – NASCENTES SU GOLOGNE - VALE DE LANAITHO - ALMOÇO COM PASTORES – CALA GONONE ( C, A )
Neste dia descobriremos as belezas de Barbagia e Supramonte. Em veículos 4x4 conheceremos as nascentes Su Gologne e depois o Vale di Lanaitho.
Saímos de manhã de nosso hotel em Cala Gonone, subindo pelas montanhas e em pouco tempo chegamos a Su Gologone, onde iremos conhecer e admirar a nascente montanhosa mais importante da ilha, de onde brotam águas muito límpidas de um desfiladeiro com mais de cem metros de profundidade.
Após esta visita, continuamos em direção ao vale de Lanaitho, rico em flora endêmica, grutas, aldeias nurágicas e currais de pastores, onde não são improváveis ??encontros com animais selvagens como muflões, javalis, gaviões e águias douradas. O vale é um dos mais famosos da história da Sardenha, pois, entre os muitos sítios arqueológicos que abriga, inclui a famosa caverna de Corbeddu onde foram encontrados ossos humanos que datam do Paleolítico Superior (13.500 anos AC).
O vale de Lanaitto encontra-se num cenário de paisagens fascinantes nos territórios de Oliena e Dorgali, em meio a imponentes cristas calcárias que geraram dolinas, desfiladeiros, picos rochosos e cavernas. Seria uma paisagem lunar se não estivesse coberta por uma floresta exuberante em mil tons de verde: azinheiras, terebintos, bordos, oliveiras e zimbros centenários abraçam caminhos sinuosos de terra. O silêncio só é quebrado pelo farfalhar das folhas. Em meio a monumentos naturais, sítios pré-históricos e pinnettos - retiros de pastores que se tornaram abrigos para caminhantes - é fácil avistar muflões ou águias voando.
Depois de cruzar Lanaitho chega-se à aldeia de "Sedda Sos Carros", um importante povoado nurágico, dentro do qual foi encontrada uma fonte sagrada circular com nove cabeças de carneiro esculpidas na pedra, única no seu gênero em toda a bacia do Mediterrâneo.
Daqui seguimos às casas de pastores próximos que se prepararam para nos receber com um caprichado almoço à base de embutidos, queijos, ricota, assados ??e leitão. O vinho e digestivo Cannonau vão ainda inebriar a todos na memória de um dia único e inesquecível.
No início da tarde partimos novamente em nossos veículos 4 x 4 e regressamos ao ponto de partida da expedição.
Daqui retornamos ao nosso hotel em Cala Gonone. Jantar.
10º Dia – 18/5 – DOM – CALA GONONE – GOLFO DE OROSEI - PASSEIO DE ZODIACS – CALA LUNA – CALA GOLORITZE – OROSEI – PALAU ( C, J )
Após o café da manhã seguiremos até o porto, onde embarcamos em zodiacs (botes de borracha motorizados), para visitarmos as praias e cavernas marinhas de Cala Goloritze, Cala Mariolu, Cala Biriola e Fico, com suas entradas pelo mar.
O Golfo de Orosei é uma região paradisíaca de montanhas e praias banhadas pelo Mar Tirreno que fica na costa leste da Sardenha. O visual das montanhas brancas ao lado do mar por si só já é lindíssimo.
O Golfo faz parte do Parque Nacional do Golfo de Orosei e Gennargentu, o maior parque da ilha, que pertence às províncias de Nuoro e Ogliastra.
A costa aqui é recheada de pequenas cavernas e enseadas marinhas que são inacessíveis por terra ou por grandes barcos. Neste passeio navegaremos por entre falésias e praias costeiras em um ágil bote motorizado Zodiac.
Um dos maiores destaques do passeio é a Cala Goloritzé, uma pequena praia formada em 1962 por um deslizamento de terra. Ela é muito especial pela formação incomum das pedras que formam um arco e uma gigante “agulha” no canto direito. Foi adotada como Monumento Natural e depois declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Teremos a oportunidade de nadar nas águas azul-turquesa de Cala Goloritzè, nas cavernas marítimas de Cala Luna e depois relaxar nas areias macias de Cala Mariolu e Cala Biriala.
Nosso almoço hoje será um piquenique na praia.
No final do dia, após o maravilhoso passeio de barco, reembarcamos em nosso ônibus seguindo em direção norte da ilha, até a cidadezinha costeira de Palau.
Depois chegamos a nosso hotel, o Park Hotel Cala Di Lepre & Spa.
Check in. Jantar.
11º Dia – 19/5 – SEG – PALAU – SAN PANTALEO – PALAU ( C, J )
Café da manhã. Primeiros contatos com este delicioso e verde local.
Manhã livre para aproveitarmos das piscinas, da praia, dos jardins.
Almoço.
À tarde seguimos para a charmosa cidadezinha de San Papaleo.
Local de passear a pé em meio a suas charmosíssimas ruelas, com um design de lojinhas de um bom gosto e beleza extremas.
San Pantaleo é uma vila pitoresca, que combina tradição e glamour. É a "vila dos artistas" e também do mercado de rua, dos stazzi (moradias rurais), do espírito boêmio e das cenas icônicas de um filme de James Bond. Pequenina, mas cheia de ideias, está localizada em uma paisagem de granito no território de Olbia e tem inspirado obras de arte e criações nos circuitos artísticos internacionais por décadas. A vila fica no maciço de granito de Cugnana, cercada pela natureza que manteve sua aparência selvagem apesar do glamour da vizinha Costa Esmeralda.
Café da tarde nas pracinhas desta vila.
Retorno a nosso hotel.
Jantar.
12º Dia – 20/5 – TER – PALAU – CANNIGIONE – PASSEIO DE BARCO PELAS ILHAS DO ARQUIPÉLAGO MADDALENA ( C, J )
Hoje faremos um inesquecível passeio de barco para descobrir os recantos mais incríveis do arquipélago de La Maddalena.
Criado em 1996 para proteger a flora e a fauna locais, o Parque Nacional La Maddalena é o lar de muitos tipos de aves, incluindo o peneireiro, o falcão peregrino e aves marinhas como o felpudo europeu, a cagarra e a cagarra Manx.
Visitaremos aqui algumas das mais belas ilhas do Mediterrâneo como por exemplo a Ilha de Spargi, a ilha de Santa Maria e a ilha de Razzoli (sujeito a mudanças de acordo com a maré). Nos encantaremos com os tons coral da famosa e única Spiagga Rosa (é proibido o desembarque na Praia Rosa).
Vamos também ter o prazer de nadar em águas límpidas cor esmeralda e provar os pratos típicos tradicionais da região.
No meio da tarde retornamos ao ponto onde embarcamos.
E daqui retornamos a nosso hotel.
Jantar.
13º Dia – 21/5 – QUA – PALAU – PORTO DE SANTA TERESA GALLURA – BONIFÁCIO (CÓRSEGA) – PALAU ( C, J )
Após o café da manhã seguimos para a cidade portuária de Santa Teresa Gallura, onde embarcaremos em uma balsa com destino a Bonifácio, na fronteiriça Córsega, ilha pertencente à França (e onde nasceu Napoleão Bonaparte).
Cidade mais antiga da Córsega, Bonifácio foi construída há mais de 1200 anos sobre uma gigantesca falésia.
A travessia leva entre 50 e 60 minutos, quando chegamos a um dos litorais mais espetaculares do mundo! As falésias ao redor de Bonifácio foram escavadas pelo oceano, de modo que a cidade agora fica à beira de um precipício – uma visão incrível.
Chegando ao porto de Bonifácio temos vários passeios maravilhosos para escolher.
Bonifácio cativa e encanta os seus visitantes com a sua atmosfera de cartão postal, a cidadela medieval, as casas situadas no topo das deslumbrantes falésias calcárias brancas e um porto animado tendo como pano de fundo águas azul-turquesa no extremo sul da Córsega.
O porto fica no sopé da cidadela, em um bairro animado onde podemos conferir a cidade. À beira-mar encontramos bares, cafés e restaurantes com ambiente descontraído – o lugar perfeito para absorver o estilo de vida gentil de Bonifácio. Iates e barcos de pesca atracados prometem agradáveis passeios ao mar, enquanto as falésias de cor ocre, em contraste com o azul do mar levam nossos pensamentos para lugares longínquos.
O caminho costeiro – também conhecido como caminho Pertusatu – permite passear e descobrir a costa selvagem de Bonifácio. Aqui podemos opcionalmente caminhar ao longo das falésias, cerca de 100 metros acima do nível do mar, e desfrutar da vista espetacular das Ilhas Lavezzi (Îles Lavezzi) e até da Sardenha.
Ao longo do caminho, podemos admirar o farol e a vegetação local – e ainda podemos aproveitar as duas praias: Praia de Saint-Antoine (Plage Saint-Antoine) com sua areia fina, e a Praia de Trois Pointes (Plage des Trois Pointes).
A cidadela ergue-se majestosamente como guardiã da área e dos becos da cidade alta. Do porto, pegaremos o trenzinho até chegar a seus altos. Chegamos ao topo da falésia de 70 metros de altura, um local elegante e encantador. Aqui a cidade alta está repleta de delícias, oferecendo-nos um verdadeiro caldo de cultura, como fachadas de arquitetura requintada, vistas panorâmicas sobre o mar, praças e portas antigas, e bares e restaurantes em esplanadas acolhedoras.
A ponte levadiça de Gênes (le pont-levis de la porte de Gênes) na Porta de Gênova (La Porte de Gênes) é a entrada da cidade, e um ponto que vale muito a pena visitar. Possui uma ponte levadiça da década de 1830 (que substitui a de 1598), acionada por um sistema de pesos e roldanas, que nos leva numa viagem histórica às origens da cidade.
No final da tarde embarcamos novamente na balsa, retornando ao porto de Santa Teresa Gallura, na Sardenha. Daqui retornamos a nosso hotel.
Jantar.
14º Dia – 22/5 – QUI – PALAU – ÓLBIA – VÔO A FRANKFURT – SÃO PAULO ( C )
Após o café da manhã seguimos para a cidade de Ólbia, a “capital” do nordeste da ilha, onde em seu aeroporto embarcamos em voo para Frankfurt.
Chegamos em Frankfurt e embarcamos em nosso voo com destino a São Paulo.
15º Dia – 23/5 – SEX – CHEGADA EM SÃO PAULO
De manhã cedinho chegamos ao aeroporto de Guarulhos.
Voos Previstos
Voo Origem Destino Partida Chegada
LH505 São Paulo (GRU) Munich (MUC) 09/05 21:05 10/05 13:45
LH1918 Munich (MUC) Cagliari (CAG) 10/05 15:50 10/05 17:40
LH321 Olbia (OLB) Frankfurt (FRA) 22/05 18:30 22/05 20:25
LH506 Frankfurt (FRA) São Paulo (GRU) 22/05 22:05 23/05 04:55
Valores referência: USD 1.189,00 + USD 90,00 de taxas de embarque
Franquia de bagagem: 01 peça de 23kg + 01 mala de mão
Valores sujeitos a alteração e disponibilidade.