Azerbaijão, Geórgia e Armênia - Grupo Freeway
17 dias / 16 noites - 18/09 a 03/10/2024
*Legenda: C=café da manhã; A=almoço, J=jantar;
1º Dia – 18/09 – São Paulo / Doha
Apresentação no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos para embarque com destino a Doha. Chegada a Doha e acomodação em hotel próximo ao aeroporto.
2º Dia – 19/09 – Doha / Baku (J)
De manhã, apresentação no aeroporto para embarque com destino a Baku. Chegada a Baku, capital azerbaijana. Recepção e traslado ao hotel. Este dia será reservado para descanso já que estamos chegando de um voo longo.
Ao final da tarde, sairemos para um passeio a pé pela cidade, seguido de um jantar de boas-vindas. Pernoite em Baku.
3º Dia – 20/09 – Baku (C,A)
Após café da manhã, sairemos para visita à cidade. Começaremos pela Pista dos Mártires e iremos até o Parque Memorial, que está sobre uma colina e que por isso apresenta uma bela vista panorâmica da cidade. Depois, visitaremos a Baku Old town, que é composta por ruas estreitas e é rodeada por muros da fortaleza medieval de Ichari Shahar, datada do século XV. A maior parte da área antiga da cidade está fechada para o tráfego por ter sido declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Encontraremos também antigas mesquitas, casas de banhos, caravançarais, pequenos mercados medievais. Visitaremos também o famoso Centro Heydar Aliyev.
4º Dia – 21/09 – Baku // Gobustan / Atesghah / (C, A)
Após o café da manhã iremos explorar os arredores de Baku. Visitaremos o Templo Ateshgah do século XVII, que é um dos templos dos devotos do fogo. As raízes históricas desse monumento remontam à época de formação do país, onde o Zoroastrismo estava buscando proteção contra as adversidades e as opressões. Há forte influência indiana nesse Templo, incluindo inscrições na parede em sânscrito e em hindi. Yanardag - chamado de Montanha Ardente, o fogo desde a antiguidade não se extingue, tem poucos lugares no mundo. Iremos até a Reserva Natural de Gobustan, que apresenta diversos monumentos arqueológicos e pinturas rupestres, e passaremos por pontos como os Vulcões de Barro (*depende das condições climatológicas). Também visitaremos o Carpet Museum, que tem uma bela arquitetura no formato de um tapete enrolado e expõe mais de cinco mil tapetes, imperdível. Jantar em restaurante local e pernoite em Baku.
5º Dia – 22/09 – Baku / Tbilisi (C, A, J)
Voo incluso: Baku / Tbilisi
Café da manhã e traslado ao aeroporto para embarque com destino a Tbilisi.
Chegada, recepção e saída para walking tour pela cidade de Tbilisi, que é uma mistura de mito e história, cultura e tradição, biodiversidade e um povo hospitaleiro. Teremos a oportunidade de conhecer essa cidade que é uma mistura de culturas e nacionalidades, que foi dominada em toda a sua história por comerciantes, guerreiros, tiranos e ditadores. Atualmente, Tbilisi é uma cidade moderna, com muita arte, belas construções e pequenas ruas com pátios interiores. A maior parte deste tour será feita caminhando pela parte antiga da cidade, onde pode-se visitar: a Igreja Metekhi (que remonta ao século XII), o bairro Abanotubani (conhecido por seus banhos de águas sulfúricas). Almoço em restaurante local e tarde livre. À noite sairemos para um jantar de boas vindas a Tbilisi.
6º Dia – 23/09 – Tbilisi (C, A)
Hoje continuaremos a visitar a cidade de Tbilisi: Um passeio pela Avenida Rustaveli; O Museu do Estado da Geórgia; Anchiskhati uma das basílicas mais antigas da cidade; vista panorâmica da ponte da paz. Caminharemos pelas ruas típicas: Shardeni, Shavteli; o mercado – Dry Bridge. Almoço em restaurante local e tarde livre.
7º Dia – 24/09 - Tbilisi // Mtscheta // Stepantsminda / Gudauri (C, A, J)
Após o café da manhã, sairemos em direção à antiga capital da Geórgia, Mtscheta, que é considerada uma das mais importantes e antigas cidades do país. Atualmente é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por ser um museu vivo com muitos monumentos arquitetônicos e históricos e centros religiosos. Poderemos conhecer a Igreja Jvari (datada do século VI, uma peça magistral da era medieval), a Catedral de Svetitskhoveli (palavra que pode ser traduzida como “o pilar que dá a vida”, e é o local que guarda a túnica de Cristo). Iremos para o norte, para as províncias de Mtiuleti e Khevi, ao longo da Rodovia Militar da Geórgia. Continuamos para Kazbegi - no auge de 2.380 metros de altitude, a estrada cruza a faixa principal do Cáucaso, que é a fronteira geográfica da Europa e da Ásia. Mudamos de veículos e seguiremos em 4x4 até a igreja Gergeti Trinity, datada do século XIV, localizada a 2.180 metros de onde se pode desfrutar de uma vista incrível do Monte Kazbegi. Hospedagem em Gudauri. Jantar no hotel.
8º Dia – 25/09 - Gudauri / Uplistsikhe / Gori / Tbilisi (C, A)
Pela manhã iremos para a região de Kartli. Visitamos o complexo arquitetônico Ananuri que remonta aos séculos XVI e XVII; Gori é a cidade onde nasceu Stálin. Visitaremos seu museu. De lá seguimos para Uplistiskhe, um sítio arqueológico incrível, com ruínas de uma cidade incrustada nas rochas que datam da Idade do Ferro. No final do dia voltamos a Tbilisi. Pernoite em Tbilisi.
9º Dia – 26/09 – Tbilisi // Tsinandali / Alaverdi // Tbilisi (C, A)
Café da manhã e saída para Cachétia, a terra georgiana do vinho que é considerada a parte mais fértil e pitoresca do país, que faz fronteira com as grandes montanhas do Cáucaso, localizadas no norte do Vale Alazani. A rica terra, o sol quente e o trabalho duro dos locais resultaram na criação de 500 tipos diferentes de vinho no país. Aqui faremos degustação de deliciosos vinhos georgianos. Passaremos por pontos como o museu de Tsinandali, a Catedral Medieval de Alaverdi, pela cidade da Cachétia e por um passeio Tealvi. Pernoite em Tbilisi.
10º Dia – 27/09 – Tbilisi // Sadakhlo // Dilijan (C, A, J)
Café da manhã e saída para Sadakhlo. Aqui trocamos de guia e de veículo, e adentramos na Armênia. Nossa primeira visita neste país será a bela região de Lori, onde conheceremos o Monastério Odzun. Almoço em restaurante local. À tarde visitaremos a outra joia da arquitetura local - O Mosteiro Medieval Haghpat, que é único tanto por seu valor arquitetônico como espiritual. Seguimos então até a cidade de Dilijan, chamada pelos locais de “Suíça Armênia”, por sua abundante vegetação e impressionantes paisagens. Jantar. Pernoite em Dilijan.
11º Dia – 28/09 – Dilijan //Lago Sevan // Yerevan (C, A)
Café da manhã e saída para o Monastério Haghartsin. Como todos os mosteiros armênios, está situado em local pitoresco, em uma floresta profunda. O primeiro edifício, a Igreja de São Gregório, o Iluminador, foi construído no século 10. É uma simples construção em arco cruciforme. A igreja principal da Virgem Santa foi construída em 1281, e a igreja de Santo Estevão, de 1244, foi usada como batistério. O átrio da igreja de São Gregório foi construído no século XIII. O refeitório do mosteiro é um dos dois refeitórios medievais que sobreviveram até os dias de hoje.
Após esta visita seguimos a uma padaria onde é feito o mais típico doce armênio, GATA. GATA é um símbolo de abundância e felicidade na Armênia. Seguimos então em direção à “A Pérola da Armênia”, o lago de Sevan, o segundo maior lago alpino do mundo, com cerca de 1900 metros. Visitamos a península e o Monastério Sevanavanq. Seguimos então para Yerevan. Pernoite em Yerevan.
12º Dia – 29/09 – Yerevan (C, A)
Após o café da manhã, saímos para um city tour a pé por Yerevan. Começamos pelo centro da capital, que é uma mistura de velho e novo. Visitaremos as principais atrações da cidade: Praça da República, Cascada, Rua Abovyan. Cascada é o Art Center Gafesjian - dedicado a trazer o melhor da arte contemporânea de todo o mundo para a Armênia e apresentar o melhor da cultura armênia no mundo. Visitaremos ainda Matenadaran - um instituto científico e museu de manuscritos antigos, onde se preservam os tesouros da ciência armênia e os valiosos manuscritos do quinto século que contém aproximadamente 18.000 manuscritos antigos - a maior coleção do mundo. Almoço em restaurante típico. Após o almoço visitaremos Tsitsernakaberd (fortaleza das andorinhas) - monumento dedicado às vítimas do genocídio armênio, ocorrido em 1915. Visitamos então o Museu do Genocídio. Fim da tarde livre. Pernoite em Yerevan.
13º Dia – 30/09 - Yerevan // Khor Virap // Noravank // Yerevan (C, A)
Após o café da manhã, saímos para visitar o Monastério de Khor Virap, que é considerado o berço do cristianismo armênio, onde o primeiro católico do país – Gregório, o Iluminador – foi encarcerado durante 13 anos em um poço profundo, antes de apresentar ao rei e ao povo a fé católica. De lá, teremos uma bela vista do bíblico Monte Ararat. Continuaremos até o Monastério de Noravank, o qual encontra-se em meio a uma natureza imponente, sobre as pedras vermelhas do cânion de Gnishik. Após almoço, visita a vestígios arqueológicos da adega mais antiga do mundo, com mais de 6 mil anos, situada na caverna de Arení. No caminho de volta a Yerevan, passaremos por diferentes zonas: montanhas maravilhosas, cânions semidesérticos e o frutífero vale de Ararat. Pernoite em Yerevan.
14º Dia – 01/10 - Yerevan // Garni // Geghard // Yerevan (C, A, J)
Café da manhã. Passeio até a região de Kotayk, onde encontraremos o Monastério de Geghard, uma construção arquitetônica parcialmente esculpida em pedra. Lá, iremos assistir um show de música medieval armênia (15 a 20 minutos), algo incrível e muito emocionante. Continuaremos até o Templo Pagão Garni, datado do primeiro século depois de Cristo, que foi dedicado a Mitra, o Deus-Sol. Subiremos para o desfiladeiro de Garni em um 4x4, de onde poderemos ver “A Sinfonia de Pedras” e um típico banho de estilo romano. Visitaremos a casa de uma família rural da localidade para participar do processo de preparação do Lavash, típico pão sem fermento. Almoçamos aqui. Após o almoço, retornamos a Yerevan. No final do dia visitaremos a famosa fábrica de conhaque Ararat onde iremos conhecer um pouco do processo de fabricação desta bebida característica da Armênia, bem como degustar de suas diferentes safras. Jantar de despedida. Pernoite em Yerevan.
15º Dia – 02/10 – Yerevan // Echmiadzín // Yerevan (C, A)
Café da manhã no hotel. Deslocamento a Echmiadzín - o centro espiritual de todos os armênios, a residência de Katolikos e a primeira Igreja Cristã do mundo (303 dC, UNESCO), onde conheceremos os primeiros anos da história cristã armênia. Continuamos até as ruínas da Catedral de Zvartnots (UNESCO) que data do sétimo século - uma das obras mais extraordinárias da arquitetura eclesiástica. Almoço em restaurante local. Retorno a Yerevan. Tarde livre para compras e para poder curtir os últimos momentos da viagem nesta linda cidade. O hotel estará reservado até a hora do traslado ao aeroporto.
16º Dia – 03/10 – Yerevan / Doha / Guarulhos
Embarque com destino a Doha. Chegada e reapresentação para embarque com destino a São Paulo.
Hotéis Previstos ou similares:
Doha – Embassy Suites by Hilton Doha
Baku – Hyatt Regency
Tbilisi – Mercure Old Town
Gudauri – Hotel Marco Polo
Dilijan – Hotel Tsajkadzor Marriott
Yerevan – Double Tree By Hilton
Voos sugeridos: QATAR AIRLINES
Voo
|
Data
|
Origem
|
Destino
|
Saída
|
Chegada
|
QR 774
|
18/09
|
GUARULHOS
|
DOHA
|
01:20
|
22:20
|
QR 353
|
19/09
|
DOHA
|
BAKU
|
08:45
|
12:35
|
QR 286
|
03/10
|
YEREVAN
|
DOHA
|
03:30
|
05:30
|
QR 773
|
03/10
|
DOHA
|
GUARULHOS
|
08:05
|
17:45
|
Valor
por pessoa – A PARTIR DE – US$ 1.970,00 + US$ 412,00 taxa de embarque
Valores
de REFERÊNCIA, sujeitos à alteração e disponibilidade. Somente a emissão garante a tarifa.
Nota: Para os passageiros que emitirem o aéreo por conta própria, o voo deve ter sua chegada e saída prevista de acordo com os voos apresentados acima. Caso tenha horários diferentes destes será necessário a cobrança de traslado adicional. (sob consulta).