Banho de Floresta - Canastra com Casca D?Anta e Capitólio - Grupo Freeway

8 dias

Serra da Canastra

Envie por e-mail voltar para o topo

Roteiro voltar para o topo

BANHO DE FLORESTA
CANASTRA COM CASCA D'ANTA E CAPITÓLIO
14 A 21/4/2024 – DOM A DOM


14/4 - DOM – São Paulo – Itobi – Sítio A Boa Terra - São Roque De Minas (A)
Encontro às 7h30 na Freeway com saída às 8h00 para São Roque de Minas.
Chegada ao meio dia em Itobi no Sítio A Boa Terra. 
Pioneiros em produções orgânicas no país
Há muitos anos uma família de eficientes produtores holandeses se desgarrou de Holambra e comprou um sítio entre Casa Branca e Itobi, no nordeste paulista, para se dedicar à agricultura orgânica. Pioneiros, tornaram-se mestres na nova forma de produzir os alimentos. Joop, o grande mestre, sua mulher Tini, grande ativista social, irão nos receber e nos contar a história do maravilhoso empreendimento.
Almoço.
Depois vamos visitar as plantações orgânicas do sítio A Boa Terra.
No início da tarde continuamos nossa viagem a São Roque de Minas. Chegada prevista para as 19h. Check in em nossa pousada. Jantar.

15/4 - SEG – Cachoeira da Chinela | Mirante da Igrejinha Azul – Praias e Piscinas Naturais do Rio São Francisco -  Parte baixa da Cachoeira Casca D’Anta  - Empório de Queijo Canastra – Fazenda de Queijo Canastra - Pôr do Sol nesse Cenário (C, A)
Depois do café da manhã saímos para conhecer a linda Cachoeira da Chinela. Uma trilha fácil e curtinha nos leva até ela.  Deliciosa, muito arborizada ao redor. 
Daqui vamos ao Mirante da Igrejinha Azul, local de onde temos uma vista incrível do paredão da Serra da Canastra. O local já foi utilizado para gravações de cenas da novela o Sétimo Guardião da Globo.
Daqui seguimos às Praias do Rio São Francisco ...para nos banharmos nas piscinas naturais do Rio São Francisco.
E agora vamos continuar nosso passeio em direção à Casca d’Anta. 
No caminho paramos para almoçar uma típica comida mineira.
Chegamos à entrada do parque nacional.                                                          O rio São Francisco, o Velho Chico, é um dos mais importantes rios do Brasil. Ele atravessa cinco estados e 521 municípios, sendo que sua nascente geográfica se encontra no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas. Seu percurso atravessa os estados de Minas Gerais e da Bahia, passa pela divisa entre a Bahia e Pernambuco e separa os estados de Sergipe e Alagoas, vindo a desaguar no Oceano Atlântico. Sua extensão é de 2 863 quilômetros.  
A Cachoeira Casca D´Anta é a maior queda do rio São Francisco e se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu "berço" na serra da Canastra, rumando em direção nordeste. 
A cachoeira possui 186 metros de queda d'água e está emoldurada por um grande paredão de rocha que a abriga. 
A trilha de acesso à cachoeira tem cerca de 1,5 km e é bem tranquila. 
Lugar de se impressionar.
No caminho passamos pelo Empório de Queijo Canastra e depois por uma Fazenda de Queijo Canastra onde a proprietária nos oferece um belo café da tarde, em meio a uma paisagem pastoril com seus patos, pavões, gansos, perus ....e todo aquele acolhimento de quem gosta muito de receber.
No final da tarde vamos assistir o pôr-do-sol nesta região inspiradora.
Retorno a nossa pousada em São Roque de Minas. Jantar.

16/4 - TER – Passeio de 4×4 à parte alta da Cachoeira Casca D’Anta - Nascente do Rio São Francisco - Cachoeira Rasga Canga  (C, LM)   
Após o café da manhã vamos conhecer a parte alta do Parque Nacional. Carros 4x4 nos levam até esses altos. A nascente fica num lindo vale a 1300 metros de altitude e a 6 km da Portaria I. 
Conforme vamos subindo percebemos o contraste entre a mata atlântica, que predomina na parte baixa, e a vegetação de cerrado, que forra a parte alta. No caminho vamos parar no Mirante, de onde se tem uma vista panorâmica do chapadão, que ajuda a explicar a origem do nome da Serra da Canastra. Chama a atenção a beleza e diversidade da vegetação rasteira. A barba de bode está presente durante todo o caminho, e ela voa com o vento. Em alguns trechos brilham a flor do cerrado, os lírios, as margaridas, a canela de ema e a sempre viva.
Aqui no alto vamos desfrutar de piscinas naturais, antes do Rio São Francisco desaparecer na grandiosa fenda e então formar a imensa queda de 186 metros de altura da Casca D’anta, a primeira e a maior do Velho Chico. Uma pequena trilha – porém molhada e cheia de pedras – nos conduz até o ponto mais alto do paredão da serra.
Nesses altos ainda iremos conhecer a Cachoeira do Rasga Canga. Formada pelo córrego do Rolinho, possui quedas, sendo a maior delas com aproximadamente 15 m de altura de águas verdes e cristalinas. E aqui podemos desfrutar de dois poços para banho e diversas “banheiras” rasas onde se pode receber massagem das quedas. 
No final da tarde vamos assistir ao por-do-sol nesta região belíssima e que toca nossas almas. Retorno à pousada. Jantar.

17/4 – QUA -  Fazendas de Queijo da Serra da Canastra  - Capitólio (C, J) 
Após o café da manhã vamos conhecer mais duas fazendas de queijo da canastra, aqui, em sua região raiz. 
O legítimo queijo canastra.
O queijo canastra é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Basicamente, a grande diferença dos demais é que ele é produzido com leite cru.
Mas para ser considerado o legítimo queijo canastra ele precisa ser produzido em um dos sete municípios da região: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Medeiros, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi.
E aí vamos aprender um pouco sobre algo muito importante para essa produção, algo semelhante ao que acontece com os vinhos: o “terroir”. 
De origem francesa e sem uma tradução exata para o português, o termo se refere às características específicas de terras de uma região. Certamente você já ouviu essa referência durante uma visita à alguma vinícola, por exemplo.
Nossas visitas são recheadas com a boa prosa do mineiro e com a degustação dos produtos. Conheceremos estas fazendas, entenderemos sobre o processo de produção do queijo, ouviremos a história das famílias produtoras e, claro, saborearemos suas delícias.
Almoço em São Roque de Minas.
No meio da tarde vamos seguir viagem da Serra da Canastra para nosso próximo destino: Capitólio.                                                                                  Chegamos ao entardecer em Capitólio. Check in em nossa pousada. Jantar.

18/4 – QUI -  Capitólio - Trilha do Sol - Mirante dos Cânyons  (C, J)        
Após o café da manhã vamos começar a descobrir as atrações da região de Capitólio.
Começamos com o atrativo da Trilha do Sol. O percurso total da Trilha do Sol tem cerca de 3 km (ida e volta). Para quem já está acostumado a fazer caminhadas em trilha o circuito é de nível fácil, já para quem é aventureiro de primeira viagem ou não é habituado à prática de esportes, ela pode ser considerada de nível médio. 
O circuito da Trilha do Sol conta com a Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Grito, além de um lindo mirante e diversos pontos para banho próximos às quedas d’água. Nossa primeira parada é o Poço Dourado, que conta com água em lindos tons de amarelo ouro, característica esta que da qual vem o nome da cachoeira. A trilha é bem tranquila e ao final do trajeto é preciso caminhar por 80 metros dentro de um pequeno cânion onde a água bate na altura da coxa. O lugar é lindo e tem raios de sol que entram em meio à vegetação e dão ainda mais charme à cena.                       
Almoço. Relax nesse local com o apoio de redes de descanso.
À tarde vamos seguir para o Mirante dos Canyons.
O Parque Mirante dos Canyons é a atração turística mais visitada da região de Capitólio. O parque de contemplação foi recentemente construído para aproveitar ao máximo a beleza fascinante das paisagens naturais do local. Ele conta com um deck suspenso que proporciona uma vista espetacular dos canyons.
O local também oferece piscinas naturais, cachoeiras e caminhos entre a vegetação nativa de campos rupestres, com toda a beleza do cerrado de Minas Gerais. 
Aproveitamos a tarde nesse local.
No final da tarde retornamos à nossa pousada. Jantar.
 
19/4 – SEX -   Passeio de lancha no Lago de Furnas | Paraíso Perdido  (C, J)
Após o café da manhã vamos sair para um passeio de lancha pelo Lago de Furnas. O passeio, de 3 horas, chega a locais onde faremos paradas como: Cachoeira Lago Azul, Vale dos Tucanos, Canyons de Furnas, e Cascatinha do Eco Park.
Depois desse passeio vamos almoçar.
No início da tarde vamos conhecer o complexo de cachoeiras Paraíso Perdido. A área é bem grande, oferecendo dezoito atrações entre cachoeiras e piscinas naturais.  Temos a opção de realizar partes do percurso, tudo lindo, de acordo com nossos desejos e possibilidades físicas. Para aqueles que quiserem fazer o percurso completo, serão necessárias duas horas, incluindo travessias do rio, com pedras e trechos íngremes.  
As principais atrações do complexo são o Poço do Mirante, a Cachoeira da Árvore e o Poço da Prainha, além da grande piscina natural formada pela última queda d’água. Mas há outros, como o Poço da Juventude e o Poço das 3 Duchas, entre vários mais. Todos os atrativos valem uma parada para banho e fazer a trilha completa é recompensador!
O trajeto tem cerca de 1,8km e se caminha em meio a pedras, subindo de um poço a outro. Claro que cada pessoa fará os trechos de acordo com seu limite, e tudo é lindo !
O calçado ideal para esse passeio é a sapatilha aquática antiderrapante. Que pode ser usada tanto na água, na rocha, e na trilha. Sem ter que ser tirada do pé.
No final da tarde retornamos a nossa pousada. Jantar.

20/4 – SÁB – Parque de Cachoeiras da Capivara (C, J)               
Dedicaremos esse dia a conhecer e curtir o Parque de Cachoeiras da Capivara.  Trata-se de um complexo ecológico com duas belas cachoeiras, uma no início, a Cachoeira da Pedra Ancorada, e outra no final da trilha de 900m, a Cachoeira da Capivara. A trilha que margeia o rio é curta, com apenas 1km, com paisagens maravilhosas e oferece uma infinidade de piscinas naturais. Várias delas nos convidando ao banho. Suas águas das piscinas naturais são bem cristalinas.
O parque conta com restaurante, onde almoçaremos.
No final da tarde retornamos a nossa pousada. Jantar.

21/4 – DOM – Capitólio – Eco Parque - São Paulo (C)     
Após o café da manhã vamos conhecer o Eco Parque. O lugar é maravilhoso, cercado de natureza, muita paz e a paisagem é indescritível!  São inúmeras piscinas naturais, acessadas através de uma trilha fácil e leve, contando-se ainda com um mirante com uma vista de tirar o fôlego de toda a represa de Furnas, ou como dizem, de todo o “mar de Minas”.  
Depois de usufruirmos dessas belezas vamos almoçar!
Depois do almoço vamos iniciar nosso retorno a São Paulo, onde deveremos chegar por volta das 20h na Estação Vergueiro do Metrô.

 
POUSADAS PREVISTAS
São Roque de Minas -  Pousada Chapadão da Canastra
Capitólio - Recanto do Turvo



Galeria voltar para o topo

Saídas voltar para o topo

  • 14

    Abr

    2024

preços por pessoa | Parte Terrestre voltar para o topo

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

Apartamento R$ 6.680 8x R$ 835 R$ 8.390 8x R$ 1.049 14/04/2024 até 21/04/2024 solicitar reserva

- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento.
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras .
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.

FORMAS DE PAGAMENTO
- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 7 parcelas iguais
- No Boleto Bancário: Entrada de 20% + 7 parcelas iguais sem juros, a serem pagos até a data de embarque;
- No Cheque: Entrada + 7 parcelas iguais sem juros

O que inclui voltar para o topo

INCLUÍDOS
- Transporte em van ou micro-ônibus;
- Transportes locais em 4x4;
- 3 noites de hospedagem com café da manhã na Pousada Chapadão da Canastra ou similar em São Roque de Minas; 
- 4 noites de hospedagem com café da manhã na Pousada Recanto do Turvo em Capitólio;
- 6 refeições;
- 1 lanche de montanha;
- Guias;
- Ingresso Cachoeira da Capivara;
- Ingresso Paraíso Perdido;
- Ingresso Trilha do Sol;
- Ingresso Eco Park;
- Ingresso Parque Mirante dos Canyons;
- Seguro;
- Kit Freeway.
 

NÃO INCLUÍDOS
- Demais refeições não citadas acima;
- Bebidas;
- Extras.

CONDIÇÕES GERAIS
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
 
Cancelamentos e devoluções
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

















Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS - Ligue para 11 5088-0991 ou preencha o formulário abaixo:

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.