Encontramos a porção da Europa que ainda não recebeu levas e mais levas de turistas: os Balcãs em sua versão mais atraente, representado pela Albânia, Macedônia, Montenegro e Sérvia. São cenas, cenários e experiências ainda nascendo no contexto das viagens pelo mundo: montanhas rochosas, campos verdes, pastores, lagos, vales, igrejas bizantinas, cafés descolados, lagos de águas translúcidas, antigas mesquitas. E de natureza preservada, intacta, que se mescla e se alterna com belas cidades, nascidas no entrelaçamento entre o Oriente e o Ocidente, há séculos atrás. A riqueza cultural desta região também se faz presente de forma muito intensa. E mais: antigos mosteiros, sítios arqueológicos antológicos, todos os resquícios do Império Romano, castelos, spas, aldeias bucólicas, gastronomia de raiz que satisfaz paladares sofisticados e vida noturna única. São os Balcãs se revelando pouco a pouco para nós. Nosso privilégio.





Roteiro

BALCÃS -  SÉRVIA, MACEDÔNIA, MONTENEGRO E ALBÂNIA.
SAÍDA EM GRUPO FREEWAY
21/10 a 03/11/2024
 
 
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar 
  

1º Dia – 21/10 –  BELGRADO / NOVI SAD
Chegada ao Aeroporto Internacional de Belgrado. Recepção e seguimos para o norte do país, na região de Vojvodina com destino a Novi Sad (1h30). Restante do dia livre para descanso. Pernoite. 
 
2º Dia – 22/10 -  NOVI SAD // SUBOTICA // NOVI SAD (C, A)
Hoje iremos conhecer a cidade de Subotica. Visitaremos sua prefeitura, um edifício interessante com arquitetura fascinante, e depois a sinagoga da cidade. Teremos algum tempo livre no centro da cidade.
Subotica tem verdadeiras jóias do modernismo (Art Nouveau). Na Áustria - Hungria, o movimento é conhecido como Secessão. Os edifícios da cidade são muito coloridos e decorados com a cerâmica mundialmente famosa de Pécs. Possui uma arquitetura elegante, parques verdes, comida deliciosa e um ambiente descontraído.
Deixaremos Subotica para continuar a viagem pelo Lago Palic a uma das vinícolas e regiões mais famosas do país e da Europa, onde almoçamos e poderemos provar alguns dos vinhos produzidos ali.  Pernoite em Novi Sad.
 
3º Dia – 23/10 - NOVI SAD / SREMSKI KARLOVCI / BELGRADO (C, A)
Café da manhã e check out. Saímos para conhecer esta linda cidade que é Novi Sad.
Começamos a visita conhecendo a Plaza da Liberdade, a praça principal da cidade e depois a famosa rua Dunavsca; também subiremos no castelo Petrovaradin para apreciar as lindíssimas vistas oferecidas do alto. 
Cidade de Novi Sad: tranquila e cercada por planícies férteis, a montanha Fruška Gora e o rio Danúbio, a encantadora capital da Vojvodina é uma pérola entre as cidades sérvias. Devido à sua importância cultural, também é chamada de "Atenas Sérvia" e abriga o maior festival de música do sudeste da Europa: EXIT. Além disso, visitaremos sua fortaleza mais importante: a fortaleza de Petrovaradin.  
Seguindo o caminho, faremos uma breve parada em Sremski Karlovci,  uma adorável cidadezinha , onde iremos almoçar. Depois seguimos nossa rota para Belgrado, chegando no fim da tarde. Check in e pernoite em Belgrado.
 
4º Dia – 24/10 -  BELGRADO - Visita à Cidade (C, A)
Após o café da manhã, iniciamos a visita da capital da Sérvia, caminhando pelas ruas mais importantes de Belgrado, passando por Knez Mihajco, até o Museu Etnográfico e a Mesquita de Bajrakli. Continuamos ao Parque da Juventude para chegar à Fortaleza Kalemegdan. Visitaremos também a igreja de São Sava e o mausoléu do ex-líder da Iugoslávia, Tito.
Almoço em restaurante local.
Belgrado, uma das cidades mais antigas da Europa e a única construída sobre a confluência de dois rios, é a cidade que nunca dorme, famosa pela vida noturna. É uma cidade europeia moderna com uma população de aproximadamente 1,7 milhões de pessoas. É o centro administrativo, político e cultural do país.
Todas as pessoas que viveram aqui e os exércitos que passaram por Belgrado deixaram suas marcas na cidade, como: o magnífico monumento Victor, os restos da fortaleza de Belgrado, a porta de Istambul, o Palácio Velho etc. 
Almoço em um restaurante local.  Tarde livre após as visitas. Pernoite em Belgrado.
 
5º Dia - 25/10 – BELGRADO / NIS / SKOPJE  (C,A)
Pela manhã viajaremos em direção à fronteira da Macedônia com a Sérvia. Após os trâmites fronteiriços, chegaremos a Nis para visita panorâmica da cidade - a fortaleza e a Catedral da Santíssima Trindade. Nis é a terceira maior cidade da Sérvia. É um centro universitário, sendo ainda um dos centros industriais mais importantes da Sérvia.  
A construção da catedral começou em 1856 e foi concluída em 1872. Consagrou-se em 1878, depois de ser liberada dos turcos. Como tal, o lugar é considerado parte importante da história da Sérvia sendo também um símbolo da liberdade do país da ocupação otomana. A arquitetura da catedral é uma combinação peculiar dos estilos bizantino, islâmico, renascentista e barroco. O interior está cheio de impressionantes afrescos.
Almoço em restaurante local.  À tarde, seguiremos viagem a Skopje.
Skopje: A cidade tem muito a oferecer. A Ponte de Pedra sobre o rio Vardar conecta a parte antiga Otomana “Stara Charshija” e a Fortaleza, com a parte nova. Destaque é a nova “Praça Macedônia” com sua enorme estátua de Alexandre Magno rodeada por todos os personagens históricos, heróis nacionais e  personagens importantes do país, representados em estátuas de diferentes dimensões. Nas pequenas ruas de pedra se sente o espírito da antiga cidade otomana com suas pequenas lojas, mesquitas, cafeterias e restaurantes de comida tradicional. Da fortaleza, os governadores da cidade tinham uma vista predominante da cidade e dos arredores. Pernoite em Skopje. 
 
6º Dia - 26/10 - SKOPJE / CÂNION DE MATKA /  OHRID (C,A)
De manhã, partimos da capital da Macedônia, fazendo uma parada no famoso desfiladeiro de Matka para apreciar a natureza e onde faremos um passeio de barco. 
Matka: o Vale das Borboletas, é uma localidade muito característica perto de Skopje. Está situada a nordeste de Skopje, na saída do rio Treska, na longa ravina Shishevo. Matka é um complexo nas profundezas do cânion, onde o primeiro reservatório artificial foi construído na Península dos Balcãs em 1938. Existem várias cavernas, centro de treinamento para montanhismo, um cais de caiaque em Treska, vários complexos mosteiros, casas de montanha, restaurantes, serviços de alimentação, paisagens pitorescas com rica flora e fauna. 
Após o almoço continuamos a viagem ao sul até Ohrid, à beira de seu lago com o mesmo nome. Fim da tarde livre e pernoite em Ohrid.

7º Dia – 27/10 - OHRID / Monastério SAN NAUM / OHRID (C)
Dia completo dedicado à cidade do lago. Após o café da manhã, visita a pé por Ohrid.
Ohrid: a cidade se estende por uma colina com vista ao lago. A beleza do Lago de Ohrid e a arquitetura histórica da cidade são protegidas pelo patrimônio da humanidade pela UNESCO. A cidade como se vê hoje em dia foi construída entre os séculos VII e XIX. Durante o período bizantino, finais do século IX, em Ohrid, se funda a primeira universidade eslava, por São Clemente de Ohrid e São Naum. Durante o início do século XI, Ohrid se converte na capital do reino eslavo liderado pelo Rei Samuel, e a fortaleza segue dominando hoje em dia a colina da cidade. Depois da visita faremos um passeio de barco através do qual teremos uma vista panorâmica do centro antigo da cidade. 
Seguiremos ao monastério de São Naum onde faremos uma visita.
Monastério de São Naum: encontra-se na costa sul do lago de Ohrid e foi um dos centros espirituais e religiosos mais importantes dos Balcãs. A igreja original e seu monastério são do ano 900. Quando São Naum foi enterrado na capela decorada com afrescos, em 910, o lugar se converte em um centro de peregrinos. Aí se encontram os mananciais do rio Drini Negro (Crn Drim), a fonte principal do lago de Ohrid, onde faremos um passeio em barca. O lugar é de uma rara beleza natural, com suas puríssimas águas. Pernoite em Ohrid.

8º Dia – 28/10 - OHRID / BERAT  (C,A) 
Pela manhã, saída com destino a Berat (2h30). Na chegada, visitaremos os bairros históricos, a cidadela e o museu iconográfico dentro da Catedral Ortodoxa da Dormição da Virgem.
Também é conhecida como “a cidade das mil janelas” devido às grandes janelas que abundam nas casas do centro histórico. Graças à sua arquitetura histórica e à sua beleza particular, a cidade foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO. A cidadela de Berat está localizada na colina Mangalam e é protegida por uma fortificação desde o século XVII. IV aC. A cidade tem várias mesquitas bonitas do século XVIII e muitas igrejas ortodoxas bizantinas e pós-bizantinas. Várias igrejas possuem afrescos pintados pelo mais famoso pintor de ícones do século XVI, Onufri. Ele e a sua escola de iconografia estão entre os mais famosos da região dos Balcãs. De especial interesse é o Museu Onufri, um museu de ícones dentro da Catedral da Dormição da Virgem.
Seguiremos para uma adega muito conhecida na região, para degustação de vinho.
Pupa Winery - Degustação de vinhos e comidas típicas da região.
Check in e pernoite em Berat.

9º Dia – 29/10 - BERAT / APOLÔNIA / FISHTE / SHRODER (C,A)
Esta manhã sairemos de Berat para visitar Apolônia, um dos sítios arqueológicos mais importantes do país, onde visitaremos as ruínas, a igreja da Virgem Maria e o museu arqueológico de Apolônia.
APOLÔNIA: Fundada no início do século VII aC., por colonos gregos vindos das cidades de Corinto e Córcira (Corfu). Apolônia tornou-se um centro comercial para gregos e ilírios, próspero tanto na época helênica quanto na romana. Os monumentos descobertos no parque arqueológico são: uma muralha fortificada da cidade, o Prytaneion, o Bouleuterion, dois Stoas (grandes e pequenos), o Teatro, o Nympharum e muitas outras estruturas. O Museu Apolónia está localizado dentro do Mosteiro do século XIV, que também abriga a Igreja da Virgem Maria.
Continuaremos a nossa viagem até à localidade de Fishte, para almoçar num agroturismo muito famoso graças às suas matérias-primas obtidas no próprio local. Lá visitaremos a oficina de queijos, a fazenda de animais e nos explicarão os diferentes processos pelos quais passam as frutas, os vegetais e a carne para se tornarem uma deliciosa refeição. Fishta é também o berço do artista e tradutor renascentista Gjergj Fishta. “Mrizi i Zanave”, conhecido por ser o melhor agroturismo do momento, oferece especialidades orgânicas da região de Kallmet e Zadrima. Visita à oficina de cerâmica e à Bio-fazenda.
Seguiremos em direção à cidade de Shroder para finalizar o dia com uma visita panorâmica onde poderemos ver um lindo pôr do sol. Pernoite em Shkoder.
 
10º Dia – 30/10 - SHKODER / VIRPAZAR / BUDVA (C,A)
Hoje pela manhã, após o café, sairemos para uma visita a cidade antiga e sua zona peatonal (onde somente pedestres têm acesso).
SHKODER: Localizada às margens de um magnífico lago no extremo sudoeste dos Alpes Albaneses, Shkodra era a maior cidade próspera do país. Até hoje é considerado o berço da cultura do norte da Albânia. As ruínas da fortaleza de Rozafa, encontradas numa colina entre dois rios (Drini e Buna), são um exemplo da vontade da cidade de sobreviver ao tempo e aos invasores. Shkodra é uma cidade híbrida: meio católica, meio muçulmana, com uma população de cultura oriental e com laços muito fortes com a Itália. Os 2.400 anos de história da cidade fazem dela uma cidade que vale a pena visitar.
Seguimos para Virpazar para um passeio pelo famoso Lago Skazar, sendo um dos maiores da Europa. Parada para almoço em Virpazar.
Seguimos viagem para Budva, onde faremos uma visita a sua parte antiga e no fim da tarde faremos check in no hotel. Pernoite em Budva.
Budva:Apesar de ser pequena, tem um passado longo. Há vestígios arqueológicos que levam a crer que no século V a.C. Budva já era habitada. Mais tarde, gregos e romanos deixaram as marcas de sua passagem por aquelas terras no litoral do mar Adriático. Depois veio o domínio da Áustria, da França e da Rússia. Em 1918, foi integrada ao Reino da Iugoslávia. Na Segunda Guerra muitas vidas foram abreviadas em conflitos na região. Como se isso não bastasse, em 1979, o centro histórico de Budva foi praticamente destruído por um terremoto. Mas a cidade foi rapidamente restaurada. E, ao caminhar por seus labirintos, nem se percebe os estragos que já sofreu. O astral é animado. Uma cidade alegre.
 
11º Dia – 31/10 - BUDVA / KOTOR / PERAST / BUDVA (C,A)
Sairemos hoje em direção a Kotor. Vamos caminhar pelas ruas da parte antiga da cidade com sua bela arquitetura e suas lojas.
O bairro antigo da cidade de Kotor é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por estar em um ótimo estado de conservação.
Kotor foi um importante ponto de encontro entre comerciantes e marinheiros e hoje é um exemplo de preservação.
Seguimos então para Perast, um pequeno povoado encantador, onde faremos um passeio para chegar até a Ilha de Nossa Senhora das Rochas e sua igreja. Desfrutaremos de um delicioso passeio com vista para as montanhas e o mar Adriático. Voltamos para Budva no final da tarde. Pernoite.
 
12º Dia – 01/11 - BUDVA / ILHA DE SVETI STEFAN / TIRANA (C,A)
Depois do café da manhã seguiremos viagem com destino a Albânia novamente. Faremos nossa primeira parada na Bahia de Sveti Stefan (São Estevão).
A ilha de Sveti Stefan é uma antiga aldeia de pescadores, construída para servir como uma fortaleza e a defender contra os turcos. Posteriormente foi adquirida pelo governo iugoslavo e se transformou, durante o regime de Tito, em um resort de luxo.
Seguimos viagem para Tirana, a capital da Albânia. A capital e maior cidade da Albânia oferece uma grande variedade de atividades, museus e monumentos para explorar. Na praça principal da cidade, a Praça Scanderbeg, e ao longo da avenida principal chamada “Os Mártires da Nação” estão localizados a maioria dos museus e monumentos de Tirana. Na praça principal estão: O Museu Nacional de História com um grande mosaico na sua fachada chamado “Albânia”, a estátua do herói nacional Scanderbeg, a mesquita Et'hem Bey com os seus frescos únicos, o Palácio da Cultura, que inclui o Teatro de Ópera e Ballet e a Biblioteca Nacional; e diferentes edifícios governamentais na parte norte da praça.
Check in e pernoite em Tirana.
 
 
13º Dia – 02/11 – TIRANA (C)

Dia livre para atividades opcionais. Pernoite em Tirana. 

14º Dia – 03/11 – TIRANA (C)
Após o café da manhã, em horário programado, traslado ao aeroporto de Tirana para embarque ao seu destino final. 
 
 
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES:
NOVI SAD – Hotel Center Novi Sad 4*
BELGRADO –  Hyatt Hotel Regency 5*
SKOPJE – Hotel Marriott Skopje  5*
OHRID - Unique Resort 4*
BERAT - Hotel Portik 4*
SHKODER - Hotel Cocja Boutique 4*
BUDVA - Bracera Budva 4*
TIRANA – Hotel Rogner Europark 5* 

 
VOOS Sugeridos:ITA

AZ675    20OUT  GUARULHOS/ROMA   14:15 / 06:25
AZ7072   21OUT  ROMA/BELGRADO     09:25 / 11:00
AZ585    03NOV  TIRANA/ROMA             11:30 / 12:55 
AZ674    03NOV  ROMA/GUARULHOS   21:45 / 06:25


Valor à partir de US$ 1.390,00 + US$ 95,00 de taxas de embarque
Valor de REFERENCIA sujeito a alterações e disponibilidade.  Somente a emissão garante a reserva.

Franquia: 01 peça de 23kg + 01 bagagem de mão.
*Valor de REFERÊNCIA sujeito a alterações e disponibilidade.  Somente a emissão garante a reserva.
 

Nota: Para os passageiros que emitirem o aéreo por conta própria, o voo deve ter sua chegada e saída prevista de acordo com os voos apresentados acima.  Caso tenha horários diferentes destes será necessário a cobrança de traslado adicional. Preço por transfer/carro: (sob consulta) 

Saídas

  • 21

    Out

    2024

O que inclui

INCLUÍDOS:
- Acomodação por 13 noites com café da manhã;
- 10 almoços;
- Traslados de chegada e saída e transporte durante todo o itinerário;
- Passeios conforme mencionado no itinerário;
- Guia local em espanhol durante todo o itinerário;
- Coordenador de Grupo;
- Entradas para os passeios mencionados no programa;
- Carregador de mala nos hotéis;
- Kit Viagem (3);
- Seguro Viagem Internacional (Consulte suplemento para maiores de 74 anos);
- Assessoria para embarque no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos 

NÃO INCLUÍDOS:
- Passagem aérea;
- Refeições não mencionadas;
- Bebidas durante as refeições;
- Extras de caráter pessoal (lavanderia, telefonemas, bebidas);
- Gorjetas;
- Despesas com documentações;
- Qualquer item não mencionado como incluído. 

Valores

Valores por pessoa - Parte terrestre

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

Apto Standard € 4.290 10x € 429 € 5.340 10x € 534 20/10/2024 até 03/11/2024 solicitar reserva

FORMAS DE PAGAMENTO
- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 9 parcelas iguais
- No Cheque: Entrada + 9 parcelas iguais sem juros

IMPORTANTE

*Adicionar o Imposto – recolhimento de tributo federal para remessa de valores ao exterior. O pagamento do imposto poderá ser parcelado junto ao pacote (em duplo por pessoa EUR 220,00// em single por pessoa EUR 275,00.

– Viajando Sozinho?
Para aqueles passageiros que querem compartir apartamento, oferecemos a possibilidade de reservar apartamento duplo compartindo com outro passageiro Freeway. Se ao final das inscrições não houver outro passageiro para compartir, será cobrado um suplemento de single involuntário de EUR 525,00 + USD 40,00 imposto. (Esta condição vale somente para mulheres)


- Em caso de haver voos sugeridos ou incluídos nos roteiros e o passageiro optar por voos diferentes, deverão consultar o valor do traslado adicional e/ou privativo;
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento;
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras;
- Não aceitamos pagamentos com cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes. Aceitamos pagamento com cartão de credito desde que seja do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA – PARA BRASILEIROS:
- Passaporte com validade mínima de 6 meses além da data do final da viagem, com mínimo de 04 páginas em branco.
- Certificado Internacional contra Febre Amarela (aplicada com até 10 dias antes da viagem).
Obs.: A documentação é de inteira responsabilidade do passageiro.


CONDIÇÕES GERAIS E DE CANCELAMENTO: De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.

Baixe o PDF